IUM - CRC - CEMC - Trabalhos de Investigação Individual
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- A ação das Forças Armadas num cenário de ajuda humanitária e de emergênciaPublication . Vale, Fábio António Couceiro doNos últimos anos, assiste-se a um preocupante acréscimo de situações que exigem ajuda humanitária e de emergência, impulsionadas por uma convergência de fatores complexos como mudanças climáticas e instabilidades geopolíticas. Este cenário tem aumentado a frequência e intensidade com que organizações civis e militares são chamadas a desenvolver esforços em conjunto para uma resposta eficaz. As Forças Armadas, dotadas de capacidades e caraterísticas singulares, têm permitido uma resposta rápida e eficiente, resultando num aumento da intervenção nestes cenários Considerando a previsibilidade do aumento das crises humanitárias, esta investigação tem como objetivo analisar formas de otimizar a capacidade militar de ajuda humanitária e de emergência das Forças Armadas. Foi seguida uma estratégia qualitativa assente num raciocínio indutivo e adotado como desenho de pesquisa o estudo de caso. A recolha de dados assentou na análise documental e em entrevistas. A investigação realizada, expõe a perspetiva de que as Forças Armadas portuguesas detêm um considerável potencial de otimização das suas capacidades de ajuda humanitária e de emergência e avança com um conjunto de recomendações destinadas a fornecer uma estrutura de referência para a evolução e adaptação das práticas operacionais em conformidade com os requisitos atuais e emergentes do cenário internacional.
- A acção das Forças Conjuntas e Combinadas face à Migração IlegalPublication . Lopes, NunoA imigração das populações tem por base a procura de melhores condições de vida, arrastando números elevados de pessoas de regiões desfavorecidas, para locais onde vislumbram a possibilidade de satisfazer os seus anseios. Como forma de regular o fenómeno imigração, de acordo com as vontades dos Estados, surgiram assim as políticas de imigração, que se traduzem num esforço de integração das comunidades de imigrantes, estabelecendo também medidas de controlo dos fluxos para que seja possível às autoridades gerir tais fluxos. Pôr termo à imigração ilegal, significa promover a figura do imigrante legal, atribuindo-lhe elevados factores de integração, nos sectores identificados como necessários ao desenvolvimento. Assim, estará também a ser combatida a actividade de tráfico de pessoas, desenvolvida pelo crime organizado. Portugal implementou recentemente uma nova Lei de Segurança Interna que veio aperfeiçoar a estrutura de Segurança interna, e em particular a acção das forças no combate à imigração ilegal. Este Trabalho de Investigação Individual estuda a acção das forças conjuntas e combinadas no combate à imigração ilegal, utilizando o método hipotético-dedutivo. Para este efeito, inicialmente, é efectuado um enquadramento da situação da imigração na União Europeia e em Portugal, além da caracterização da política correspondente. Em seguida, descrevemos o combate à imigração ilegal travado pelos organismos da União Europeia e pela actuação das forças e serviços portugueses de segurança e defesa. Para analisarmos a situação do modelo actual de combate à imigração ilegal, realizamos uma análise SWOT1. Finalmente, através do planeamento por capacidades construímos um modelo/proposta de actuação das forças conjuntas e combinadas no combate à imigração ilegal. No modelo proposto, face à complexidade, dimensão e morfologia atípica da imigração ilegal, sugere-se que as competências do SGSSI sejam reforçadas nas situações correntes, de modo a centralizar toda a acção das forças, em especial no domínio de comando operacional, e actuando mais na prevenção do que em reacção aos acontecimentos que vão ocorrendo. Abstract: The populations migration is based on the demand for better living conditions, dragging large numbers of people from disadvantaged areas, to places where they glimpse the possibility of satisfying their desires. As a way to regulate the immigration phenomenon, according to the wills of states have emerged as immigration policies, which reflect an effort to integrate immigrant communities, thus establishing measures to control the flows to be able to manage those authorities flows. Stopping illegal immigration means to promote the image of the legal immigrant, giving it high factors of integration in the sectors identified as necessary for development. Thus, it will also be addressed on the business of trafficking in persons, developed by organized crime. Portugal has recently implemented a new Internal Security Law which has improved the structure of Internal Security, in particular the action of forces in the fight against illegal immigration. This research work, studies the single action of joint and combined forces in combating illegal immigration, using hypothetical-deductive method. For this purpose, it is first made a framework of the immigration situation in the European Union and Portugal, besides the characterization of the corresponding policy. Then, describe the fight against illegal immigration faced by European Union bodies and the conduct of Portuguese security and defense forces and services. To analyze the situation of the current model of combat illegal immigration, we conducted a SWOT analysis. Finally, with a Capabilities-Based Planning we built a model/proposal to conduct joint and combined operations to fight illegal immigration. In the proposed model, to address the complexity, size and atypical morphology of illegal migration, it is suggested that the currents powers of SGSSI are enhanced in normal situations in order to centralize all the action of forces, particularly in the field of operational command, and acting more on prevention than reaction to events that are occurring.
- Adaptação do conceito de operações baseadas em efeitos (EBAO) ao processo de planeamento da NATOPublication . Cardoso, AntónioO actual ambiente operacional, que constitui a realidade em que a NATO se insere, conta com várias ameaças de natureza global e com resultados cada vez mais letais, onde se destacam o terrorismo e as armas de destruição massiva. Ao nível da NATO, já em 1999 se tinha consciência desta realidade, referenciada no respectivo conceito estratégico, visualizando-se tendências de evolução no sentido de uma crescente complexidade. Havia pois a necessidade premente de se enveredar por um processo de transformação, que permitisse a adaptação aos novos desafios de segurança e foi no decurso deste processo que surgiram novos conceitos operacionais, estudando-se necessariamente as melhores formas de adaptação entre si. É neste contexto que surge este trabalho, e com o qual se pretende analisar as implicações que decorrem da adaptação do conceito de Operações Baseadas em Efeitos ao Processo de Planeamento Operacional da NATO, tendo contudo presente que se trata de um processo em evolução, na medida em que não existem ainda decisões definitivas. Neste estudo foi empregue o método científico, com recurso ao modelo dedutivo, tendo-se apoiado tal metodologia em pesquisa documental e realização de entrevistas. Organizou-se o estudo em três partes: Na primeira fez-se uma abordagem conceptual para clarificar o conceito de Operações com Base em Efeitos, ao mesmo tempo que se identifica a razão do desenvolvimento deste conceito; Na segunda analisam-se as alterações que podem vir a ser incorporadas no Processo de Planeamento Operacional da NATO como resultado da aplicação do conceito de Operações com Base em Efeitos; Por último referimo-nos aos contornos de desenvolvimento do conceito na NATO e também a forma como o mesmo está a ser observado no âmbito das Forças Armadas portuguesas. Concluiu-se que: Numa realidade em que o instrumento do poder militar, no âmbito da NATO, por si só não permite resolver situações de crise e conflito, o conceito de Operações com Base em Efeitos viabiliza a integração daquele, com outros instrumentos do poder no sentido de permitir a resolução das referidas situações; Da adaptação do conceito em apreço ao OPP, não resultam para este alterações de grande vulto, verificando-se a necessidade de integração de medidas pontuais orientadas para a cooperação do instrumento militar com outro tipo de actores, que pertencem a instrumentos não-militares. Abstract: The current operating environment, in which NATO functions, has various types of threats, global in nature and with devastating lethal results, such as terrorism and weapons of mass destruction. Already in 1999, NATO was aware of this, as it is referenced in its strategic concept, and saw the need to embark on a process to allow transform to the new security challenges. During this process, new operational concepts emerged and study is the best way to adapt to each other. This work seeks to analyse the implications arising from the adjustment of the concept of Effects-Based Operations in NATO Operational Planning Process. However, this is an evolving process, insofar that there are no final decisions yet. This study used the deductive model of the scientific method, and it was supported by documentary research and interviews. The study is organized into three parts: First, a conceptual approach to clarify the concept of effects-based operations, while identifying the reason for developing this concept is explained; Second, this work examines the changes that may be incorporated into the NATO Operational Planning Process as a result of applying the concept of Effects-Based Operations; Finally, review how these concepts can be developed and implemented into NATO and also the way in which it is being observed by the Portuguese Armed Forces. It was concluded that: In a reality where NATO’s military power can not completely resolve situations of crisis and conflict, the concept of Effects-Based Operations enables the integration of other instruments of power to allow the resolution of those situations; The adaptation of this concept into NATO’s Operational Planning Process does not result in major changes, there is the integration of specific measures geared towards the cooperation of the military instrument with other players, who belong to non-military instruments.
- Adequação do ciclo de Targeting à realidade nacionalPublication . Laranjo, LuísDe acordo com as opções estratégicas de Portugal, constantes dos documentos que definem a estratégia de defesa nacional e a estratégia militar, a NATO constitui-se como o principal referencial de actuação das FFAA. Nesta medida, deveremos evoluir no quadro das necessidades e amplitude de missões desta organização, privilegiando o emprego conjunto das forças ao nível nacional e de forma combinada no quadro da Aliança. Face a esta posição é de todo o interesse o estudo e a prática dos procedimentos previstos para o contexto das operações, particularmente ao nível operacional com o emprego de forças conjuntas, de modo a permitir a permanente interoperabilidade, latu sensu, como parceiros credíveis na Aliança. Sendo transversal ao nível político e aos níveis das operações, o processo interdisciplinar designado de Targeting tem uma expressão particularmente importante ao nível operacional, não só por contribuir directamente para a consecução dos objectivos operacionais e estratégicos estabelecidos mas também porque permite a integração e consequente racionalização dos meios das componentes. Neste trabalho identificámos os principais aspectos do processo de uma forma global, ao observar a doutrina NATO e a sua aplicação, centralizando a análise detalhada na forma como é planeado, conduzido e integrado ao nível operacional. Após isto, identificámos o contexto de emprego de forças conjuntas nacionais de forma autónoma e procedemos ao estudo que permitiu estabelecer um modelo geral de adequação do Targeting de nível operacional na NATO, à estrutura conjunta nacional, tendo sido identificadas dificuldades, quer no que respeita a meios humanos e materiais, quer em aspectos organizacionais, que foram reflectidas na resposta à Questão Central por nós formulada “De que forma poderão as FFAA adequar o Targeting Conjunto NATO à realidade nacional?”. Como corolário, apresentámos as propostas consideradas pertinentes com vista a alcançar o desiderato referido, sendo nossa convicção que a sua implementação permitiria obter ganhos no que respeita à actuação eficiente e eficaz de uma força conjunta nacional nos contextos definidos, bem como na valorização dos nossos quadros de forma individual. Abstract: In accordance with the Portuguese strategic options, mentioned in the documents that define the national defense strategy and the military strategy, NATO is set as the primary model for the Armed Forces. Accordingly, we should evolve along with NATO needs and mission spectrum, privileging the joint operations, both at national and NATO realities. Facing this reality, the study of NATO procedures, especially at the operational level (joint forces), will allow the updating of our interoperability, latu sensu, as a reliable partner in the Alliance. Being a wide range activity, from the political to the operations levels, the interdisciplinarity of the designated Targeting process is of particular importance at the operational level, not only because of its direct contribution to the attainment of the operational and strategic established objectives but also because it allows the consequent integration of the component level. During the elaboration of this project, we identified the main issues of the process in general terms, focusing its planning and conduction at the operational level, as well as the national joint forces autonomous employment, considering the context for the national case. After that, in order to be able to establish an implementation model of Joint Targeting for the national case, several constraints were identified concerning human and material resources, as well as organizational aspects. To conclude this project, we presented a proposal of the implementation model, as we believe it would add efficiency to national joint forces performance as well as an individual one.
- A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira: implicações para PortugalPublication . Lopes, Ana Patrícia CardosoA Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) viu as suas competências reforçadas, no final de 2019, com a publicação de um novo normativo legal, que impõe necessariamente um conjunto de adaptações por parte dos Estados-Membros, no sentido do cabal cumprimento das suas disposições. Perante isto, definiu-se como objeto de estudo a Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira e estabeleceu-se como objetivo de investigação a análise do impacto do novo regulamento no funcionamento e cooperação das autoridades nacionais com responsabilidade na gestão integrada de fronteiras, entre si e para com a União Europeia. Assim, recorreu-se a uma estratégia de investigação qualitativa, assente na revisão de literatura e análise da evolução dos normativos legais subjacentes à Frontex, bem como na realização de entrevistas semiestruturadas aos peritos das instituições que poderão vir a ser influenciadas com a entrada em vigor do novo regulamento. Os resultados obtidos demonstram que este regulamento tem implicações ao nível dos recursos humanos, financeiros e operacionais, que obrigam à adoção de medidas sectoriais por parte das autoridades nacionais. Concluiu-se que este regulamento tem um impacto reduzido no funcionamento das autoridades nacionais e poderá constituir-se como uma oportunidade no âmbito da coordenação e cooperação a nível nacional.
- O Agrupamento Militar de Apoio Civil n.º 2 no apoio militar de emergência no Arquipélago dos Açores em situação de catástrofe naturalPublication . Cunha, Sandrina CostaEste trabalho visa analisar os contributos do Agrupamento Militar de Apoio Civil n.º 2 no Apoio Militar de Emergência no Arquipélago dos Açores, em situação de catástrofe natural. Através de uma estratégia qualitativa, recorrendo à análise documental e entrevistas, podemos dizer que este Agrupamento atua no Grupo Oriental, podendo reforçar nos outros Grupos ou ser reforçado por meios da região ou do Continente. Sendo os Açores uma região onde os riscos naturais estão muito presentes, com maior ou menor grau, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores coordena a atuação de todos os agentes de proteção civil. Dos resultados obtidos, podemos dizer que o Agrupamento tem um papel fulcral no apoio e colaboração, através dos seus meios, humanos e materiais, mas também através do seu contributo, como parte de um sistema integrado. Felizmente, não têm ocorrido catástrofes naturais de gravidade considerável no Grupo Oriental, todavia este Agrupamento deve ser capaz de contribuir de forma decisiva para dar resposta em função da sua capacidade de reação, resiliência e capacidades. Daí a formação e o treino serem fundamentais, no desempenho eficiente e eficaz das tarefas atribuídas no Apoio Militar de Emergência em operações de apoio civil.
- O Alargamento do Canal do PanamáPublication . Mendes, FilipeO alargamento do Canal do Panamá, com conclusão prevista para o ano 2015, poderá potenciar uma alteração significativa dos tráfegos marítimos provenientes do continente asiático que cruzam os Oceanos Pacífico e Atlântico através da passagem pelo Canal do Panamá. O objetivo central do presente estudo assenta em determinar quais as implicações que o alargamento do Canal do Panamá terá no desempenho do porto de Sines e na economia nacional. Para chegar a este desiderato, procedeu-se à análise das principais rotas comerciais concorrentes com a rota do Panamá, seguindo-se uma perspetiva regional para análise dos fatores que intervêm na escolha do porto. Posteriormente e tendo por base uma visão local procurou-se apontar as vantagens competitivas do porto de Sines, e por fim determinar o impacto que a variação de carga no porto de Sines tem na economia nacional. Após alguma análise, concluiremos que mesmo após o alargamento, o Canal do Panamá, continuará a não se constituir como uma alternativa à rota comercial que cruza o Canal do Suez, com destino à Europa. Esta rota é claramente a mais competitiva uma vez que permite chegar ao mercado europeu mais rapidamente devido à menor distância a percorrer. Espera-se igualmente que o alargamento do Canal do Panamá se constitua como mais um fator a considerar no processo de escolha de um porto, escolha essa que é efetuada com base na avaliação de um conjunto alargado de vantagens e desvantagens, com o objetivo de retirar benefícios financeiros e económicos. Sines constitui-se como um porto de elevado potencial, mas que ainda conseguiu efetivar esse potencial, fruto da falta de estratégia do Governo Português para o porto de Sines e de uma maneira geral, para a atividade portuária nacional. A investigação concluirá que o alargamento do Canal do Panamá terá um impacto residual no porto de Sines e na economia nacional, motivado pelo facto de um hipotético aumento do tráfego marítimo ser mitigado pelas condições mais vantajosas que a rota do Suez apresenta nos fluxos comerciais Ásia - Europa, e também pelo reduzido peso que o setor marítimo-portuário representa na estrutura económica do país. Abstract: The expansion of the Panama Canal, scheduled for completion in 2015, may enhance a significant change in maritime traffic from the Asian region that cross the Pacific and the Atlantic Ocean through the Panama Canal. Our main objective in this paper is to conclude what implications the expansion of the Panama Canal will have on the performance on the port of Sines and in the national economy. To achieve this aim, we proceeded to the analysis of the main trade routes competing with the Panama route, followed by a regional perspective to analyze the factors involved in the port choice. Subsequently, based on a local view sought to point out the competitive advantages of the port of Sines, and finally determine the impact that the load variation in the port of Sines has on the national economy. After some analysis, we conclude that even after expansion, the Panama Canal, does not constitute as an alternative to the commercial route through the Suez Canal, to Europe. This is clearly the most competitive route, since it allows reaching the European market faster due to less distance to travel. It is also expected that the expansion of the Panama Canal constitutes as an additional factor to consider in the process of port choice, choose that is made based on the evaluation of a wide range of advantages and disadvantages, with the objective of achieve financial and economic benefits. Sines is recognized as a port of high potential, but still managed to realize this potential, due to the lack of Government strategy for the Portuguese port of Sines and in general, for the national port activity. The research concludes that the widening of the Panama Canal will have a residual impact in the port of Sines and the national economy, motivated by the fact that a hypothetical increase in maritime traffic be mitigated by more favourable conditions that the route of the Suez trade shows in Asia - Europe, and also the low weight that the port and maritime sector is the country's economic structure.
- A alimentação em espécie versus subsídio de refeição nas Forças Armadas – Qual a melhor opção?Publication . Batista, JoãoOs militares em serviço efetivo nas Forças Armadas portuguesas têm, em regra, direito a alimentação por conta do Estado, fornecida em espécie, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 329-G/75. No entanto, o mesmo diploma prevê a possibilidade desse abono ser efetuado em numerário, em determinadas condições. Na administração pública e em outras entidades, públicas e privadas, é frequente concederem subsídio de refeição aos seus colaboradores. Identificam-se assim, as seguintes questões: Poderá esta modalidade ser extensível às Forças Armadas portuguesas? Em que condições? Quais as vantagens e inconvenientes? O objeto de estudo do presente trabalho é o abono de alimentação nas Forças Armadas portuguesas, em território nacional, de janeiro de 2015 a janeiro de 2018. A metodologia de raciocínio seguida foi o método dedutivo, assente numa estratégia de investigação essencialmente qualitativa, com reforço da estratégia quantitativa. Metodologicamente, materializou-se num desenho de pesquisa comparativo, através da interpretação de dados recolhidos por pesquisa documental clássica e entrevistas semiestruturadas. A investigação concluiu que a melhor modalidade de abono de alimentação para as Forças Armadas portuguesas é a mista. O abono de alimentação deve ser implementado, em espécie – nas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos com componente operacional ou missão formativa; e em numerário – nas restantes. Abstract: The militaries in effective service in the Portuguese Armed Forces have, with very few exceptions, the right to food allowance, supplied in goods, as ruled in the Law-Decree n.º 329-G/75. However, the same law provides for the possibility of such payment being made in cash, under specific conditions. In the public administration and other entities, public and private, the attribution of a meal subsidy to all collaborators is customary. The following questions are identified: Could this model be extended to the Portuguese Armed Forces? Under which conditions? What are the advantages and inconveniences? The object of study of the present work is the food allowance in the Portuguese Armed Forces, on national territory, from January 2015 to January 2018. The reasoning methodology followed was the deductive method, based on an essentially qualitative research strategy, with a reinforcement of the quantitative strategy. Methodologically, it materialized in a design of comparative research, through the interpretation of data collected by classical documentary research and semi-structured interviews. The research concluded that the best model for food allowance for the Portuguese Armed Forces is the combined model. The food payment must be implemented, in goods – in Units, Establishments and Organs with operational component or training mission; and in cash – the remainders.
- A Amazónia BrasileiraPublication . Silva, ErlonA Amazónia Brasileira abriga abundantes recursos naturais e biodiversidade, para além de ser uma reserva extraordinária de água doce. A existência dessas riquezas reforça a necessidade de se priorizar a região em qualquer política ou estratégia de defesa do país, principalmente pelo facto de que a cobertura vegetal nela existente traz severas dificuldades à monitorização e controlo. Nesse contexto, e considerando que a região amazónica abrange também países vizinhos ao Brasil, alguns deles inclusive com problemas de maior gravidade, seria lícito supor que há iniciativas voltadas para uma cooperação multinacional para a segurança da área, mas estas são muito incipientes. Assim, o trabalho teve como objetivo verificar o panorama geral das estratégias nacionais para a defesa das áreas fronteiriças de floresta amazónica do Brasil, Colômbia e Peru e a sua possibilidade de interação por meio de parcerias. O procedimento metodológico utilizado passou pela análise das principais ameaças transfronteiriças presentes na região, pelo enfoque dado pelo Brasil para a área, principalmente no que se refere aos projetos e ações no contexto das estratégias da presença e dissuasão. Passou, também, pela tentativa de percecionar, no estudo das políticas de segurança e defesa do Peru e da Colômbia, como é abordada a segurança das fronteiras amazónicas nestes países, para então verificar a possibilidade de integração das ações dos dois Estados com o Brasil numa segurança cooperativa. Um dos resultados atingidos que merece destaque é que as ameaças internas presentes no Peru e na Colômbia parecem influenciar fortemente seu planeamento em segurança e defesa, indicando que a prioridade talvez não esteja voltada para as fronteiras com o Brasil. Foi possível, então, verificar-se que é perfeitamente viável o estabelecimento de uma segurança cooperativa para a região Amazónica, reforçando as estratégias brasileiras da presença e dissuasão, pois foram visualizadas medidas e recomendações em diversos níveis que contribuem neste sentido. O estudo também permitiu concluir que é de extrema importância para o Brasil considerar a prioridade dada pelos vizinhos para a segurança dessas fronteiras comuns, que tem potencial para interferir em qualquer cooperação estabelecida, e deve ser considerada pelo Brasil na elaboração de sua estratégia para a segurança da Amazónia Brasileira. Abstract: The Brazilian Amazon region has many natural resources and biodiversity, besides the fact that is an extraordinary reserve of fresh water. The existence of these wealthy means reinforces the necessity of prioritizing the region in any Brazilian defense policy or strategy, mainly due to the fact that the vegetal coverture brings strong difficulties to monitor and control the area. In this context, and considering that the Amazon region also reaches Brazilian neighboring countries, some of them with more serious problems, it is admissible to believe that there are initiatives aimed to security the area through multinational cooperation, but they are still very incipient. Consequently, the objective of this monograph was to verify the general panorama of the national strategies to defend the border areas amongst Brazil, Colombia and Peru encompassed by the Amazon forest, as well as their possibility of interaction through partnerships. The methodological procedure adopted was the analysis of the major boundary threats in the region, according to the Brazilian focus in the area, mainly in regards to the projects and activities in the context of presence and deterrence strategies. Another procedure was the attempt of perceiving, in the study of Peruvian and Colombian security and defense policies, the way they deal with the security in their Amazonian borders. Doing so, it can be verified the possibility of integration among the actions of these two states and Brazil, in a cooperative security way. Among the results of the study, it can be highlighted that the internal threats in Peru and Colombia seem to strongly influence their planning in security and defense, which shows that their priorities maybe are not aimed to the borders with Brazil. Therefore, it was possible to verify that is perfectly practicable the establishment of a cooperative security in the Amazon region, strengthening the presence and deterrence Brazilian strategies, because there are some steps and recommendations in various levels which lead to this way. The study also supported the conclusion that is very important for Brazil to consider the neighbors’ priority related to the security of the common borders, which can interfere in any cooperation established, and must be evaluated by the country in the elaboration of its strategy for the protection of the Brazilian Amazon region.
- Ameaças híbridas : a doutrina russa e a sua aplicação práticaPublication . Gomes, Daniel Filipe de CarvalhoAs Ameaças Híbridas atuam através da combinação e sincronização dos seus instrumentos de poder, numa afetação multidimensional de um determinado alvo. Fruto da conectividade global, o ciberespaço materializa-se como o espaço de batalha onde as Ameaças Híbridas proliferam e catalisam a sua atividade, num racional difuso e de difícil detetabilidade. A Rússia é um ator que atua neste quadro de ação e potencia-se pelo estado de conflito permanente. Assim, o presente trabalho estuda a aplicação russa de Ameaça Híbrida, propondo um possível modelo de utilização do ciberespaço. Assente num raciocínio indutivo e numa estratégia qualitativa, baseado num estudo de caso, efetuou-se uma análise documental, permitindo consolidar os indicadores, através da realização de entrevistas a especialistas. Como principais resultados obtidos, constata-se a atuação russa no ciberespaço, mormente nos conflitos Russo-Georgiano e Russo-Ucraniano, através do uso sincronizado de ferramentas, numa matriz conducente com o seu conceito doutrinário. Através de um modelo conceptual cientificamente validado, conclui-se que a Rússia atua no ciberespaço, através do uso predominante de dez ferramentas, afetando transversalmente todos os domínios do seu adversário, num espectro de atuação abrangente, sendo sentido com maior preponderância as fases não cinéticas do seu quadro doutrinário, num racional de preparação e desestabilização.