Repository logo
 
Publication

A inclusão de uma criança com perturbação do desenvolvimento intelectual num contexto de educação não formal

dc.contributor.advisorMendes, Elisabete
dc.contributor.authorSantos, Marianne Monteiro Corrêa Batista dos
dc.date.accessioned2025-05-13T10:37:08Z
dc.date.available2025-05-13T10:37:08Z
dc.date.issued2025-04-22
dc.description.abstractA inclusão é uma função social, e todos os contextos educacionais devem buscar desenvolver meios que contribuam para uma inclusão de sucesso. As atividades desenvolvidas em contextos de educação não formal junto aos pares, são elementos que promovem trocas de experiências e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer os aspectos pertinentes da interação social e inclusão de uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) no âmbito de um contexto de educação não formal. Assim, a pesquisa foi realizada em uma instituição escotista. A metodologia utilizada neste estudo tem natureza qualitativa com base na realização de um estudo de caso, a partir do perfil e do mapeamento das relações interpessoais estabelecidas pelo método sociométrico, também se utilizou observação participante e inquérito por entrevista. Participaram neste estudo uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, oito crianças com desenvolvimento típico (escoteiros do clube de desbravadores), a mãe da criança com desenvolvimento atípico e a diretora do clube. A análise dos dados permitiu inferir que as atividades desenvolvidas no contexto de educação não formal promovem interação social entre a criança com (PDI) e seus pares, o que ajuda a fomentar a sua inclusão, mesmo que não seja a criança preferida entre seus pares.por
dc.description.abstractInclusion is a social function, and all educational contexts must strive to develop means that contribute to successful inclusion. Activities carried out in non-formal educational settings alongside peers are elements that foster the exchange of experiences and learning. The present study aims to explore the key aspects of social interaction and inclusion of a child with Intellectual Development Disorder (IDD) within the scope of a non-formal education context. Thus, the research was conducted in a scouting institution. The methodology used in this study is qualitative in nature, based on a case study approach, involving the profile and mapping of interpersonal relationships established through the sociometric method. Participant observation and interviews were also employed. Participants in this study included one child with Intellectual Development Disorder, eight children with typical development (scouts from the Pathfinder club), the mother of the child with atypical development, and the club director. Data analysis revealed that the activities developed in the non-formal education context promote social interaction between the child with IDD and their peers, which helps foster their inclusion, even if the child is not the preferred choice among their peers.eng
dc.identifier.tid203941420
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57803
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectInclusão
dc.subjectPerturbação do Desenvolvimento Intelectual
dc.subjectEducação Não Formal
dc.subjectInclusion
dc.subjectIntellectual Development Disorder
dc.subjectNon-Formal Education
dc.titleA inclusão de uma criança com perturbação do desenvolvimento intelectual num contexto de educação não formalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial, especialização em Domínio Cognitivo e Motor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO Marianne Santos.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: