ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Cuidado de enfermagem especializado à pessoa em situação crítica: Do extra ao intra-hospitalarPublication . Isaura Manuela Freitas Barbosa; Viveiros, Abel de MendonçaO presente relatório de estágio surge no âmbito do V Mestrado em Enfermagem Médico – Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny no ano letivo 2021/2022, com vista à sua apresentação e discussão publica para obtenção do grau de mestre. Com este relatório intitulado “Cuidado de Enfermagem Especializado à Pessoa em Situação Crítica: do extra ao intra-hospitalar” pretendo demonstrar a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e especificas do EEEMC na área da pessoa em situação crítica e evidenciar as competências de análise critico-reflexiva das situações de aprendizagem decorrentes das vivências nos diversos contextos com vista à obtenção do grau académico de mestre. Para atingir os objetivos acima referidos o ensino clínico I – Urgência polivalente, foi creditado pelo Conselho Técnico-científico da escola após análise do portfólio apresentado sobre o percurso realizado ao longo da minha vida profissional; o Ensino Clínico II decorreu num Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente onde desenvolvi competências no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica e o Estágio de opção clínica, foi realizado em contexto extra-hospitalar, no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Todos os ensinos clínicos, mas em especial o de opção, permitiram adquirir conhecimentos e competências especializadas de modo a assegurar uma abordagem, célere, sistematizada e eficaz, da PSC. A metodologia do presente relatório assentará numa análise descritiva, critico-reflexiva do processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas de acordo com os Regulamentos n.º 140/2019 e n.º 429/2018 respetivamente, inerentes à prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica à pessoa em situação crítica, com especial enfoque no cuidado ao doente em contexto extra e Intra hospitalar bem como do Decreto-Lei 65/2018 inerente as competências de Mestre, evidenciando a minha intervenção como futura Enfermeira Especialista e Mestre.
- O desenvolvimento de competências especializadas visando a pessoa com afeção cardíaca crítica: Do serviço de urgência à unidade de cuidados intensivosPublication . Sara Isabel Henriques Fernandes; Alves, Márcia Lúcia Sousa DiasNo âmbito do VI Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, elaborei um relatório intitulado “O Desenvolvimento de Competências Especializadas visando a Pessoa com afeção cardíaca crítica: Do serviço de urgência à unidade de cuidados intensivos”. O presente relatório, aliado à discussão pública, objetiva dar visibilidade ao percurso de aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica, bem como as competências de Mestre. O mesmo assenta numa metodologia descritiva, analítica e reflexiva fundamentada na evidência científica e nos referenciais da profissão. Para a consecução dos objetivos, destaco a importância dos Ensinos Clínicos: o Ensino Clínico I realizado num Serviço de Urgência Polivalente; o Ensino clínico II e o Módulo I da Unidade Curricular Estágio com Relatório, realizados numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes; e o Módulo II, referente à Opção Clínica, concretizou-se numa Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia e Hemodinâmica, bem como numa Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos. A seleção da opção clínica decorreu do interesse na prática profissional no cuidado à Pessoa com Afeção Cardíaca Cítica, visando aprofundar conhecimentos e desenvolver competências para a prestação segura de cuidados especializados, dada a relevância global desta problemática, atendendo aos elevados índices de mortalidade. Estruturalmente, o relatório encontra-se organizado em três capítulos: o primeiro ilustra o enquadramento teórico da área selecionada; o segundo descreve o percurso de desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica; o terceiro culmina no desenvolvimento das competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório reflete o percurso de desenvolvimento de competências como enfermeira especialista e mestre, contribuindo para a consciencialização de que, na minha prática profissional, devo assumir os desafios que surgirem, moldando-a de acordo com a evidência científica, na procura pela excelência dos cuidados.
- Cuidado especializado em enfermagem à pessoa vítima de paragem cardio respiratória em contexto extra e intra-hospitalarPublication . Maria João Robinson Nóbrega; Viveiros, Abel de MendonçaO presente Relatório intitulado, “Cuidado Especializado de enfermagem à pessoa vítima de Paragem cardio respiratória em contexto extra e intra-hospitalar” surge no âmbito do V curso de mestrado em enfermagem, com especialização em enfermagem médico-cirúrgica na área da pessoa em situação crítica (PSC), ministrado na Escola Superior de Enfermagem são José de cluny. O mesmo, tem como objetivos, demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas no âmbito dos cuidados especializados de enfermagem à pessoa em situação crítica em contexto, extra e intra-hospitalar com particular enfoque na pessoa vitima de paragem cardiorrespiratória e evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva das situações decorrentes da prática profissional, com vista à aquisição de competências de Mestre, através da apresentação e discussão publica do presente relatório. Para alcançar estes objetivos, realizei três ensinos clínicos: Ensino clínico I – Urgência: devido à minha extensa experiência profissional de cerca de 18 anos no serviço de urgência, obtive creditação que dispensou a realização deste estágio; Ensino clínico II - Unidade de Cuidados Intensivos (UCI); Ensino clínico III – Instituto Nacional de Emergência Médica. Assim, a opção pelo cuidado à pessoa em situação crítica vítima de PCR deveu-se não só por interesse pessoal, mas também pelo facto de considerar uma mais-valia para a minha formação profissional o desenvolvimento de competências especializadas nesta área que naturalmente contribuirão para uma abordagem/cuidado mais diferenciado e seguro. O investimento efetuado neste percurso de aprendizagem, permitiu-me planear, executar e avaliar os cuidados prestados, fortalecendo o meu raciocínio clínico e tomada de decisão. O desenvolvimento do relatório teve por base uma metodologia descritiva, de análise crítica e reflexiva do processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas de acordo com os Regulamentos n.º 140/2019 e n.º 429/2018 respetivamente, inerentes à prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica à pessoa em situação crítica, com especial enfoque na vítima de PCR em contexto extra e intra-hospitalar, bem como do Decreto-Lei 65/2018 inerente as competências de Mestre, evidenciando a minha intervenção como futuro Enfermeiro Especialista e Mestre.
- Tornar-se enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação crítica: Um percurso de aquisição de competências do extra-hospitalar aos cuidados intensivosPublication . Rodrigues, Rúben Duarte Nóbrega; Pimenta, NoéliaO presente relatório de estágio surge no âmbito do 5º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, cuja apresentação e discussão pública visam a obtenção do título de especialista e grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O relatório evidencia o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; demonstra o desenvolvimento do pensamento crítico na abordagem à Pessoa em Situação Crítica nos diferentes contextos da prática e evidencia o desenvolvimento de competências de Mestre de acordo com o Decreto-Lei nº 65/2018. Para a consecução destes objetivos foi fundamental a realização do Ensino Clínico I – Serviço Urgência Polivalente no Hospital Dr. Nélio Mendonça; Ensino Clínico II na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça assim como o módulo I da Unidade Curricular Estágio com Relatório; módulo II (opção) no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto e em contexto extra-hospitalar no Instituto Nacional de Emergência Médica. A minha área de opção incide na abordagem à Pessoa em Situação Crítica em contexto extra-hospitalar até a assistência na sala de emergência, no sentido de desenvolver competências nestas áreas do cuidar. Assegurando um atendimento de qualidade e efetivo em contexto urgente e emergente à Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a continuidade dos cuidados prestados desde o ambiente extra-hospitalar até à sala de emergência e cuidados intensivos. Como resultados de aprendizagem evidencio o desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; no dinamizar a resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a Antimicrobianos. A metodologia utilizada é a descritiva, analítica e crítico-reflexiva, recorrendo à evidência científica atual e situações experienciadas durante o percurso efetuado ao longo dos ensinos clínicos.
- O desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa em situação neurocrítica: Da sala de emergência aos cuidados intensivosPublication . Pereira, Ana Sofia Fernandes; Santos, Maria LuísaO presente relatório surge no âmbito do 5º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, no ano letivo 2021-2022 e a sua elaboração e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Tendo pressuposto a análise e reflexão fundamentada das experiências e atividades vivenciadas ao longo dos ensinos clínicos, demonstra o percurso para o desenvolvimento e consolidação de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica, assim como as competências de mestre emergentes, com especial enfoque no cuidar da pessoa em situação neurocrítica. Enfatiza assim os processos de ensino aprendizagem associados ao Ensino Clínico I, que decorreu no Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça, ao Ensino Clínico II e Estágio com Relatório, Módulo 1, realizados na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça, bem como, ao Módulo 2 do Estágio com Relatório - Opção Clínica, ocorrido na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Universitário do Porto. O processo reflexivo sobre a prática de enfermagem na abordagem da pessoa em situação neurocrítica, insurge-se pela necessidade de criação de linhas de pensamento e sistematização para a profissão com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada na evidência científica que incorpora as melhores práticas e os referenciais da profissão. Organizado em três capítulos, enfatiza, no primeiro e segundo capítulos, o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista nos seus quatro domínios de intervenção (Regulamento nº140/2019), competências específicas no cuidar da pessoa em situação crítica (Regulamento nº429/2018) em particular, o cuidado da pessoa, família a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência neurocrítia. No terceiro capítulo, o cuidado especializado face à complexidade da situação e à necessidade de respostas adequadas em tempo útil das pessoas a vivenciar situações de afeção neurocrítia, de um modo sistematizado serve de mote para a demonstração das competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica adquiridas neste percurso formativo.
- Desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica: Prevenção do delirium pós-operatório à pessoa idosa submetida a cirurgia da colunaPublication . Henriques, Cristina Ferreira; Santos, Maria LuísaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do 5º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ramo à Pessoa em Situação Perioperatório, da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny no ano letivo 2021/2022, sendo que a sua apresentação e discussão pública, demonstra o percurso efetuado para a construção de competências de enfermeiro especialista e a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfatiza a “Prevenção do Delirium Pós-Operatório na pessoa idosa submetida a cirurgia da coluna” como foco de atenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica da pessoa em situação perioperatória. A prática clínica decorreu em contextos perioperatórios. O Ensino Clínico I obteve acreditação mediante confirmação da experiência profissional, o Ensino Clínico II, decorreu numa Unidade de Hemodinâmica, e o Ensino Clínico III, num internamento de cirurgia, o Serviço de Oftalmologia/ Neurocirurgia/ Neurologia e numa Unidade de Cuidados Pós-Anestésicas. O relatório evidência o percurso de aprendizagem e descreve o desenvolvimento de competências, através de uma análise crítico-reflexiva baseada em evidência científica, das situações decorrentes nos ensinos clínicos, e suas implicações no cuidado especializado para a aquisição das competências comuns e específicas de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no cuidado à pessoa em situação perioperatória, bem como do desenvolvimento das competências de segundo ciclo.
- Desenvolvendo competências nos cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação perioperatória: Gestão da dor no contexto neurocirúrgicoPublication . da Silva, Urbina Nídia Rodrigues; Pestana, Cristina BárbaraNo âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área do Cuidado à Pessoa em Situação Perioperatória, na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, elaborou-se o Relatório de Estágio “Desenvolvendo competências nos cuidados de Enfermagem especializados à pessoa em situação perioperatória: a gestão da dor no contexto neurocirúrgico”. Com a finalidade de demonstrar a capacidade de organização e planeamento de intervenções especializadas de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e família/pessoa significativa, de análise e reflexão sobre as mesmas e das respetivas implicações éticas, bem como, de fundamentação científica e de comunicação das suas conclusões, o relatório evidencia o percurso realizado ao longo de dois ensinos clínicos para o desenvolvimento e consolidação das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação perioperatória e ainda da minha experiência profissional de 18 anos em contexto de Bloco Operatório. Revela um especial interesse pela gestão da dor no cliente perioperatório, visando a prevenção da sua cronicidade, e sublinha a aquisição de competências para cuidar a pessoa e família/pessoa significativa em situação perioperatória e maximizar a segurança da mesma e da equipa pluridisciplinar, congruente com a consciência cirúrgica. Baseado numa metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentado pela mais recente evidência científica e nos referenciais da profissão, o relatório encontra-se organizado em quatro capítulos. Um primeiro que enquadra a realização do curso de mestrado num percurso profissional no cuidado especializado à pessoa em situação perioperatória, seguido de outro que se debruça sobre o desenvolvimento das competências comuns. O terceiro, apresenta uma descrição detalhada do contributo dos diferentes contextos dos ensinos clínicos no desenvolvimento de competências especializadas de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e, por fim, um quarto capítulo que relaciona o percurso de aquisição de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica com as requeridas para a atribuição do grau de Mestre.
- Cuidado especializado, em ambiente perioperatório, à pessoa a vivenciar a cirurgia bariátricaPublication . Sousa, Lucília Dulce Freitas; da Cunha, Daniel José Nunes MadureiraO presente relatório de estágio tem como propósito historiar o percurso formativo durante o 5º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Através de uma análise crítico-reflexiva e descritiva das atividades desenvolvidas, pretende-se evidenciar o aperfeiçoamento e a consolidação das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica no “Cuidado especializado, em ambiente perioperatório, à pessoa a vivenciar cirurgia bariátrica”, bem como, a aquisição de competências do segundo ciclo de estudos. O plano de estudos do curso, visa associar a teoria e a prática, fortalecendo a prática baseada na evidência, através do conhecimento integrado proveniente das unidades curriculares e distintas metodologias de ensino e aprendizagem em particular, o projeto de autoformação norteador dos ensinos clínicos, nomeadamente do EC II – Unidade de Ambulatório, que decorreu na unidade de ambulatório do serviço de gastrenterologia e do EC III – Unidade de Cuidados Pós-anestésicos/Bloco Operatório Especialidades, realizado no serviço de Cirurgia EsófagoGástrica. O Enfermeiro Especialista, assume um papel primordial na satisfação, na promoção da saúde, na prevenção de complicações, no bem-estar, no autocuidado, na readaptação funcional, na organização dos cuidados de enfermagem e na segurança da pessoa. Intervém, igualmente, no planeamento dos cuidados, na sua execução e na avaliação dos resultados obtidos, durante os períodos pré, intra e pós-operatório da experiência anestésica/cirúrgica da pessoa e família/pessoa significativa. Torna-se evidente a sua intervenção na promoção da literacia em saúde e do envolvimento da pessoa nos cuidados. No percurso desenvolvido verifica-se por um lado o cuidado à pessoa e família/pessoa significativa, e por outro a atenção ao individuo que vivencia um processo anestésico/cirúrgico, que implica um processo de transição, o qual engloba adoção de hábitos saudáveis, promove o autocuidado e a capacidade de tomar decisões informadas, assumindo a responsabilidade no seu processo de saúde.
- Desenvolvendo a mestria no cuidado à pessoa em situação perioperatória: a segurança na gestão e controlo dos dispositivos médicos de uso múltiploPublication . Gouveia Luís, Válter; Pestana, Cristina BárbaraEste relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. A sua apresentação e discussão pública visa a obtenção do grau de Mestre, evidenciando a análise crítico-reflexiva das competências desenvolvidas no curso, em particular nos estágios realizados e ao longo do meu percurso profissional. Sendo detentor do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Perioperatória, atribuído pela Ordem dos Enfermeiros através do processo de certificação de competências, aprofundarei o desenvolvimento de competências de Mestre, fazendo o paralelismo com as competências preconizadas para o Enfermeiro Especialista dessa área de intervenção. Assim, entendo que as práticas clínicas realizadas contribuíram para o aprofundar e sistematizar das competências requeridas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Perioperatória, através de um pensamento crítico-reflexivo, fundamentado na melhor evidência científica e nos referenciais da Profissão. Visando a mestria na área, permitiram-me, também, identificar diferentes estratégias preventivas para a retenção inadvertida de itens quantificáveis no local cirúrgico, um problema transversal a todas as unidades de saúde (Berça, I., & Veiga-Branco, M. 2022), mais frequente do que é relatado e associado à falta de adesão ao procedimento da contagem cirúrgica (Warwick et al., 2019) ou alterações na equipa cirúrgica (Susmallian et al., 2016). Realço a oportunidade tida para comparar e refletir sobre a prática em si, suas implicações e responsabilidades éticas e sociais e perceber qual poderia ser a minha intervenção na gestão do risco global e na maximização da prevenção de eventos adversos. Nesta linha, desenvolvi um projeto de autoformação interventivo, intitulado “Promoção da gestão e controlo dos DMUM no perioperatório”, contribuindo para colmatar a inexistência de mecanismos e processos fundamentais para garantir por parte do enfermeiro perioperatório a contagem correta dos instrumentos cirúrgicos, minimizando o risco de retenção inadvertida de itens quantificáveis no local cirúrgico.
- Competências especializadas em enfermagem perioperatória: a segurança da pessoa e família a vivenciar a experiência cirúrgicaPublication . Correia, Ana Raquel Pita; Pimenta, NoéliaO presente relatório, surge no âmbito do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, na Unidade Curricular de Estágio com Relatório, do ano letivo 2021/2022 visando a sua apresentação e discussão pública, para obtenção do grau Académico de Mestre. Os objetivos do presente trabalho são: evidenciar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória; ilustrar o desenvolvimento de competências de análise e raciocínio crítico-reflexivo; e evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação e discussão. O relatório expõe o percurso desenvolvido ao longo do curso nomeadamente nas práticas clínicas. O estágio I designado “Cuidar na sala operatória” decorreu no Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça e o estágio II que contempla três módulos, foi desenvolvido em diferentes contextos da prática. O módulo I, efetivado no Bloco de Exames de Gastroenterologia e o módulo II - estágio de opção decorreu em diferentes unidades, desde a consulta pré-operatória à consulta de follow-up de forma a conhecer todo o percurso seguido pela pessoa aquando da decisão de uma intervenção cirúrgica, tendo como foco de interesse o aprofundamento de competências na área da segurança da pessoa/família a vivenciar a experiência cirúrgica nos três períodos operatórios, pré, intra e pós-operatório. O módulo III culmina com a realização do presente Relatório. Os contextos enunciados proporcionaram todo o processo que enfatiza a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação perioperatória: cuida da pessoa em situação perioperatória e respetiva família/ pessoa significativa e maximiza a segurança da pessoa a vivenciar situação cirúrgica e da equipa pluridisciplinar, congruente com a consciência cirúrgica, rumo à aquisição das competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para a consecução deste trabalho, recorri a metodologia descritiva, analítica e reflexiva, fundamentando a minha prática na evidência científica e referenciais da profissão.