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- As Relações Públicas na Vertente de Comunicação Externa. Estudo de Caso: A Comunicação de Crise da Volkswagen Autoeuropa na Imprensa Nacional.Publication . Lisander Pereira Esteves, Eric; Bela Rosa Luís Lopes, PaulaAs crises empresariais não acontecem todos os dias, mas podem surgir de forma inesperada numa organização, transformando-se, também, em questões públicas que são influenciadas e noticiadas pelos órgãos de comunicação social que têm a tarefa de ampliar a informação junto da sociedade. As situações de crise são divulgadas pela imprensa para todos os públicos convertendo-se num grande problema para as empresas. Quando um assunto deixa de ter um carácter meramente privado, por se tratar de um problema que também é de interesse público, torna-se um objeto de discussão pública. São precisamente estes assuntos públicos que dão forma ao campo de ação das relações públicas (Gonçalves, 2012:206). Entre outras funções, as relações públicas são um processo fundamental para atenuar danos, respondendo às necessidades dos stakeholders, tentando reparar a imagem após uma crise organizacional (Seeger et al, 2001:155). A presente investigação tem como objetivo analisar a comunicação externa realizada pela Volkswagen Autoeuropa junto da imprensa portuguesa e no âmbito da situação de crise dos motores a diesel da Volkswagen AG em Portugal. Serão recolhidas as notícias publicadas na imprensa entre os meses de Setembro e Outubro de 2015, com o objetivo de verificar o impacto da divulgação de uma informação que foi emitida no estrangeiro e que teve repercussões no mercado nacional.
- Cardiorenal syndrome: therapeutical challengePublication . Lopes, Sara Cristina Cerqueira; Vieira, Maria João Nobre de Matos PereiraCardiorenal syndrome is described by the coexistence of cardiac and renal disease on the same individual, and it can affect both dogs and cats. The most consensual definition describes it as a “pathophysiologic disorder of the heart and kidneys whereby acute or chronic dysfunction of one of the organs causes acute or chronic dysfunction of the other”. The interest, recognition of the importance and prevailing of this syndrome in veterinary medicine has grown and, recently, a committee of veterinarians specialized in cardiology and nephrology proposed that cardiorenal syndrome would be further designated as cardiovascular-renal axis disorders, classifying it in three types according to the disorders primary cause: CvRDH to heart as the primary failing organ, CvRDK to kidneys as the primary failing organ and CvRDO to when it has other causes. The current therapeutic for cardiorenal syndrome presents many variations, depending on the veterinarian preference as for what drugs should be used. However, there are certain assumptions that must be considered regarding this therapeutic challenge, and shouldn’t be undervalued since they take serious effect on the therapeutics success and, therefore, on the animal life expectancy. The dosages for the drugs used must suffer constant review, together with careful monitoring to the patients cardiac and renal functions, since the main challenge relies on the attempt to improve at the most one the organs function, without causing damage, or deterioration, to the other. This dissertation objective is to revise the current state of knowledge of cardiorenal syndrome in small animals, focusing on its diagnosis, classification and therapeutic challenge.
- Qualidade de vida na pessoa com disartria: contributo para a validação do Quality of Life in the Dysarthric Speaker para o português europeuPublication . Santo, Ana Filipa; Nogueira, Dália
- Tradução e contributo para a validação do instrumento Functional Goals Screening Protocol: community clients with dementiaPublication . Viegas, Inês; Guimarães, Isabel
- O Carnaval no Concelho de Torres VedrasPublication . Xavier, Bianca Stefanie Carvalho; Correia, AntóniaNos últimos anos o turismo tem sido um instrumento para o desenvolvimento da economia. Eventos tem vindo a crescer se olharmos para nos últimos anos e transformaram-se em algo popular, porque esta é a forma de atrair visitantes para certos destinos. Eventos criam uma oportunidade para a comunidade anfitriã se desenvolver e partilhar a sua cultura perante os seus visitantes. Se olharmos para estes factos, podemos dizer que o Carnaval em Torres Vedras, Portugal é uma forma para eles partilharem a sua identidade, tanto social como cultural. Isto é a forma mais visível e uma componente que envolve a comunidade, da atividade turística de Torres Vedras.
- Inovação e Gestão da Qualidade. Uma Análise das Implicações na I&D ColaborativaPublication . Abreu Guedea Melo Correia, Tomás Francisco; Dias, ÁlvaroNo panorama económico atual propiciado pela globalização, pelas rápidas mudanças tecnológicas e culturais, pela poluição ambiental e pela cada vez mais intensa exploração dos recursos escassos, as empresas são obrigadas a melhorar dia-a-dia os seus processos para assegurar a sua competitividade no mercado e satisfazer da melhor maneira os clientes. Perante tal panorama, as empresas têm de inovar, oferecendo aos seus clientes produtos inovadores e de alta qualidade, de forma a antecipar e satisfazer as necessidades do mercado, e, por conseguinte, fazer uso racional dos recursos, o que leva a que a inovação seja um dos conceitos atuais mais importantes para a conjuntura económica. Paralelamente, no mundo contemporâneo, a palavra qualidade aparece em todas as esferas da vida. As empresas, as diversas organizações, com ou sem fins lucrativos, que não adotem a qualidade como princípio orientador, muito cedo deixarão de existir. Além disso, perante um mercado em permanente transformação, com constantes alterações nos padrões de consumo e paradigmas de negócios, a I&D veio difundir e impulsionar a inovação, com vista a apoiar as empresas a adquirir vantagens competitivas. Assim sendo, entendemos que é pertinente fazer um estudo em que se aborde a Inovação, a Qualidade e a I&D e ver em que medida é que elas se relacionam entre si, assim como perceber qual a importância da competitividade nessas áreas das empresas. Desta forma, é intenção desta investigação analisar e aprofundar o impacto destas áreas nas empresas portuguesas cotadas em bolsa.
- Os sentimentos emocionais como barómetros da gestão das marcas: A construção de uma marca conscientePublication . Madureira, Tatiana Gradil; Rodrigues, António José de Macedo Coutinho da CruzO processo de criação e gestão das marcas, no contexto da área do branding tem conduzido as empresas a ponderarem o contributo da neurociência na sua forma de interação com os seus consumidores. Neste contexto, são vários os estudos do cérebro humano que influenciam cada vez mais os gestores de marca nas suas decisões, dadas as motivações emocionais tidas como fundamentais no comportamento do consumidor. Com base no contributo de António Damásio na neurociência, através da sua obra “Livro da Consciência” (2010), neste trabalho proponho a aplicação do processo de construção de uma mente consciente sugerida pelo autor, à construção de uma marca com um perfil considerado consciente. Neste sentido, fiz um paralelismo entre as etapas que contemplam o processo de construção de uma mente consciente com as etapas que integram a construção de uma marca que defino como consciente, dado o seu percurso e amadurecimento ao longo do tempo. Posteriormente, apliquei a minha proposta no caso de estudo de uma marca com um carácter consciente, a Zara, sendo uma cadeia pertencente ao Grupo Inditex, um dos maiores grupos económicos ligados à indústria do vestuário. Dessa aplicação, pode‐se constatar o papel determinante e interventivo do consumidor no processo criativo da marca analisada, e aliando aos estudos realizados na área do branding sensorial, concluiu‐se que o perfil de marca consciente sugerido, ao atuar em consonância com o seu ADN, torna‐se capaz de criar uma relação emocional e de fidelidade com os seus consumidores. Para finalizar, baseada no exposto ao longo do trabalho realizado, construí uma estrutura para um possível briefing a ter em consideração para a criação de uma marca que pretenda agir em conformidade com um perfil consciente.
- O gestor de design como líder empreendedorPublication . Leite, Sara Campelos; Rodrigues, António José de Macedo Coutinho da CruzEste estudo surge da necessidade de estabelecer uma ligação entre o perfil do gestor de design e as suas características como um líder empreendedor. No primeiro ponto, ‘A vulnerabilidade e o Pensamento criativo’ são abordados aspectos e características referentes à vulnerabilidade, à criatividade, inovação e ao pensamento criativo. No ponto dois, ‘Empreender e liderar para o sucesso’, os pontos visados são os conceitos e as características do empreendedorismo e do empreendedor. Seguidamente é Abordado o tema da liderança onde o foco está na liderança integral. O ponto termina com uma abordagem à liderança nas organizações visando o sucesso. No terceiro ponto, ‘Gestão e inovação’, são analisados os conceitos de gestão e de inovação, e respectiva evolução. Este é finalizado com uma abordagem à criatividade, à gestão e à inovação nas organizações. O quarto ponto refere-se à Gestão do Design. Neste é apresentado a evolução dos conceitos de design e de gestão de design, assim como a importância desta. Segue-se uma apresentação da relação da organização com o design, assim como as estratégias, os processos e a implementação deste. O quinto e último ponto, é a colmatação de todo o estudo. Aqui o foco incide no empreendedorismo e na liderança no campo da gestão de design. Apresenta-se uma proposta de perfil e de competências do empreendedor e do gestor de design, e de como se pode empreender e liderar em gestão de design visando os diferentes níveis da organização.
- Incorporação e gestão de design no universo da joalharia - gestão de design no papel de designer de joalharia na EuropaPublication . Chaves, Maria Isabel de Lencastre Novais de Souza; Rodrigues, AntónioEste trabalho visa dar a conhecer e desenvolver a gestão de design numa empresa de joalharia e mobiliário, um tema ainda pouco explorado em Portugal, e cujos resultados poderão interessar a designers de várias áreas, como empreendedores e artesãos, que têm que ter em mente que este tipo de gestão deve estar presente em todos os níveis da empresa. Na prática traduz-se na melhor execução do papel de designer ao ter conhecimentos para a melhor gestão do seu trabalho, melhor compreensão do papel do designer na empresa e melhor entendimento/coordenação entre integrantes da mesma, o que leva a possíveis reduções de custos, melhores resultados e performances e clientes mais satisfeitos, ou seja, ajuda a criar valor para a empresa.
- O Estudo de Caso SONASURF ANGOLAPublication . de Sousa Tomé, Endy; Dias, ÁlvaroApoiando-se em diferentes fontes bibliográficas, pesquisas, análises, entrevistas e instruções adquiridas nas aulas, A presente dissertação de mestrado é um estudo de caso sobre a empresa SONASURF ANGOLA Empresa de Navegação e Apoio Marítimo Lda. constituída em 2001. O objetivo desta dissertação é identificar o impacto da crise do preço do petróleo na organização, essencialmente na fase de crise. A revisão da literatura começa por debater o conceito de internacionalização e focaliza-se nos modos de internacionalização de empresas. O estudo de caso foi efetuado através de entrevistas semiestruturadas aos diretores, a alguns colaboradores. As entrevistas foram organizadas com base na revisão da literatura, sendo consideradas como os pilares para análise e conclusão do nosso trabalho. Este trabalho combina a conjuntura teórica e prática. É verdade que, o comportamento económico não se pode, no nosso entender, ser explicado adequadamente por estudos especulativos sobre fenómenos sociais, político, naturais ou de apanágios de alguns sábios. A interacção social está constantemente em mutação, daí, a complexidade em ter uma resposta crua sobre a oscilação do mercado global. Por outro lado, a perspetiva económica e financeira dominam este trabalho.