Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Centro Animal no Douro InternacionalPublication . Silva, André; Cannatà, MicheleEste trabalho consiste num tema pouco desenvolvido em Arquitetura que é a proteção Animal. Para melhor desenvolvimento deste tema foi escolhido o Parque Natural do Douro Internacional, na região de Trás-os-Montes, no Distrito de Bragança. Com a ajuda do presidente da Junta de Picote, uma das Freguesias deste distrito, que pertence ao concelho de Miranda do Douro, foi proposto numa zona mais especifica de intervenção desta proposta com o fim de poder ajudar os animais, principalmente, os que estão em vias de extinção, e este Parque Natural é o perfeito exemplo para este projeto. Este projeto abrange uma grande area, com pouca densidade arbória, mas com um terreno bastante acentuado. Esta zona é conhecida pelas escarpas em granito, principalmente junto ao rio Douro. Assim sendo, foi proposto semi enterrar um dos edificios, de maneira a aproveitar ao máximo, estes declives, assim como, não destruir a paisagem. Existem varios caminhos e percursos pedonais, que fazem ligação entre os edificios. Tanto Picote como Barrocal do Douro, são vilas com muita história, alguma dessa história tém vários séculos, como o centro de Picote. E, como exemplo mais recente, o moderno de Barrocal do Douro, que vai desde a pequena habitação, até a contrução da Barragem. Desta maneira, criou-se uma continuidade entre o antigo e o novo, e entre o rural e o Moderno, na evolução da vila e da tecnologia. Este trabalho irá propor uma nova arquitetura para esta zona, e com novos materiais, mas sem abandonar a Arquitetura rural e a Arquitetura Moderna.
- Segurança interna e polícias municipais: contributos para a prevenção criminalPublication . Figueiredo, Vanessa Raquel Tavares de; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosO objetivo da presente dissertação prende-se com a necessidade de compreender o papel das Policias Municipais no que concerne à prevenção criminal. Com a descentralização do poder nacional na atribuição de competências ao poder local, a segurança torna-se per si um elemento que assume particular destaque neste âmbito. Esta segurança, mais recentemente atribuída ao poder local, tem como principal interlocutor a Polícia Municipal. Torna-se portanto imperioso explorar a vinculação entre a Polícia Municipal e as questões de segurança no seu contributo ao nível da prevenção criminal, o que se traduz em algumas perguntas pertinentes que se prendem com a segurança interna, nomeadamente: Podem as Polícias Municipais desempenhar um papel ativo no âmbito da prevenção criminal? Que estratégias são utilizadas nesse sentido e quais as respostas mais adequadas e eficazes na prevenção da criminalidade? Que contributos lhe estão subjacentes no domínio da Segurança Interna? Qual o papel da Polícia Municipal na construção da segurança? Embora as Polícias Municipais, do ponto de vista administrativo, detenham um carácter essencialmente repressivo através da elaboração de ANCO, em matéria de segurança interna, desenvolvem ações de prevenção vitais na manutenção da ordem e tranquilidade públicas dissuasoras da pequena criminalidade e consequentemente no aumento do sentimento de segurança dos cidadãos. No campo das principais competências e atribuições da polícia municipal, destacam-se como contributos e estratégias, o policiamento de proximidade, as ações de remoção de viaturas abandonadas e ainda a sinalização do espaço urbano, competências essas contempladas na LQPM. Sendo estes vetores essenciais na prevenção criminal, constatou-se que estas ações desenvolvidas pela PM, tiveram um impacto positivo na prevenção de ocorrências criminais.
- Competências especializadas em enfermagem à pessoa em situação crítica: a particularidade dos distúrbios do ritmo e condução cardíacaPublication . Silva, Paulo; Bettencourt, MeríciaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do V Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ramo da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e/ou Falência Orgânica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, decorrido no ano letivo 2021/2022, sendo que a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Expõe o percurso de aprendizagem ao longo do Mestrado, focando-se na realização de três ensinos clínicos: ECI – Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Santa Maria, ECII – Serviço de Medicina Intensivo do Hospital Dr. Nélio Mendonça e ECIII, de carácter opcional, na Unidade de Hemodinâmica, Unidade de Tratamentos Intensivos Coronários e Unidade de Cuidados Intensivos Cardio-Torácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no sentido de aprofundar a abordagem à pessoa com distúrbios do ritmo e condução cardíaca. Este relatório tem como objetivo principal evidenciar o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, bem como as competências esperadas para a obtenção do grau de Mestre. Esta evidência é realizada através da exposição, descrição e análise crítico-reflexiva acerca das atividades e oportunidades de aprendizagem vividas nos ensinos clínicos. Organiza-se em três principais capítulos, um primeiro onde é realizado um enquadramento à temática escolhida a aprofundar (os distúrbios do ritmo e condução cardíaca), um segundo capítulo onde é enfatizada a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem, tanto comuns do enfermeiro especialista (Regulamento 140/2019) como específicas da pessoa em situação crítica (Regulamento 429/2018) e, por fim, um capítulo onde é descrito o desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, previstas no Decreto-Lei 65/2018. Para a realização do presente relatório foi utilizada uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva acerca das experiências vividas durante os ensinos clínicos, visando sempre o desenvolvimento das competências acima descritas.
- Competências especializadas no cuidar do doente crítico: Do transporte terrestre às evacuações aéreasPublication . Ferreira, Pedro; Pimenta, NoéliaO presente relatório insere-se no plano de estudos do 5.º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica no ano letivo 2021/2022. Este tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento das competências comuns e específicas no âmbito dos cuidados de Enfermagem especializados na área Médico-cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica, evidenciar uma análise crítico-reflexiva das situações decorrentes da prática profissional e suas implicações para a essência do cuidado. Como objetivo final, pretendo evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação e discussão do relatório de estágio. Os ensinos clínicos decorreram nos seguintes locais: Estágio I – Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Estágio II – Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral e Estágio com Relatório, Módulo I – Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, Módulo II- Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira e no Serviço de Emergência Médica Regional da Região Autónoma da Madeira. Durante este processo, direcionei a minha atenção para o transporte do doente crítico, aprofundando este tema, com mais enfoque, no contexto do estágio de opção. O cuidado ao doente crítico por vezes implica a sua transferência, pela necessidade de oferecer um nível assistencial superior. Este é um tema que tem vindo a receber atenção internacional e nacional, no sentido de promover um conjunto de boas práticas/guidelines que permitam fazer face à exigência deste tipo de transporte. Contudo, estas nem sempre são aplicadas na prática, sendo necessário explorar esta área e aprofundar competências no transporte do doente crítico. Esta é uma necessidade que tenho vindo a sentir no âmbito das minhas funções na Unidade de Cuidados Intensivos, justificando também a escolha desta temática. A metodologia utilizada é descritiva, analítica e crítico-reflexiva das situações vivenciadas nos diferentes estágios. Como resultado de aprendizagem, os diversos contextos onde desenvolvi a prática clínica especializada permitiram evidenciar a minha intervenção como futuro Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica no que concerne ao cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, no dinamizar a resposta a situações de catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção.