IPC - ESTGOH - Trabalhos de Projeto/Relatórios de Estágio
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- Plano de marketing da liga de melhoramentos de Nogueira do CravoPublication . Nunes, Orlando José Oliveira
- Determinantes da utilização do internet banking em PortugalPublication . Rodrigues, Ana Isabel Abreu
- A gestão da internacionalização de uma empresa - o caso da telelanguePublication . Borges, Soraia de Oliveira
- Comportamento do ConsumidorPublication . Mendes, Teresa do Rosário OliveiraComunicar é essencial aos indivíduos, e a sociedade cada vez mais se preocupa em partilhar informação e avaliar a sua identidade. Existem muitas formas de comunicar, sendo que estas evoluem consoante a evolução do Homem e da sociedade. É através das Bibliotecas que muito do conhecimento é transmitido ao longo de gerações. Antes mais elitistas, agora acessíveis a todos, as Bibliotecas tornaram-se em verdadeiros centros de partilha de conhecimento e de cultura da comunidade onde estão inseridas. Conseguir captar a população para a leitura e para irem a Bibliotecas, numa sociedade tão desenvolvida não é fácil. Esta tarefa torna-se igualmente complicada devido ao facto de a informação parecer estar disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. Torna-se então fundamental estudar o que leva uma pessoa a frequentar Bibliotecas. O presente estudo visa contribuir para a construção de um modelo conceptual que demonstre os determinantes de intenção de utilização de Bibliotecas. Com o objetivo de comprovar o modelo de investigação foi realizado um estudo empírico que envolveu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 1101 indivíduos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com base em técnicas multivariadas, designadamente a análise factorial, alfa de Crombach e análise dos itens e a análise de regressão linear simples e múltipla. Os resultados obtidos permitem concluir que a intenção de utilizar bibliotecas é positivamente influenciada pela atitude em relação à utilização de bibliotecas e pela norma subjetiva. A norma subjetiva é influenciada positivamente pelas crenças normativas e pela motivação. As conclusões deste estudo tornam-se importantes para investigações futuras na área das ciências da informação e do comportamento do consumidor.
- As dimensões do valor da marcaPublication . Margarido, Sónia Anabela Maia
- Marketing de serviços e a satisfação do cliente na empresa MedicineOnePublication . Matos, Bruno Rafael Aguiar de
- As determinantes da lealdadePublication . Lebre, Miguel Alexandre Quintas BrandãoA Lealdade do Cliente tem vindo com o decorrer dos anos a tornar-se uma temática bastante importante para as mais variadas empresas devido principalmente ao aumento da competitividade e da concorrência empresarial. Embora a Lealdade do Cliente tenha sido considerada por muitas entidades com o intuito de garantir a sua sobrevivência, esta também pode ser encarada como uma forma de garantir a estabilidade de muitas outras empresas. É então no presente estudo e aplicado numa empresa em específico que se pretende entender quais as determinantes da lealdade do cliente resultado da adaptação de um modelo e da junção de outros constructos. Através deste processo foi possível considerar a qualidade Intrínseca do produto, a qualidade do serviço, a satisfação, a confiança e até o compromisso, como possíveis antecedentes da Lealdade. O presente estudo para além de revelar um carácter empírico, possui também variáveis que necessitam de ser abordadas com recurso a metodologias quantitativas para posteriormente podermos responder ao nosso problema organizacional, o qual recai sobre as antecedentes da Lealdade. Com uma amostra de 100 casos foi possível entender quais as determinantes da Lealdade dos clientes da Lugrade e concluir através de várias análises estatísticas que para estes cliente as principais determinantes da Lealdade passam pela Qualidade Intrínseca do Produto, pela Prontidão e pela Empatia adjacentes à qualidade do serviço, pela Satisfação e também pelo Compromisso. Já a Confiança e as restantes dimensões da qualidade do serviço (Aspetos Tangíveis, Confiabilidade e Segurança) não se revelaram significativas no presente estudo.
- PMS - Quinta dos Mistérios, turismo de habitaçãoPublication . Mota, Eduardo Manuel FurtadoActualmente tornou-se quase impensável a existência de uma empresa sem que esta esteja ligada a sistemas de informação. Com estes sistemas as empresas tornam-se mais competitivas, mais eficientes, menos permeáveis a erros e, consequentemente, mais produtivas. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma empresa recente no ramo do turismo que não possuía qualquer sistema de gestão hoteleira, também conhecido por Property Management Systems (PMS). Este software é imprescindível a qualquer negócio ligado ao turismo, uma vez que é muito importante para este tipo de empresa monitorizar o seu cliente, desde que faz uma reserva até ao momento em que faz o check-out. Foi, por isso, desenvolvido neste trabalho um PMS em parceria com a empresa Quinta dos Mistérios - Turismo de Habitação, que o irá utilizar no seu dia-a-dia, fazendo dele a sua principal ferramenta de trabalho. Após uma avaliação das necessidades da empresa (tendo em conta a inexperiência da mesma) optou-se por uma solução de software modular, que facilmente pode ser acrescentado ou moldado ao crescimento da empresa. Esta solução irá criar uma vantagem competitiva trazendo também uma melhor segurança, produtividade e rapidez. O PMS desenvolvido encontra-se focado no cliente, nomeadamente na facilidade de este realizar as suas reservas. Estas podem ser efectuadas online, através de um website existente, ou através do PMS, por funcionários trabalhadores da empresa.O trabalho desenvolvido apresentou, em alguns pontos, uma diferenciação das soluções já existentes no mercado. Foi possível verificar que com esta aplicação a empresa se tornou mais competitiva, diferenciada e menos permeável a erros, oferecendo um atendimento mais rápido. Este documento foi elaborado sem respeitar as regras do Novo Acordo Ortográfico.
- Plano de MarketingPublication . Negra, Maria Lúcia Mourão BarrigaO mercado agro-alimentar onde se insere a Silliker Portugal tem demonstrado, ao longo dos últimos anos, uma forte evolução tecnológica e legislativa. Esta evolução, aliada à globalização deste mercado, provocou uma maior perceção na decisão de compra e avaliação dos produtos/ serviços por parte do consumidor. Surge assim um consumidor mais conhecedor e mais sensível em relação ao preço e à procura de valor do produto/ serviço. Num mercado competitivo e sem grande margem de diferenciação, o compromisso de fortalecer as relações com os clientes, satisfazer as suas necessidades e o planeamento estratégico da comunicação e comercialização dos serviços da empresa tornou-se assim emergente. É neste contexto que o marketing ganha relevo na empresa com o objetivo de rentabilizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Silliker Portugal, melhorar a perceção da imagem da marca e da confiança junto dos clientes e aumentar a notoriedade da empresa. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de plano de marketing para os serviços oferecidos pela Silliker Portugal, cumprindo eficazmente os objetivos propostos pela empresa através da implementação de estratégias de marketing, devidamente monitorizadas e avaliadas.
- InWebSolutionsPublication . Silva, André Filipe Lopes SimõesNo âmbito do Mestrado em Comunicação e Marketing, na vertente de Gestão de Marketing, na Escola Superior de Educação de Coimbra, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, foi realizado o Estágio Curricular na empresa InWebSolutions, especializa em Marketing Digital e Formação. De modo a cumprir o objetivo do trabalho, a finalidade deste relatório/ projeto prende-se à contrução de uma ferramenta matricial com base nas estratégias de Marketing Digital, medindo a forma como as empresas podem implementar técnicas estratégicas de Marketing em formato Online. Primeiramente, será apresentado o tema através de uma abordagem teórica, retratando questões ligadas ao objeto de trabalho por via do contributo de vários autores. Numa segunda parte, será dedicada ao desenvolvimento de um instrumento matricial, baseado no autor Vasco Marques (2016) que irá permitir medir nove dimensões específicas de conhecimento estratégico digital: (1) Plano de marketing digital; (2) Website profissional; (3) Loja Online; (4) Email- marketign; (5) Redes sociais e socias media; (6) Search engine optimization; (7) Google Adwords; (8) Mobile marketing; (9) Google Analytics. Este trabalho permitiu gerar um conjunto de considerações e aplicações ao nível teórico e prático. A nível teórico abordam-se questões ligadas às estratégicas de Marketing Digital, e a importância que este novo paradigma contribui para o desempenho das organizações. A nível prático este trabalho permitiu construir uma ferramenta de análise que permitiu suportar decisões de Marketing, nomeadamente ao nível das Estratégicas em Marketing Digital.