Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Comportamento do Consumidor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Teresa.docx1.99 MBMicrosoft Word XML Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Comunicar é essencial aos indivíduos, e a sociedade cada vez mais se preocupa em partilhar informação e avaliar a sua identidade. Existem muitas formas de comunicar, sendo que estas evoluem consoante a evolução do Homem e da sociedade. É através das Bibliotecas que muito do conhecimento é transmitido ao longo de gerações. Antes mais elitistas, agora acessíveis a todos, as Bibliotecas tornaram-se em verdadeiros centros de partilha de conhecimento e de cultura da comunidade onde estão inseridas. Conseguir captar a população para a leitura e para irem a Bibliotecas, numa sociedade tão desenvolvida não é fácil. Esta tarefa torna-se igualmente complicada devido ao facto de a informação parecer estar disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. Torna-se então fundamental estudar o que leva uma pessoa a frequentar Bibliotecas. O presente estudo visa contribuir para a construção de um modelo conceptual que demonstre os determinantes de intenção de utilização de Bibliotecas. Com o objetivo de comprovar o modelo de investigação foi realizado um estudo empírico que envolveu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 1101 indivíduos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com base em técnicas multivariadas, designadamente a análise factorial, alfa de Crombach e análise dos itens e a análise de regressão linear simples e múltipla. Os resultados obtidos permitem concluir que a intenção de utilizar bibliotecas é positivamente influenciada pela atitude em relação à utilização de bibliotecas e pela norma subjetiva. A norma subjetiva é influenciada positivamente pelas crenças normativas e pela motivação. As conclusões deste estudo tornam-se importantes para investigações futuras na área das ciências da informação e do comportamento do consumidor.

Description

Keywords

Comportamento do Consumidor; Bibliotecas em Portugal;

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue