Browsing by Issue Date, starting with "2017-09-12"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A Economia partilhada em Portugal: comportamento do consumidor MillennialPublication . Azevedo, Inês Ferreira da Silva Mendes de; Costa, Sandra PereiraA economia partilhada mostra-se como um paradigma estabelecido na sociedade que permite o uso de recursos subutilizados, maximizando o seu uso em benefício de diferentes utilizadores e partindo do pressuposto de que a partilha de bens e serviços é melhor, mais saudável e mais barata para o mundo em detrimento da posse e exclusividade. Hoje em dia, podemos observar cada vez mais esses modelos de negócios baseados em partilhas que infiltram nas economias, nomeadamente a de Portugal. Mas estes modelos simplesmente refletem ideologias dos seus fundadores ou atendem a uma população específica, mais concretamente a geração millennials de Portugal? Quão familiarizada está esta geração com as economias partilhadas? Será que alguma vez utilizaram este modelo de negócio? E que razões levaram a utilizar ou não este tipo de economias? Haverá uma tendência para a utilização em massa de economias partilhadas em Portugal nos próximos anos? As oportunidades de empenho parecem múltiplas e as tecnologias e redes sociais somam-se ao seu valor, mas qual é a razão subjacente para que os consumidores iniciem um consumo colaborativo? Quais as suas motivações? Quais as suas perceções? Quais os seus comportamentos? Neste sentido, o presente estudo encontrou evidências de que a economia partilhada não é apenas uma tendência, mas também uma alternativa ao consumo hiperativo, na medida que cada vez mais pessoas pretendem participar. As limitações da presente investigação são essencialmente enraizadas na composição da amostra. Ainda assim, poderá trazer contribuições valiosas para a compreensão do comportamento dos atuais/futuros líderes do nosso país. Adicionalmente, este estudo poderá impelir o desenvolvimento de futuras investigações.
- Desportos Náuticos em Portugal. Estudo de caso: A Escola de Vela Terra Incógnita Centro NáuticoPublication . Castro, Sandra Valéria Nogueira de; Rosado, DavidA presente dissertação pretende apresentar o potencial das estratégias de desenvolvimento na atividade empresarial da Escola de Vela Terra Incógnita Centro Náutico. Cada vez mais Portugal vem-se destacando como país que oferece condições e acessibilidades para a expansão sustentável do turismo e gradualmente tem havido uma aposta no desenvolvimento do turismo náutico por parte do governo e de empresários do setor turístico. Nesse sentido, fez-se uma análise interna e externa da Terra Incógnita Centro Náutico que resultou na criação de estratégias de desenvolvimento com o objetivo de aumentar a potencialidade da oferta da escola e, consequentemente, a sua rentabilização enquanto instituição. Do mesmo modo, fizemos um inquérito por questionário aos alunos e também entrevistámos os treinadores e administradores, com a finalidade de recolher dados relevantes para esta investigação. As questões colocadas aos alunos intentavam perspetivar a satisfação e a percepção dos mesmos em relação à escola para futuramente implementar melhorias. Quanto às perguntas dos treinadores e administradores, estas pretendiam especificar quais as áreas da escola que deveriam ser transformadas e melhoradas. Consequentemente, foram delineadas novas estratégias de desenvolvimento para a Terra Incógnita Centro Náutico , utilizando ao máximo as suas características e a sua capacidade atual para antecipar as necessidades e aumentar as suas potencialidades comerciais.
