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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo visa identificar e aprofundar de que forma são integradas as
vozes dos alunos na definição das prioridades e opções curriculares estruturantes da
Escola. Partiu-se do quadro normativo que regula as políticas públicas de Educação,
complementado pela pesquisa bibliográfica de autores e estudos de referência nesta
temática. Este estudo, de carácter exploratório, enquadra-se numa investigação
qualitativa, uma vez, que se procura compreender e analisar a realidade social e escolar a
partir das conceções e práticas de participação das crianças e alunos do Agrupamento de
Escolas de Alcanena (AEA).
Para tal recorreu-se aos documentos orientadores do AEA e à realização de uma
entrevista à Diretora. Posteriormente procedeu-se à triangulação dos dados recolhidos
através da análise de conteúdo.
Conclui-se que a Voz dos Alunos assume uma importância significativa, havendo
por parte das lideranças uma intencionalidade clara e objetiva em promover, quanto mais
precocemente possível, a participação dos alunos em diferentes contextos e âmbitos da
Vida do Agrupamento.
Description
Keywords
Participação Voz dos Alunos Projeto Educativo Currículo e Cidadania Ativa