INP - Dissertações Mestrado em Comunicação Integrada
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- As facetas da exteriorização da Identidade Organizacional através dos temas de comunicação – Estudo de caso: A Identidade Organizacional do Banco Santander TottaPublication . Viegas, Vanessa; Goulart Brandão, Nuno; Carvalho, SusanaNum mercado saturado de mensagens corporativas, ter uma identidade organizacional central, duradoura e distintiva é essencial para construir um capital reputacional duradouro, logo, cada vez mais as empresas comunicam no sentido fortalecer a sua imagem. Neste sentido, é importante de continuar desenvolver estudos sobre a identidade organizacional, que permita inclusive colmatar a fragmentação de opiniões e de entendimentos do conceito que ainda persistem. Do conhecimento já desenvolvido sobre o tema, destaca-se o modelo de Jean.-Nöel Kapferer (2000:38) a que chamou “Prisma da identidade” e nele organiza as seis facetas que constroem a identidade de uma organização. Dividindo verticalmente o prisma, o autor coloca de um lado, as facetas de maior interiorização da identidade e do outro, as de maior exteriorização (Físico, Relação e Reflexo), ou seja, estas três últimas são as mais visíveis e as que dão corpo à identidade. Este modelo teórico irá assim servir de base ao estudo de caso a realizar e viu-se no caso do Banco Santander Totta pertinência para aplicação do estudo. Considerando que o Banco já fez várias aquisições em todo mundo e no caso português houve uma decisão estratégica de incorporar parte do nome do banco adquirido (Banco Totta & Açores), com raízes marcadamente portuguesas, que ainda hoje se mantém, este estudo pretende verificar se a “portugalidade” que o caracterizava ainda está presente na identidade actual do Banco Santander Totta. O estudo incidirá também sobre análise das facetas de exteriorização da identidade organizacional do Banco Santander Totta, de modo a verificar se estas estão presentes de forma coerente nos temas de comunicação elegidos pela organização, durante o ano de 2012.
- Marcas e Eventos: a influência do local do evento para a construção e comunicação da marcaPublication . Ramalhoto, Filomena; Varela, Miguel; Lopes, PaulaO marketing tem vindo a ser desafiado no sentido de estabelecer cada vez mais um tipo de comunicação individual com o consumidor. Kotler (2003), na obra “Marketing de A a Z”, define Marketing como a função empresarial que mede necessidades e desejos e decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir os mercados pensando no cliente e para o cliente. O proliferar de marcas obriga a que as empresas promovam a diferenciação e o apelo ao consumidor/público-alvo de forma simbólica, levando a que a própria evolução do conceito de marketing se traduza no aparecimento da noção de marca (Aaker, 2001). Torna-se necessário desenvolver programas integrados de comunicação que contribuam para a determinação da imagem da marca que se quer forte e facilmente lembrada pelos consumidores. Considerando que os eventos têm vindo a ser destacados no plano de comunicação como uma forma eficaz de comunicar a marca, criando uma imagem positiva e sensações favoráveis da mesma, este trabalho de investigação pretende estudar de que forma o planeamento e escolha do local do evento poderá ser um factor determinante para a criação e comunicação da marca. O trabalho de investigação sobre o tema recorreu à aplicação de um questionário a ser aplicado aos organizadores de eventos no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para perceber qual a imagem que as empresas têm deste espaço e porque o escolheram para ser o palco do seu evento empresarial.
- A literacia financeira no contexto da responsabilidade social organizacional: O caso do Grupo Jerónimo MartinsPublication . Mousinho, Cláudia; Goulart Brandão, Nuno; Quintela, JoséEste estudo pretende reflectir sobre o papel das organizações na promoção da literacia financeira dos seus colaboradores, através da promoção de actividades de formação, enquadradas no âmbito das acções de responsabilidade social. Sabemos que um indivíduo que disponha de poucos recursos ou débeis conhecimentos, no que respeita a informação financeira, corre o sério risco de tomar decisões precipitadas e prejudiciais para a sua vida. Neste sentido, as acções de responsabilidade social criadas pelas organizações e especificamente direccionadas para a literacia financeira, surgem como parte de uma estratégia para as organizações enfrentarem as carências na educação financeira dos seus colaboradores, contribuindo desta forma para o enriquecimento dos seus conhecimentos. O conceito de responsabilidade social ainda não é consensual, no entanto, procurou-se através de uma revisão de literatura e da análise de diversos modelos explicativos, construir uma percepção sólida sobre a importância da sua aplicabilidade nas organizações. O aumento da complexidade dos produtos financeiros associada à crise económico financeira, não só em Portugal mas em todo o mundo, bem como, a necessidade de sensibilizar e alertar a população para a importância de alterar determinados comportamentos, são algumas das razões que explicam a proliferação de programas de educação financeira a nível mundial. A promoção da literacia financeira torna-se, de dia para dia, mais comum na realidade dos portugueses, os quais dispõem já de um Plano Nacional de Literacia Financeira, promovido pelas entidades reguladoras, nomeadamente o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal. Diariamente, deparamo-nos com o aparecimento de novas situações e experiências para as quais não existe histórico de preparação, como são por exemplo as situações de ruptura orçamental das famílias que, quando atingem proporções desgovernadas podem conduzir, em última instância, a situações de penhora dos seus bens ou declaração de insolvência, conceitos recentemente introduzidos na esfera jurídica portuguesa. Com este trabalho de investigação pretende-se analisar as acções de responsabilidade social no âmbito da literacia financeira, desenvolvidas nas empresa junto dos seus colaboradores, e a relevância que estas podem ter para o seu bem-estar e intuir alterações de comportamento identificáveis e mensuráveis. A investigação focalizou-se no estudo de caso “Faça Contas à Vida”, um projecto de responsabilidade social criado pelo Grupo Jerónimo Martins, uma das maiores e mais importantes organizações do tecido empresarial português, que integra o índice de PSI-20 da NYSE Euronext Lisbon, o principal índice de referência do mercado de capitais português. O Grupo Jerónimo Martins detém uma ampla tradição no que respeita à aplicação de acções de responsabilidade social junto dos seus colaboradores que, neste caso de estudo, em particular, incide sobre a cadeia de distribuição “Pingo Doce”.
- A Percepção e Construção do Valor da Marca através das Plataformas de Social Media - Estudo de Caso: a Marca Dolce VitaPublication . Pinheiro, Luísa; Goulart Brandão, NunoCom o aparecimento e desenvolvimento dos meios de comunicação digitais e das plataformas de Social Media, as marcas tiveram a oportunidade de se tornarem globais e de atingirem públicos e mercados até então impossíveis. Por sua vez, a comunicação digital veio alterar também o comportamento do consumidor, tornando-o mais activo e influente perante os outros consumidores, o mercado e as marcas. Ao mesmo tempo veio alterar o grau de notoriedade, lealdade, qualidade percebida, associações e outros activos da marca, importantes para a construção do valor da marca. Deste modo, a presente investigação tem como principal objectivo identificar de que forma, a comunicação realizada sob influência das plataformas digitais de Social Media (em especial o Facebook), tem impacto nas dimensões do brand equity, e consequentemente, na construção e percepção dos consumidores do valor da marca “Dolce Vita”.
- A perceção do valor da marca através da sua dimensão social - Estudo de caso: Marca EDP - Eletricidade de Portugal.Publication . Teixeira, Rui; Goulart Brandão, NunoO eventual crescimento de uma organização depende diretamente do resultado que a sua identificação representa para os seus clientes, e possíveis consumidores. Assim, passa pelo valor da marca a manutenção e existência sustentada. Desta forma, importa além da valorização tangível do património que a marca representa, um significado mais próximo sólido e duradouro. Além da efemeridade, do que pode significar um atributo mais tangível, acreditamos no estabelecimento fortalecido na relação cliente-fornecedor com a agregação de valores maiores visando desse modo, por acréscimo, a relação participativa, como nos sugere Kotler et al. (2011), na proposta do marketing 3.0, como um futuro participativo necessário. Assim, na procura da resposta quanto ao valor da dimensão social da marca EDP, como verdadeiro fator de diferenciação, propomo-nos a este estudo que pretende, com recurso a teorias sustentadas e a uma metodologia suportada dar resposta á questão e, desta forma, contribuir para um melhor, e mais completo, entendimento desta dimensão de valor da marca.
- A Comunicação na Administração Pública na Sociedade de Informação – Estudo de Caso: Segurança Social DiretaPublication . Vieira Serrão Ferreira, Vera; Goulart Brandão, NunoEste estudo, teve como objectivo averiguar se o serviço da Segurança Social Direta responde às necessidades e expectativas dos cidadãos utilizadores e se, como instrumento de comunicação disponibilizado pela Internet, potencia a participação ou interatividade entre cidadãos e Estado. O serviço Segurança Social Direta permite ao cidadão, a consulta do seu histórico contributivo, a alteração de algumas informações e o envio e/ou pedido de informações próprias do relacionamento com a Segurança Social. Esta interação é feita online e é apoiada por um “Call Center” e por um endereço de correio electrónico. A fundamentação deste estudo teve por base os modelos teóricos desenvolvidos por Andrew Chadwick e Christopher May que estudaram a interação entre Estados e cidadãos na era da Internet, nos EUA, Grã-Bretanha e União Europeia. Defendem que a comunicação entre o Estado e o Cidadão, pode ser analisada de acordo com as características de três modelos de interação, sendo eles, o modelo de gestão, o modelo consultivo e modelo participativo. O objetivo deste estudo foi perceber se na sociedade da informação, o serviço de Segurança Social Direta é um meio eficaz de comunicação entre Segurança Social e cidadão e se permite uma interação, ou mesmo a participação ativa do cidadão na Segurança Social.
- A Intranet como elemento de coesão e reforço da identidade corporativa - Estudo de caso: Media Capital RádiosPublication . Azevedo e Abreu da Silva Ferreira, Daniela; Goulart Brandão, NunoEste estudo teve como objetivo perceber se a Intranet do grupo Media Capital Rádios vai ao encontro das necessidades dos utilizadores, ou seja, o universo de colaboradores da empresa, ou se, em complemento, também visa e potencia a sua participação naquele que se entende por um sentimento de coesão e reforço da identidade corporativa. A Intranet MCR satisfaz algumas áreas como a pesquisa por benefícios e protocolos, bem como documentação relevante para os serviços de Recursos Humanos, além de permitir algum envolvimento nas restantes empresas que compõem o grupo, e entretenimento, através de passatempos. O ponto de partida do estudo é perceber se o colaborador é, ou pode vir a ser, parte mais ativa na estrutura comunicativa interna da empresa. Parte da fundamentação deste estudo assenta no modelo teórico de Palo Alto, descrito por Claude Duterme, que faz uma reflexão sobre a comunicação interna olhada do ponto de vista empresarial, ou seja, como um desafio de gestão e de intervenção na empresa, através dos seus atores. Para o autor, a comunicação é determinada pelo contexto em que se inscreve e toda a mensagem comporta, assim, dois níveis de significação. Durante a elaboração do estudo tive oportunidade de conhecer pessoalmente, em Portugal e na Holanda, Paul Corney e Stowe Boyd, respetivamente, dois dos autores aqui presentes e que transmitiram uma mensagem muito clara de como ferramentas como a Intranet podem contribuir para o crescimento de uma empresa e proporcionar uma melhor gestão de conhecimento, que acaba de se tornar na mais recente área a integrar os critérios de qualidade da ISO 9001(2015).
