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- Galhispo, Lda: projecto de ampliação de ponto de venda retalhistaPublication . Ivan, Galhispo; Rousseau, José AntónioNos últimos 30 anos, a actividade comercial sofreu uma tremenda evolução nas suas inumeras varientes. Todavia, o retalho independente tem demonstrado uma fraca capacidade de acompanhar esta mudança, perdendo competitividade e deixando-se ultrapassar por outros tipos de segmentos. No fundo, o futuro do comércio independente irá depender essencialmente da sua capacidade de adaptação às novas exigências do mercado e às transformações dos consumidores. Neste sentido, o marketing, mais concretamente o makerting dos distribuidores, deve ser utilizado como um factor potencializador do ponto de venda, indispensável quando falamos do comércio retalhista.Possibilita ainda a criação de atmosferas comerciais estimulantes que melhorem o processo de compra do consumidor. Neste projecto de reoganização das variaveis de retailingmix desenvolveu-se um estudo de caso para a ampliação do um ponto de venda do Galhispo,Lda, empresa sediada no distrito de Leiria. Partindo de um diagnóstico da situação do ponto de venda actual, elaborou-se um conjunto de propostas com o objectivo de melhorar a sua eficiência e acrescentar valor ao consumidor. Trata-se então de um projecto que é resultado da aplicação de conceitos, métodos e instrumentos de distribuição e de marketing num ponto de venda retalhista.
- Relatório de estágio na empresa Gestools-Gestão online ldaPublication . Silva, Tiago; Pinheiro, Cristina"O presente relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido no estágio curricular na empresa GesTools - Gestão Online Lda, no âmbito de uma bolsa de iniciação à investigação, no mestrado em Design e Cultura Visual, opção Design Visual. A investigação teve como objetivos o desenvolvimento de projetos, o redesign de plataformas digitais e declinação para aplicação mobile. Depois do levantamento do estado da arte, apresentam-se os conceitos maos relevantes para o tópico de investigação, as principais ideias de suporte à reflexão crítica, assim como algumas questões subjacentes à análise sintática de suportes comunicativos. Foram analisados exemplos com base nas regras visuais construtivas, teoria e percepção visual aplicada ao web design, regras de eficácia para a construção de layouts e um documento sobre turismo. Constatou-se uma tendência para resolver de forma similar os suportes avaliados, com novas gramáticas visuais de fácil reconhecimento pelo utilizador. Dos projetos realizados na empresa, selecionaram-se três como casos de estudo, dando resposta às questões de investigação inicialmente colocadas. O relatório contém ainda a avaliação final do estágio pelo estagiário e pelo Eng. Jorge Fernandes da empresa GesTools. Como resultado, considera-se que se alcançaram soluções eficazes de utilização e navegação, com boa qualidade visual, atingindo níveis comunicacionais mais efetivos nos vários suportes. "
- Implementation of MEWMA Control Chart in Equipment Condition MonitoringPublication . Lampreia, Suzana Paula Gomes Fernando da Silva; Vairinhos, Valter Martins; Requeijo, José Gomes; Dias, J. M.The progressive degradation of presently operating electro-mechanical systems is a certain future fact. To minimize losses, maintenance costs and eventual replacements, condition monitoring should be applied to critical equipment (Condition Based Maintenance – CBM). The state of equipment can be predicted at any moment using statistical methods to analyze condition monitoring data. In this paper, collected data are vibration values, obtained at p points (p = 4 for instance) of an experimental equipment, forming p variables. When independence condition does not hold, it is suggested modeling data with Auto-Regressive Integrated Moving Average (ARIMA) models, and using the residues of the estimated model for Phase I. In Phase I, the estimation of parameters is achieved using the Hotelling T control chart; only after applying the defined ARIMA model, the p variables are treated. In Phase II, equipment state is artificially degraded through induced failures and failure prediction obtained using special multivariate control charts for data statistical treatment. Assuming data independence and normality, Multivariate Exponentially Weighted Moving Average Modified (MEWMAM) control charts are applied in Phase II to data collected from an electric pump, controlling the behavior of data using this procedure. In Phase II, for non-independent data the prediction errors from the adjusted model are used instead of original data. To show that the suggested methodology can be applied to propulsion systems, simulated data from a gas turbine are used. Using these methodologies it is possible to run online condition monitoring, and act in time, to minimize maintenance costs and maximize equipment performance.
- Já sinto: cultura visual e arte urbana ao serviço da língua portuguesaPublication . Jacinto, Ana Filipa; Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches; Côrte-Real, Eduardo‘Já Sinto’ é um projeto que une o Design à arte urbana com uma vertente social e ativista. Teve como base na sua segundo a metodologia proposta pelo artigo da autora Ellen Lupton (2014:11): “O Designer enquanto produtor”, que aborda o projeto tendo em conto o seu público. Este projeto usou como referências os seguintes conceitos descritos no artigo referenciado como essenciais no que diz respeito a questão do “Designer enquanto produtor” sendo esses: Design, artesão, projeto, arte, contemporâneo, experimentação, colaboração, manifesto, geração, cidadania, tipografia, tecnologia e internet. Este projeto tem como objetivo relembrar certos valores sociais e culturais que a própria sociedade está a tentar transmitir, mas que muitas das vezes passam despercebidos. Esses valores estão a ser depositados nas mais variadas cidades do mundo, através de frases escritas nas superfícies urbanas das mesmas. A cidade tornou-se num texto, que por sua vez representa o que a sociedade acredita e defende. É o seu apelo e o seu manifesto. O que se pretende é aliar o Design a esta causa. Por tal, foi criada uma página dedicada a esta missão nas redes sociais com o objetivo de descobrir os inúmeros textos espalhados pelo mundo através da colaboração do público da mesma. Este é o manifesto deste projeto — viver, aprender e passar a mensagem. O desejo é saber o que quem sente em Português anda a dizer ao mundo. Pretende-se conectar-nos todos aqueles que falam a Língua portuguesa e que sentem a necessidade de chamar a atenção do que realmente importa.
- A marca Montijo: aplicação da metodologia ideas (R)evolution: modelo left and right brandingPublication . Fontes, João Paulo; Mateus, AméricoAs marcas territoriais são a resposta a um novo paradigma de desenvolvimento das identidades territoriais e nos dias de hoje chegam a uma nova era, a era da co-criação, a era em que criar uma marca, deve ser um processo conjunto onde os públicos e stakeholders envolvidos, têm papel fundamental. O Montijo não é exceção, e nesta lógica de interação, conhecemos um concelho com grandes valências, uma vastidão e diversidade humana e territorial fantásticas, uma bonita história e tradição, uma maravilhosa e benéfica posição geográfica, vários produtos regionais e fatores atrativos, mas carente de ligação, carente de uma conexão constante, de uma nova dinâmica para que as atividades se unam cresçam e devolvam a vida desejada ao concelho, um concelho de encontros, de ligações, de criação pontes de encontro.
- Criação da marca MUVAPublication . Tendeiro, Sofia Marina Ramos; Dutschke, GeorgO projecto de mestrado baseia-se na criação de um novo produto de design e a sua respectiva marca. O objectivo foi criar um produto diferente e inovador com base num já existente no mercado: as malas de mão. As malas de mão têm um papel muito importante na vida de muitas pessoas desde há muito anos, sendo muito raro observar-se uma senhora sem uma mala de mão no seu dia-a-dia. São um elemento essencial não só da moda pois não têm uma função somente estética, acabam por ser uma necessidade que cada vez mais precisa de ser funcional, prática e suportar as necessidades contemporâneas. A nível estético a maioria das malas tem um carácter neutro e estanque, que foge às novas tendências visuais e socio-culturais da actualidade, o dinamismo, a personalização, o movimento, e a simplicidade. O objectivo foi desenhar uma mala que se adaptasse a todos estes conceitos e criar a sua própria marca, baseando-se na análise e revisão da literatura de várias áreas como moda, design, marketing, branding, e tendências. Este projecto tem como objectivo melhorar a qualidade de utilização deste objecto no dia-a-dia dos seus utilizadores, e criar uma marca portuguesa que revele irreverência, qualidade, uma boa energia, e sobretudo que os consumidores se divirtam ao entrarem no seu universo.
- Pessoa(s): exploração visual da obra de Fernando PessoaPublication . Reis, Teresa; Vilas-Boas, ArmandoO presente projecto centra-se numa exploração visual da poesia de Fernando Pessoa, privilegiando o trabalho manual, graças à utilização de técnicas como desenho, colagem, caligrafia, entre outras, de forma a ressalvar o carácter experimental e criativo do projecto. Após uma contextualização histórica e pessoal da vida do autor e da consequente apropriação da cultura e design visual ao teor do projecto, aliou-se a sua ideologia à minha interpretação pessoal, enquanto designer. O resultado foi uma variedade de peças visuais tendo maioritariamente como base um trabalho fotográfico, onde veiculo as minhas interpretações pessoais de um igual número de poemas de Fernando Pessoa. Conclui-se que a poesia de Fernando Pessoa se presta a interpretações diversificadas e que neste contexto as ferramentas da comunicação visual permitem uma latitude expressiva capaz de se adequar ao ambiente pessoano.
- The personality box: interpretações visuais inspiradas em personalidade e culturaPublication . Amores, Arianne; Vilas-Boas, ArmandoO presente projecto teve como objectivo a criação de representações visuais inspiradas na personalidade e cultura de dez sujeitos, utilizando uma grande variedade de meios e linguagens visuais na forma de packaging. O design visual evoluiu para englobar a auto-expressão e a liberdade artística, e desde a sua criação tem trabalhado para as massas. Mas e se o design visual trabalhasse apenas para uma pessoa de cada vez? Como iria isso, eventualmente, alterar as suas premissas do design visual? A partir do conceito de personalização, este projecto tem intenção de definir a essência da actividade do designer visual, argumentando que a actividade não consiste apenas na resolução de problemas visuais mas também na comunicação expressiva através de uma variedade de recursos visuais. As áreas de conhecimento solicitadas foram desde a psicologia ao packaging, passando pela fotografia, ilustração e tipografia, entre outros, fornecendo evidências de que as capacidades intelectuais e práticas diversificadas são essenciais para o designer visual, tal como a capacidade de comunicar talvez o mais abstracto dos conteúdos, a personalidade de um sujeito e a influência da cultura nessa personalidade. Conclui-se que a partilha consumada pela globalização afecta em certa medida as representações visuais das diferentes culturas. Não obstante, os dez sujeitos — provenientes de dez culturas diferentes — inspiraram criações visuais que permitem afirmar que é viável falar-se de “design para um” como ferramenta de comunicação, funcionando as dez abordagens visuais criadas como retratos da personalidade de cada sujeito.
- Explicação visual de uma obra literária: Memorial do Convento de José SaramagoPublication . Ribeiro, Joana Martins; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEste projeto tem como objectivo aliar o conceito do Design de Informação ao entendimento de uma obra literária, ou seja, recorrer à cultura visual para a facilitação e compreensão dos conteúdos literários, através dos meios imagéticos que caracterizam a sociedade contemporânea. Por outro lado, a sua finalidade consiste em clarificar e simplificar a mensagem de uma determinada obra. Consequentemente, pretende-se criar um novo ponto de vista para uma exploração e experimentação de duas áreas distintas e opostas, utilizando diferentes práticas, métodos e princípios num formato de entendimento universal. Este projeto tem como base a obra de Saramago visto que esta possui uma estrutura narrativa que propícia uma linguagem infográfica, acompanhando simultaneamente o raciocínio do Design de Informação que projeta a informação de uma forma rápida e eficaz. Num nível mais pragmático pela experimentação de métodos e técnicas que possam potenciar evidências para a pertinência do assunto em questão. O produto final será o resultado de várias peças visuais e composições infográficas que explicam e traduzem alguns momentos específicos da obra em estudo através de uma linguagem universal, que pretendem criar uma narrativa significativa desses momentos. Em suma, a ambição é que este projeto seja um exemplo para outros e que se possa tornar uma alternativa praticável no futuro dentro da área do Design Visual e ao mesmo tempo que crie oportunidades similares não só aplicado a obras literárias mas também noutros formatos e suportes.
- Criação de uma identidade visual com base no branding emocional: think youPublication . Oliveira, Susana Sofia Correia de; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesO projeto em questão visa analisar os conceitos de Identidade inseridos no Branding Emocional e aplicar os mesmos a um projeto criado para o efeito. Trata-se de uma marca, tendo como principal objetivo o despoletar de sentimentos positivos para com o público envolvido, com a particularidade de não possuir fins lucrativos. Para concretizar os objetivos para a marca estipulados estudaram-se diversas áreas, associadas às diferentes fases de concretização do projeto, nomeadamente Branding Emocional, Design de Identidade de Marca, Slow Movement , Psicologia Positiva e alguns manifestos, First- Things-First Manifesto, First-Things-First 2000 e Why I’m Renewing the Manifesto First-Things- First do ano de 2014, servindo todas as áreas para um melhor entendimento da receptividade por parte do ser humano, daquilo que o poderá afetar positivamente e criar envolvência. Procedeu-se também à investigação de alguns casos, que servem de suporte para uma melhor compreensão de como realizar atos do género, nomeadamente a revista ADBUSTERS, Improv Everywhere, um grupo praticante de “partidas” e como estudo de caso principal o Projecto Amelie. A marca atua através de peças gráficas, com diversos formatos, deixadas nas ruas e em domínio online, para que a interação com o público seja mais eficaz, peças como cartões, posters, flyers, etc., atuam como meio de intervenção, para relembrar a quem com estes se cruza, de que pequenos gestos como demonstrações e exteriorizações de gratidão e outros sentimentos são importantes para o bem estar pessoal e global.