Repository logo
 
Publication

Comportamento do Consumidor

dc.contributor.authorMendes, Teresa do Rosário Oliveira
dc.date.accessioned2018-05-21T14:33:57Z
dc.date.available2018-05-21T14:33:57Z
dc.date.issued2014-07-22
dc.description.abstractComunicar é essencial aos indivíduos, e a sociedade cada vez mais se preocupa em partilhar informação e avaliar a sua identidade. Existem muitas formas de comunicar, sendo que estas evoluem consoante a evolução do Homem e da sociedade. É através das Bibliotecas que muito do conhecimento é transmitido ao longo de gerações. Antes mais elitistas, agora acessíveis a todos, as Bibliotecas tornaram-se em verdadeiros centros de partilha de conhecimento e de cultura da comunidade onde estão inseridas. Conseguir captar a população para a leitura e para irem a Bibliotecas, numa sociedade tão desenvolvida não é fácil. Esta tarefa torna-se igualmente complicada devido ao facto de a informação parecer estar disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. Torna-se então fundamental estudar o que leva uma pessoa a frequentar Bibliotecas. O presente estudo visa contribuir para a construção de um modelo conceptual que demonstre os determinantes de intenção de utilização de Bibliotecas. Com o objetivo de comprovar o modelo de investigação foi realizado um estudo empírico que envolveu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 1101 indivíduos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado com base em técnicas multivariadas, designadamente a análise factorial, alfa de Crombach e análise dos itens e a análise de regressão linear simples e múltipla. Os resultados obtidos permitem concluir que a intenção de utilizar bibliotecas é positivamente influenciada pela atitude em relação à utilização de bibliotecas e pela norma subjetiva. A norma subjetiva é influenciada positivamente pelas crenças normativas e pela motivação. As conclusões deste estudo tornam-se importantes para investigações futuras na área das ciências da informação e do comportamento do consumidor.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier201408465
dc.identifier201408465
dc.identifier.tid201408465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22936
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do Consumidor;pt_PT
dc.subjectBibliotecas em Portugal;pt_PT
dc.titleComportamento do Consumidorpt_PT
dc.title.alternativeModelização da intenção de utilização de Bibliotecaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Teresa.docx
Size:
1.99 MB
Format:
Microsoft Word XML
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: