IPC - ESTGOH - Trabalhos de Projeto/Relatórios de Estágio
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- As ações de comunicação de marketing externo do Centro Cultural Penedo da Saudade: um plano de comunicação para referêncis no setor cultural.Publication . Custódio, Nádia Patrícia Pinheiro; Nayra Leandro Miguel MartinsA cultura é bastante relevante para o desenvolvimento humano e a formação do indivíduo. Como tal, é importante promover a participação e difusão da mesma. A comunicação é atualmente essencial para as organizações, sendo também relevante para o setor cultural. O Centro Cultural Penedo da Saudade é uma instituição pertencente ao Politécnico de Coimbra, que tem variados eventos e atividades no universo das artes e da cultura, promovendo a experimentação artística e os artistas emergentes. Procedeu-se à análise das suas ações de comunicação externa numa perspetiva dos estudantes do ensino superior de Coimbra, a partir da qual se verificou que, na vertente informativa a comunicação atinge o pretendido, mas na questão interativa e emocional pode ainda ser trabalhada, de modo a conseguir uma melhor relação com os estudantes. Com base nesta análise, na literatura e numa entrevista realizada à diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade, foi elaborado um plano de comunicação para esta instituição, que poderá ser também uma referência para outras instituições do setor.
- AlvaBaga – Projeto de Exploração de MirtilosPublication . Correia, Fábio Roberto MendesO sector dos pequenos frutos nacional tem verificado uma enorme expansão, tendo a fileira do mirtilo apresentado um crescimento significativo, pois Portugal tem revelado ótimas condições para a produção deste super fruto preferencialmente na região centro-norte. Apesar de surgirem já algumas grandes explorações não só nacionais, mas também através de empresas multinacionais, a larga maioria dos produtores nacionais são de pequena dimensão. Neste momento verifica-se em Portugal uma escassez de oferta, tanto para o mercado nacional como internacional, mercado este que representa uma procura superior a 90% da produção nacional. Aproveitando a oportunidade existente no mercado nacional avançou-se para a elaboração do projeto AlvaBaga onde se analisou a possibilidade de implementação de uma exploração de mirtilos com cerca de 1,7ha com duas variedades de frutificação complementar entre si na região da beira serra. Após realizados todos os cálculos podemos verificar que o projeto apresenta um VAL de 126.708€ e uma TIR de 8,81%, ou seja, a AlvaBaga é economicamente viável devendo-se optar pela sua implementação.
- Análise das interações no twitter durante a Copa do Mundo Qatar 2022: corrupção, direitos humanos, sustentabilidade ambiental e infraestruturas.Publication . Alves, Helen Cristina Silva; Ricardo Filipe Carreira RamosA realização de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA no Qatar em 2022, tem impactos significativos nas áreas de desenvolvimento econômico, social, diplomacia e na imagem internacional do país anfitrião. Este estudo concentrou-se na análise das discussões no Twitter durante o evento, com o propósito de identificar tópicos relevantes e avaliar o sentimento da comunidade, visando aprimorar a gestão da imagem do país. A metodologia envolveu a coleta de dados no Twitter, segmentando os seguidores da Copa do Mundo do Qatar. Comentários relacionados ao evento foram analisados, traduzidos para o inglês, passaram por filtragem de palavras irrelevantes e análise de sentimentos. Um dicionário validado por especialistas foi criado e utilizado. A análise revelou que as discussões no Twitter durante a Copa do Mundo do Qatar abordaram temas como estádios, direitos humanos, racismo, boicotes e xenofobia. Os resultados indicaram que, em média, os usuários expressaram sentimentos predominantemente positivos em relação a direitos humanos e sustentabilidade ambiental. A corrupção foi vista de forma negativa, embora com um tom mais frágil, e a infraestrutura recebeu uma avaliação geralmente positiva. Este estudo contribui para uma melhor compreensão dos impactos sociais, éticos e ambientais de megaeventos esportivos. Além disso, oferece implicações práticas para a indústria e aponta limitações que podem ser exploradas em futuras pesquisas, destacando a importância de gerir questões como direitos humanos, corrupção, sustentabilidade e infraestrutura em megaeventos.
- Aplicação da metodologia Lean, parao aumento de produtividadePublication . Marques, Carina IsabelO contínuo crescimento de mercado obriga as empresas a procurarem novas soluções, de modo a manterem-se competitivas e conseguirem responder às necessidades da sociedade atual. A metodologia Lean é um apoio à gestão que tem como objetivo a melhoria contínua através da redução de desperdícios. A metodologia Lean revela-se, neste contexto, uma solução bastante positiva na mudança de hábitos de uma empresa, promovendo a melhoria contínua de forma eficiente para o aumento da produtividade. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido, em contexto laboral, na empresa Irmãos Leite - Comércio de Veículos Automóveis SA., onde o objetivo principal era a melhoria do processo produtivo em departamentos pilotos, que através da implementação da metodologia 5S, pretendia-se criar um posto de trabalho mais limpo, organizado e eficiente, e reduzir os desperdícios que acarretam custos para qualquer empresa.
- Comportamento do ConsumidorPublication . Mendes, Teresa do Rosário OliveiraComunicar é essencial aos indivíduos, e a sociedade cada vez mais se preocupa em partilhar informação e avaliar a sua identidade. Existem muitas formas de comunicar, sendo que estas evoluem consoante a evolução do Homem e da sociedade. É através das Bibliotecas que muito do conhecimento é transmitido ao longo de gerações. Antes mais elitistas, agora acessíveis a todos, as Bibliotecas tornaram-se em verdadeiros centros de partilha de conhecimento e de cultura da comunidade onde estão inseridas. Conseguir captar a população para a leitura e para irem a Bibliotecas, numa sociedade tão desenvolvida não é fácil. Esta tarefa torna-se igualmente complicada devido ao facto de a informação parecer estar disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. Torna-se então fundamental estudar o que leva uma pessoa a frequentar Bibliotecas. O presente estudo visa contribuir para a construção de um modelo conceptual que demonstre os determinantes de intenção de utilização de Bibliotecas. Com o objetivo de comprovar o modelo de investigação foi realizado um estudo empírico que envolveu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 1101 indivíduos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com base em técnicas multivariadas, designadamente a análise factorial, alfa de Crombach e análise dos itens e a análise de regressão linear simples e múltipla. Os resultados obtidos permitem concluir que a intenção de utilizar bibliotecas é positivamente influenciada pela atitude em relação à utilização de bibliotecas e pela norma subjetiva. A norma subjetiva é influenciada positivamente pelas crenças normativas e pela motivação. As conclusões deste estudo tornam-se importantes para investigações futuras na área das ciências da informação e do comportamento do consumidor.
- Comunicação da marca PãorelhoPublication . Fonseca, Viviane Coelho RodriguesO plano de comunicação é visto como algo de imensa variedade de propósitos, recorrendo a um amplo leque de meios para os atingir. Assim sendo, a comunicação pode ajudar na venda de produtos específicos da empresa e/ou promover a sua imagem global, aumentando a sua notoriedade no mercado. A criação deste projeto surgiu após ter começado a trabalho na empresa Padaria Paifi, reconhecendo o quanto é importante para uma empresa a sua marca e a maneira como é feita a sua gestão, para que esta se afirme no mercado de uma forma competitiva, com os seus produtos, concretamente o Pãorelho. Daqui resulta a importância de um estudo diagnóstico para perceber a notoriedade da marca Pãorelho junto dos seus consumidores no mercado de Oliveira do Hospital. Identificando o seu problema, a falta de conhecimento da marca Pãorelho por parte dos consumidores, procurou-se a elaboração de um plano de comunicação a fim de obter resultados satisfatórios – a notoriedade da marca no mercado, atraindo novos clientes e fidelizar os já existentes. Deste modo, o presente projeto teve como âmbito a análise do perfil do consumidor, através de um inquérito, a fim de obter conclusões úteis para as diretrizes da elaboração do plano de comunicação. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um plano de comunicação para a marca Pãorelho, assim como, as tácticas exequíveis de forma a que, com os recursos limitados e um orçamento reduzido, se demonstre que é possível atingir um crescimento sustentável e adaptado às necessidades existentes
- Comunicação Integrada - Plano de Comunicação de Marketing para a nova Box Crossfit Solum ArenaPublication . Marques, Quirino André Neto de SousaA crise instaurada desde o ano de 2008 foi sentida em todos os setores económicos, particularmente na indústria fitness. Deste modo, surgiram alternativas à prática em ginásios e os treinos em exterior ganharam visibilidade. Como resposta a esta alteração no mercado, os ginásios reforçaram as suas ofertas e investiram na introdução de novas modalidades, por forma a responder mais eficazmente às exigências e necessidades do consumidor. A modalidade Crossfit veio propor um conceito inovador e facilmente se expandiu a todo o país. O Phive decidiu investir de forma exclusiva nesta modalidade, criando as instalações Crossfit Solum Arena. Assim, é nesta realidade que o presente relatório de estágio foi desenvolvido, sendo realizado um trabalho de análise focado nas temáticas da comunicação de marketing. O relatório tem como base a proposta da elaboração de um plano de comunicação adequado às necessidades do Phive, para o lançamento da nova box. Ao analisar o historial de comunicação do Phive em geral, através de uma metodologia de observação participante (qualitativa), foi possível perceber quais as propostas que poderiam diferenciar o projeto Crossfit Solum Arena. Sendo este um tipo de conceito nunca antes adotado pela empresa, foi necessário adequar a sua comunicação e respetivos canais ao público-alvo e ao projeto em questão. Deste modo, e apesar das avaliações dos resultados não serem as mais exatas, foi possível chegar à conclusão que a diferente comunicação construída para esta nova vertente desportiva, continuará a contribuir para o bom sucesso que o Phive apresenta nos seus restantes projetos.
