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- Contributos para a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativoPublication . Matroca, Mafalda Reis; Mendes, Elisabeteinclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativo, mais concretamente em jardim-de-infância, pode ser um desafio visto que se trata de crianças de tenra idade, o que pode ser um obstáculo para se perceber as suas necessidades específicas. No sentido de ultrapassar esse constrangimento e efetivar a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento, é preciso prestar especial atenção às interações estabelecidas entre todas as crianças no contexto educativo. Além disso, é preciso saber ouvir as crianças para perceber como estas se sentem e percecionam a sua própria inclusão social no meio onde se inserem. É também importante que a própria estrutura e recursos do estabelecimento de educação pré-escolar permita a autonomia das crianças com perturbações do desenvolvimento, tendo acessibilidade que permita a deslocação autónoma em casos de mobilidade reduzida, bem como, a existência e incentivo ao uso de produtos de apoio. Neste âmbito, surgiu a realização do estudo aqui apresentado, que pretende contribuir para a identificação de boas práticas e principais obstáculos para a inclusão social destas crianças. Os participantes são crianças com desenvolvimento típico e atípico a frequentar duas salas do jardim-de-infância em estudo e as duas educadoras de infância desse estabelecimento de educação pré-escolar. A metodologia de recolha de dados utilizada neste estudo incluiu: observação participante das salas de atividades, da hora do recreio e da hora de almoço no refeitório; e, entrevistas realizadas às crianças e às educadoras de infância. Como principais resultados verificámos que, de modo geral, todas as crianças com perturbações do desenvolvimento se encontram incluídas no contexto educativo e não se verificam situações de discriminação ou exclusão. Contudo, no que toca à acessibilidade do jardim-de-infância, é fundamental uma intervenção para eliminar as barreiras arquitetónicas existentes.