Browsing by Issue Date, starting with "2022"
Now showing 1 - 10 of 3529
Results Per Page
Sort Options
- O Voluntariado nas IES Nacionais: Práticas de Gestão no Instituto Politécnico de TomarPublication . Marques, C. G.; Monteiro, Helena; Ferreira, Isabel; Cartaxo, Marco; C. Martins; C. Ribeiro; A. S. Rodrigues; A. Teixeira; M. Jerónimo; R. M. RochaAs Instituições de Ensino Superior para além de agentes de transmissão de conhecimento científico, também devem contribuir para o desenvolvimento de qualidades humanas e de competências sociais dos seus estudantes, de modo a se tornarem cidadãos mais ativos e conscientes. No contexto do Ensino Superior, a prática de voluntariado tem sido estudada, e tem sido demonstrado que os seus estudantes saem beneficiados com tal atividade (Fortunato, 2019; Martins, 2015; Moore & Allen, 1996; Taveira, 2001). A participação em ações de voluntariado poderá contribuir para uma educação e formação de excelência, pois permitirá desenvolver competências pessoais e interpessoais, desenvolver o espírito de solidariedade e atitudes de cidadania; aumentar a rede de contactos pessoais e profissionais, ajudar as instituições da comunidade envolvente e enriquecer o curriculum vitae dos estudantes. Ao mesmo tempo, o voluntariado potencia aprendizagens não formais e informais, constituindo um veículo promotor de empregabilidade e um contributo importante para a intervenção em problemas sociais contemporâneos, como o desemprego ou a formação (Rego, 2017). Neste capítulo apresentamos as práticas de gestão do voluntariado implementadas no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), uma instituição de ensino superior politécnico, dotada de valências nas áreas das artes, das engenharias, da gestão, das tecnologias, do design, da comunicação e das artes da imagem. O IPT é constituído por 3 escolas: Escola Superior de Gestão de Tomar, Escola Superior de Tecnologia de Tomar e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e está localizado no centro de Portugal, mais concretamente, na região do Médio Tejo.
- Conceção de máquina de corte de barras energéticasPublication . Gonçalves, Marcos Felipe Almeida Neves; Chaparro, Bruno Miguel SantanaAs barras energéticas são bastante úteis quando necessitamos de energia rápida, desta forma a indústria alimentar tem vindo a apostar na sua produção e comercialização visto que há cada vez mais procura no mercado por ser um alimento prático e saudável. O presente projeto, foi desenvolvido na empresa HJDP – Alimentar, e tem como objetivo a conceção de um equipamento de corte de barras energéticas para indústria alimentar (confeitarias). O equipamento desenvolvido pretende suprimir as necessidades do cliente, garantindo um produto fiável, seguro e autónomo, fazendo cumprir as normas de segurança de máquinas NP EN ISO 121000 2018 assim como os requisitos descritos na Diretiva n.º 2006/42/CE, transposta no Decreto-Lei n.º 103/2008 de 24 de junho. Foi conduzida uma revisão bibliográfica, com temáticas importantes que serviu de base para realização deste projeto. O equipamento foi desenvolvido com recurso ao software CAD SolidWorks, que possibilitou a modelação e simulação dos componentes que integram o produto. Com base no trabalho desenvolvido, foi possível obter um produto de fácil fabrico, manutenção, e mais importante ainda, seguro, fiável, de custo relativamente baixo possibilitando ao cliente utilizar uma máquina autónoma com vida útil prolongada, adequada para o local de trabalho com menor risco de acidente para os operadores assim como a segurança alimentar.
- The upper paleolithic rock art in the Tagus Valley Rock Art Complex ( context, style and chronologyPublication . Danelatos, Dionysios; Garcês, Sara; Pereira, TelmoEsta dissertação apresenta um quadro metodológico de estudo das gravuras rupestres do Vale do Ocreza, que pertence ao Complexo de Arte Rupestre do Tejo de Portugal. Actualmente é a única área em todo o complexo com representações paleolíticas de animais confirmadas. Tenta-se uma aproximação cronológica de um painel recentemente descoberto, ao mesmo tempo que se faz uma revisão de um outro painel com uma única figura, previamente encontrada na mesma área, a fim de averiguar possíveis relações entre os dois painéis. Como resultado da ausência de datações diretass, o método de datação que é usado inevitavelmente é o da comparação estilística. Foram procurados paralelos estilísticos nos principais locais com arte rupestre do Paleolítica Superior da Península Ibérica, com foco no seu setor ocidental. Em paralelo, é discutido o caso da sincronia entre as figuras. Dados preliminares apontam a favor de uma cronologia paleolítica (Gravetense-Solutreinse). Com exceção das questões de datação, outra questão parece ser a identificação da espécie. Relativamente ao novo painel, na ausência de características para a identificação das espécies, é realizada uma análise morfológica para informar sobre os possíveis animais representados. Finalmente, o contexto cultural dos grupos culturais associados ao Paleolítico Superior do ocidente da Península Ibérica e a utilização de rochas metamórficas para a criação de arte rupestre são brevemente examinados para compreender melhor o contexto geral e o comportamento dos artistas pré-históricos.
- Escala de comportamentos contraproducentes em teletrabalho para a população portuguesaPublication . Martins, Sara Marisa Duarte; Junça, AnaAtualmente tem-se assistido, cada vez mais, ao crescimento do teletrabalho, que foi impulsionado com o surgimento da pandemia da Covid-19, obrigando grande parte da força de trabalho a trabalhar nesse regime de trabalho. Um dos grandes problemas que os gestores enfrentam são os comportamentos contraproducentes. No entanto, apesar da sua importância, estudos que abordem estes comportamentos em contexto de teletrabalho são escassos. Em teletrabalho, o colaborador não está na organização, logo é natural que os seus comportamentos contraproducentes se manifestem de diferentes formas. A pandemia e a consequente obrigatoriedade do teletrabalho como forma de reduzir a propagação do vírus evidenciou a falta de estudos sobre os comportamentos contraproducentes em teletrabalho. Como tal, o objetivo deste estudo foi desenvolver e validar a Escala de Comportamentos Contraproducentes em Teletrabalho (ECCT). Este estudo teve várias etapas. Primeiro, com base na análise de cinco medidas já existentes de comportamentos contraproducentes, identificaram-se 49 itens, divididos por oito categorias de comportamentos contraproducentes. Esta análise deu origem à ECCT de partida. Seguidamente, apresentou-se a escala a um investigador e a dois painéis de especialistas diferentes o que levou à remoção de alguns itens identificados previamente, resultando numa escala com 19 itens. Foi feito um pré-teste junto de 50 indivíduos que revelou não ser necessário fazer mudanças. Como tal, a ECCT inclui 19 itens que mediam três tipos de comportamentos contraproducentes: comportamento abusivo e desviante (oito itens); má gestão/uso do tempo (seis itens) e; comportamentos de retirada (cinco itens). Por fim, testou-se a escala numa amostra de 350 teletrabalhadores. Os resultados das análises fatoriais exploratória e confirmatória evidenciaram a validade fatorial da ECCT. Os resultados mostraram ainda a validade convergente, discriminante e de critério da escala, bem como a sua elevada fiabilidade. Assim, a ECCT parece ser uma medida válida para medir os comportamentos contraproducentes em teletrabalho no contexto português. Além disso, pode ser um instrumento útil para os gestores identificarem a existência ou frequência deste tipo de comportamentos e tomarem medidas interventivas ou preventivas face aos mesmos
- Desenvolvimento de projeto em desenho avançado de circuitos impressos SMT com arquitetura computacionalPublication . Narciso, Ricardo Ervideira Marques; Guilherme, Jorge; Luís, BrunoO projeto ao qual este relatório se refere consiste na atualização dos componentes eletrónicos de uma carta de medição de sinais analógicos (sinais com valores reais, teóricos, etc.) referente a uma UCC (Unidade Central de Controlo) de uma automotora elétrica. Um novo circuito impresso foi desenvolvido, com recurso a componentes atuais do tipo SMD (Surface Mount Device), para que reproduza fielmente todas as funcionalidades da carta eletrónica original, e cumprindo ainda todas as regras e medidas de segurança que são exigidas pelas normas eletrotécnicas ferroviárias. O primeiro processo foi desenvolver uma metodologia para garantir o funcionamento correto da carta, com todos os sinais de entrada dentro da gama admissível e a sua respetiva correspondência nas saídas da carta eletrónica, por vezes dentro dos seus parâmetros nominais de funcionamento, seguindo posteriormente para um método de análise comparativa entre simulações teóricas e testes práticos no laboratório. Utilizando o simulador LTspice, foram desenvolvidos sinais e parâmetros de funcionamento mínimos e máximos, aceitáveis pelos componentes eletrónicos ligados nas entradas da própria carta eletrónica de forma a poderem ser comprovados na carta eletrónica original. Os resultados de simulação foram comparados com os resultados experimentais, recorrendo à carta eletrónica original em perfeito estado de funcionamento, utilizando vários equipamentos, tais como fontes de alimentação, gerador de sinal, osciloscópio e, multímetro. A metodologia implementada foi submeter as entradas da carta eletrónica aos parâmetros mínimos e máximos admissíveis dos seus componentes, conforme a simulação realizada no LTspice. No decurso deste projeto foram utilizados outros softwares de desenho para esquemas eletrónicos e para circuitos impressos, sendo que um dos mais avançados do mercado, que é disponibilizado de forma gratuita, é o programa computacional de código aberto designado de KiCad. Este programa foi especialmente desenvolvido para projetos Desenvolvimento de Projeto em Desenho Avançado de Circuitos Impressos SMT eletrónicos assistidos por computador com o objetivo de facilitar o desenho dos esquemáticos, a conceção do desenho de PCB e a criação de layouts (visualização de componentes e pistas numa placa de circuito impresso), netlists (descrição das conectividades de um circuito eletrónico), ficheiros Gerber (open ASCII vector format) e ficheiros BOM (Bill of Materials), e ainda as suas capacidades de exportação automática para CNC (código de comando numérico) para o fabrico de novas cartas eletrónicas com recurso às técnicas avançadas de maquinação e implementação de componentes por parte do fabricante.
- Qual o impacto da liderança na relação entre a personalidade e o bem-estar?Publication . Ferreira, Andreia Camaz; Junça, AnaA autoliderança é um constructo que, recentemente, tem sido visto como relevante para a vida no trabalho devido à capacidade de autorregulação do indivíduo e, como tal, tem sido identificado com um recurso autorregulatório crucial para o bem-estar. Contudo, estudos que explorem os antecedentes da autoliderança são escassos. Como tal, este estudo pretendeu desenvolver o conhecimento acerca deste tópico. Com base na Teoria da Conservação de Recursos, definiram-se dois objetivos: (1) analisar o efeito indireto da personalidade (Big-5: extroversão, conscienciosidade, amabilidade, abertura e neuroticismo) no bem-estar através da autoliderança; e (2) testar a moderação da eficácia percebida da liderança na relação indireta entre a personalidade e o bem-estar via autoliderança. Para testar as hipóteses, foram recolhidos dados através de uma amostra não probabilística, por conveniência, a adultos trabalhadores. Como o bem-estar e a autoliderança são construtos dinâmicos realizou-se um estudo longitudinal com recolhas de dados em três momentos, ao longo de três meses (com um espaço de um mês entre recolhas). Os resultados multinível mostraram que todos os traços Big-5 influenciaram o bem-estar através da autoliderança, contudo apenas no nível intra-individual de análise e não no nível inter-individual. Os resultados mostraram ainda que o efeito indireto era moderado pela perceção de eficácia do líder, de tal forma que este era mais forte quando os indivíduos tinham líderes percebidos como menos eficazes (versus mais eficazes). Assim, com base nos resultados pode concluir-se que a autoliderança parece ser um processo através do qual os Big-5 influenciam o bem-estar do indivíduo. Por outro lado, pode concluir-se que, quando os traços dos Big-5 são mais fracos, a autoliderança aumenta se houver um líder percebido como eficaz, esta necessidade parece ser reduzida à medida que os big-5 (extroversão, amabilidade, conscienciosidade e abertura) vão aumentando. Ou seja, parece que quando há algo externo (ao indivíduo) que o regula, menos necessidade tem este de se auto-regular. Os resultados deste estudo permitem às organizações e líderes melhorar o bem-estar dos seus trabalhadores através da compreensão dos seus recursos pessoais. Estas diferenças individuais fazem com que uma mesma ação do líder seja vista e interpretada de diferentes formas, influenciando a eficácia da liderança e o bem-estar do trabalhador. Estas diferenças deverão então servir de guia para que o líder seja capaz de adaptar a sua liderança a cada um dos seus liderados, para aumentar o bem estar individual
- Problemática do Turnover no exército e a importância da retenção de talentosPublication . Branco, Paula Cristina Gonçalves; Honrado, Graciete; Thomaz, João P. C. FernandesA falta de Recursos Humanos nas Forças Armadas, nomeadamente no Exército, tem assumido cada vez mais relevância, não apenas pela dificuldade na sua obtenção, como também na sua gestão, uma vez que muitos abandonam as fileiras sem cumprirem o tempo de serviço que era expectável, aumentando a taxa de rotatividade, o Turnover. O Exército tem compromissos nacionais e internacionais que tem de continuar a cumprir. É necessário um exército credível, moderno, atrativo, de elevada prontidão e competência, pronto para a defesa militar da República e contribuinte ativo para a segurança cooperativa, para a proteção e bem-estar das populações e para a salvaguarda do património nacional. À semelhança da maioria das empresas, a prevenção da intenção de Turnover tem sido uma preocupação constante do Exército, a perda do talento resulta em diversas consequências nefastas tais como a perda de conhecimento, novos gastos em recrutamento e quebras na produtividade. Como tal, urge a necessidade de compreender os fatores que possam explicar e diminuir esta taxa de saída dos militares. Esta dissertação pretende demonstrar a influência da Gestão de Recursos Humanos e da satisfação no Turnover. Justamente para dar resposta às questões da valorização, ou desvalorização, da gestão de recursos humanos efetuada no Exército, e do que se acredita que está por detrás desta gestão, neste estudo entrevistaram-se os militares que abandonaram as fileiras nos últimos dois anos, por vontade própria, com o intuito de averiguar quais as medidas que podem ser aplicadas para reverter a situação. Em termos metodológicos, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 30 interlocutores-chave que foram depois analisadas. Os resultados obtidos permitem aferir uma relação entre a gestão de recursos humanos e o Turnover, mas principalmente e mais significativa, entre a satisfação e o Turnover.
- Relatório de estágio na Bisconta - Contabilidade e Gestão, LdaPublication . Louro, Joana Emília Matilde; Oliveira, Daniel FerreiraNo âmbito do mestrado em gestão e com o objetivo de concluir o curso, pondo em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, foi-me proposto a realização de um trabalho final que podia ser uma dissertação, um projeto ou um estágio. Deste modo, optei pelo estágio tendo assim de realizar um relatório de estágio. A realização deste relatório implica pesquisa, investigação, estudo e reflexão sobre conceitos, ideias e metodologias que contribuem para a construção do mesmo. Este trabalho tem por base o estudo das normas contabilísticas nacionais sobre o sector da agricultura, tendo em conta que a atividade agrícola engloba a gestão da transformação biológica e a colheita de ativos biológicos, o que pode alterar o respetivo enquadramento contabilístico. Considerando ainda o estágio realizado na empresa Bisconta – Contabilidade e Gestão, Lda., situado em Coruche, este relatório aborda também a respetiva entidade e as tarefas realizadas ao longo do estágio. Assim, no presente relatório, é feita uma introdução onde é descrito o local de estágio, o motivo da escolha da modalidade de estágio, assim como os objetivos do estágio e ainda a forma como está estruturado o relatório de estágio. Seguidamente será apresentado um enquadramento teórico onde é feito uma revisão normativa, onde é abordado a temática normativa do setor agrícola, nomeadamente a NCRF 17 e IAS 41, e uma revisão da literatura sobre o mesmo. Posteriormente, será apresentado um enquadramento breve do setor da atividade agrícola em Portugal. Em seguida será feita referência à metodologia utilizada no trabalho. De seguida, serão descritas as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente as que tive mais contacto como o processo de contabilização de documentos, o preenchimento e entrega de algumas declarações, elaboração de reconciliações bancárias, entre outras. Seguidamente é apresentada uma análise crítica às tarefas desenvolvidas. Por último nas conclusões serão apresentadas as principais conclusões deste estágio, assim como as limitações encontradas no decorrer do estágio e ao longo da realização do relatório
- A relação entre o contrato psicológico, o conflito trabalho família e o burnoutPublication . Dias , Ana Rita Vilas Boas; Silva, Ana JunçaO presente estudo baseou-se no Job Demand-Control (Support) Model e no Job-Demands and Resource Model para testar (1) o papel mediador do conflito trabalho-família (CTF) na relação entre a quebra do contrato psicológico (CP) e o burnout e (2) o papel moderador da mindfulness na relação de mediação. Para tal, desenvolveu-se um estudo diário, ao longo de cinco dias consecutivos, onde participaram 67 trabalhadores (N=67*5=335). Os resultados mostraram que a quebra do contrato psicológico influenciava negativamente o conflito trabalho-família e este, por sua vez, apresentou uma relação positiva com o burnout, no nível intra-individual. Os resultados mostraram ainda que o conflito trabalho-família foi um mediador da relação entre a quebra do contrato psicológico e o burnout, no nível intra-individual. Para além disso, os resultados mostraram que esta relação parece ser condicional aos níveis de mindfulness, uma vez que este revelou ser um moderador da relação de mediação anterior, no entanto não da forma esperada, ou seja, o efeito indireto da quebra do contrato psicológico e o burnout via conflito trabalho família mostrou ser mais forte para aqueles indivíduos com níveis mais baixos de mindfulness (versus indivíduos mais mindful). As conclusões do presente estudo permitem delinear estratégias preventivas (sobre a quebra do contrato psicológico) e interventivas (para reduzir indícios de exaustão emocional) nas organizações. Para além disso, estas conclusões abrem uma porta para estudos futuros que foquem os mecanismos explicativos da relação entre o contrato psicológico e o desenvolvimento do burnout, bem como a análise do papel da mindfulness nesta relação
- Capacidades conjuntas das Forças ArmadasPublication . Rodrigues, Hugo Miguel Mansinho BarroteA edificação do Special Operations Component Command Small Joint Operations Minus acordado entre Portugal e a North Atlantic Treaty Organization, tem vindo a ser protelado sucessivamente desde 2014, evidenciando o facto de existir um problema no Comando Conjunto nacional para as Operações Especiais, enquanto objeto de estudo desta investigação. Com o objetivo de propor contributos para a melhoria da edificação da Capacidade de Operações Especiais, esta investigação seguiu o raciocínio indutivo, assente numa estratégia qualitativa e num desenho de pesquisa de estudo de caso. Da análise realizada, a edificação do SOCC SJO ̄, à luz dos vetores de desenvolvimento requer estudos de nomeação de recursos humanos por parte dos ramos, assim como é proposto um modelo de Sistemas de Informação e Comunicações para mitigar a lacuna do C2. São apresentados dez objetivos estratégicos como proposta, para a Célula de Planeamento de Operações Especiais considerar. O trabalho é concluído com a apresentação de uma proposta de mapa da estratégia da capacidade de Operações Especiais onde é apresentada a visão, os valores e os objetivos estratégicos segundo as perspetivas operacional, genética e estrutural.