Publication
PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES E OPÇÕES CURRICULARES DA ESCOLA
dc.contributor.author | Mesquita, Paula | |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T17:30:13Z | |
dc.date.available | 2022-07-15T17:30:13Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O presente estudo visa identificar e aprofundar de que forma são integradas as vozes dos alunos na definição das prioridades e opções curriculares estruturantes da Escola. Partiu-se do quadro normativo que regula as políticas públicas de Educação, complementado pela pesquisa bibliográfica de autores e estudos de referência nesta temática. Este estudo, de carácter exploratório, enquadra-se numa investigação qualitativa, uma vez, que se procura compreender e analisar a realidade social e escolar a partir das conceções e práticas de participação das crianças e alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena (AEA). Para tal recorreu-se aos documentos orientadores do AEA e à realização de uma entrevista à Diretora. Posteriormente procedeu-se à triangulação dos dados recolhidos através da análise de conteúdo. Conclui-se que a Voz dos Alunos assume uma importância significativa, havendo por parte das lideranças uma intencionalidade clara e objetiva em promover, quanto mais precocemente possível, a participação dos alunos em diferentes contextos e âmbitos da Vida do Agrupamento. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41343 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Voz dos Alunos | pt_PT |
dc.subject | Projeto Educativo | pt_PT |
dc.subject | Currículo e Cidadania Ativa | pt_PT |
dc.title | PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES E OPÇÕES CURRICULARES DA ESCOLA | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |