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Percurso para aquisição de competências especializadas no cuidado à pessoa em situação neurocrítica: Da Urgência à Unidade de Cuidados Intensivos

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Relatório. Lígia Bettencourt.pdf1.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do VI Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no ano letivo 2023-2024, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, surge o presente relatório “Percurso para aquisição de competências especializadas no cuidado à pessoa em situação neurocrítica: da Urgência ao Serviço de Medicina Intensiva”. Este relatório demonstra o percurso para a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, assim como as competências de mestre, através da análise e reflexão fundamentada das experiências e atividades vivenciadas nas práticas clínicas. Expõe as competências desenvolvidas nos contextos clínicos de estágio, o Ensino Clínico I- Serviço de Urgência Polivalente num Hospital Central da Região Autónoma da Madeira (RAM), o Ensino Clínico II e o Módulo I da Unidade Curricular Estágio com Relatório – Unidade de Cuidados Intensivos num Hospital Central da RAM e o Módulo II - Opção clínica – Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos num Hospital Central da Cidade do Porto. Norteado pelo particular interesse na melhoria do cuidado à pessoa em situação neurocrítica e sua família, o relatório exibe a transladação de conhecimentos científicos, nos diferentes contextos clínicos, que suportou um exercício profissional crítico e consciente, alicerçado nas melhores práticas, responsável pelo desenvolvimento vivenciado com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, demonstra as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, emergentes no percurso formativo. O relatório está organizado em três capítulos, o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico do foco - Cuidar da pessoa em situação neurocrítica. O segundo aborda o percurso desenvolvido para a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, assentes no Regulamento n.º 140/2019 e no Regulamento n.º 429/2018. O terceiro capítulo enaltece o desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, uma trajetória de desenvolvimento académico e profissional, diretamente relacionada com a melhoria da qualidade de cuidados almejada e essencial para o suporte das provas públicas de mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
No âmbito do VI Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no ano letivo 2023-2024, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, surge o presente relatório “Percurso para aquisição de competências especializadas no cuidado à pessoa em situação neurocrítica: da Urgência ao Serviço de Medicina Intensiva”. Este relatório demonstra o percurso para a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, assim como as competências de mestre, através da análise e reflexão fundamentada das experiências e atividades vivenciadas nas práticas clínicas. Expõe as competências desenvolvidas nos contextos clínicos de estágio, o Ensino Clínico I- Serviço de Urgência Polivalente num Hospital Central da Região Autónoma da Madeira (RAM), o Ensino Clínico II e o Módulo I da Unidade Curricular Estágio com Relatório – Unidade de Cuidados Intensivos num Hospital Central da RAM e o Módulo II - Opção clínica – Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos num Hospital Central da Cidade do Porto. Norteado pelo particular interesse na melhoria do cuidado à pessoa em situação neurocrítica e sua família, o relatório exibe a transladação de conhecimentos científicos, nos diferentes contextos clínicos, que suportou um exercício profissional crítico e consciente, alicerçado nas melhores práticas, responsável pelo desenvolvimento vivenciado com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, demonstra as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, emergentes no percurso formativo. O relatório está organizado em três capítulos, o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico do foco - Cuidar da pessoa em situação neurocrítica. O segundo aborda o percurso desenvolvido para a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, assentes no Regulamento n.º 140/2019 e no Regulamento n.º 429/2018. O terceiro capítulo enaltece o desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, uma trajetória de desenvolvimento académico e profissional, diretamente relacionada com a melhoria da qualidade de cuidados almejada e essencial para o suporte das provas públicas de mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
As part of the VI Master's Degree in Medical-Surgical Nursing, in the academic year 2023-2024, at Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, this report is named “Road to acquire specialized skills in the care of people with neurocritical conditions: from the Emergency Room to the Intensive Care Unit”. This report demonstrates the path to acquiring common and specific skills for Medical-Surgical Nursing, as well as master's skills, through analysis and reflection based on experiences and activities conducted in clinical practices. It exposes the skills developed in clinical internship contexts, Clinical Education I - Polyvalent Emergency Service in a Central Hospital in Região Autónoma da Madeira (RAM), Clinical Education II and Module I of the Curricular Unit Internship with Report - Intensive Care Unit in a RAM Central Hospital and Module II - Clinical Option – Neurocritical Intensive Care Unit in a Central Hospital in Porto. Guided by the particular interest in improving care for people in neurocritical situations and their families, the report requires the transfer of scientific knowledge, in different clinical contexts, which supported a critical and conscious professional exercise, based on best practices, responsible for the development experienced. use of descriptive, analytical and reflective methodology, demonstrates the common and specific competencies of the nurse specialist in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for people in critical situations, emerging in the training path. The report is organized into three chapters, the first chapter presents the theoretical framework of the focus - Caring for people in a neurocritical situation. The second addresses the path developed for the acquisition of common and specific skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for people in critical situations, based on Regulation nº 140/2019 and Regulation nº 429/2018. The third chapter praises the development of Master's skills in Medical-Surgical Nursing, a trajectory of academic and professional development, directly related to improving the quality of assistance desired and essential for supporting public examinations for master's and specialist degrees in Medical Surgical Nursing.
As part of the VI Master's Degree in Medical-Surgical Nursing, in the academic year 2023-2024, at Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, this report is named “Road to acquire specialized skills in the care of people with neurocritical conditions: from the Emergency Room to the Intensive Care Unit”. This report demonstrates the path to acquiring common and specific skills for Medical-Surgical Nursing, as well as master's skills, through analysis and reflection based on experiences and activities conducted in clinical practices. It exposes the skills developed in clinical internship contexts, Clinical Education I - Polyvalent Emergency Service in a Central Hospital in Região Autónoma da Madeira (RAM), Clinical Education II and Module I of the Curricular Unit Internship with Report - Intensive Care Unit in a RAM Central Hospital and Module II - Clinical Option – Neurocritical Intensive Care Unit in a Central Hospital in Porto. Guided by the particular interest in improving care for people in neurocritical situations and their families, the report requires the transfer of scientific knowledge, in different clinical contexts, which supported a critical and conscious professional exercise, based on best practices, responsible for the development experienced. use of descriptive, analytical and reflective methodology, demonstrates the common and specific competencies of the nurse specialist in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for people in critical situations, emerging in the training path. The report is organized into three chapters, the first chapter presents the theoretical framework of the focus - Caring for people in a neurocritical situation. The second addresses the path developed for the acquisition of common and specific skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for people in critical situations, based on Regulation nº 140/2019 and Regulation nº 429/2018. The third chapter praises the development of Master's skills in Medical-Surgical Nursing, a trajectory of academic and professional development, directly related to improving the quality of assistance desired and essential for supporting public examinations for master's and specialist degrees in Medical Surgical Nursing.

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Enfermagem médico-cirúrgica Enfermagem médico-cirúrgica Enfermeira especialista Enfermeira especialista enfermagem em cuidados intensivos enfermagem em cuidados intensivos

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