Repository logo
 
Publication

As Relações Públicas na Vertente de Comunicação Externa. Estudo de Caso: A Comunicação de Crise da Volkswagen Autoeuropa na Imprensa Nacional.

dc.contributor.advisorBela Rosa Luís Lopes, Paula
dc.contributor.authorLisander Pereira Esteves, Eric
dc.date.accessioned2018-07-19T13:02:57Z
dc.date.available2018-07-19T13:02:57Z
dc.date.issued2016-07-22
dc.date.submitted2016-06-28
dc.description.abstractAs crises empresariais não acontecem todos os dias, mas podem surgir de forma inesperada numa organização, transformando-se, também, em questões públicas que são influenciadas e noticiadas pelos órgãos de comunicação social que têm a tarefa de ampliar a informação junto da sociedade. As situações de crise são divulgadas pela imprensa para todos os públicos convertendo-se num grande problema para as empresas. Quando um assunto deixa de ter um carácter meramente privado, por se tratar de um problema que também é de interesse público, torna-se um objeto de discussão pública. São precisamente estes assuntos públicos que dão forma ao campo de ação das relações públicas (Gonçalves, 2012:206). Entre outras funções, as relações públicas são um processo fundamental para atenuar danos, respondendo às necessidades dos stakeholders, tentando reparar a imagem após uma crise organizacional (Seeger et al, 2001:155). A presente investigação tem como objetivo analisar a comunicação externa realizada pela Volkswagen Autoeuropa junto da imprensa portuguesa e no âmbito da situação de crise dos motores a diesel da Volkswagen AG em Portugal. Serão recolhidas as notícias publicadas na imprensa entre os meses de Setembro e Outubro de 2015, com o objetivo de verificar o impacto da divulgação de uma informação que foi emitida no estrangeiro e que teve repercussões no mercado nacional.pt_PT
dc.identifier.tid201953153pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23329
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelações Públicas, Gestão e Comunicação de Crise, Órgãos de Comunicação Socialpt_PT
dc.titleAs Relações Públicas na Vertente de Comunicação Externa. Estudo de Caso: A Comunicação de Crise da Volkswagen Autoeuropa na Imprensa Nacional.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Novas Profissões
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Integradapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ERIC_Dissertação_MESTRADO COM INT.pdf
Size:
8.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: