IPC - ESTGOH - Trabalhos de Projeto/Relatórios de Estágio
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- Análise das interações no twitter durante a Copa do Mundo Qatar 2022: corrupção, direitos humanos, sustentabilidade ambiental e infraestruturas.Publication . Alves, Helen Cristina Silva; Ricardo Filipe Carreira RamosA realização de megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA no Qatar em 2022, tem impactos significativos nas áreas de desenvolvimento econômico, social, diplomacia e na imagem internacional do país anfitrião. Este estudo concentrou-se na análise das discussões no Twitter durante o evento, com o propósito de identificar tópicos relevantes e avaliar o sentimento da comunidade, visando aprimorar a gestão da imagem do país. A metodologia envolveu a coleta de dados no Twitter, segmentando os seguidores da Copa do Mundo do Qatar. Comentários relacionados ao evento foram analisados, traduzidos para o inglês, passaram por filtragem de palavras irrelevantes e análise de sentimentos. Um dicionário validado por especialistas foi criado e utilizado. A análise revelou que as discussões no Twitter durante a Copa do Mundo do Qatar abordaram temas como estádios, direitos humanos, racismo, boicotes e xenofobia. Os resultados indicaram que, em média, os usuários expressaram sentimentos predominantemente positivos em relação a direitos humanos e sustentabilidade ambiental. A corrupção foi vista de forma negativa, embora com um tom mais frágil, e a infraestrutura recebeu uma avaliação geralmente positiva. Este estudo contribui para uma melhor compreensão dos impactos sociais, éticos e ambientais de megaeventos esportivos. Além disso, oferece implicações práticas para a indústria e aponta limitações que podem ser exploradas em futuras pesquisas, destacando a importância de gerir questões como direitos humanos, corrupção, sustentabilidade e infraestrutura em megaeventos.
- As ações de comunicação de marketing externo do Centro Cultural Penedo da Saudade: um plano de comunicação para referêncis no setor cultural.Publication . Custódio, Nádia Patrícia Pinheiro; Nayra Leandro Miguel MartinsA cultura é bastante relevante para o desenvolvimento humano e a formação do indivíduo. Como tal, é importante promover a participação e difusão da mesma. A comunicação é atualmente essencial para as organizações, sendo também relevante para o setor cultural. O Centro Cultural Penedo da Saudade é uma instituição pertencente ao Politécnico de Coimbra, que tem variados eventos e atividades no universo das artes e da cultura, promovendo a experimentação artística e os artistas emergentes. Procedeu-se à análise das suas ações de comunicação externa numa perspetiva dos estudantes do ensino superior de Coimbra, a partir da qual se verificou que, na vertente informativa a comunicação atinge o pretendido, mas na questão interativa e emocional pode ainda ser trabalhada, de modo a conseguir uma melhor relação com os estudantes. Com base nesta análise, na literatura e numa entrevista realizada à diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade, foi elaborado um plano de comunicação para esta instituição, que poderá ser também uma referência para outras instituições do setor.
- Guia prático de como ter colaboradores felizes: influência do marketing interno e da comunicação internaPublication . Costa, Carina Jesus; Nayra Leandro Miguel MartinsO seguinte projeto tem como objetivo final a criação de um guia prático de como ter colaboradores felizes, a partir da influência do marketing interno e da comunicação interna. Para além de ter como base a revisão da literatura, onde foram estudados diversos autores, terá também foco em estratégias já implementadas por empresas no panorama nacional. As empresas foram escolhidas tendo como base os diversos prémios e rankings feitos a nível nacional que premeiam as boas práticas de gestão. Desta forma, foram abordadas seis empresas, sendo elas: Altice Portugal, Gato Preto, Grupo das Casas, Grupo Jerónimo Martins, Grupo Nabeiro e Norauto.
- Relatório de estágio na agência de marketing " I Am Social"Publication . Moreira, Barbara Margarida Carvalho NevesO presente relatório de estágio surge através da realização do estágio curricular, com a duração de 4 meses, na Agência de Marketing Digital “I AM Social”, no âmbito do Mestrado em Marketing e Comunicação, no percurso de Gestão de Marketing, lecionado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra. O objetivo central do relatório de estágio é a exposição e descrição das atividades realizadas durante o mesmo, abordando as temáticas do marketing digital, do marketing de conteúdo e do marketing de influência. Este estudo pretende também avaliar a evolução do marketing de influência e a importância da criação de parcerias entre os influenciadores digitais e as marcas. Para o efeito, foi realizado um questionário que obteve 263 respostas. Através dos resultados obtidos, confirmou-se a forte influência dos influenciadores digitais na intenção de compra, comprovando que os consumidores têm em grande consideração o que é comunicado pelos influenciadores na formulação das suas decisões de compra.
