Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-25"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos de um programa de terapia manual e exercícios terapêutico associados a um programa de exercício aeróbio de 6 semanas na disfunção temporomandibular muscularPublication . Fresco, Ana Catarina Dourado; Alves, Paula MoleirinhoIntrodução: A disfunção temporomandibular (DTM) é uma condição que pode afetar os músculos mastigatórios e conduzir ao aparecimento de dor e à diminuição da qualidade de vida. O objetivo deste estudo é a comparação dos efeitos de um programa de terapia manual e exercícios terapêuticos com um programa de terapia manual e exercícios terapêutico associado a exercício aeróbio de 6 semanas, na intensidade da dor, na amplitude de abertura oral, no limiar de tolerância de dor à pressão, na ansiedade e na qualidade de vida da saúde oral em sujeitos com DTM muscular. Metodologia: Ensaio clínico controlado, com 18 participantes diagnosticados através do Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC-TMD) com DTM muscular e divididos em dois grupos: G1 (26,8±7,92) com 11 participantes que realizou um programa de terapia manual e exercícios terapêuticos (uma vez por semana durante 30 minutos) e G2 (26,9±6,62) , com 7 participantes que realizou o mesmo programa de G1 (uma vez por semana durante 30 minutos) associado a exercício aeróbio de intensidade moderada (duas vezes por semana durante 30 minutos). Foi avaliada a intensidade da dor através da escala numérica da dor (NPRS), o limiar de tolerância de dor à pressão (PPT) através do algómetro, a amplitude de abertura oral máxima confortável (AMC) e forçada (AMF) através do paquímetro, a ansiedade através da Generalized Anxiety Disorder (GAD-7) e qualidade de vida relacionada com a saúde oral (QdRVSO) através da Oral Health Impact Profile (OHIP-14). O primeiro momento de avaliação (T1) foi realizado antes de se iniciar a intervenção e o segundo momento de avaliação (T2) 48h após o término do programa de 6 semanas. Resultados: Houve uma diminuição significativa da NPRS, um aumento significativo da AMC, AMF e da OHIP-14 em G1 e G2 entre T1 e T2. No PPT verificou-se um aumento significativo no masséter direito (MD) e temporal esquerdo (TE) no G1 e G2, e no masséter esquerdo (ME) e temporal direito (TD) apenas no G2. G1 e G2 apresentaram diferenças significativas no aumento do PPT, com o G2 a obter melhores resultados. Não se verificaram diferenças significativas na GAD-7. Conclusão: O programa de terapia manual e exercícios terapêuticos e o programa de terapia manual e exercícios terapêutico associado a exercício aeróbio conduziram a uma diminuição da dor, aumento de amplitude oral e melhoria da qualidade de vida ao fim de 6 semanas de intervenção. O programa de terapia manual e exercícios terapêutico associado a exercício aeróbio promoveu um maior aumento do limiar de tolerância de dor à pressão.
- Efeito de um programa multimodal versus goteira oclusaL de 6 semanas na dor, abertura oral e qualidade de vida em adultos com disfunção temporomandibular (DTM) : um ensaio clínico controladoPublication . Mestre, Ana Marta Guerreiro; Alves, Paula MoleirinhoA disfunção temporomandibular (DTM) é uma condição de etiologia multifatorial que acomete a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e estruturas associadas, impactando negativamente na qualidade de vida dos pacientes. Este estudo teve como objetivo avaliar e comparar o efeito de um programa multimodal (terapia manual combinada com exercícios terapêuticos) versus goteira oclusal, na modulação da dor, abertura oral e qualidade de vida de saúde oral (QdVRSO) no tratamento de adultos com DTM muscular com limitação da abertura oral durante 6 semanas. O ensaio clínico controlado incluiu 24 participantes com idades compreendidas entre os 18 e 50 anos, divididos em dois grupos experimentais: G1 (realizou um programa multimodal, uma vez por semana durante 30 minutos) e G2 (utilizou goteira oclusal diariamente, durante a noite). Os participantes foram avaliados em dois momentos, inicial e final, quanto à intensidade da dor, amplitude de abertura oral, limiar de tolerância de dor à pressão (PPT) e QdVRSO. Os resultados demonstraram que ambos os grupos obtiveram melhorias significativas na intensidade da dor, amplitude de abertura oral e QdVRSO, destacando a eficácia dessas abordagens conservadoras. O programa multimodal demonstrou superioridade no aumento da amplitude de abertura oral e na melhoria do PPT, enquanto a goteira oclusal apresentou maior eficácia na diminuição da intensidade da dor. A única diferença estatisticamente significativa entre os grupos foi observada no PPT, com melhorias significativas apenas no G1, o que pode indicar que o programa teve um maior contributo para a ativação das vias inibitórias descendentes de modulação da dor. Porém, os resultados demonstram que ambas as intervenções são válidas no tratamento de pacientes com DTM.
