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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo investigou a complexa relação entre o envolvimento parental, o bem-estar e a satisfação profissional dos professores em Portugal, com o objetivo de identificar desafios e oportunidades para promover uma colaboração mais eficaz entre encarregados de educação e docentes. Através de um questionário, exploraram-se as perceções dos professores sobre a interferência parental, as estratégias de gestão de conflitos implementadas pelas escolas e a cultura escolar prevalecente. Os resultados indicam que a interferência parental afeta negativamente o bem-estar dos professores, sendo que 90,6% dos inquiridos indicam ter percecionado intervenções desajustadas dos encarregados de educação nas decisões pedagógicas. Além disso, 64,7% assinalam que essas interferências comprometem o seu bem-estar profissional, com respostas que variam entre “Nunca” e “Frequentemente/Sempre”. Apenas 8,2% consideram que as escolas possuem políticas eficazes para lidar com estas situações. A cultura escolar e o respeito pelo papel do professor também se revelam problemáticos, sendo que apenas 15,3% dos docentes inquiridos indicam que os encarregados de educação respeitam “Frequentemente/Sempre” a função do diretor de turma. O estudo destaca a necessidade urgente de implementar estratégias eficazes para gerir a interferência parental, promover uma comunicação construtiva entre escola e família e proporcionar apoio adequado aos professores.
