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- A Inimputabilidade em razão de anomalia psíquica e a medida de segurança de internamentoPublication . Toader, Elena Cristiana; Poiares, Carlos Aberto; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosA presente dissertação aborda o tema da inimputabilidade em razão de anomalia psíquica no ordenamento jurídico português, especificando as medidas de segurança de internamento do inimputável. Sabendo que se trata de um tema complexo e amplo associado a diversas matérias, pretendemos inicialmente fazer uma reflexão descritiva sobre a saúde mental e o enquadramento legal da inimputabilidade. Assim, esclarece-se antes de mais, que a anomalia psíquica e o delito acarretam uma complexidade que pode originar comportamentos estigmatizantes a dois níveis, no seio da sociedade: por um lado, pela doença per se e, por outro, pelo facto cometido. Pretende-se, deste modo, compreender de que forma as medidas de segurança de internamento contribuem para a ressocialização do inimputável em razão de anomalia psíquica, à luz da psiquiatria e da análise ao sistema vigente. De forma responder à pergunta basilar da investigação – “Estará a medida de segurança de internamento a contribuir para a reintegração do inimputável em razão de anomalia psíquica?” – recorremos a uma técnica mista, na qual nos socorremos de entrevistas exploratórias e leituras pertinentes; da elaboração de uma grelha de análise e respetivo tratamento de dados; do olhar de profissionais que lidam todos os dias com a realidade em estudo. Os tipos legais de crimes mais significativos na amostra são os crimes contra a vida, seguindo-se os crimes contra a integridade física; as patologias mais frequentes respeitam às categorias: esquizofrenia e outras perturbações psicóticas e perturbação pela utilização de substâncias. Quanto às durações das medidas de segurança observamos um utente privado da liberdade há 41 anos, outro há 27 e, ainda, um há 25 anos, o que dificulta as hipóteses de uma reintegração social favorável.
- Bronquite Parasitária em Bovinos Produtores de Leite: Estudo de Caso ClínicoPublication . Wazni, Nader; Sousa, Sérgio Eduardo Ramalho deA bronquite parasitária em bovinos é uma doença causada pelo parasita Dictyocaulus viviparus que afecta bovinos. O parasita tem uma presença cosmopolita no mundo com prevalências variáveis. Localiza-se na traqueia, brônquios e bronquíolos de bovinos, onde causam lesões. Dictyocaulus viviparus tem um ciclo endógeno e exógeno, dependente do ambiente e das condições climáticas para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. As manifestações clínicas da doença incluem dispneia, tosse húmida, roncos difusos à auscultação pulmonar, e enfisema pulmonar. Pode haver febre e broncopneumonias secundárias. Um dos sinais com maior impacto nas explorações é a queda de produção leiteira. O caso clínica apresentado aqui refere-se a um surto ocorrido numa exploração leiteira do departamento de Manche na Normandia (França). Os casos clínicos surgiram em animais jovens de primeira ou segunda lactação no mês de dezembro de 2021 mas as quedas de produção afectaram o rebanho inteiro num periodo maior. Além da presença de Dictyocaulus viviparus evidenciada na exploração, a investigação deste caso permitiu identificar vários agentes infecciosos, que podiam ter participado no agravamento do quadro observado. O diagnóstico foi realizado pelo método do copo cônico e o tratamento médico foi feito com recurso a eprinomectina. O trabalho aborda os aspeitos clínicos da doença, seu controlo e suas consequências, e permite uma discussão sobre as mudanças epidemiologicas observadas que podem perspectivar o futuro, relacionadas com as alterações climáticas.
- A nutrição em cão e gato em Medicina Veterinária preventiva: Comparação de conhecimentos e estratégias de sensibilização entre Portugal e FrançaPublication . Delattre, Kylie Olga Mathilde; Anastácio, Sofia FerreiraA Medicina Veterinária Preventiva é uma especialidade das Ciências Veterinárias que tem por objetivo preservar a Saúde e o Bem-estar dos Animais de Companhia ao longo das suas vidas. A Nutrição é um dos elementos integrados no âmbito da Medicina Veterinária Preventiva de Animais de Companhia. Os estudos que mencionam a Nutrição como um parâmetro a monitorizar em consultas de Medicina Veterinária Preventiva são ainda escassos e a sua abordagem em consulta é também ainda pouco frequente. O presente estudo teve como principais objetivos: i) compreender as perceções atuais dos Tutores de Cão e de Gato no que diz respeito à Nutrição Animal; ii) perceber quais as perceções e estratégias abordadas pelos Médicos Veterinários de Animais de Companhia no que diz respeito à Nutrição Animal e em contexto de consulta de Medicina Veterinária Preventiva. O estudo foi realizado paralelamente em Portugal e em França, por forma a verificar se existem diferenças na abordagem nos dois países e, em caso afirmativo, quais foram essas diferenças. Foi efetuado um estudo observacional descritivo através da realização de questionários que foram dirigidos a Tutores de Cão e Gato e a Médicos Veterinários de Animais de Companhia em Portugal e em França. Em Portugal, foram obtidas 110 respostas de Tutores e 45 respostas em Médicos Veterinários. Em França, foram obtidas 103 respostas em Tutores e 41 respostas em Médicos Veterinários. Em ambos os países, os Tutores pertencem sobretudo ao género feminino (p<0,0001), com idades entre os 18 e 29 anos, residentes em meio urbano e quanto à atividade profissional a maior percentagem são estudantes. Relativamente aos Tutores, constatou-se que os resultados foram similares entre os países o que pode ser reflexo de uma partilha de hábitos culturais. As informações obtidas permitiram verificar que os Tutores manifestam bons conhecimentos na área da Nutrição Animal, porém esses conhecimentos são mais escassos na área do Comportamento Alimentar (em particular no caso do Gato). Os Tutores manifestaram ainda confiança nos Médicos Veterinários para a obtenção de informações nesta área. Porém foi também possível compreender que muitas vezes as informações obtidas não correspondem às suas expectativas e que estes nem sempre manifestaram disponibilidade para retribuir o valor dessa informação. Relativamente aos Médicos Veterinários, também se verificou uma similaridade nos resultados obtidos entre os dois países. Os participantes pertenciam maioritariamente ao género feminino, tendo a sua maioria sido formada entre 2011 e 2020. Numa análise global, verificou-se que, apesar de os Médicos Veterinários demonstrarem ter conhecimentos sobre as diretrizes internacionais relativamente à Nutrição Animal de Animais de Companhia, a aplicação dessas orientações na atividade prática nem sempre se verifica, exceto nos parâmetros comuns a outros procedimentos em consulta. Sendo a Medicina Veterinária Preventiva uma área de importância e atuação crescente e uma correta Nutrição um dos pilares essenciais para assegurar a Saúde e Bem-estar Animal, o presente estudo visa alertar para a necessidade de continuar a investir na formação e educação de todos os intervenientes.
- Competência em enfermagem médico cirúrgica: Da prática em contexto de urgência periférica à conceção de um plano de catástrofe e ou emergência multi-vítimaPublication . Gomes, Fátima; Bettencourt, MeríciaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, tendo por objetivo revelar o desenvolvimento de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação critica, culminando com o relato das competências de mestre adquiridas. As práticas clínicas, decorreram em serviços de urgência e cuidados intensivos, enquadradas nas unidades curriculares Estágio I – Urgência, Estágio II – Cuidados Intensivos (foi requerido e aprovada a creditação a esta unidade curricular) e Estágio III – Opção do CMEMC. Estruturado em três capítulos, evidencia o processo de aprendizagem pela análise crítico-reflexiva relativa ao cuidado especializado de enfermagem à PSC vítima de catástrofe ou emergência multivítima em contexto de uma urgência periférica, numa perspetiva integrada de cuidados de enfermagem especializados. As catástrofes são acontecimentos imprevisíveis e a sua gestão assume-se como complexa e com implicações diretas na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente no serviço de urgência. Os enfermeiros encontram-se na primeira linha de resposta a estas situações, tendo um papel crucial na intervenção às mesmas. O desconhecimento do seu papel e a ausência de plano de atuação, bem como programas de formação e educação, influenciam na eficácia e eficiência da resposta dada. Neste contexto emerge a necessidade de uma intervenção planeada, de forma sistemática e integrada, que permita uma resposta rápida e eficiente. Os enfermeiros, pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, são considerados intervenientes-chave, sendo fulcral que estes estejam dotados de conhecimento e experiência, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências de forma a atuarem de forma correta e atempadamente na ocorrência destas situações. Assim o enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à PSC, assume um papel preponderante na dinamização da resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe, desde a conceção à ação, passando também pela elaboração de planos de resposta à catástrofe.
- Uma janela aberta para o mundo: aprender através do brincar heurísticoPublication . Cabaço, Cátia Sofia Santos; Marchão, AméliaO presente relatório descreve as experiências vividas em contexto de Creche e Jardim de Infância, na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A partir da Investigação-Ação, refletimos sobre as práticas pedagógicas que propiciam o brincar heurístico, relevando a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. A Investigação-Ação teve como foco as ações educativas centradas no brincar, sendo que as crianças foram colocadas em “confronto” com diferentes situações, materiais e brincadeiras. Assume-se que com as diferentes formas de brincadeira as crianças se desenvolvem e aprendem, constroem novas aprendizagens e competências. Este tipo de intervenção nos contextos educativos caracterizou-se pela reflexão e análise das ações educativo-pedagógicas desenvolvidas sobre os dados recolhidos, permitindo que o desenvolvimento das ações dentro da sala se ajustasse às necessidades das crianças, ao longo das várias semanas de intervenção. Conclui-se que a criança deve participar ativamente no processo educativo e que o adulto, na sua prática educativa, deve intencionalizar o brincar, promover a brincadeira, incluindo o brincar heurístico.