- Policiamento de proximidade enquanto fator estratégico para implantação de políticas públicas de segurança. Estudo de caso: Município do CazengaPublication . Santos, Nazário Gomes dos; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasAs evoluções paradoxais nas dinâmicas sociais contemporâneas exigem que os órgãos de polícia adotem inovações em suas estruturas e atualizem suas estratégias para enfrentar questões relacionadas à criminalidade. Nesse contexto, a implementação de modelos de policiamento, como o policiamento de proximidade, torna-se fundamental para responder às modernidades e às transformações na cultura policial. Este estudo visa compreender o papel do policiamento de proximidade como um fator estratégico para a implantação de políticas públicas de segurança no município do Cazenga, analisando a forma como foi implementada, funcionando como estrategia de policia e as vantagens de um policiamento de proximidade enquanto politica pública de segurança. A pergunta que norteia a pesquisa é: Em que medida o policiamento de proximidade enquanto política pública de segurança pode ser um mecanismo de solução dos problemas da criminalidade e sua prevenção no Cazenga? Para isso, o estudo procura identificar as variáveis relacionadas com a criminalidade no Cazenga, avaliar as estratégias e políticas públicas de segurança em vigor e compreender como o policiamento de proximidade pode contribuir para a criação de um ambiente de convivência saudável e manter/restaurar o sentimento de segurança entre os cidadãos. As hipóteses levantadas nesta pesquisa incluem a de que o distanciamento da relação entre a polícia e os cidadãos tem sido um dos fatores fundamentais para a ineficácia das políticas de segurança no município do Cazenga. Além disso, a implementação do policiamento de proximidade resulta na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança entre os moradores do Cazenga. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando técnicas de recolha de dados como entrevistas estruturadas e inquéritos por questionário. Os resultados indicaram que o policiamento de proximidade, quando bem implementado, pode efetivamente reduzir a criminalidade e melhorar a relação entre a polícia e a comunidade. Para além da atividade propriamente policial, insere-se também a necessidade de outros atores sociais como a própria Administração, na implementação de políticas tendentes à prevenção da criminalidade. No entanto, é essencial fomentar iniciativas que promovam o envolvimento da população nas estratégias de segurança, reforçando a colaboração entre a polícia e os cidadãos.
- Desenvolvimento de competências de enfermagem especializadas em cuidados paliativos: A pessoa com doença renal crónica terminalPublication . Ana Marta Moreira de Menezes; Abreu-Figueiredo, RitaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa e teve como objetivo descrever e analisar o processo de aquisição de competências gerais e específicas do enfermeiro especialista, e o desenvolvimento de competências de mestre. A doença renal crónica é uma questão de saúde pública e a sua evolução ocorre em 5 estadios. Quando o doente atinge o estadio 5 está perante uma falência total do rim, sendo necessário decidir qual a terapia de substituição que é mais adequada para a pessoa sobreviver. A hemodiálise é a opção mais comum, porém, nem sempre a que oferece maior qualidade de vida ao doente. A terapia de substituição da função renal impacta significativamente a vida do doente e da sua família, exigindo várias restrições alimentares e mudanças no estilo de vida. Estas adaptações implicam um elevado consumo de recursos especializados, essenciais para ajudar o doente a ajustar-se a esta nova realidade. Ao longo dos diversos ensinos clínicos, e na elaboração deste relatório, baseei-me nos princípios da Teoria do Conforto de Kolcaba para o planeamento e execução de cuidados. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva para a descrição do processo de aquisição de competências. Alguns dos trabalhos realizados serviram como ponte entre os conhecimentos teóricas adquiridos em contexto de aulas e as práticas em contexto clínico. Destaco o projeto de autoformação, a realização de uma revisão integrativa da literatura publicada numa revista científica, um estudo de caso (aceite para publicação), um mapa concetual e a elaboração de posters de cariz científico a serem apresentados em congressos nacionais. Elaborou-se ainda uma scoping review sobre os instrumentos para avaliação de necessidades da pessoa com doença renal crónica terminal a qual integra este relatório em formato de artigo. Nesta revisão conclui-se que, apesar da panóplia de instrumentos de avaliação de necessidades, apesar de existirem alguns instrumentos para avaliação de necessidades de cuidados paliativos ao doente em geral, são poucos aqueles que são específicos para o doente renal crónico terminal. O Integrated Palliative Care Outcome – Renal foi o instrumento mais mencionado nos estudos analisados pela sua praticabilidade e relevância atualmente.