ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos
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- Alterações cutâneas em fim de vida: competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, à Pessoa em Situação PaliativaPublication . Elsa Maria Gonçalves Abreu; Simões da Silva, SandraNo que concerne aos cuidados de saúde, os enfermeiros formam o maior grupo de profissionais e desempenham um papel crucial no acompanhamento dos cuidados em fim de vida. É fundamental que estes cuidados sejam prestados de forma global e integrada, com uma abordagem holística e humana, garantindo qualidade e observando rigorosamente os princípios ético-deontológicos e legais. A essência do trabalho do enfermeiro reside na capacidade de cuidar do outro, refletindo o compromisso com a dignidade e o bem-estar dos doentes. Como membro integrante de equipas interdisciplinares, o enfermeiro deve aprimorar as suas competências em Cuidados Paliativos, uma vez que o cuidado da pessoa e da família ao longo de todo o ciclo de vida, inevitavelmente, irá incluir o cuidado no fim de vida, o que pode representar um desafio. A pele deve ser uma prioridade para o enfermeiro, pois é o maior órgão visível do corpo humano e passa por inúmeras mudanças ao longo da vida, com várias consequências fisiológicas significativas. Portanto, é essencial que a pele seja constantemente avaliada. Este relatório não aborda apenas os objetivos definidos para o desenvolvimento das minhas competências de enfermeira especialista e de mestre, mas também atende às minhas necessidades pessoais e profissionais. Baseia-se na descrição e reflexão sobre o processo de aquisição dessas competências para a prática profissional, nos diversos contextos de ensino clínico. Além disso, destaca a metodologia crítica e reflexiva utilizada para descrever as competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Paliativa, com o objetivo de obter o grau de Mestre. Nos dois capítulos que compõem o relatório, o primeiro apresenta a descrição e reflexão sobre o percurso de aprendizagem e a consequente aquisição de competências. Por sua vez, o segundo capítulo, sistematiza as informações sobre as alterações cutâneas em pessoas em fim de vida, por meio de uma Scoping Review. O objetivo é mapear as intervenções de enfermagem direcionadas para o cuidado de pessoas em fim de vida com alterações cutâneas.
- Centralizando o cuidado especializado em enfermagem à pessoa em situação crítica em distintos contextos: Um percurso de mestriaPublication . Ana Solange Costa Silva; Gomes, NoéliaNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC) da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em consórcio com a Escola Superior Saúde Santa Maria, foi elaborado o presente Relatório de Mestrado, cujo desenvolvimento irá permitir a sua apresentação e discussão pública para a aquisição do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O relatório tem como objetivos evidenciar de forma critica e reflexiva as competências comuns e específicas adquiridas na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa/família em situação crítica e demonstrar a aquisição das competências de Mestre através da sua apresentação e discussão para a obtenção do Grau de Mestre e o título profissional de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEEMC) na área da PSC. Para a concretização destes objetivos, foram crucias as práticas clínicas realizadas no Serviço de Urgência Polivalente e nos Cuidados Intensivos Polivalente, assim como no contexto de Emergência Extra-Hospitalar, que correspondeu à minha área de opção clínica. Esta escolha deve-se ao meu interesse pessoal e profissional, bem como por ser o contexto em que ocorre o primeiro contacto da PSC com uma equipa de saúde sendo, portanto, essencial a permanência de profissionais especializados na área, possibilitando a prestação de cuidados adequados, integrais e holísticos, determinantes para a diminuição da taxa de mortalidade e morbilidade e obtenção de ganhos em saúde. A metodologia será descritiva, analítica e reflexiva fundamentada na mais recente evidência científica, nos regulamentos das competências comuns e específicas do EEEMC, nos padrões de qualidade dos cuidados especializados na área de Enfermagem à PSC e nas competências preconizadas para atribuição do Grau de Mestre, dando visibilidade às diferentes atividades e ações/intervenções desenvolvidas. Como resultado de aprendizagem, evidencio o desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa e família/pessoas significativas a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, no dinamizar a resposta a situações de emergência, exceção e catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a Antimicrobianos.
- Competência em enfermagem médico cirúrgica: Da prática em contexto de urgência periférica à conceção de um plano de catástrofe e ou emergência multi-vítimaPublication . Gomes, Fátima; Bettencourt, MeríciaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, tendo por objetivo revelar o desenvolvimento de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação critica, culminando com o relato das competências de mestre adquiridas. As práticas clínicas, decorreram em serviços de urgência e cuidados intensivos, enquadradas nas unidades curriculares Estágio I – Urgência, Estágio II – Cuidados Intensivos (foi requerido e aprovada a creditação a esta unidade curricular) e Estágio III – Opção do CMEMC. Estruturado em três capítulos, evidencia o processo de aprendizagem pela análise crítico-reflexiva relativa ao cuidado especializado de enfermagem à PSC vítima de catástrofe ou emergência multivítima em contexto de uma urgência periférica, numa perspetiva integrada de cuidados de enfermagem especializados. As catástrofes são acontecimentos imprevisíveis e a sua gestão assume-se como complexa e com implicações diretas na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente no serviço de urgência. Os enfermeiros encontram-se na primeira linha de resposta a estas situações, tendo um papel crucial na intervenção às mesmas. O desconhecimento do seu papel e a ausência de plano de atuação, bem como programas de formação e educação, influenciam na eficácia e eficiência da resposta dada. Neste contexto emerge a necessidade de uma intervenção planeada, de forma sistemática e integrada, que permita uma resposta rápida e eficiente. Os enfermeiros, pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, são considerados intervenientes-chave, sendo fulcral que estes estejam dotados de conhecimento e experiência, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências de forma a atuarem de forma correta e atempadamente na ocorrência destas situações. Assim o enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à PSC, assume um papel preponderante na dinamização da resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe, desde a conceção à ação, passando também pela elaboração de planos de resposta à catástrofe.
- Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra-HospitalarPublication . Abreu, Ingrid Yoleida; Santos, Maria Luísa; Pimenta, NoéliaA realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, no referente ano letivo 2015-2017 e a sua apresentação e discussão pública visa a conclusão do 2º ciclo do ensino superior conducente ao grau de mestre. Com o tema, Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra Hospitalar, este trabalho descreve todo o percurso realizado, que vai desde a prática clínica em contexto de serviço de urgência e cuidados intensivos, até a prática de opção no pré-hospitalar e incide nas competências comuns e nas específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Considerando que o saber profissional de enfermagem resulta de um processo de construção, assente numa prática implicada e refletida, o objetivo norteador é evidenciar a mestria em enfermagem médico-cirúrgica, através da descrição, análise e reflexão das intervenções desempenhadas e competências desenvolvidas durante as práticas clínicas, realizando a confrontação do conhecimento científico com as situações práticas experienciadas. Estas práticas foram desenvolvidas no Serviço de Urgência e no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente do SESARAM, E.P.E e no SEMER que integra a EMIR, do Serviço Regional de Proteção Civil, IP- RAM. O primeiro e último no Estágio I e o segundo no Estágio II respetivamente. Por sua vez o Estágio III – Opção decorreu no Instituto Nacional de Emergência Médica na Delegação Sul, em Lisboa, de modo a desenvolver competências no âmbito pré-hospitalar, uma vez que a pessoa em situação crítica muitas vezes desenvolve o seu processo de doença em ambiente extra-hospitalar. De forma conclusiva, desenvolvi as competências comuns do enfermeiro especialista e as seguintes competências específicas especializadas: “Cuida da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica”, “Dinamiza a resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima, da concepção à acção”; “Maximiza a intervenção na prevenção e controlo da infecção perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica”; “Cuida de pessoas com doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares” e “Estabelece relação terapêutica com pessoas com doença crónica incapacitante e terminal, com os seus cuidadores e familiares”.
- Competências especializadas : Cuidar a pessoa em situação crítica da urgência ao perioperatórioPublication . Araújo, Carla; Bettencourt, MeríciaO presente relatório de estágio insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Este relatório mostra o desenvolvimento de competências especializadas no cuidar a pessoa em situação crítica no ensino clínico: Estágio I – urgência (U), Estágio II – cuidados intensivos (CI) e Estágio III - perioperatório, que decorreu entre 14 de abril e 10 de novembro de 2016, nos serviços de urgência, serviço de cuidados intensivos polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça e no bloco operatório de neurocirurgia do Hospital de São João Porto. Relata o percurso dos estágios, através de uma reflexão crítica e fundamentada, evidenciando o desenvolvimento das competências especializadas adquiridas, face às atividades efetivadas em consonância com os objetivos gerais e específicos delineados. O ensino clínico ocorreu em ambientes abrangentes e diversificados, foi catalisador de aprendizagem e promotor no desenvolvimento de competências especializadas que conduziram à prestação de cuidados de enfermagem individualizados com qualidade e segurança. Foi utilizada uma metodologia descritiva e analítica fundamentada na investigação e na evidência científica desenvolvendo o pensamento crítico para uma tomada de decisão inerente à prestação de cuidados especializados. Organizou-se o trabalho apenas num capítulo, onde os subcapítulos incluem os vários contextos face ao desenvolvimento de competências especializadas. Neste percurso evidencia-se ainda o cliente neurocrítico no perioperatório, pois dada a natureza e gravidade da pessoa em situação critica, acresce a este a disfunção neurológica e cujo impacto dessa disfunção poderá trazer também repercussões a nível pessoal e familiar e socioeconómico. Neste âmbito foram desenvolvidas competências especializadas face ao cuidar à pessoa em situação crítica, promovidas as competências na intervenção da prevenção e controlo da infeção perante estas complexidades e na resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima.
- Competências especializadas à pessoa em situação crítica: Das situações urgentes aos cuidados intensivos coronáriosPublication . Bento, Vita; Bettencourt, Merícia
- Competências especializadas e a pessoa em situação crítica: Do socorro pré-hospitalar ao hospitalPublication . Pinheiro, Sofia; Santos, Maria LuísaA construção do saber em Enfermagem Médico-Cirúrgica, advém de uma evolução profissional e pessoal contínua, centrada na prática refletida e fundamentada, inerente ao processo de cuidar a pessoa e família em situação crítica, em diferentes contextos de atuação. O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Este documento surge para descrever o percurso de aprendizagem, efetuado ao longo da componente teórica e clínica do curso, em particular, nos estágios I, II e III realizados, respetivamente, no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e no Instituto Nacional de Emergência Médica da Delegação Regional do Centro, que permitiu o desenvolvimento de competências especializadas, comuns e específicas, em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A sua estrutura organizacional é suportada numa metodologia descritiva. O relato crítico-reflexivo e analítico enfatiza a capacidade de avaliação, diagnóstico e intervenção no cuidar de enfermagem à pessoa e família em situações complexas de vida, alicerçada numa prática reflexiva baseada na evidência científica, desde o socorro pré-hospitalar ao hospital. Como resultado de aprendizagem, o relatório mostra um distinto olhar sobre o cuidado da pessoa e família em situação crítica, revelando um nível de competências científicas, técnicas, ético-deontológicas e humanas diferenciadas.
- Competências especializadas em enfermagem à pessoa em situação crítica: a particularidade dos distúrbios do ritmo e condução cardíacaPublication . Silva, Paulo; Bettencourt, MeríciaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do V Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ramo da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e/ou Falência Orgânica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, decorrido no ano letivo 2021/2022, sendo que a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Expõe o percurso de aprendizagem ao longo do Mestrado, focando-se na realização de três ensinos clínicos: ECI – Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Santa Maria, ECII – Serviço de Medicina Intensivo do Hospital Dr. Nélio Mendonça e ECIII, de carácter opcional, na Unidade de Hemodinâmica, Unidade de Tratamentos Intensivos Coronários e Unidade de Cuidados Intensivos Cardio-Torácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no sentido de aprofundar a abordagem à pessoa com distúrbios do ritmo e condução cardíaca. Este relatório tem como objetivo principal evidenciar o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, bem como as competências esperadas para a obtenção do grau de Mestre. Esta evidência é realizada através da exposição, descrição e análise crítico-reflexiva acerca das atividades e oportunidades de aprendizagem vividas nos ensinos clínicos. Organiza-se em três principais capítulos, um primeiro onde é realizado um enquadramento à temática escolhida a aprofundar (os distúrbios do ritmo e condução cardíaca), um segundo capítulo onde é enfatizada a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem, tanto comuns do enfermeiro especialista (Regulamento 140/2019) como específicas da pessoa em situação crítica (Regulamento 429/2018) e, por fim, um capítulo onde é descrito o desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, previstas no Decreto-Lei 65/2018. Para a realização do presente relatório foi utilizada uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva acerca das experiências vividas durante os ensinos clínicos, visando sempre o desenvolvimento das competências acima descritas.
- Competências Especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Prevenção de Eventos Adversos na Pessoa em Situação PerioperatóriaPublication . Jesus, Rubina José; Pimenta, NoéliaO presente relatório surge no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, tendo como objetivos: demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica e em situação perioperatória; evidenciar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva das situações decorrentes da prática profissional e das suas implicações no cuidado especializado e demonstrar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação e discussão do relatório de estágio. A prática clínica especializada, iniciou-se com o Estágio I – Urgência que decorreu no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, ao passo que o Estágio II – Cuidados Intensivos e o Estágio III – Opção foram efetuados no Serviço de Medicina Intensiva da mesma instituição hospitalar. O Estágio de Opção ao desenvolver-se, no contexto de cuidados intensivos teve por base o interesse/necessidade de desenvolver competências especializadas no cuidado à pessoa em situação crítica submetida a cirurgia de alto risco, urgente/ emergente, no período pré e no pós-operatório imediato, tendo como fator norteador a prevenção dos eventos adversos para a segurança do cuidado à pessoa no período perioperatório. Os diversos contextos onde desenvolvi a prática clínica especializada evidencia a ampla intervenção da atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica no que concerne ao cuidar da pessoa em situação crítica, desde o contexto de serviço de urgência, bloco operatório (experiência profissional) e cuidados intensivos, dando especial enfoque ao doente crítico submetido a cirurgia urgente/ emergente. O Relatório encontra-se orientado segundo uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, enfatiza a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica e Situação Perioperatória, rumo à aquisição das competências de Mestre.
- Competências especializadas em enfermagem perioperatória: a segurança da pessoa e família a vivenciar a experiência cirúrgicaPublication . Correia, Ana Raquel Pita; Pimenta, NoéliaO presente relatório, surge no âmbito do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, na Unidade Curricular de Estágio com Relatório, do ano letivo 2021/2022 visando a sua apresentação e discussão pública, para obtenção do grau Académico de Mestre. Os objetivos do presente trabalho são: evidenciar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória; ilustrar o desenvolvimento de competências de análise e raciocínio crítico-reflexivo; e evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação e discussão. O relatório expõe o percurso desenvolvido ao longo do curso nomeadamente nas práticas clínicas. O estágio I designado “Cuidar na sala operatória” decorreu no Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça e o estágio II que contempla três módulos, foi desenvolvido em diferentes contextos da prática. O módulo I, efetivado no Bloco de Exames de Gastroenterologia e o módulo II - estágio de opção decorreu em diferentes unidades, desde a consulta pré-operatória à consulta de follow-up de forma a conhecer todo o percurso seguido pela pessoa aquando da decisão de uma intervenção cirúrgica, tendo como foco de interesse o aprofundamento de competências na área da segurança da pessoa/família a vivenciar a experiência cirúrgica nos três períodos operatórios, pré, intra e pós-operatório. O módulo III culmina com a realização do presente Relatório. Os contextos enunciados proporcionaram todo o processo que enfatiza a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação perioperatória: cuida da pessoa em situação perioperatória e respetiva família/ pessoa significativa e maximiza a segurança da pessoa a vivenciar situação cirúrgica e da equipa pluridisciplinar, congruente com a consciência cirúrgica, rumo à aquisição das competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para a consecução deste trabalho, recorri a metodologia descritiva, analítica e reflexiva, fundamentando a minha prática na evidência científica e referenciais da profissão.