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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo, teve como objectivo averiguar se o serviço da Segurança Social Direta
responde às necessidades e expectativas dos cidadãos utilizadores e se, como
instrumento de comunicação disponibilizado pela Internet, potencia a participação ou
interatividade entre cidadãos e Estado.
O serviço Segurança Social Direta permite ao cidadão, a consulta do seu histórico
contributivo, a alteração de algumas informações e o envio e/ou pedido de
informações próprias do relacionamento com a Segurança Social. Esta interação é
feita online e é apoiada por um “Call Center” e por um endereço de correio
electrónico.
A fundamentação deste estudo teve por base os modelos teóricos desenvolvidos por
Andrew Chadwick e Christopher May que estudaram a interação entre Estados e
cidadãos na era da Internet, nos EUA, Grã-Bretanha e União Europeia. Defendem
que a comunicação entre o Estado e o Cidadão, pode ser analisada de acordo com
as características de três modelos de interação, sendo eles, o modelo de gestão, o
modelo consultivo e modelo participativo.
O objetivo deste estudo foi perceber se na sociedade da informação, o serviço de
Segurança Social Direta é um meio eficaz de comunicação entre Segurança Social e
cidadão e se permite uma interação, ou mesmo a participação ativa do cidadão na
Segurança Social.
Description
Keywords
Sociedade de Informação, Comunicação, Internet, Estado, Cidadão