ESAD - Escola Superior de Artes e Design
URI permanente desta comunidade:
Fundada em 1989, a ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, é uma instituição de ensino superior privada que gradualmente se impôs como uma referência de qualidade ao nível da formação, investigação e dinamização no campo do design e das artes.
A ESAD desenvolve a sua ambiciosa missão – educar, melhorar, inovar – orientada por um espírito onde a valorização do design e das artes reflete um olhar atento sobre a realidade na qual a escola se integra e uma vontade de contribuir sempre para tornar essa realidade melhor.
Navegar
Percorrer ESAD - Escola Superior de Artes e Design por título
A mostrar 1 - 10 de 385
Resultados por página
Opções de ordenação
- 3 capas de livros em torno da cidade de Berlim: memória e imaginário narrativoPublication . Guiomar, Catarina; Rainha, AnaA intenção deste projeto foi realizar uma série de 3 capas de livros relacionados com a cidade de Berlim. A motivação para o seu desenvolvimento vem de um gosto especial pelo imaginário da cidade, assim como, do desafio de transformar as palavras de uma narrativa literária numa peça gráfica, isto é, de traduzir imagens e palavras numa leitura visual. Interessou-nos, por isso, tomar como matéria de reflexão as imagens e a atmosfera atual das ruas de Berlim, bem como investigar acontecimentos e momentos-chave da história da cidade que tenham determinado ou contribuído para esse imaginário. Tomámos, pois, a decisão de realizar 3 capas de livros que estivessem relacionados com a cidade. O objetivo foi não só, que as capas dos livros escolhidos sintetizassem essa memória que os diferentes registos e que as sucessivas temporalidades constituem nas obras e na cidade, mas também que traduzissem a leitura dos livros realizada. “All of these solutions derive their origins from the text of the book, but once the book designer has read the text, then he has to be an interpreter and a translator.” (TED, 2012, Kidd)
- Adaptações de Fábulas de Esopo: relação entre texto e Ilustração no contexto webPublication . Cerqueira, Beatriz; Miranda, MartaO presente projeto, inserido na proposta de Mestrado em Design de Comunicação da ESAD-Matosinhos, tem como objetivo o estudo da relação entre texto e imagem na narrativa ilustrada e interativa. Neste sentido, serão analisadas algumas fábulas e as suas respetivas adaptações com o intuito de investigar a ilustração como uma linguagem que conta histórias. A evolução dos meios digitais e suportes de comunicação implicaram um inevitável desenvolvimento das técnicas de ilustração, as quais pretendemos analisar no âmbito do Design de Comunicação e Web. Propõe-se, uma investigação teórico–prática, que reflete uma pesquisa sobre a ilustração aplicada em narrativas, com o objetivo de as adaptar aos meios digitais, usufruindo da potencialidade das suas ferramentas e suportes para a construção de um protótipo de site interativo, destinado ao público infanto juvenil. Os grandes criadores de fábulas, dos quais Esopo se destaca, conceberam um mundo de histórias repleto de signos e símbolos que transmitem padrões impostos pela sociedade. Nestas histórias, as condutas humanas traduzem genericamente a fragilidade sobre o poder e a astúcia dos mais soberbos, bem como o abuso de poder, sendo este o tema que se pretende explorar no presente projeto. Assim sendo, há necessidade de esclarecer alguns princípios de um tema do senso comum e da realidade humana visando convidar o utilizador, através de ilustrações interativas e algumas técnicas de animação, a ser um participante ativo na narrativa.
- Aesop - um estabelecimento comercial no PortoPublication . Vieira, Maria; Gomes, JoãoO projeto de retail design é cada vez mais reconhecido como um elemento essencial na otimização da experiência comercial, e está provado que estimula o ato de compra. O presente projeto parte do estudo de um caso prático, onde a arquitetura e design dos seus espaços comerciais são um elemento imprescindível para o sucesso da marca: a Aesop. A Aesop é uma marca de produtos cosméticos de alta qualidade. Distinguese pela sua diferença, recusando-se a obedecer às tendências da indústria cosmética relativamente a todos os aspetos de uma marca. As suas lojas são projetadas de uma forma única no contexto do retail, são sempre diferentes e projetadas especificamente para o local onde estão situadas. Considerando os elementos a ter em conta aquando de um projeto de retail design, focando-se especialmente nas lojas Aesop existentes - analisando o seu briefing, conceitos e ambientes- e no branding da marca, surge o que seria uma loja Aesop na cidade do Porto. Sendo as suas lojas inseparáveis do lugar onde estão situadas, um breve estudo dos símbolos e materialidade da cidade definiu que o rio Douro, um símbolo da cidade, seria o ponto de partida para o projeto.
