Browsing by Issue Date, starting with "2013-09-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Marcas e Eventos: a influência do local do evento para a construção e comunicação da marcaPublication . Ramalhoto, Filomena; Varela, Miguel; Lopes, PaulaO marketing tem vindo a ser desafiado no sentido de estabelecer cada vez mais um tipo de comunicação individual com o consumidor. Kotler (2003), na obra “Marketing de A a Z”, define Marketing como a função empresarial que mede necessidades e desejos e decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir os mercados pensando no cliente e para o cliente. O proliferar de marcas obriga a que as empresas promovam a diferenciação e o apelo ao consumidor/público-alvo de forma simbólica, levando a que a própria evolução do conceito de marketing se traduza no aparecimento da noção de marca (Aaker, 2001). Torna-se necessário desenvolver programas integrados de comunicação que contribuam para a determinação da imagem da marca que se quer forte e facilmente lembrada pelos consumidores. Considerando que os eventos têm vindo a ser destacados no plano de comunicação como uma forma eficaz de comunicar a marca, criando uma imagem positiva e sensações favoráveis da mesma, este trabalho de investigação pretende estudar de que forma o planeamento e escolha do local do evento poderá ser um factor determinante para a criação e comunicação da marca. O trabalho de investigação sobre o tema recorreu à aplicação de um questionário a ser aplicado aos organizadores de eventos no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para perceber qual a imagem que as empresas têm deste espaço e porque o escolheram para ser o palco do seu evento empresarial.
- Os Valores de Vida e o Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho: Um Estudo com TrabalhadoresPublication . Goulão, Sara; Almeida, LeonorCom este estudo pretende-se caracterizar, em termos de valores de vida e dos níveis de conflito trabalho-família/família-trabalho, uma amostra de homens e mulheres trabalhadores portugueses, fazer o estudo comparativo das diferenças existentes com base nas variáveis género e ausência/presença de filhos bem como a análise da correlação existente entre as variáveis valores e conflito. Para a operacionalização das variáveis utilizaram-se as versões portuguesas do Life Values Inventory (LVY) (Almeida, 2006) e do Survey Work-Home Interaction (S.W.I.N.G.) (Pereira, 2009). Foi utilizada uma amostra de 430 trabalhadores portugueses, 202 do sexo Masculino e 228 do sexo Feminino com idades compreendidas entre os 21 e os 65 anos (M= 35,69; DP= 9,04). Os resultados sugerem haver uma relação entre os valores de vida e o conflito bidirecional trabalho-família, tendo-se obtido uma correlação positiva significativa entre alguns Valores de Vida e o Conflito Negativo Trabalho-Família, e entre o Conflito Negativo Família-Trabalho e o Conflito Positivo Família-Trabalho com todos os Valores de Vida, sendo estas correlações de baixa intensidade. Encontrou-se também diferenças significativas, a favor dos homens, no que concerne à diferença de prioridades dados aos valores de vida por homens e mulheres.
- Relatório Profissional na Área de Planeamento de Meios e Audiências em PortugalPublication . de Matos Lourenço Bento, Isabel Maria; Varela, MiguelO desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação alteraram comportamentos e geraram novos contextos de complexidade para o planeamento e para a medição de audiências. A medição de audiências representa uma ferramenta de planeamento essencial, tendo em consideração que permite a recolha de informação útil e em tempo real, sobre a receptividade das programações transmitidas, nalguns meios de comunicação e legitima os valores praticados nas negociações de venda de publicidade, de tempo ou espaço. Neste sentido, o presente relatório profissional enquadra conceptualmente a função de planeamento de meios e medição de audiências, e visa sensibilizar os responsáveis destas áreas para a importância da existência de estudos diários e credíveis, enquanto ferramentas de apoio à tomada de decisão. A polémica instalada no seguimento da abertura do Concurso para medição de audiências em Portugal lançado pela CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios reforçou a necessidade de reflexão sobre o Tema. Tratando-se de um relatório profissional destaca-se o percurso profissional, da candidata, salientando a experiência acumulada nas empresas onde colaborou e a experiência académica enquanto docente.
- Valores e Criatividade em Trabalhadores Portugueses e os de Origem PALOP em Portugal – Um Estudo Transcultural –Publication . Arone, Alda Luciano; Almeida, LeonorO objectivo Geral desta dissertação consiste em caracterizar uma amostra de trabalhadores portugueses e trabalhadores dos Países Africanos de língua Oficial Portuguesa (PALOPS) residentes em Portugal em termos de valores de vida prioritários e níveis de criatividade. Pretende-se ainda fazer o estudo comparativo dos valores e níveis de criatividade considerando as variáveis nacionalidade e sexo. Este estudo insere-se no âmbito exploratório sobre uma amostra de 130 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 71 são Portugueses e os restantes 59 são originários dos PALOPS. Para operacionalizar a variável valores será utilizado como instrumento o Inventario de Valores de vida, (LVI- Life Values Inventory), na perspectiva quantitativa desenvolvido por Crace e Brown (1996), na sua versão portuguesa (Almeida, 2006). Para operacionalização da variável criatividade será utilizado o TCT-DP (Test for Creative Thinking – Drawing Prodution) desenvolvido por Urban e Jellen (1996). Quanto aos principais resultados deste estudo, foram considerados valores prioritários para ambos os grupos – a Responsabilidade, Realização, Preocupação com os outros, e Preocupação com o ambiente, e foi possível encontrar diferenças estatisticamente significativas nos valores – Responsabilidade, Realização, Preocupação com os outros, e Independência. No que respeita os níveis de criatividade, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os trabalhadores Portugueses e os PALOPS.