Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.24 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como objetivo perceber se a Intranet do grupo Media Capital Rádios vai ao encontro das necessidades dos utilizadores, ou seja, o universo de colaboradores da empresa, ou se, em complemento, também visa e potencia a sua participação naquele que se entende por um sentimento de coesão e reforço da identidade corporativa.
A Intranet MCR satisfaz algumas áreas como a pesquisa por benefícios e protocolos, bem como documentação relevante para os serviços de Recursos Humanos, além de permitir algum envolvimento nas restantes empresas que compõem o grupo, e entretenimento, através de passatempos. O ponto de partida do estudo é perceber se o colaborador é, ou pode vir a ser, parte mais ativa na estrutura comunicativa interna da empresa.
Parte da fundamentação deste estudo assenta no modelo teórico de Palo Alto, descrito por Claude Duterme, que faz uma reflexão sobre a comunicação interna olhada do ponto de vista empresarial, ou seja, como um desafio de gestão e de intervenção na empresa, através dos seus atores. Para o autor, a comunicação é determinada pelo contexto em que se inscreve e toda a mensagem comporta, assim, dois níveis de significação.
Durante a elaboração do estudo tive oportunidade de conhecer pessoalmente, em Portugal e na Holanda, Paul Corney e Stowe Boyd, respetivamente, dois dos autores aqui presentes e que transmitiram uma mensagem muito clara de como ferramentas como a Intranet podem contribuir para o crescimento de uma empresa e proporcionar uma melhor gestão de conhecimento, que acaba de se tornar na mais recente área a integrar os critérios de qualidade da ISO 9001(2015).
Description
Keywords
Intranet; comunicação interna; participação; integração; gestão de conhecimento