Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A inclusão de uma criança com perturbação do desenvolvimento intelectual num contexto de educação não formal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO Marianne Santos.pdf1.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A inclusão é uma função social, e todos os contextos educacionais devem buscar desenvolver meios que contribuam para uma inclusão de sucesso. As atividades desenvolvidas em contextos de educação não formal junto aos pares, são elementos que promovem trocas de experiências e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer os aspectos pertinentes da interação social e inclusão de uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) no âmbito de um contexto de educação não formal. Assim, a pesquisa foi realizada em uma instituição escotista. A metodologia utilizada neste estudo tem natureza qualitativa com base na realização de um estudo de caso, a partir do perfil e do mapeamento das relações interpessoais estabelecidas pelo método sociométrico, também se utilizou observação participante e inquérito por entrevista. Participaram neste estudo uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, oito crianças com desenvolvimento típico (escoteiros do clube de desbravadores), a mãe da criança com desenvolvimento atípico e a diretora do clube. A análise dos dados permitiu inferir que as atividades desenvolvidas no contexto de educação não formal promovem interação social entre a criança com (PDI) e seus pares, o que ajuda a fomentar a sua inclusão, mesmo que não seja a criança preferida entre seus pares.
Inclusion is a social function, and all educational contexts must strive to develop means that contribute to successful inclusion. Activities carried out in non-formal educational settings alongside peers are elements that foster the exchange of experiences and learning. The present study aims to explore the key aspects of social interaction and inclusion of a child with Intellectual Development Disorder (IDD) within the scope of a non-formal education context. Thus, the research was conducted in a scouting institution. The methodology used in this study is qualitative in nature, based on a case study approach, involving the profile and mapping of interpersonal relationships established through the sociometric method. Participant observation and interviews were also employed. Participants in this study included one child with Intellectual Development Disorder, eight children with typical development (scouts from the Pathfinder club), the mother of the child with atypical development, and the club director. Data analysis revealed that the activities developed in the non-formal education context promote social interaction between the child with IDD and their peers, which helps foster their inclusion, even if the child is not the preferred choice among their peers.

Description

Keywords

Inclusão Perturbação do Desenvolvimento Intelectual Educação Não Formal Inclusion Intellectual Development Disorder Non-Formal Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue