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- A Percepção e Construção do Valor da Marca através das Plataformas de Social Media - Estudo de Caso: a Marca Dolce VitaPublication . Pinheiro, Luísa; Goulart Brandão, NunoCom o aparecimento e desenvolvimento dos meios de comunicação digitais e das plataformas de Social Media, as marcas tiveram a oportunidade de se tornarem globais e de atingirem públicos e mercados até então impossíveis. Por sua vez, a comunicação digital veio alterar também o comportamento do consumidor, tornando-o mais activo e influente perante os outros consumidores, o mercado e as marcas. Ao mesmo tempo veio alterar o grau de notoriedade, lealdade, qualidade percebida, associações e outros activos da marca, importantes para a construção do valor da marca. Deste modo, a presente investigação tem como principal objectivo identificar de que forma, a comunicação realizada sob influência das plataformas digitais de Social Media (em especial o Facebook), tem impacto nas dimensões do brand equity, e consequentemente, na construção e percepção dos consumidores do valor da marca “Dolce Vita”.
- A perceção do valor da marca através da sua dimensão social - Estudo de caso: Marca EDP - Eletricidade de Portugal.Publication . Teixeira, Rui; Goulart Brandão, NunoO eventual crescimento de uma organização depende diretamente do resultado que a sua identificação representa para os seus clientes, e possíveis consumidores. Assim, passa pelo valor da marca a manutenção e existência sustentada. Desta forma, importa além da valorização tangível do património que a marca representa, um significado mais próximo sólido e duradouro. Além da efemeridade, do que pode significar um atributo mais tangível, acreditamos no estabelecimento fortalecido na relação cliente-fornecedor com a agregação de valores maiores visando desse modo, por acréscimo, a relação participativa, como nos sugere Kotler et al. (2011), na proposta do marketing 3.0, como um futuro participativo necessário. Assim, na procura da resposta quanto ao valor da dimensão social da marca EDP, como verdadeiro fator de diferenciação, propomo-nos a este estudo que pretende, com recurso a teorias sustentadas e a uma metodologia suportada dar resposta á questão e, desta forma, contribuir para um melhor, e mais completo, entendimento desta dimensão de valor da marca.
- De mãos dadas ao encontro das Necessidades Educativas Especiais - Cooperação entre professoresPublication . Batalha Pires, Sónia Maria
- Amplificador de guitarra eléctrica. Projecto de produtoPublication . Marques, DavidA atribuição de valor ao produto na era da produção industrial assenta em pressupostos que vão além da simples transformação da matéria-prima e a função específica do produto. Num contexto de produção industrial transladado para fora da Europa, a industria, hoje, enfrenta novos desafios na projectação de produtos para um mercado global e complexo. Este projecto, para além de configurar um amplificador de guitarra eléctrica em contexto de produção nacional, documenta a articulação entre design e unidade de produção, apresentando um processo específico de criação de valor, atribuindo ao papel do design a mediação entre projecto e utilizadores, assim como a avaliação de performance, projecto de produto articulado com o parque industrial e prototipagem de um objecto no contexto estético-funcional específico do mercado profissional local. O desenvolvimento do projecto assenta no estudo dos processos de produção, auscultação de tendências e referências do mercado, integração do utilizador no processo de geração de ideias, melhoria e optimização dos processos de produção específicas a este projecto.
- Musicoterapia Orff nas Dificuldades de Aprendizagem Especificas - Um estudo de casoPublication . Miranda Mendes, Paula Susana
- Falar de identidade da cidade: um projecto de desenho para a identidade visual do município de EsposendePublication . Cardoso, JoséA Identidade constitui uma importante disciplina do Design de Comunicação e assume, cada vez mais, significante preponderância no contexto da representação institucional. Surge, primeiramente, enquanto manifestação instintiva do Homem que, vivendo em comunidade, marca para se distinguir e se mostrar proprietário, autor ou emissor. A transversalidade deste comportamento acompanha-nos até às sociedades contemporâneas onde estabelecemos, entre as instituições e a comunidade, padrões de comunicação distintos na origem e através de interfaces de estímulo sensorial - a visão, o som, o cheiro e o espaço. Consequentemente, os novos modelos sociais implicam-nos em dinâmicas de aculturação global que, aparentemente, nos afastam de hábitos, ideias e tradições específicas da natureza patrimonial afecta ao universo geográfico onde habitamos. Neste contexto, o trabalho apresentado propõe um projecto de identidade visual para o município de Esposende alicerçado pela realização de um estudo prévio que reflecte sobre etapas importantes da disciplina tais como: a origem, o desenvolvimento, a terminologia e conceitos circunscritos ao universo da gestão da marca institucional. Paralelamente, é sugerido um olhar sobre o passado, o presente sócio-cultural, o folclore e expressões de tradição popular locais relevantes para o desenvolvimento da etapa projectual. Entendemos, assim, que seriam estes vectores directivos para uma interlocução lúcida da solução apresentada e fundamento de um projecto de identidade visual para instituições de carácter regional. No documento é ainda descrita uma narrativa gráfica que procuramos construir com base em valores de solidez, modernidade e coerência de comunicação para a Câmara Municipal de Esposende perspectivando o desenvolvimento e o reconhecimento linguístico junto da comunidade local.
- A Inteligência Competitiva como fonte para a InovaçãoPublication . Pesqueira, António Miguel Barreiras; Sousa, Maria José
- O Stress Parental em pais de crianças com perturbações do Espetro do AutismoPublication . Pereira Martins, Vera Mónica
- Planeamento e Controlo de GestãoPublication . Beirão Bravo, Nuno Miguel; Varela, Miguel; Rodrigues, JoséEste trabalho é realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Estratégia de Investimento e Internacionalização, recaindo o foco do Estágio Curricular na Área do Planeamento e Controlo de Gestão. Com a sua elaboração, pretende-se refletir o percurso e o método de trabalho desenvolvidos, os resultados alcançados, assim como a posterior análise e reflexão acerca das competências desenvolvidas, estimuladas e empreendidas, e experiências vividas. De 2003 à data, a empresa de acolhimento tem evidenciado uma evolução notável ao nível do seu desempenho operacional, comunicacional e das suas políticas para a qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social, com expressiva repercussão nos seus resultados e imagem. O processo de reestruturação dos Transportes, levada a cabo pelo XIX Governo Constitucional de Portugal, dota o Estágio Curricular de adicional interesse pelo processo pioneiro de fusão entre empresas de Mobilidade Pública, designadamente a empresa de acolhimento e outra empresa de grande dimensão do sector. A concetualização sobre a área de desenvolvimento do Estágio Curricular permite compreender a importância e o papel da Gestão Financeira e do Planeamento e Controlo de Gestão para a Gestão enquanto Ciência Económica, e para a gestão da empresa de acolhimento, enquanto ferramentas de administração.
- Produtos farmacêuticos para animais de companhia - Estudo de Caso: As opções de compra em lares do concelho de OeirasPublication . de Matos Bento, Ana Beatriz; Brandão, NunoA presença dos animais de companhia nos lares Portugueses é uma realidade cada vez mais significativa e que carece de uma maior consciencialização, sobre a pro-blemática dos parasitas externos e suas formas de controlo. A prevenção é a chave principal e a maneira mais fácil de diminuir a hipótese das infestações e transmissão de doenças. O aumento das temperaturas, o aumento do número de animais de companhia e o acréscimo na mobilidade dos cidadãos, são factores que todos os dias potenciam a proliferação de parasitas externos, que comprometem o bem-estar e a saúde de animais e de seres humanos. Esta dissertação de Mestrado investiga e concentra-se nos parasitas externos dos animais de companhia, nas práticas utilizadas e no processo de decisão de compra dos desparasitantes externos para o cão. O levantamento de dados foi realizado através de questionário estruturado construído para o efeito, e alvo de tratamento estatístico adequado. Tendo em consideração a informação recolhida juntos dos proprietários dos animais de companhia – cão, no Concelho de Oeiras, maioritariamente são Mulheres (58,64%), com habilitações ao nível da licenciatura, com idades compreendidas en-tre 45-54 anos. Sobre o animal de companhia – cão, destaca-se a faixa etária de 3-5 anos, sendo privilegiada a raça de porte médio (48%). Confirma-se que existe uma maior preocupação com a desparasitação externa (84%), face à desparasitação in-terna (76%). A maior influência na decisão de compra dos desparasitantes externos é dos Veterinários (53%) seguida do efeito da confiança na utilização do produto (13%) e do efeito de passa-palavra (11%). O local preferencial de compra é a Clíni-ca Veterinária (40%), seguida das Farmácias (31%), Pet-Shop (19%) e Grandes Su-perfícies (10%). Verificou-se a necessidade de implementação de um sistema de gestão de informa-ção para o mercado da Saúde Animal, à semelhança dos sistemas já existentes na saúde humana, face à pertinência do tema e seus impactos tanto económicos como na Saúde Publica.