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Abstract(s)
As crises empresariais não acontecem todos os dias, mas podem surgir de forma
inesperada numa organização, transformando-se, também, em questões públicas que são
influenciadas e noticiadas pelos órgãos de comunicação social que têm a tarefa de ampliar
a informação junto da sociedade. As situações de crise são divulgadas pela imprensa para
todos os públicos convertendo-se num grande problema para as empresas.
Quando um assunto deixa de ter um carácter meramente privado, por se tratar de um
problema que também é de interesse público, torna-se um objeto de discussão pública.
São precisamente estes assuntos públicos que dão forma ao campo de ação das relações
públicas (Gonçalves, 2012:206). Entre outras funções, as relações públicas são um
processo fundamental para atenuar danos, respondendo às necessidades dos stakeholders,
tentando reparar a imagem após uma crise organizacional (Seeger et al, 2001:155).
A presente investigação tem como objetivo analisar a comunicação externa realizada pela
Volkswagen Autoeuropa junto da imprensa portuguesa e no âmbito da situação de crise
dos motores a diesel da Volkswagen AG em Portugal. Serão recolhidas as notícias
publicadas na imprensa entre os meses de Setembro e Outubro de 2015, com o objetivo
de verificar o impacto da divulgação de uma informação que foi emitida no estrangeiro e
que teve repercussões no mercado nacional.
Description
Keywords
Relações Públicas, Gestão e Comunicação de Crise, Órgãos de Comunicação Social