- Criação de valor na área de negócio da eficiência energética dos edifícios.Publication . Ferreira, Pedro António MachadoAS alterações climáticas são uma evidência nos nossos dias. Fenómenos climáticos extremos são noticiados todos os dias, nas diversas geografias mundiais. A localização e o impacto dos fenómenos climáticos nas nossas vidas geraram uma consciência global que exigiu e exige respostas concretas e globais. Do protocolo de Quito (1997) ao Acordo de Paris (2015), os esforços com a vista à criação de metas, que, por sua vez serviram de motor à mudança dos comportamentos, consolidaram uma resposta global.As energias renováveis e a eficiência são a resposta certa para a redução da emissão dos Gases Efeito Estufa, travando dessa forma o aumento da temperatura terrestre e o impacto desta nas alterações climáticas. As energias renováveis e a eficiência energética são transversais ao modo como vivemos, como consumimos, interagindo assim na forma como nos relacionamos com o meio ambiente. O presente projecto concentra-se na promoção e implementação da eficiência energética dos edifícios através de soluções integradas passivas e acivas e na implícita mudança de comportamentos. Quando falamos de soluções integradas, convém compreender a importância da simbiose entre o desenho das soluções passivas e ativas. É este percurso a fazer para cada desafio colocado sobre a eficiência energética. Sabendo do caminho a percorrer e da importância da coerência entre soluções passivas e ativas,registe-se a importância da cocriação na procura das soluções mais eficientes. A cocriação desempenha o papel principal no desenho de soluções a apresentar ao cliente, pois é este que partilha os hábitos de consumo e capacidade de investimento na eficiência energética. É com base na cocriação e na dinâmica dos comportamentos consumer-to-business-to-consumer e business-to-business-to consumer, que o projeto pretende criar e agregar valor.
- A Cultura Organizacional como Antecedente da Inovação: o Caso do Hotel Selina GerêsPublication . Neves, Patrícia SantosCom a necessidade de se reinventarem, as organizações passaram a olhar para a inovação como parte integrante da sua estratégia e a base para a sustentação de uma vantagem competitiva através da diferenciação (Moreira, 2010). Enquanto potencializadora de oportunidades, a inovação exerce um papel preponderante quando aliada à função do marketing, na medida em que permite às empresas serem proativas. Nos dias de hoje, o foco dos estudos sobre inovação está cada vez mais direcionado para os fatores relacionados com as pessoas e os comportamentos, ou seja, na importância do papel da cultura organizacional enquanto fator estimulador da inovação ou que pode restringir a mesma e, portanto, afetar o desempenho da empresa (Jiménez-Jiménez, Naranjo-Valencia & Sanz-Valle, 2016). Posto isto, o seguinte trabalho pretende contribuir para a compreensão desta relação entre cultura organizacional e inovação, numa vertente de aprendizagem teórica e prática, tendo como alvo de estudo uma unidade do Grupo Selina. Este consiste numa start-up centrada num modelo de negócio inovador, integrado na categoria de hospitalidade, combinando as viagens com o trabalho através de espaços de cowork. O seu conceito de hotel aliado às novas tendências levou a que este grupo hoteleiro se destacasse pelo seu formato inovador direcionado para uma estadia baseada na experiência, tendo por base uma filosofia nómada. Este estudo, de carácter qualitativo e exploratório, visa identificar as características da cultura organizacional que facilitam e impulsionam a prática de um serviço inovador do Selina Gerês, fornecendo um conhecimento específico sobre as variáveis culturais que proporcionam a criação de valor num contexto real, através da inovação.
- As determinantes da lealdadePublication . Lebre, Miguel Alexandre Quintas BrandãoA Lealdade do Cliente tem vindo com o decorrer dos anos a tornar-se uma temática bastante importante para as mais variadas empresas devido principalmente ao aumento da competitividade e da concorrência empresarial. Embora a Lealdade do Cliente tenha sido considerada por muitas entidades com o intuito de garantir a sua sobrevivência, esta também pode ser encarada como uma forma de garantir a estabilidade de muitas outras empresas. É então no presente estudo e aplicado numa empresa em específico que se pretende entender quais as determinantes da lealdade do cliente resultado da adaptação de um modelo e da junção de outros constructos. Através deste processo foi possível considerar a qualidade Intrínseca do produto, a qualidade do serviço, a satisfação, a confiança e até o compromisso, como possíveis antecedentes da Lealdade. O presente estudo para além de revelar um carácter empírico, possui também variáveis que necessitam de ser abordadas com recurso a metodologias quantitativas para posteriormente podermos responder ao nosso problema organizacional, o qual recai sobre as antecedentes da Lealdade. Com uma amostra de 100 casos foi possível entender quais as determinantes da Lealdade dos clientes da Lugrade e concluir através de várias análises estatísticas que para estes cliente as principais determinantes da Lealdade passam pela Qualidade Intrínseca do Produto, pela Prontidão e pela Empatia adjacentes à qualidade do serviço, pela Satisfação e também pelo Compromisso. Já a Confiança e as restantes dimensões da qualidade do serviço (Aspetos Tangíveis, Confiabilidade e Segurança) não se revelaram significativas no presente estudo.
