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Abstract(s)
Num contexto marcado pela crescente diversidade nas escolas e pela consolidação de políticas orientadas para a educação inclusiva, a liderança escolar revela-se um elemento fulcral na concretização de práticas pedagógicas equitativas e inclusivas. O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da liderança do diretor na construção de uma escola inclusiva. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, desenvolvido no Agrupamento de Escolas XZ. A recolha de dados envolveu a aplicação de um questionário a docentes do Agrupamento, a realização de entrevistas semiestruturadas a elementos da equipa de liderança e a análise documental de instrumentos de gestão escolar. Os dados foram tratados através de técnicas de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Os resultados obtidos evidenciam um reconhecimento generalizado, por parte da comunidade escolar, da influência positiva da liderança do diretor na promoção de uma cultura organizacional inclusiva. Verificou-se um alinhamento consistente entre o discurso da liderança e os princípios orientadores das políticas educativas nacionais, embora tenham sido identificadas limitações na concretização de algumas medidas, sobretudo devido à insuficiência de recursos e à necessidade de formação contínua. Os docentes destacam como práticas mais valorizadas a escuta ativa, a promoção do trabalho colaborativo, o incentivo à inovação pedagógica e a mobilização para objetivos partilhados. Os dados reforçam a importância de uma liderança pedagógica ética, participativa e colaborativa na consolidação de uma escola inclusiva, apontando para a necessidade de investimento na formação de todos os intervenientes e na criação de condições organizacionais ajustadas à diversidade.