- Amplificador de guitarra eléctrica. Projecto de produtoPublication . Marques, DavidA atribuição de valor ao produto na era da produção industrial assenta em pressupostos que vão além da simples transformação da matéria-prima e a função específica do produto. Num contexto de produção industrial transladado para fora da Europa, a industria, hoje, enfrenta novos desafios na projectação de produtos para um mercado global e complexo. Este projecto, para além de configurar um amplificador de guitarra eléctrica em contexto de produção nacional, documenta a articulação entre design e unidade de produção, apresentando um processo específico de criação de valor, atribuindo ao papel do design a mediação entre projecto e utilizadores, assim como a avaliação de performance, projecto de produto articulado com o parque industrial e prototipagem de um objecto no contexto estético-funcional específico do mercado profissional local. O desenvolvimento do projecto assenta no estudo dos processos de produção, auscultação de tendências e referências do mercado, integração do utilizador no processo de geração de ideias, melhoria e optimização dos processos de produção específicas a este projecto.
- An image of our own: um jogo de cartas sobre a construção social de géneroPublication . Pereira, Inês; Howard, AndrewAn Image of Our Own é um projeto experimental e interativo que combina ilustração e texto para discutir a construção social de género. O projeto é composto por um jogo com 15 cartas, com ilustrações nas frentes e textos auxiliares nos versos. Este projeto desafia para uma reflexão sobre género e de como ele é interpretado na sociedade. Com a desigualdade de género como ponto de partida, as ilustrações minimalistas realçam os preconceitos enraizados. No seu conjunto, cria uma imagem coletiva do conceito de género que pretende realçar os efeitos repressivos que a mesma pode ter. O género está presente no nosso dia-a-dia, mesmo que passe, muitas vezes, despercebido, por isso, expô-lo neste jogo confronta-nos com as nossas próprias crenças e comportamentos. Numa linguagem informal e acessível, são dados pontos de partida para iniciar uma conversa sobre a natureza humana. Para jogar só ou acompanhado, e relembrar o que significa, de facto, criar imagens de, com e para pessoas. Este projeto é relevante para o cenário atual pelo seu carácter social, que valoriza o design por ser multidisciplinar, mas também reacionário e ativista. E se o design pode ser uma ferramenta para a igualdade então os designers carregam essa responsabilidade.
- Análise de rótulos de cerveja artesanal portuguesa: o design gráfico como instrumento de transporte da marca até ao consumidorPublication . Pereira, Ruben; Santos, JoãoA dissertação que aqui se apresenta abrange a importância do design gráfico no desenvolvimento de uma marca de cerveja artesanal e conta-nos a sua história. No sector da cerveja, o conceito artesanal floresce como uma nova realidade de consumo nos hábitos dos Portugueses. Esta cerveja é descrita pelos consumidores e apreciadores como uma experiência sensorial genuína de identidade e distinção, que rebenta do arbítrio individual do seu mestre cervejeiro. Apesar de ser uma nova realidade, é possível registar bastantes marcas, prémios internacionais que ilustram a qualidade nacional e eventos distribuídos pelo país onde enaltecem esta cultura. A abordagem ao trabalho iniciou-se com uma contextualização na história do design, acerca da importância do design gráfico no transporte da marca até ao consumidor, procedendo-se a uma análise de 174 rótulos, através da sua desconstrução. Esta visão aprofundada ajuda-nos a identificar e a apresentar os seus elementos gráficos mais representativos e os seus simbolismos.
- Uma análise visual dos mapas da cidade do Porto: Mapping MapsPublication . Ferreira, NelmaMapping refere-se a um processo inacabado, ao processo de organização de dados e informação. Mapa refere-se ao objecto que apresenta informação organizada consoante o assunto que aborda. Num tempo em que existem cada vez mais tecnologias que proporcionam uma multiplicação de informação em grandes escalas, existe também uma maior dificuldade para gerir essa quantidade crescente de informação bem como a sua fiabilidade. O mapping aparece como um meio para se conseguir organizar a informação e inter-relacionar os diferentes assuntos, no entanto, esta não é uma área completamente nova sendo que o objecto propriamente dito, o mapa, surgiu como um meio para representação de lugares. Ao longo do tempo o mapa foi ganhando diferentes formas e servindo diferentes funções, e hoje em dia ele pode ser aplicado aos mais diferentes assuntos, sendo que o processo é o mais importante, pois é aí que se tomam as várias decisões que definem as diferentes hierarquias e importâncias que se vão dar aos elementos. É necessário perceber de que forma é que os mapas foram evoluindo e de maneira influenciaram as representações dos nossos dias, porque ainda existem muitos elementos que continuam a fazer parte da linguagem intrínseca a este meio de comunicação.
- Analysis of selected aspects and visual elements of cookbooks from XIX and XX century printed in Warsaw, Poland.Publication . Charko, Malwina; Serapicos, PedroCookbooks are special types of books instructing the user how to prepare a specific dish. By constant changes of technology as well as human consciousness cookbooks are in unceasing development, trying to understand its user and respond to his needs. Visual language of cookbooks have been changing throughout centuries. Besides that, cookbooks provide information about history and cultural habits. These types of instructions are excellent mines of knowledge about society. Given that times have been changing in cultural, social and historical aspects, the recipes and their visual representations had been evolving with them. The main objective of this investigation is to analyze and trace those changes on examples of Polish culinary books from XIX and XX century printed in Warsaw, Poland. The research deals with analyzing visual elements of cookbooks such as binding, typography and composition as well as illustrative and photographic elements.
- Anamnese do habitarPublication . Alves Amorim, Bruna; Cardoso, Ana SofiaO estudo investiga o processo de briefing no desenvolvimento de projetos de habitação unifamiliar, onde o cliente é também o futuro habitante do espaço projetado. Pretende-se, assim, compreender os primeiros contactos entre o arquiteto ou designer de interiores e o cliente, absorvendo as necessidades individuais e pessoais que moldam a concepção de um lar. Para isso, faz-se uso da experiência vivenciada durante um estágio curricular, no âmbito do qual este relatório se insere, num escritório de arquitetura em Vila do Conde, Portugal. Na primeira parte, o tema é explorado com foco nas particularidades do habitar, descrevendo a fase de briefing e sugerindo uma possível adaptação do método da anamnese (entrevista feita aos pacientes da área da saúde) para à área do design e arquitetura. A análise é fundamentada em entrevistas e contacto direto com seis profissionais, refletindo sobre o processo de briefing, a prática profissional e a interação com os clientes. A segunda parte deste documento é dedicada ao relatório de estágio, apresentando a história e ideologia da empresa Edmundo* Arquitetura e Planeamneto, destacando dois dos seus projetos finalizados voltados para habitação. São descritas as metodologias utilizadas desde a concepção até à implementação dos projetos, incluindo o relato da experiência do estudante no ambiente profissional, evidenciando os projetos em que houve participação direta e nos quais foi possível colocar em prática o que foi estudado acerca das metodologias de contacto com o cliente. A investigação realizada, aliada à experiência de estágio, ilustra que, dentro de um único projeto, podem coexistir múltiplos habitantes com necessidades distintas, que resultam em diversas percepções de um mesmo programa ou problema. Os problemas, dores e diferenças podem ser intensificados ou resolvidos através das metodologias adotadas para interpretá-las, o que anuncia a importância da investigação na compreensão das necessidades individuais de um habitante ao projetar “o seu lugar no mundo”.
- Anarquia na cidade - A arquitectura viral como método de reabilitação da cidadePublication . Ramos, AnaA regeneração e a necessidade de repensar a cidade, senão fazem parte do pensamento do arquiteto e do designer atuais, devem rapidamente solidificar-se em cada um dos seus projetos. A cidade do Porto tem a cada esquina sombras do seu passado. Os edifícios abandonados alastram-se, evidenciando que não existe uma resposta imediata e direta às necessidades dos seus atuais habitantes. O despertar para a plenitude do futuro que se aproxima torna-se cada vez mais importante, mas a questão fulcral é: como conseguimos manter o ecletismo e a história de uma cidade recheada de memórias e ao mesmo tempo projetar obras que refletem os anseios e as necessidades da atualidade. A arquitetura viral surge como uma ponte entre o passado e o presente, onde as noções científicas sobre o parasitismo conseguem ser transportadas para a arquitetura, como um meio de injetar contemporaneidade em edifícios que se encontram estagnados nas suas épocas de nascimento. Como uma possível tipologia de reabilitação, a arquitetura viral descontextualiza o edificado, intervindo nas barreiras anteriormente estabelecidas. As regras impostas pela arquitetura rígida do passado dão lugar ao projeto arquitetónico visto como algo plástico e abstrato e abrem caminho à intervenção desinibida e desprovida de frieza na cidade.