- Percepção do valor de marca através da comunicação digital de marketing - Estudo de Caso aplicado às consumidoras The Body Shop do Grupo LórealPublication . Bispo, Diana; Goulart Brandão, NunoCom o eclodir e o desenvolvimento dos media digitais, bem como das plataformas de social media tudo se alterou, mais concretamente a forma como as marcas comunicam com os seus públicos. Estas alterações levaram a que as empresas para serem bem-sucedidas no mercado, necessitem de ser mais competitivas, nomeadamente em perceber as alterações que existiram no comportamento do consumidor, assim como o impacto que os meios de comunicação digitais produzem na construção do valor da marca. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivo aferir em que medida a comunicação digital de marketing, através da página oficial de Facebook da The Body Shop, influencia a perceção do valor da marca The Body Shop por parte das consumidoras. Para analisar a relação do brand equity desta marca com a comunicação digital é utilizado como suporte metodológico o modelo concetual de Yoo et al. (2000, p.196).
- A Perceção da Identidade Organizacional e Identificação pelos Colaboradores da Administração Pública Portuguesa. Estudo de Caso: Instituto de Informática, I.P. do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança SocialPublication . Humberto Duarte Teixeira, Hugo; Goulart Brandão, NunoNa sociedade em rede, tecnológica e de ritmo acelerado em que vivemos, é vital para as organizações saberem comunicar bem e gerarem uma imagem positiva dos seus produtos e serviços. E de si próprias. A Administração Pública portuguesa não pode ser uma exceção a esta regra, se quiser valorizar os serviços que presta, melhorar a sua imagem pública e corresponder às expetativas dos cidadãos, cada vez mais informados e exigentes. Numa era em que a disseminação e democratização da tecnologia aumentou o poder dos cidadãos, tornando-os mais comunicantes do que nunca, e em que a oferta de produtos e serviços é cada vez mais semelhante e sofisticada, não é fácil às organizações salientarem-se. Na Administração Pública, a imagem desgastada, e muitas vezes negativa, dos serviços e colaboradores, não ajuda à valorização adequada dos novos serviços (eletrónicos) disponibilizados. Em qualquer dos casos, a comunicação integrada é fundamental e pode ser a essência da organização – os seus atributos centrais, diferenciadores e duradouros – a fazer a diferença na mente dos cidadãos. A presente dissertação insere-se assim num contexto em que a identidade organizacional ganha importância. A comunicação das organizações, públicas e privadas, é determinante para o sucesso e para a mobilização dos colaboradores. E as organizações só podem comunicar convenientemente e com eficácia se souberem quem são e quem desejam ser. Sendo fundamental que exista coerência e proximidade entre a identidade comunicada pela instituição e a identidade vivenciada pelos colaboradores. Através de um estudo de caso propusemo-nos abordar a identidade do Instituto de Informática do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, bem como o conceito, muito próximo, de identificação dos seus colaboradores com a Administração Pública.
- As Práticas de Comunicação Interna nas Organizações da Administração Pública em Portugal e a Valorização dos Seus Trabalhadores - estudo de caso: Projeto Showcasing 2015Publication . Alexandra dos Santos Freitas, Carla; Goulart Brandão, NunoCom esta dissertação pretendo identificar, destacar e analisar práticas de comunicação interna implementadas pelos organismos da Administração Pública portuguesa participantes no projeto “Showcasing de Valorização das Pessoas” e verificar de que forma essas práticas estão orientadas para a valorização dos seus trabalhadores. A importância da valorização das pessoas e a maior necessidade da sua motivação, designadamente em momentos de crise, como o que atravessámos nos últimos anos, é uma consciência geral da grande maioria dos trabalhadores e dirigentes. Ajudar a passar da consciência à prática é aquilo que me proponho fazer com este trabalho, dando a conhecer alguns conceitos, teorias e práticas em temas como a Cultura Organizacional, Liderança, Identidade, Responsabilidade Social e Comunicação Interna que, no seu conjunto, podem fazer a diferença numa Administração Pública que se almeja mais inovadora e criativa. É também objectivo desta dissertação destacar o que de bem e muito bem se faz na Administração Pública Portuguesa, analisando casos reais e estabelecendo uma relação entre a teoria e a prática.