INP - Dissertações Mestrado em Comunicação Integrada
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- A Importância da Comunicação Interna nas organizações da Administração Pública no século XXI A Intranet no INA- Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções PúblicasPublication . Maria Ferreira de Almeida Candeias, Paula; Bela Rosa Luís Lopes, PaulaNo século XXI, a comunicação interna afirma-se como um processo estratégico nas organizações da Administração Pública e começa a ser considerada como uma realidade e uma necessidade incontornável. Esta mudança deve-se a uma gradual tomada de consciência por parte dos decisores da crescente exigência de inovação e da necessidade de informar, motivar e envolver, todo o potencial humano e inteligência existente no interior da organização, considerados como a principal vantagem competitiva num mundo globalizado. Numa aposta renovada de ligação das pessoas entre si e a organização, as novas tecnologias de informação e formas de comunicação digital da internet à intranet asseguram uma maior fiabilidade da informação, desempenhando um papel decisivo na operacionalização da estratégia de comunicação. A finalidade deste estudo é analisar o impacto da intranet enquanto suporte de Comunicação Interna aplicada a uma organização da Administração Pública Central Direta do aparelho de Estado (INA- Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas) no novo milénio, pretendendo saber, com base na perceção dos colaboradores se gera coesão e acrescenta valor na prossecução do cumprimento de objetivos comunicacionais.
- Percepção do valor de marca através da comunicação digital de marketing - Estudo de Caso aplicado às consumidoras The Body Shop do Grupo LórealPublication . Bispo, Diana; Goulart Brandão, NunoCom o eclodir e o desenvolvimento dos media digitais, bem como das plataformas de social media tudo se alterou, mais concretamente a forma como as marcas comunicam com os seus públicos. Estas alterações levaram a que as empresas para serem bem-sucedidas no mercado, necessitem de ser mais competitivas, nomeadamente em perceber as alterações que existiram no comportamento do consumidor, assim como o impacto que os meios de comunicação digitais produzem na construção do valor da marca. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivo aferir em que medida a comunicação digital de marketing, através da página oficial de Facebook da The Body Shop, influencia a perceção do valor da marca The Body Shop por parte das consumidoras. Para analisar a relação do brand equity desta marca com a comunicação digital é utilizado como suporte metodológico o modelo concetual de Yoo et al. (2000, p.196).
- A Intranet como elemento de coesão e reforço da identidade corporativa - Estudo de caso: Media Capital RádiosPublication . Azevedo e Abreu da Silva Ferreira, Daniela; Goulart Brandão, NunoEste estudo teve como objetivo perceber se a Intranet do grupo Media Capital Rádios vai ao encontro das necessidades dos utilizadores, ou seja, o universo de colaboradores da empresa, ou se, em complemento, também visa e potencia a sua participação naquele que se entende por um sentimento de coesão e reforço da identidade corporativa. A Intranet MCR satisfaz algumas áreas como a pesquisa por benefícios e protocolos, bem como documentação relevante para os serviços de Recursos Humanos, além de permitir algum envolvimento nas restantes empresas que compõem o grupo, e entretenimento, através de passatempos. O ponto de partida do estudo é perceber se o colaborador é, ou pode vir a ser, parte mais ativa na estrutura comunicativa interna da empresa. Parte da fundamentação deste estudo assenta no modelo teórico de Palo Alto, descrito por Claude Duterme, que faz uma reflexão sobre a comunicação interna olhada do ponto de vista empresarial, ou seja, como um desafio de gestão e de intervenção na empresa, através dos seus atores. Para o autor, a comunicação é determinada pelo contexto em que se inscreve e toda a mensagem comporta, assim, dois níveis de significação. Durante a elaboração do estudo tive oportunidade de conhecer pessoalmente, em Portugal e na Holanda, Paul Corney e Stowe Boyd, respetivamente, dois dos autores aqui presentes e que transmitiram uma mensagem muito clara de como ferramentas como a Intranet podem contribuir para o crescimento de uma empresa e proporcionar uma melhor gestão de conhecimento, que acaba de se tornar na mais recente área a integrar os critérios de qualidade da ISO 9001(2015).
- A Comunicação na Administração Pública na Sociedade de Informação – Estudo de Caso: Segurança Social DiretaPublication . Vieira Serrão Ferreira, Vera; Goulart Brandão, NunoEste estudo, teve como objectivo averiguar se o serviço da Segurança Social Direta responde às necessidades e expectativas dos cidadãos utilizadores e se, como instrumento de comunicação disponibilizado pela Internet, potencia a participação ou interatividade entre cidadãos e Estado. O serviço Segurança Social Direta permite ao cidadão, a consulta do seu histórico contributivo, a alteração de algumas informações e o envio e/ou pedido de informações próprias do relacionamento com a Segurança Social. Esta interação é feita online e é apoiada por um “Call Center” e por um endereço de correio electrónico. A fundamentação deste estudo teve por base os modelos teóricos desenvolvidos por Andrew Chadwick e Christopher May que estudaram a interação entre Estados e cidadãos na era da Internet, nos EUA, Grã-Bretanha e União Europeia. Defendem que a comunicação entre o Estado e o Cidadão, pode ser analisada de acordo com as características de três modelos de interação, sendo eles, o modelo de gestão, o modelo consultivo e modelo participativo. O objetivo deste estudo foi perceber se na sociedade da informação, o serviço de Segurança Social Direta é um meio eficaz de comunicação entre Segurança Social e cidadão e se permite uma interação, ou mesmo a participação ativa do cidadão na Segurança Social.
- As Práticas de Comunicação Interna nas Organizações da Administração Pública em Portugal e a Valorização dos Seus Trabalhadores - estudo de caso: Projeto Showcasing 2015Publication . Alexandra dos Santos Freitas, Carla; Goulart Brandão, NunoCom esta dissertação pretendo identificar, destacar e analisar práticas de comunicação interna implementadas pelos organismos da Administração Pública portuguesa participantes no projeto “Showcasing de Valorização das Pessoas” e verificar de que forma essas práticas estão orientadas para a valorização dos seus trabalhadores. A importância da valorização das pessoas e a maior necessidade da sua motivação, designadamente em momentos de crise, como o que atravessámos nos últimos anos, é uma consciência geral da grande maioria dos trabalhadores e dirigentes. Ajudar a passar da consciência à prática é aquilo que me proponho fazer com este trabalho, dando a conhecer alguns conceitos, teorias e práticas em temas como a Cultura Organizacional, Liderança, Identidade, Responsabilidade Social e Comunicação Interna que, no seu conjunto, podem fazer a diferença numa Administração Pública que se almeja mais inovadora e criativa. É também objectivo desta dissertação destacar o que de bem e muito bem se faz na Administração Pública Portuguesa, analisando casos reais e estabelecendo uma relação entre a teoria e a prática.
- A Perceção da Identidade Organizacional e Identificação pelos Colaboradores da Administração Pública Portuguesa. Estudo de Caso: Instituto de Informática, I.P. do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança SocialPublication . Humberto Duarte Teixeira, Hugo; Goulart Brandão, NunoNa sociedade em rede, tecnológica e de ritmo acelerado em que vivemos, é vital para as organizações saberem comunicar bem e gerarem uma imagem positiva dos seus produtos e serviços. E de si próprias. A Administração Pública portuguesa não pode ser uma exceção a esta regra, se quiser valorizar os serviços que presta, melhorar a sua imagem pública e corresponder às expetativas dos cidadãos, cada vez mais informados e exigentes. Numa era em que a disseminação e democratização da tecnologia aumentou o poder dos cidadãos, tornando-os mais comunicantes do que nunca, e em que a oferta de produtos e serviços é cada vez mais semelhante e sofisticada, não é fácil às organizações salientarem-se. Na Administração Pública, a imagem desgastada, e muitas vezes negativa, dos serviços e colaboradores, não ajuda à valorização adequada dos novos serviços (eletrónicos) disponibilizados. Em qualquer dos casos, a comunicação integrada é fundamental e pode ser a essência da organização – os seus atributos centrais, diferenciadores e duradouros – a fazer a diferença na mente dos cidadãos. A presente dissertação insere-se assim num contexto em que a identidade organizacional ganha importância. A comunicação das organizações, públicas e privadas, é determinante para o sucesso e para a mobilização dos colaboradores. E as organizações só podem comunicar convenientemente e com eficácia se souberem quem são e quem desejam ser. Sendo fundamental que exista coerência e proximidade entre a identidade comunicada pela instituição e a identidade vivenciada pelos colaboradores. Através de um estudo de caso propusemo-nos abordar a identidade do Instituto de Informática do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, bem como o conceito, muito próximo, de identificação dos seus colaboradores com a Administração Pública.
- As Relações Públicas na Vertente de Comunicação Externa. Estudo de Caso: A Comunicação de Crise da Volkswagen Autoeuropa na Imprensa Nacional.Publication . Lisander Pereira Esteves, Eric; Bela Rosa Luís Lopes, PaulaAs crises empresariais não acontecem todos os dias, mas podem surgir de forma inesperada numa organização, transformando-se, também, em questões públicas que são influenciadas e noticiadas pelos órgãos de comunicação social que têm a tarefa de ampliar a informação junto da sociedade. As situações de crise são divulgadas pela imprensa para todos os públicos convertendo-se num grande problema para as empresas. Quando um assunto deixa de ter um carácter meramente privado, por se tratar de um problema que também é de interesse público, torna-se um objeto de discussão pública. São precisamente estes assuntos públicos que dão forma ao campo de ação das relações públicas (Gonçalves, 2012:206). Entre outras funções, as relações públicas são um processo fundamental para atenuar danos, respondendo às necessidades dos stakeholders, tentando reparar a imagem após uma crise organizacional (Seeger et al, 2001:155). A presente investigação tem como objetivo analisar a comunicação externa realizada pela Volkswagen Autoeuropa junto da imprensa portuguesa e no âmbito da situação de crise dos motores a diesel da Volkswagen AG em Portugal. Serão recolhidas as notícias publicadas na imprensa entre os meses de Setembro e Outubro de 2015, com o objetivo de verificar o impacto da divulgação de uma informação que foi emitida no estrangeiro e que teve repercussões no mercado nacional.
- A Perceção dos Beneficiários do Valor de uma Marca Institucional Governamental com ligação ao Terceiro Setor. Estudo de Caso: Instituto de Ação Social das Forças ArmadasPublication . Helena Coelho Mendes, Dulce; Goulart Brandão, NunoA marca é o património mais valioso de uma organização porque encerra em si a identidade desta, a sua razão de ser, reflete-se nos produtos ou serviços que oferece aos mercados ou à sociedade e, mais importante ainda, posiciona-se na mente dos seus clientes e perante a concorrência, acabando por ser o diferencial competitivo da organização. Independentemente de nos referirmos a organizações com ou sem fins lucrativos, do setor público, privado, do terceiro setor ou mesmo as hibridas, todas estas “células vivas” têm preocupações com a sua perenidade nas sociedades e portanto valorizam a gestão do valor da sua marca (brand equity) como elemento estratégico central para o seu desenvolvimento Neste contexto, a presente investigação que aqui apresentamos e que definimos como um estudo de caso, de natureza exploratória devido à inexistência de estudos aplicados a organizações similares, tem como principal objetivo a aferição do valor da marca institucional IASFA (Instituto de Ação Social das Forças Armadas), através da aplicação de um questionário construído com base no modelo de Aaker (1991) e aplicado a 2164 beneficiários. O estudo avalia as categorias métricas da notoriedade, lealdade, qualidade percebida e valor das associações à marca IASFA. Marcada por uma natureza híbrida, que a torna singular e simultaneamente paradigmática, esta organização e o estudo que lhe foi aplicado, permitem perceber como o marketing aborda os desafios da gestão das marcas no setor público e no terceiro setor.
- A Percepção e Construção do Valor da Marca através das Plataformas de Social Media - Estudo de Caso: a Marca Dolce VitaPublication . Pinheiro, Luísa; Goulart Brandão, NunoCom o aparecimento e desenvolvimento dos meios de comunicação digitais e das plataformas de Social Media, as marcas tiveram a oportunidade de se tornarem globais e de atingirem públicos e mercados até então impossíveis. Por sua vez, a comunicação digital veio alterar também o comportamento do consumidor, tornando-o mais activo e influente perante os outros consumidores, o mercado e as marcas. Ao mesmo tempo veio alterar o grau de notoriedade, lealdade, qualidade percebida, associações e outros activos da marca, importantes para a construção do valor da marca. Deste modo, a presente investigação tem como principal objectivo identificar de que forma, a comunicação realizada sob influência das plataformas digitais de Social Media (em especial o Facebook), tem impacto nas dimensões do brand equity, e consequentemente, na construção e percepção dos consumidores do valor da marca “Dolce Vita”.
- As facetas da exteriorização da Identidade Organizacional através dos temas de comunicação – Estudo de caso: A Identidade Organizacional do Banco Santander TottaPublication . Viegas, Vanessa; Goulart Brandão, Nuno; Carvalho, SusanaNum mercado saturado de mensagens corporativas, ter uma identidade organizacional central, duradoura e distintiva é essencial para construir um capital reputacional duradouro, logo, cada vez mais as empresas comunicam no sentido fortalecer a sua imagem. Neste sentido, é importante de continuar desenvolver estudos sobre a identidade organizacional, que permita inclusive colmatar a fragmentação de opiniões e de entendimentos do conceito que ainda persistem. Do conhecimento já desenvolvido sobre o tema, destaca-se o modelo de Jean.-Nöel Kapferer (2000:38) a que chamou “Prisma da identidade” e nele organiza as seis facetas que constroem a identidade de uma organização. Dividindo verticalmente o prisma, o autor coloca de um lado, as facetas de maior interiorização da identidade e do outro, as de maior exteriorização (Físico, Relação e Reflexo), ou seja, estas três últimas são as mais visíveis e as que dão corpo à identidade. Este modelo teórico irá assim servir de base ao estudo de caso a realizar e viu-se no caso do Banco Santander Totta pertinência para aplicação do estudo. Considerando que o Banco já fez várias aquisições em todo mundo e no caso português houve uma decisão estratégica de incorporar parte do nome do banco adquirido (Banco Totta & Açores), com raízes marcadamente portuguesas, que ainda hoje se mantém, este estudo pretende verificar se a “portugalidade” que o caracterizava ainda está presente na identidade actual do Banco Santander Totta. O estudo incidirá também sobre análise das facetas de exteriorização da identidade organizacional do Banco Santander Totta, de modo a verificar se estas estão presentes de forma coerente nos temas de comunicação elegidos pela organização, durante o ano de 2012.