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Dissertação | 7.89 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
Este estudo pretende reflectir sobre o papel das organizações na promoção da literacia
financeira dos seus colaboradores, através da promoção de actividades de formação,
enquadradas no âmbito das acções de responsabilidade social.
Sabemos que um indivíduo que disponha de poucos recursos ou débeis conhecimentos,
no que respeita a informação financeira, corre o sério risco de tomar decisões
precipitadas e prejudiciais para a sua vida. Neste sentido, as acções de responsabilidade
social criadas pelas organizações e especificamente direccionadas para a literacia
financeira, surgem como parte de uma estratégia para as organizações enfrentarem as
carências na educação financeira dos seus colaboradores, contribuindo desta forma para
o enriquecimento dos seus conhecimentos.
O conceito de responsabilidade social ainda não é consensual, no entanto, procurou-se
através de uma revisão de literatura e da análise de diversos modelos explicativos,
construir uma percepção sólida sobre a importância da sua aplicabilidade nas
organizações.
O aumento da complexidade dos produtos financeiros associada à crise económico
financeira, não só em Portugal mas em todo o mundo, bem como, a necessidade de
sensibilizar e alertar a população para a importância de alterar determinados
comportamentos, são algumas das razões que explicam a proliferação de programas de
educação financeira a nível mundial.
A promoção da literacia financeira torna-se, de dia para dia, mais comum na realidade dos
portugueses, os quais dispõem já de um Plano Nacional de Literacia Financeira,
promovido pelas entidades reguladoras, nomeadamente o Banco de Portugal, a
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal.
Diariamente, deparamo-nos com o aparecimento de novas situações e experiências para
as quais não existe histórico de preparação, como são por exemplo as situações de
ruptura orçamental das famílias que, quando atingem proporções desgovernadas podem conduzir, em última instância, a situações de penhora dos seus bens ou declaração de
insolvência, conceitos recentemente introduzidos na esfera jurídica portuguesa.
Com este trabalho de investigação pretende-se analisar as acções de responsabilidade
social no âmbito da literacia financeira, desenvolvidas nas empresa junto dos seus
colaboradores, e a relevância que estas podem ter para o seu bem-estar e intuir
alterações de comportamento identificáveis e mensuráveis.
A investigação focalizou-se no estudo de caso “Faça Contas à Vida”, um projecto de
responsabilidade social criado pelo Grupo Jerónimo Martins, uma das maiores e mais
importantes organizações do tecido empresarial português, que integra o índice de PSI-20
da NYSE Euronext Lisbon, o principal índice de referência do mercado de capitais
português. O Grupo Jerónimo Martins detém uma ampla tradição no que respeita à
aplicação de acções de responsabilidade social junto dos seus colaboradores que, neste
caso de estudo, em particular, incide sobre a cadeia de distribuição “Pingo Doce”.
Description
Keywords
Responsabilidade Social Organizacional Literacia Literacia Financeira Comunicação Financeira