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- Contributos para a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativoPublication . Matroca, Mafalda Reis; Mendes, Elisabeteinclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativo, mais concretamente em jardim-de-infância, pode ser um desafio visto que se trata de crianças de tenra idade, o que pode ser um obstáculo para se perceber as suas necessidades específicas. No sentido de ultrapassar esse constrangimento e efetivar a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento, é preciso prestar especial atenção às interações estabelecidas entre todas as crianças no contexto educativo. Além disso, é preciso saber ouvir as crianças para perceber como estas se sentem e percecionam a sua própria inclusão social no meio onde se inserem. É também importante que a própria estrutura e recursos do estabelecimento de educação pré-escolar permita a autonomia das crianças com perturbações do desenvolvimento, tendo acessibilidade que permita a deslocação autónoma em casos de mobilidade reduzida, bem como, a existência e incentivo ao uso de produtos de apoio. Neste âmbito, surgiu a realização do estudo aqui apresentado, que pretende contribuir para a identificação de boas práticas e principais obstáculos para a inclusão social destas crianças. Os participantes são crianças com desenvolvimento típico e atípico a frequentar duas salas do jardim-de-infância em estudo e as duas educadoras de infância desse estabelecimento de educação pré-escolar. A metodologia de recolha de dados utilizada neste estudo incluiu: observação participante das salas de atividades, da hora do recreio e da hora de almoço no refeitório; e, entrevistas realizadas às crianças e às educadoras de infância. Como principais resultados verificámos que, de modo geral, todas as crianças com perturbações do desenvolvimento se encontram incluídas no contexto educativo e não se verificam situações de discriminação ou exclusão. Contudo, no que toca à acessibilidade do jardim-de-infância, é fundamental uma intervenção para eliminar as barreiras arquitetónicas existentes.
- Fatores Psicológicos e Comportamentais que Influenciam as Decisões de Investimento no Mercado ImobiliárioPublication . Nuno de Almeida Ferreira; Salazar Soares, VascoEsta dissertação explora as diferenças entre as Finanças Tradicionais e as Finanças Comportamentais, destacando como as decisões financeiras podem ser influenciadas por fatores psicológicos, em contraste com a abordagem da racionalidade dos agentes e a eficiência dos mercados proposta pelas Finanças Tradicionais. A investigação foca-se em como as heurísticas e os vieses cognitivos afetam a tomada de decisão, especialmente no mercado imobiliário, onde esses fatores podem alterar significativamente o comportamento dos investidores. Foi desenvolvido um questionário composto por três partes: a primeira analisa os fatores que os investidores consideram ao tomar decisões no setor imobiliário; a segunda testa a presença de vieses cognitivos específicos através de cenários práticos de investimento; a terceira caracteriza o perfil dos respondentes. A amostra foi composta por 250 investidores, cujas respostas foram analisadas quantitativamente, foi identificado padrões comportamentais e tendências relevantes. Os resultados revelam que, embora muitos investidores sejam frequentemente influenciados por vieses cognitivos, fatores como a idade desempenham um papel importante na forma como os consultores imobiliários afetam as suas decisões. Este estudo mostra a relevância de considerar os aspectos psicológicos no mercado imobiliário e sugere que futuros trabalhos explorem mais profundamente como o perfil dos investidores pode impactar suas escolhas financeiras.
- A Liderança Ética e Sustentabilidade: Impacto na Motivação de Colaboradores no Setor Mineiro em AngolaPublication . Parreira, Alcina; Neves, LurdesA presente dissertação examina investiga a influência da liderança ética na motivação para práticas sustentáveis no setor mineiro angolano, com foco no papel mediador da liderança ética em alinhar as operações às normas internacionais de sustentabilidade. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com questionários validados aplicados a 30 colaboradores de empresas mineiras, analisando as relações entre liderança ética, motivação intrínseca e perceção de sustentabilidade através de regressões lineares e análises de correlação. As escalas de Liderança Ética (QLE), Motivação no Trabalho (MWMS) e Comportamento Sustentável (ECOS) foram utilizadas para garantir consistência e rigor na recolha de dados. Os resultados indicam que a transparência, justiça e integridade são dimensões centrais para fomentar comportamentos sustentáveis, enquanto a liderança ética atua como um catalisador decisivo para o envolvimento dos colaboradores em práticas sustentáveis. Constatou-se que a motivação intrínseca está positivamente associada à adoção de práticas responsáveis, e que a liderança ética potencia a relação entre a perceção de sustentabilidade e a motivação dos colaboradores. Entre as implicações práticas, destaca-se a necessidade de integrar a sustentabilidade como valor central nas estratégias empresariais e de investir em programas de formação voltados para a liderança ética. Além disso, recomenda-se aprofundar a análise qualitativa em estudos futuros, para explorar as nuances culturais e organizacionais que possam enriquecer as conclusões. Este estudo contribui significativamente ao demonstrar como a liderança ética pode promover a sustentabilidade no setor mineiro angolano, gerando benefícios tanto para o desempenho organizacional como para as comunidades locais.
- A Influência dos Modelos de Trabalho na Motivação IndividualPublication . Carreira, Carolina; Neves, Maria de LurdesO mundo do trabalho sofreu transformações significativas nos modelos de trabalho, incluindo o híbrido, o presencial e o remoto. Este estudo tem como objetivo analisar a influência desses modelos na motivação dos trabalhadores para o desempenho das suas funções. A metodologia utilizada foi mista, incluindo questionários com perguntas fechadas direcionadas a empregadores, trabalhadores-estudantes e trabalhadores, além de entrevistas com participantes de diferentes faixas etárias. Os resultados mostram que o modelo de trabalho afeta a motivação e o desempenho dos colaboradores, destacando as preferências pelo modelo híbrido.