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Abstract(s)
As Instituições de Ensino Superior para além de agentes de transmissão de conhecimento científico, também devem contribuir para o desenvolvimento de qualidades humanas e de competências sociais dos seus estudantes, de modo a se tornarem cidadãos mais ativos e conscientes. No contexto do Ensino Superior, a prática de voluntariado tem sido estudada, e tem sido demonstrado que os seus estudantes saem beneficiados com tal atividade (Fortunato, 2019; Martins, 2015; Moore & Allen, 1996; Taveira, 2001).
A participação em ações de voluntariado poderá contribuir para uma educação e formação de excelência, pois permitirá desenvolver competências pessoais e interpessoais, desenvolver o espírito de solidariedade e atitudes de cidadania; aumentar a rede de contactos pessoais e profissionais, ajudar as instituições da comunidade envolvente e enriquecer o curriculum vitae dos estudantes.
Ao mesmo tempo, o voluntariado potencia aprendizagens não formais e informais, constituindo um veículo promotor de empregabilidade e um contributo importante para a intervenção em problemas sociais contemporâneos, como o desemprego ou a formação (Rego, 2017).
Neste capítulo apresentamos as práticas de gestão do voluntariado implementadas no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), uma instituição de ensino superior politécnico, dotada de valências nas áreas das artes, das engenharias, da gestão, das tecnologias, do design, da comunicação e das artes da imagem. O IPT é constituído por 3 escolas: Escola Superior de Gestão de Tomar, Escola Superior de Tecnologia de Tomar e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e está localizado no centro de Portugal, mais concretamente, na região do Médio Tejo.