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A Perceção da Identidade Organizacional e Identificação pelos Colaboradores da Administração Pública Portuguesa. Estudo de Caso: Instituto de Informática, I.P. do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

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Na sociedade em rede, tecnológica e de ritmo acelerado em que vivemos, é vital para as organizações saberem comunicar bem e gerarem uma imagem positiva dos seus produtos e serviços. E de si próprias. A Administração Pública portuguesa não pode ser uma exceção a esta regra, se quiser valorizar os serviços que presta, melhorar a sua imagem pública e corresponder às expetativas dos cidadãos, cada vez mais informados e exigentes. Numa era em que a disseminação e democratização da tecnologia aumentou o poder dos cidadãos, tornando-os mais comunicantes do que nunca, e em que a oferta de produtos e serviços é cada vez mais semelhante e sofisticada, não é fácil às organizações salientarem-se. Na Administração Pública, a imagem desgastada, e muitas vezes negativa, dos serviços e colaboradores, não ajuda à valorização adequada dos novos serviços (eletrónicos) disponibilizados. Em qualquer dos casos, a comunicação integrada é fundamental e pode ser a essência da organização – os seus atributos centrais, diferenciadores e duradouros – a fazer a diferença na mente dos cidadãos. A presente dissertação insere-se assim num contexto em que a identidade organizacional ganha importância. A comunicação das organizações, públicas e privadas, é determinante para o sucesso e para a mobilização dos colaboradores. E as organizações só podem comunicar convenientemente e com eficácia se souberem quem são e quem desejam ser. Sendo fundamental que exista coerência e proximidade entre a identidade comunicada pela instituição e a identidade vivenciada pelos colaboradores. Através de um estudo de caso propusemo-nos abordar a identidade do Instituto de Informática do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, bem como o conceito, muito próximo, de identificação dos seus colaboradores com a Administração Pública.

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