- Função, Estrutura e Dinâmica do Departamento de Marketing nas Agências de ModelosPublication . Pereira, Ana Marta Marques; Farinha, NunoAo longo dos anos o marketing tem sofrido imensas alterações estando hoje direcionado para a satisfação das necessidades dos clientes. O principal objetivo de qualquer empresa está em chegar aos seus clientes e perceber o que estes querem para poderem colocar à sua disponibilidade os produtos ou serviços que estes necessitam. Este estudo baseia-se em compreender qual a função e estrutura que o departamento de marketing deve ter dentro de uma agência de modelos, sendo o objetivo central “identificar a função e estrutura do departamento de marketing em agências de modelos”. Assim a revisão da literatura é constituída pelos seguintes pontos: introdução ao marketing, papel do marketing nas organizações, marketing como atitude e cultura da organização, estrutura e dinâmica do departamento de marketing. O estudo foi elaborado com base no método qualitativo, através de entrevistas, onde a amostra foi não probabilística, a partir de cinco entrevistas, três a diretores de três agências de modelos e as outras duas a dois contactos diretos que já estiveram envolvidos com agências de modelos. Este estudo torna-se essencial para perceber como funcionam as agências de modelos, se existe o departamento de marketing podendo sugerir-se quais as funções e melhor estrutura que este departamento pode ter nesta área. O sucesso a longo prazo de uma empresa pode depender de como o marketing é desenvolvido dentro das mesmas.
- A utilização da plataformaMoodle pelos docentes da EscolaProfissional Gustave EiffelUma proposta de utilização eficientePublication . Elias, Ana Isabel Inácio; Jorge, José Reis; Brás, PedroO presente estudo insere-se no âmbito do Mestrado em Administração Educacional do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), tendo como objeto de estudo a utilização do sistema de gestão de aprendizagem (SGA), a plataforma Moodle - a caracterização da sua utilização, por parte dos docentes - nos polos da Escola Profissional Gustave Eiffel - Amadora Sede, Amadora e Lisboa Lumiar. O estudo pretende fazer uma análise das potencialidades da plataforma que os docentes identificam e usam, da tecnologia disponível na escola como facilitadora deste processo e das razões apontadas para a sua não utilização ou utilização menos frequente. Foram analisados os dados académicos e profissionais dos docentes; as características das salas de formação - em termos de equipamento tecnológico disponível; os conhecimentos relativos à plataforma Moodle; conhecimentos de edição eletrónica, multimédia e de formação Moodle e os fatores que influenciarão uma alteração da forma de utilizar a plataforma. Foi assumida uma abordagem metodológica, quantitativa de recolha e análise dos dados, tendo envolvido os professores dos polos referidos, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que mais de 90% dos docentes conhece a plataforma Moodle, mas apenas 33% fazem uso da mesma. Como causas mais evidentes desta utilização, referem o tempo disponível, a falta de formação e os recursos nas salas que deveriam ser mais presentes e de melhor qualidade. O seu uso principal é como repositório de ficheiros, no entanto os docentes reconhecem várias das opções e atividades que podem realizar na plataforma
- Influencing factors of professional education choices. Na empirical study on the attractiveness of apprenticeships and University Studies in GermanyPublication . Gabel, Tanja; Costa, Sandra PereiraThis study used quantitative methods to examine influences on selection and implementation of professional education choices. The underlying sample consisted of 183 German pupils and school graduates who participated in a standardized online survey examining (a) factors that had affected their choice of professional education and (b) reasons for their preferences for university studies or apprenticeships. Perceived theoretical and practical skills, leadership qualities and decision behavior were identified as main influencing factors of their choice. Parents´ educational background and friends´ selection of professional education were additional environmental factors. While practical orientation and immediate financial independence were motives for selecting apprenticeships, good advancement opportunities and the objective of obtaining a leading position were among the most important reasons to select university studies. Implications of these findings for theory, research, and practice are considered.
- First measurement of transverse-spin-dependent azimuthal asymmetries in the Drell-Yan processPublication . COMPASS collaboration (219 authors); Bordalo, P.; Franco, C.; Nunes, A.S.; Quaresma, M.; Quintans, C.; Ramos, S.; Silva, L.; Stolarski, M.The first measurement of transverse-spin-dependent azimuthal asymmetries in the pion-induced Drell-Yan (DY) process is reported. We use the CERN SPS 190 GeV/c π- beam and a transversely polarized ammonia target. Three azimuthal asymmetries giving access to different transverse-momentum-dependent (TMD) parton distribution functions (PDFs) are extracted using dimuon events with invariant mass between 4.3 GeV/c2 and 8.5 GeV/c2. Within the experimental uncertainties, the observed sign of the Sivers asymmetry is found to be consistent with the fundamental prediction of quantum chromodynamics (QCD) that the Sivers TMD PDFs extracted from DY have a sign opposite to the one extracted from semi-inclusive deep-inelastic scattering (SIDIS) data. We present two other asymmetries originating from the pion Boer-Mulders TMD PDFs convoluted with either the nucleon transversity or pretzelosity TMD PDFs. A recent COMPASS SIDIS measurement was obtained at a hard scale comparable to that of these DY results. This opens the way for possible tests of fundamental QCD universality predictions.
- Competências especializadas e a pessoa em situação crítica: Do socorro pré-hospitalar ao hospitalPublication . Pinheiro, Sofia; Santos, Maria LuísaA construção do saber em Enfermagem Médico-Cirúrgica, advém de uma evolução profissional e pessoal contínua, centrada na prática refletida e fundamentada, inerente ao processo de cuidar a pessoa e família em situação crítica, em diferentes contextos de atuação. O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Este documento surge para descrever o percurso de aprendizagem, efetuado ao longo da componente teórica e clínica do curso, em particular, nos estágios I, II e III realizados, respetivamente, no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e no Instituto Nacional de Emergência Médica da Delegação Regional do Centro, que permitiu o desenvolvimento de competências especializadas, comuns e específicas, em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A sua estrutura organizacional é suportada numa metodologia descritiva. O relato crítico-reflexivo e analítico enfatiza a capacidade de avaliação, diagnóstico e intervenção no cuidar de enfermagem à pessoa e família em situações complexas de vida, alicerçada numa prática reflexiva baseada na evidência científica, desde o socorro pré-hospitalar ao hospital. Como resultado de aprendizagem, o relatório mostra um distinto olhar sobre o cuidado da pessoa e família em situação crítica, revelando um nível de competências científicas, técnicas, ético-deontológicas e humanas diferenciadas.
- Plano de Marketing para a Bué FixePublication . Sousa, Maura Pires Batista de; Farinha, NunoNum contexto onde existem milhares de ONG é percetível as dificuldades destas organizações em manterem-se no mercado por muitos anos, principalmente aquelas que têm pequena dimensão. Assim, para contornar esta situação, muitas delas passaram a olhar para o marketing como uma oportunidade para potenciarem as suas causas. Deste modo, a ONG alvo de estudo do presente projeto, Bué Fixe, chegou a esta conclusão, visto as diversas dificuldades com que se tem vindo a deparar. Esta organização conta com mais de 10 anos de existência e encontra-se sedeada no conselho de Amadora. Tem como missão educar, informar e sensibilizar os jovens para a temática das IST/VIH/Sida. Para cumprir a sua missão, a Bué Fixe, tem apresentado algumas limitações ao nível de recursos humanos e financeiros. Assim, o presente projeto tem como principal objetivo levar a cabo a elaboração de um plano de marketing para esta organização, otimizando os seus recursos de forma a alavancar o seu crescimento, procedendo para isso algumas modificações no panorama de gestão de marketing. Tendo em conta a análise de dados secundários efetuada ao longo do projeto, chegou-se à conclusão que os principais objetivos deste plano assentariam em mudanças ao nível da gestão e do processo de trabalho. Com a execução deste plano espera-se que a Bué Fixe consiga atrair novos voluntários, reforçar a sua comunicação externa junto dos stakeholders e garantir parcerias estratégicas que contribuam para o desenvolvimento e crescimento da instituição, enquanto um todo.
- Measuring progress and projecting attainment on the basis of past trends of the health-related Sustainable Development Goals in 188 countries: an analysis from the Global Burden of Disease Study 2016Publication . GBD 2016 SDG CollaboratorsThe UN's Sustainable Development Goals (SDGs) are grounded in the global ambition of “leaving no one behind”. Understanding today's gains and gaps for the health-related SDGs is essential for decision makers as they aim to improve the health of populations. As part of the Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors Study 2016 (GBD 2016), we measured 37 of the 50 health-related SDG indicators over the period 1990–2016 for 188 countries, and then on the basis of these past trends, we projected indicators to 2030.