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Abstract(s)
Tomando em consideração a legislação portuguesa, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, em que é destacado, na subsecção III, o Conselho Pedagógico, realizou-se um estudo de caso que teve como objetivo principal analisar como a atuação do Diretor influencia as deliberações do Conselho Pedagógico, a partir da perceção dos elementos que constituem o órgão, constituído por 16 membros. Os dados foram recolhidos através do instrumento inquérito por entrevista, sendo as entrevistas semiestruturadas realizadas a três elementos do órgão. Estas foram complementadas com as notas descritivas. A validação o discurso dos professores nas entrevistas foi efetuada através da análise documental das últimas cinco atas do CP. Os resultados obtidos, com recurso à abordagem qualitativa através da análise de conteúdo, permitem concluir que o Diretor exerce uma liderança democrática e transformacional, ao motivar e promover a participação ativa de todos os professores, ao fomentar o respeito pela diferença de ideias e opiniões e ao compartilhar positivamente as deliberações, o que converge para a mudança de paradigma na escola.
Palavras-chave: Conselho Pedagógico; liderança; influência; deliberação