Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
54.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo investiga o processo de briefing no desenvolvimento de projetos de habitação unifamiliar, onde o cliente é também o futuro habitante do espaço projetado. Pretende-se, assim, compreender os primeiros contactos entre o arquiteto ou designer de interiores e o cliente, absorvendo as necessidades individuais e pessoais que moldam a concepção de um lar. Para isso, faz-se uso da experiência vivenciada durante um estágio curricular, no âmbito do qual este relatório se insere, num escritório de arquitetura em Vila do Conde, Portugal.
Na primeira parte, o tema é explorado com foco nas particularidades do habitar, descrevendo a fase de briefing e sugerindo uma possível adaptação do método da anamnese (entrevista feita aos pacientes da área da saúde) para à área do design e arquitetura. A análise é fundamentada em entrevistas e contacto direto com seis profissionais, refletindo sobre o processo de briefing, a prática profissional e a interação com os clientes.
A segunda parte deste documento é dedicada ao relatório de estágio, apresentando a história e ideologia da empresa Edmundo* Arquitetura e Planeamneto, destacando dois dos seus projetos finalizados voltados para habitação. São descritas as metodologias utilizadas desde a concepção até à implementação dos projetos, incluindo o relato da experiência do estudante no ambiente profissional, evidenciando os projetos em que houve participação direta e nos quais foi possível colocar em prática o que foi estudado acerca das metodologias de contacto com o cliente.
A investigação realizada, aliada à experiência de estágio, ilustra que, dentro de um único projeto, podem coexistir múltiplos habitantes com necessidades distintas, que resultam em diversas percepções de um mesmo programa ou problema. Os problemas, dores e diferenças podem ser intensificados ou resolvidos através das metodologias adotadas para interpretá-las, o que anuncia a importância da investigação na compreensão das necessidades individuais de um habitante ao projetar “o seu lugar no mundo”.
Description
Keywords
briefing metodologia de projeto relação arquiteto-cliente arquitetura e design de interiores