- Impacto das iniciativas de responsabilidade social corporativa dos Clubes Desportivos em Portugal nas atitudes dos adeptosPublication . Tavares, Joana Isabel Costa; Fonseca, ManuelA Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem assumido um papel cada vez mais central na gestão, sendo atualmente um fator fundamental para a sobrevivência a longo prazo de qualquer organização. A presente dissertação pretende contribuir para uma melhor compreensão da RSC no contexto dos clubes desportivos em Portugal, analisando por um lado, a perspetiva dos adeptos e, por outro, a perspetiva dos clubes. Inicialmente foi efetuado um estudo quantitativo, através de um inquérito por questionário, aplicado via Google Forms® a 159 adeptos de clubes desportivos portugueses. Os resultados deste estudo demonstraram que a RSC influencia positivamente a identificação dos adeptos, o orgulho, o word of mouth (WOM) e o electronic word of mouth (e-WOM). Verificou-se ainda que a intenção dos adeptos se tornarem sócios parece não ser influenciada pela RSC, no entanto, a perceção de RSC influencia positivamente a intenção dos atuais sócios do clube manterem o seu estatuto de associados. A segunda parte da investigação consistiu num estudo qualitativo, tendo sido realizadas entrevistas exploratórias semiestruturadas a cinco responsáveis pela RSC de cinco clubes profissionais de futebol portugueses. Os resultados desta investigação permitiram concluir que os clubes reconhecem a importância da RSC e os seus benefícios, mas as suas estruturas ainda não se encontram suficientemente organizadas para planear, desenvolver, comunicar e avaliar eficazmente as iniciativas de RSC. Foi possível constatar também que a RSC é genericamente encarada pelos clubes portugueses como uma obrigação moral e altruísta, negligenciando muitas vezes o seu potencial estratégico.
- O uso do guitarlift para a correção postural na aprendizagem da guitarra em alunos de iniciação e curso básicoPublication . Monteiro, João; Luís, LinaEste relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, decorrente do curso de mestrado em Ensino de Música no Instituto Superior de Estudos Transdisciplinares e Interculturais, integrado no campus de Almada do Instituto Piaget. Na primeira parte deste trabalho foi desenvolvido um relatório, bem como uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada que decorreu no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira. A segunda parte é fruto do projeto de investigação intitulado de “O uso do Guitarlift para correção postural dos alunos de guitarra em iniciação e curso básico”. As exigências físicas pouco naturais como movimentos repetitivos em longos períodos de estudo ou técnicas desadequadas, podem originar nestes alunos, lesões músculo-esqueléticas que venham a ter grande impacto na sua vida futura. É fundamental que estes alunos tenham um devido acompanhamento desde o início da sua aprendizagem de forma a prevenir estas lesões. Como tal, o Guitarlift surge como uma ferramenta que auxilia na correção postural dos alunos, sendo este o objeto de estudo. Para verificar a sua aplicabilidade recorreu-se ao software ERGOLÂNDIA, nomeadamente nas ferramentas ANTROPOMETRIA, para verificar os padrões antropométricos de cada indivíduo a fim de aferir as dimensões mais adequadas do mobiliário a usar nas aulas por estes alunos, bem como a ferramenta RULA, que como o nome indica, usa o método RULA para a avaliação postural. Recorreu-se também ao longo de seis aulas, ao preenchimento de fichas de observação como ferramenta de avaliação. Os alunos avaliados, com idades compreendidas entre os nove e os quinze anos, foram divididos em dois grupos, sendo o Grupo Experimental, ao qual foi aplicado o acessório ergonómico Guitarlift, composto por sete alunos, e o grupo de controlo, que usou apenas o tradicional pedal de apoio de pé, composto também por sete alunos, estabelecendo paridade de perfil entre os alunos dos dois grupos, e totalizando quatorze alunos nos dois grupos.
- O impacto da manutenção preventiva na Gestão da AeronavegabilidadePublication . Guinapo, Walter; Brito, EuricoNeste trabalho, faz-se uma análise a importância da manutenção preventiva na Gestão da aeronavegabilidade, pretende-se analisar e demostrar de que forma as práticas e métodos de manutenção garantem a aeronavegabilidade de uma aeronave. Foi elaborada uma minuciosa pesquisa sobre o programa de manutenção de aeronaves, assim como a sua origem e a sua elaboração, faz-se também uma abordagem a gestão da aeronavegabilidade contínua, descrevendo as suas principais atividades, bem como, a sua regulamentação que é composta por 4 anexos. Destacamos os métodos de manutenção, a importância da monitorização dos componentes, bem como, a utilização e gestão de toda a documentação que é emitida pelos fabricantes e Autoridades Aeronáuticas. Analisamos o impacto dos factores humanos na manutenção de aeronaves, descrevemos as falhas ativas ou actos inseguros e as falhas latentes, vimos o erro na perspectiva individual que engloba os principais responsáveis pela limitação da performance e potencializam a ocorrência de erros humanos individuais em manutenção de aeronaves, são denominados de ”Dirty Dozen”. Analisamos o Safety Management System como ferramenta de reporte, mitigação do risco e melhoria contínua. Para consolidação dos temas abordados no trabalho, recorremos ao estudo de casos práticos, nomeadamente acidentes e incidentes aéreos que tiveram como uma das causas o não cumprimento devido do programa de manutenção de aeronaves e o factor humano. Por ultimo apresentamos então as nossas conclusões e breves considerações sobre o trabalho realizado.