Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A inclusão de uma criança com perturbação do desenvolvimento intelectual num contexto de educação não formalPublication . Santos, Marianne Monteiro Corrêa Batista dos; Mendes, ElisabeteA inclusão é uma função social, e todos os contextos educacionais devem buscar desenvolver meios que contribuam para uma inclusão de sucesso. As atividades desenvolvidas em contextos de educação não formal junto aos pares, são elementos que promovem trocas de experiências e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer os aspectos pertinentes da interação social e inclusão de uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) no âmbito de um contexto de educação não formal. Assim, a pesquisa foi realizada em uma instituição escotista. A metodologia utilizada neste estudo tem natureza qualitativa com base na realização de um estudo de caso, a partir do perfil e do mapeamento das relações interpessoais estabelecidas pelo método sociométrico, também se utilizou observação participante e inquérito por entrevista. Participaram neste estudo uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, oito crianças com desenvolvimento típico (escoteiros do clube de desbravadores), a mãe da criança com desenvolvimento atípico e a diretora do clube. A análise dos dados permitiu inferir que as atividades desenvolvidas no contexto de educação não formal promovem interação social entre a criança com (PDI) e seus pares, o que ajuda a fomentar a sua inclusão, mesmo que não seja a criança preferida entre seus pares.
- O cuidado de enfermagem especializado à pessoa em situação paliativa: “Pallium game” em equipas intra-hospitalaresPublication . Elisabete Gonçalves Passos; Figueiredo, RitaEste relatório surge no âmbito do 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Paliativa da ESESJC. Efetuamos uma reflexão descritiva, crítica e analítica das atividades realizadas durante este percurso formativo e que nos permitiram a aquisição das competências de mestre e de especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área da pessoa em situação paliativa, com ênfase na utilização do Jogo Pallium Game em Equipas Intra-Hospitalares. A intervenção de equipas especializadas em cuidados paliativos em contexto intra-hospitalar tem tido um grande crescimento, com um impacto significativo nos processos de transição na vida das pessoas e famílias, principalmente aquando do diagnóstico de uma doença grave e incurável. Neste contexto de cuidados, a utilização do Pallium Game pode constituir uma estratégia facilitadora da avaliação e intervenção das necessidades do doente e da família, conforme revela a revisão narrativa da literatura que elaboramos e que constitui o primeiro capítulo do relatório. Os resultados preliminares do projeto de investigação nacional sobre o Pallium Game, que tivemos oportunidade de participar e de contribuir para a elaboração do artigo publicado em revista científica, também confirmam as vantagens da utilização deste jogo. Nos capítulos seguintes relatamos as principais atividades desenvolvidas no contexto dos estágios, na RAM e na Região Norte do país, que nos permitiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências específicas e altamente diferenciadoras, que culminaram com a apresentação de uma proposta de intervenção do enfermeiro especialista em cuidados paliativos na equipa intra-hospitalar da RAM. Estes cuidados atenderam sempre à premissa dos quatro pilares essenciais nesta área: a comunicação clara, adequada e assertiva; o controlo de sintomas; o trabalho em equipa e o apoio à família.
- Cuidado de enfermagem especializado à pessoa em situação paliativa: promoção da saúde sexual e intimidadePublication . Ana Sofia Abreu Silva; Figueiredo, RitaEste Relatório de Mestrado, intitulado “Cuidado de Enfermagem Especializado à Pessoa em Situação Paliativa: Promoção da Saúde Sexual e Intimidade”, foi elaborado no âmbito do Curso Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. O relatório visa descrever, de forma reflexiva, crítica e fundamentada, o percurso de desenvolvimento das competências adquiridas ao longo dos estágios, com enfoque na promoção da saúde sexual e intimidade em Cuidados Paliativos, fundamentada com participação em congressos e pesquisa em bases de dados. Os ensinos clínicos decorreram em três contextos: comunidade, internamento e intrahospitalar, na Região Autónoma da Madeira e território continental, proporcionando uma formação abrangente e diversificada, que mobilizou conhecimentos teórico-práticos. O relatório organiza-se em cinco capítulos, contextualizando o tema, descrevendo o processo de desenvolvimento de competências comuns (Regulamento n.º 140/2019), específicas (Regulamento n.º 429/2018) e de mestre em enfermagem, com base em evidência científica atual e boas práticas. A elaboração de um estudo de caso, a participação em diversas formações e revisão da literatura, foram algumas das estratégias utilizadas que contribuíram para nos ajudar a entender a importância de atentar na saúde sexual e a intimidade nos cuidados prestados, bem como identificar as principais intervenções que promovem o alívio do sofrimento e maximizam a qualidade de vida do doente e da família/cuidador.
- Expetativas Académicas dos Estudantes de Enfermagem: Resultados Preliminares de Estudo Descritivo-CorrelacionalPublication . Câmara, Mariana; Gonçalves, Maria Luísa; Lourenço, Tânia; Carvalho, José CarlosEnquadramento: As expectativas académicas prendem-se com construções que incluem perspetivas ideais, antevisões e normas sendo que este conjunto de variáveis influencia a avaliação da satisfação. As expetativas são moldadas pelas experiências anteriores dos estudantes de acordo com os níveis de autonomia experienciados e qualidade dos seus projetos futuros. Objetivos: Identificar as Perceções Académicas-Expetativas (PA-Exp) e as variáveis sociodemográficas dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). Material e Métodos: Estudo preliminar quantitativo, transversal, descrito-correlacional, amostra não probabilística acidental de estudantes de enfermagem Portugueses. Os dados foram colhidos com recurso a questionário online (Microsoft Office 365), contendo: variáveis sociodemográficas e clínicas e o Questionário de Percepções Académicas-Expetativas. O tratamento de dados foi realizado no Software IBM® SPSS® Statistic Statistical Package for the Social Sciences, versão 29. O estudo obteve parecer favorável de uma Comissão de Ética. Resultados: Obteve-se uma amostra preliminar de 61 Estudantes de Enfermagem (EE), com média de idades de 21,02 anos (DP= ±4,39). Os resultados obtidos evidenciam elevados níveis de PA-Exp (Me=5,11). A média mais baixa corresponde ao fator pressão social e a mais elevada à formação para o emprego e carreira, correspondendo a dados preliminares. Conclusões: Os estudantes de enfermagem apresentam elevados níveis de expetativas académicas. Os dados preliminares indicam que identificar as áreas específicas das expectativas que necessitam de intervenção permitirá gerir melhor esta fase de transição e poderá refletir-se na qualidade da formação de novos enfermeiros.