- Estratégias de marketing digital como impulsionadoras dos pequenos negócios em tempos de pandemia covid-19: Villa Lounge BarPublication . Silva, Andreia Vitória Antunes daCom este trabalho de projeto, pretendo desenvolver um estudo académico que analise a importância das “Estratégias de Marketing Digital como impulsionadoras dos pequenos negócios em tempos de Pandemia Covid-19” estudo de caso do Villa Lounge Bar. Este trabalho, aborda um tema que é pouco estudado e bastante pertinente nos dias que correm, e tem como objetivo final analisar e perceber como é que as pequenos negócios e os seus empresários, com especial destaque em análise o projeto aplicado à empresa Villa Lounge Bar, situada no centro de Portugal, em Oliveira do Hospital, em que medida é que o investimento que aplicou em estratégias do marketing digital, nomeadamente na rede social Facebook foi suficiente para ultrapassar as dificuldades sentidas em tempos de confinamento. Para chegar a uma conclusão foram realizadas 7 entrevistas ao gerente do espaço em questão e a clientes habituais deste espaço em análise e realizado um inquérito por questionário aos seguidores da página Facebook do “Villa Lounge Bar”. Concluímos que neste caso em particular este pequeno negócio em termos económicos o investimento nas redes sociais, nomeadamente no Facebook não produziu grandes resultados líquidos, mas sim potenciou o fortalecimento da relação entre a “tribo” dos clientes habituais e da comunidade local que apoia e adere a qualquer estratégia estabelecida pelo espaço, para além que ao nível do alcance permite divulgar os seus eventos a uma maior amplitude. Este trabalho permite ter uma visão critica sobre como o uso e o investimento nas redes sociais influência os pequenos negócios locais e a relação destes com os seus clientes em tempos de pandemia.
- Relatório de Estágio na Empresa Everything is NewPublication . Veloso, Sancha Miguel Cardona; Rosa Maria Campos SobreiraEste relatório tem como base o estágio curricular realizado na Everything is New, no período de 7 de fevereiro de 2022 a 9 de Julho de 2022 no âmbito do mestrado em Marketing e Comunicação, no percurso de Gestão de Marketing na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, uma parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra. Este trabalho tem como finalidade refletir e fortalecer tudo aquilo que aprendemos ao longo do estágio, tendo assim uma aproximação com o mundo de trabalho e como estes se relacionam nos dias de hoje, contribuindo futuramente para a nossa vida profissional. O estágio permitiu-me desenvolver diferentes competências técnicas e comunicacionais na área do marketing e da comunicação, mais concretamente assuntos relacionados com o marketing digital, marketing de influência, marketing cultural, eventos, relação com os media e o papel do jornalismo nos eventos culturais, o clipping e o benchmarking. Uma vez que o setor da cultura sofreu graves prejuízos durante o período de pandemia, optei por realizar uma pesquisa sobre o impacto do Covid-19 no setor cultural português, bem como de algumas notícias dadas pelo CEO da Everything is New, Álvaro Covões, dando a sua perspetiva durante e pós pandemia e o quanto as quebras económicas afetaram o seu negócio e o setor de atividade. O trabalho efetuado foi essencial para facilitar a construção de conteúdos que estivessem de acordo com os objetivos da empresa, estabelecendo uma comunicação com todos os colaboradores da EiN e apoiando em ações e eventos da empresa.
- A importâcia das redes sociais no engagment: O caso Torre da Palma Wine HotelPublication . Gonçalves, Ana Carolina AugustoDe forma a concluir o Mestrado em Marketing e Comunicação com especialização em Gestão de Marketing, na Escola Superior de Educação de Coimbra, foi assumido para trabalho final o formato de estágio. No presente relatório estão consolidadas as atividades realizadas, durante quatro meses, na empresa Torre de Palma Wine Hotel. De entre as várias tarefas realizadas, o presente trabalho dá particular atenção à forma como a marca Torre de Palma Wine Hotel comunica os seus clientes nas redes sociais, respondendo, desta forma, ao desafio proposto na entidade acolhedora, em que o estágio se dobrou sob a temática Marketing Digital. Para a realização do estudo, foram selecionadas as redes sociais Facebook, LinkedIn e Instagram para serem analisadas ao longo deste relatório, uma vez que são estas as redes sociais com mais alcance da unidade hoteleira. Contudo, o presente estudo irá refletir-se sobre como as redes sociais escolhidas podem ser uma ferramenta de captação de público-alvo, de promoção e de fidelização para as unidades hoteleiras, demonstrando os seus produtos e serviços. O estudo vem provar que no caso de Torre de Palma Wine Hotel as redes sociais têm um papel importante na escolha do consumidor, sendo a unidade hoteleira não só um hotel, mas um destino turístico.
- A influênia dos benefícios fiscais ao investimento na rentabilidade dos capitais próprios: o caso da sociedade SPMAQPublication . Fernandes, Ana Carina Marques; Regina Paula Melo e Maia de SáO principal objetivo deste estudo de caso consiste na análise da relação entre a rentabilidade dos capitais próprios e a usufruição de benefícios fiscais ao investimento, especificamente quanto ao efeito fiscal. Este objetivo divide-se nos seguintes objetivos operacionais: (i) descrever a conceção do planeamento fiscal, em relação com a gestão estratégica da empresa; (ii) interpretar a usufruição dos benefícios fiscais ao investimento, no contexto da gestão estratégica da empresa; (iii) descrever o impacto do efeito fiscal na rentabilidade dos capitais próprios; (iv) interpretar a relação entre a rentabilidade dos capitais próprios e a carga fiscal a que a empresa está sujeita. Para este estudo de caso, foram realizadas análises financeiras e fiscais em dois cenários: o primeiro subjacente aos relatórios de gestão e demonstrações financeiras da empresa SPMAQ - Soluções Projetos Máquinas, Unipessoal LDA (SPMAQ), para os exercícios económicos de 2019 a 2021, comparativamente com os anos económicos anteriores (2016 a 2018), nos quais não foi realizado um planeamento fiscal, de acordo com a atividade operacional da entidade e a usufruição de benefícios fiscais ao investimento; e o segundo cenário, ficcionado, considerando incrementos de resultados e a adoção das normas contabilísticas e de relato financeiro (NCRF). Quando se compara a influência do efeito fiscal na rentabilidade dos capitais próprios, constata-se que existe um impacto positivo nos anos económicos com recurso a benefícios fiscais ao investimento, isto é, o efeito fiscal contribui para aumentar o retorno dos investidores na empresa. Realça-se também que esse impacto positivo é superior nos anos económicos com maior resultado operacional, pois os benefícios fiscais ao investimento absorvem uma parte significativa do Imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas (IRC).
- NoesisAbroadPublication . Martins, Ana Judite LopesO presente relatório tem como objetivo apresentar o projeto NoesisAbroad que foi desenvolvido na plataforma Outsystems. Este projeto foi proposto pela empresa Noesis, S.A. e foi elaborado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Informática Aplicada. A realização deste projeto foi enquadrada na realização de um projeto em contexto real de empresa, recorrendo a uma metodologia ágil não formal. O decorrer da transformação digital e a necessidade crescente de desburocratização de processos, demonstrou ser essencial a agilização do processo de marcação de viagens, reserva de alojamento e de submissão de despesas para o colaborador, assim como, de aprovação para o manager. Devido a essa necessidade surgiu o projeto NoesisAbroad. Durante o levantamento de requisitos, foi definido em conjunto com o orientador da empresa que seriam desenvolvidas duas aplicações – web e mobile, ambas como ferramenta de apoio ao colaborador, mas, no entanto, o principal foco da aplicação mobile encontra-se na agilização da aprovação de pedidos. Os objetivos do projeto foram cumpridos com sucesso, e os resultados demonstram que para uma versão inicial, tem uma base sólida ao nível de requisitos, lógica de negócio e com possibilidade de crescimento. Por exemplo, a agilização do processo das despesas permitiu a eliminação de possíveis falhas como a perda de faturas ao aditar uma despesa com anexo na aplicação mobile. Palavras-Chave:
- Gestão da comunicação da marca Turismo Centro de PortugalPublication . Maio, Mariana da Silva MónicaNa construção de uma place brand é importante que haja diálogo entre os stakeholders e os atores para que seja possível perceber qual a identidade do lugar que deve ser promovida. É fundamental que, posteriormente, as organizações na área do Turismo planeiem como vão comunicar essa mesma identidade. Para que tal ocorra, é importante que recorram a um plano de comunicação de marketing, onde deve constar a escolha dos instrumentos de comunicação para atingir os públicos-alvo selecionados, através de mensagens coerentes e coordenadas sobre a marca, cumprindo os objetivos definidos anteriormente. As Entidades Regionais de Turismo são responsáveis pelo desenvolvimento das diferentes áreas regionais, sendo uma das suas funções perceber como as mesmas podem ser divulgadas. Posto isto, considerou-se relevante fazer uma comparação entre as secções da comunicação dos Planos de Marketing deste tipo de organizações para se perceber quais os pontos que mais destacam, o que têm em comum e quais as principais diferenças. A realização do estágio no Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas do Turismo Centro de Portugal teve como objetivo a participação nas atividades relacionadas com o Planeamento da Comunicação da Entidade. Como tal, foi realizado um Plano de Comunicação para o Projeto Rede Cultural 2.0 - Lugares Património Mundial do Centro de Portugal, foram desenvolvidos artigos para o Website e Redes Sociais da Organização e ajudou-se no planeamento do evento Vê Portugal, gerindo a sua Rede Social. Tendo em conta a análise realizada à secção da comunicação dos Planos de Marketing das Entidades Regionais de Turismo, foram também dadas sugestões ao próprio Plano de Comunicação do Turismo Centro de Portugal.