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A Comunicação na Administração Pública na Sociedade de Informação – Estudo de Caso: Segurança Social Direta

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Abstract(s)

Este estudo, teve como objectivo averiguar se o serviço da Segurança Social Direta responde às necessidades e expectativas dos cidadãos utilizadores e se, como instrumento de comunicação disponibilizado pela Internet, potencia a participação ou interatividade entre cidadãos e Estado. O serviço Segurança Social Direta permite ao cidadão, a consulta do seu histórico contributivo, a alteração de algumas informações e o envio e/ou pedido de informações próprias do relacionamento com a Segurança Social. Esta interação é feita online e é apoiada por um “Call Center” e por um endereço de correio electrónico. A fundamentação deste estudo teve por base os modelos teóricos desenvolvidos por Andrew Chadwick e Christopher May que estudaram a interação entre Estados e cidadãos na era da Internet, nos EUA, Grã-Bretanha e União Europeia. Defendem que a comunicação entre o Estado e o Cidadão, pode ser analisada de acordo com as características de três modelos de interação, sendo eles, o modelo de gestão, o modelo consultivo e modelo participativo. O objetivo deste estudo foi perceber se na sociedade da informação, o serviço de Segurança Social Direta é um meio eficaz de comunicação entre Segurança Social e cidadão e se permite uma interação, ou mesmo a participação ativa do cidadão na Segurança Social.

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Sociedade de Informação, Comunicação, Internet, Estado, Cidadão

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