ESEF - Trabalhos de Projeto
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Recent Submissions
- A Interferência Parental no Contexto Escolar: Impacto no Bem-Estar Docente e Estratégias de Gestão de ComportamentosPublication . Lúcia de Jesus Andrade Reis e BarataEste estudo investigou a complexa relação entre o envolvimento parental, o bem-estar e a satisfação profissional dos professores em Portugal, com o objetivo de identificar desafios e oportunidades para promover uma colaboração mais eficaz entre encarregados de educação e docentes. Através de um questionário, exploraram-se as perceções dos professores sobre a interferência parental, as estratégias de gestão de conflitos implementadas pelas escolas e a cultura escolar prevalecente. Os resultados indicam que a interferência parental afeta negativamente o bem-estar dos professores, sendo que 90,6% dos inquiridos indicam ter percecionado intervenções desajustadas dos encarregados de educação nas decisões pedagógicas. Além disso, 64,7% assinalam que essas interferências comprometem o seu bem-estar profissional, com respostas que variam entre “Nunca” e “Frequentemente/Sempre”. Apenas 8,2% consideram que as escolas possuem políticas eficazes para lidar com estas situações. A cultura escolar e o respeito pelo papel do professor também se revelam problemáticos, sendo que apenas 15,3% dos docentes inquiridos indicam que os encarregados de educação respeitam “Frequentemente/Sempre” a função do diretor de turma. O estudo destaca a necessidade urgente de implementar estratégias eficazes para gerir a interferência parental, promover uma comunicação construtiva entre escola e família e proporcionar apoio adequado aos professores.
- Feedback na Avaliação Formativa: Perceções e Impacto na Autorregulação dos AlunosPublication . Mário Augusto de Velasco LopesMuitas escolas nos dias de hoje, são confrontadas com problemas de insucesso escolar, revela-se para nós, ser muito pertinente perceber se no contexto das práticas de avaliação utilizadas, estas estão centradas numa avaliação para as aprendizagens (formativa) que fornece informação (feedback) aos alunos, que os envolve e regula a sua aprendizagem, ou numa prática sumativa. O Agrupamento em estudo, situa-se na área metropolitana de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, inserido num meio social médio-baixo. Iremos retratar neste estudo, de uma forma exploratória e descritiva, os modos como os alunos percecionam e utilizam o feedback gerado pela avaliação formativa nas tarefas/atividades escolares, mas principalmente aquilo que os alunos retiram dessas práticas, na perspetiva da melhoria das suas aprendizagens e sua autorregulação. O procedimento metodológico adotado enquadra-se num estudo de caso com uma abordagem quantitativa e descritiva, utilizamos um método de amostragem probabilístico simples e aleatório com recurso ao inquérito por questionário e a observação documental. Como ferramenta para o tratamento dos dados utilizamos o Microsoft Excel com recurso ao cálculo da média ponderada e do desvio padrão em cada questão. Os resultados obtidos evidenciam que as diferentes práticas de avaliação formativa não se encontram generalizadas, são pouco consistentes, e produzem baixos impactos na melhoria das aprendizagens e nos processos de autorregulação dos alunos. A utilidade e a compreensão do feedback gerado nas diferentes práticas e a frequência da sua utilização são dois fatores cruciais para a alteração do contexto atual de insucesso escolar que persiste no Agrupamento.
- O Impacto da Liderança na construção de uma Escola InclusivaPublication . Ana Isabel Pinto TeixeiraNum contexto marcado pela crescente diversidade nas escolas e pela consolidação de políticas orientadas para a educação inclusiva, a liderança escolar revela-se um elemento fulcral na concretização de práticas pedagógicas equitativas e inclusivas. O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da liderança do diretor na construção de uma escola inclusiva. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, desenvolvido no Agrupamento de Escolas XZ. A recolha de dados envolveu a aplicação de um questionário a docentes do Agrupamento, a realização de entrevistas semiestruturadas a elementos da equipa de liderança e a análise documental de instrumentos de gestão escolar. Os dados foram tratados através de técnicas de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Os resultados obtidos evidenciam um reconhecimento generalizado, por parte da comunidade escolar, da influência positiva da liderança do diretor na promoção de uma cultura organizacional inclusiva. Verificou-se um alinhamento consistente entre o discurso da liderança e os princípios orientadores das políticas educativas nacionais, embora tenham sido identificadas limitações na concretização de algumas medidas, sobretudo devido à insuficiência de recursos e à necessidade de formação contínua. Os docentes destacam como práticas mais valorizadas a escuta ativa, a promoção do trabalho colaborativo, o incentivo à inovação pedagógica e a mobilização para objetivos partilhados. Os dados reforçam a importância de uma liderança pedagógica ética, participativa e colaborativa na consolidação de uma escola inclusiva, apontando para a necessidade de investimento na formação de todos os intervenientes e na criação de condições organizacionais ajustadas à diversidade.
- A Influência do Diretor no Conselho Pedagógico: Exercicio da LiderançaPublication . Lúcia Maria Pereira GonçalvesTomando em consideração a legislação portuguesa, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, em que é destacado, na subsecção III, o Conselho Pedagógico, realizou-se um estudo de caso que teve como objetivo principal analisar como a atuação do Diretor influencia as deliberações do Conselho Pedagógico, a partir da perceção dos elementos que constituem o órgão, constituído por 16 membros. Os dados foram recolhidos através do instrumento inquérito por entrevista, sendo as entrevistas semiestruturadas realizadas a três elementos do órgão. Estas foram complementadas com as notas descritivas. A validação o discurso dos professores nas entrevistas foi efetuada através da análise documental das últimas cinco atas do CP. Os resultados obtidos, com recurso à abordagem qualitativa através da análise de conteúdo, permitem concluir que o Diretor exerce uma liderança democrática e transformacional, ao motivar e promover a participação ativa de todos os professores, ao fomentar o respeito pela diferença de ideias e opiniões e ao compartilhar positivamente as deliberações, o que converge para a mudança de paradigma na escola. Palavras-chave: Conselho Pedagógico; liderança; influência; deliberação
- Liderança e Inteligência Emocional na Gestão Escolar no Sotavento AlgarvioPublication . Nuno Miguel Ferreira Rua de Oliveira BaptistaEsta dissertaça o investiga a relaça o entre Liderança Escolar e Intelige ncia Emocional no Sotavento Algarvio, analisando o seu impacto na gesta o, no clima organizacional e no desempenho acade mico. Adotando uma abordagem mista, conclui-se que a Liderança Transformacional, baseada na empatia e na regulaça o emocional, promove ambientes mais colaborativos e motivadores. Os diretores mais jovens privilegiam o envolvimento emocional, enquanto os mais experientes adotam abordagens estruturadas. Destacam-se estrate gias como a Formaça o Contí nua e a integraça o de valores e ticos na gesta o. A Intelige ncia Emocional revela-se essencial na mediaça o de conflitos, na comunicaça o institucional e no sucesso acade mico, reforçando a necessidade de capacitaça o de lí deres escolares.
- PERFIL TECNOLÓGICO DOS DIRETORES DE ESCOLA, SUA INFLUÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DAS TICPublication . Magueta, FátimaA presente investigação procura relacionar o perfil tecnológico dos diretores de Agrupamento de escolas (AE) / escolas não agrupadas (ENA) portuguesas e a sua influência na utilização das TIC através do estudo dos níveis de proficiência na utilização das tecnologias digitais pelos diretores dos AE / ENA e a utilização das TIC no AE / ENA, relacionando os resultados posteriormente. O estudo teve por base uma análise metodológica quantitativa, cuja recolha de dados teve como participantes 32 diretores de AE / ENA. O processo de recolha de dados cingiu-se a aplicação de um único instrumento disponibilizado online, nível de proficiência no uso das tecnologias por parte dos diretores escolares e a apropriação das TIC dos seus AE / ENA. Os resultados evidenciaram que os diretores de AE / ENA têm maioritariamente scores médios elevados no sentido de autoeficácia na atuação com as tecnologias digitais e a utilização das TIC nos AE/ENA revelam percentagens elevadas
- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES E OPÇÕES CURRICULARES DA ESCOLAPublication . Mesquita, PaulaO presente estudo visa identificar e aprofundar de que forma são integradas as vozes dos alunos na definição das prioridades e opções curriculares estruturantes da Escola. Partiu-se do quadro normativo que regula as políticas públicas de Educação, complementado pela pesquisa bibliográfica de autores e estudos de referência nesta temática. Este estudo, de carácter exploratório, enquadra-se numa investigação qualitativa, uma vez, que se procura compreender e analisar a realidade social e escolar a partir das conceções e práticas de participação das crianças e alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena (AEA). Para tal recorreu-se aos documentos orientadores do AEA e à realização de uma entrevista à Diretora. Posteriormente procedeu-se à triangulação dos dados recolhidos através da análise de conteúdo. Conclui-se que a Voz dos Alunos assume uma importância significativa, havendo por parte das lideranças uma intencionalidade clara e objetiva em promover, quanto mais precocemente possível, a participação dos alunos em diferentes contextos e âmbitos da Vida do Agrupamento.