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- Implementation of MEWMA Control Chart in Equipment Condition MonitoringPublication . Lampreia, Suzana Paula Gomes Fernando da Silva; Vairinhos, Valter Martins; Requeijo, José Gomes; Dias, J. M.The progressive degradation of presently operating electro-mechanical systems is a certain future fact. To minimize losses, maintenance costs and eventual replacements, condition monitoring should be applied to critical equipment (Condition Based Maintenance – CBM). The state of equipment can be predicted at any moment using statistical methods to analyze condition monitoring data. In this paper, collected data are vibration values, obtained at p points (p = 4 for instance) of an experimental equipment, forming p variables. When independence condition does not hold, it is suggested modeling data with Auto-Regressive Integrated Moving Average (ARIMA) models, and using the residues of the estimated model for Phase I. In Phase I, the estimation of parameters is achieved using the Hotelling T control chart; only after applying the defined ARIMA model, the p variables are treated. In Phase II, equipment state is artificially degraded through induced failures and failure prediction obtained using special multivariate control charts for data statistical treatment. Assuming data independence and normality, Multivariate Exponentially Weighted Moving Average Modified (MEWMAM) control charts are applied in Phase II to data collected from an electric pump, controlling the behavior of data using this procedure. In Phase II, for non-independent data the prediction errors from the adjusted model are used instead of original data. To show that the suggested methodology can be applied to propulsion systems, simulated data from a gas turbine are used. Using these methodologies it is possible to run online condition monitoring, and act in time, to minimize maintenance costs and maximize equipment performance.
- Na rota do minério entre a mina e o pomarãoPublication . Peleja, António Manuel Fonseca; Ventura, António
- A loja interactiva na promoção turística do Porto e Norte de PortugalPublication . Santos, Maria Inês Domingues Araújo de Bragança dos; Gonçalves, Ana; Gonçalves, Susana FilipaEm termos gerais, este Relatório de Estágio surge da necessidade de analisar as estratégias promocionais a que o Turismo do Porto e Norte de Portugal recorre, através da acção desenvolvida pelas lojas interactivas. Estas beneficiam das sinergias criadas pela parceria entre os municípios da região do Porto e Norte em que estão integradas, em representação do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Em termos particulares, este trabalho tem como objecto de estudo o conceito de Loja Interactiva de Turismo e a sua aplicação na região do Porto e Norte de Portugal. As lojas interactivas de turismo do Porto e Norte de Portugal visam disponibilizar informação sobre a região do Porto e Norte, enquanto um todo funcional e símbolo distintivo da sua oferta. O presente trabalho encontra-se sustentado por um estágio de 3 meses, realizado na loja interactiva do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, de Janeiro a Março de 2015. Nesta medida, procurou-se identificar e analisar a forma como as lojas interactivas são capazes de contribuir para a promoção e divulgação de áreas menos visitadas nesta região. Este estágio permitiu uma maior aproximação ao contexto real onde decorreram todas as acções promocionais inerentes à prática deste novo conceito de loja interactiva, vivenciando no dia-a-dia a diversidade dos eventos geridos pela loja. As lojas promovem a realização de eventos culturais, gastronómicos, musicais, artísticos, e de saúde e bem-estar, ancorados num determinado local da região do Porto e Norte de Portugal. O enquadramento teórico da temática em questão, conceitos e princípios estruturantes foram estudados para uma melhor percepção do conceito e do funcionamento da loja interactiva. As sinergias resultantes do quadro interactivo das lojas representam uma mais-valia para os munícipios, pela multiplicação da promoção turística dos produtos disponíveis da região, através de estratégias interactivas, das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de eventos. Por último, efectuar-se-á uma análise comparada dos vários objectivos defendidos para efeitos da promoção turística na região do Porto e Norte de Portugal, com base em entrevistas presenciais semi-estruturadas, gravadas em áudio, junto dos representantes de 7 lojas interactivas, a saber, Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Arouca, Espinho, Maia, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vila do Conde, tendo em consideração o âmbito, a acção e os objectivos da temática.
- América do Sul : uma visão geopoliticaPublication . Nogueira, José Manuel FreirePeriférica e fonte de matérias-primas para terceiros, a América do Sul nunca desempenhou um papel de relevo no xadrez mundial. Com uma geografia física e uma variedade climática que favorecem a segmentação foi, também por isso, colonizada e administrada de diferentes modos por portugueses e espanhóis, factos que vieram a refletir-se na configuração dos Estados e numa forte dimensão conflitual após as independências do século XIX. De tudo isto resultou também uma distribuição assimétrica das populações – elas próprias resultantes de uma justaposição talvez única no planeta –, bem como uma forte tendência para o florescimento de pequenos poderes locais, criando deste modo um campo ímpar para a análise geopolítica, já que a teorização era frequentemente confirmada pela realidade. Aliás, não é certamente por acaso, que a teoria geopolítica é ainda omnipresente em todo o subcontinente. De facto, desde sempre dominados ou tutelados por potências exteriores, cerca de duzentos anos após as independências, os países da América do Sul ainda procuram os seus caminhos. Hegemonia, acerto de fronteiras, integração, cooperação política e económica, tudo permanece em aberto. Sem ousar fazer futurologia, a geopolítica fornece bases perenes de previsão. Foi o que se tentou fazer.
- Model and control of a solar tower for energy productionPublication . Kevin, RamosSolar towers are electrical power production systems that use highly concentrated solar radiation as energy source that is collected by means of a heat-transfer fluid. This master thesis studies the application of several control strategies with the aim of maintaining the working fluid at a temperature that maximizes the electrical production. The main difficulties are the nonlinear fluid temperature dynamics, plant thermal constrains, and a variable energy source that cannot be manipulated. The temperature dynamics flow dependence demands for a changing parameter controller that results from a gain scheduling scheme or from a multi-model adaptive control strategy, in which the manipulated variable is adjusted by one of the set of local controllers designed for different operating regimes. The former is accomplished through a Proportional-Integral Controller (PI) control and the latter via Linear Quadratic Gaussian (LQG) optimal control. In addition, the Multistep Multivariable Adaptive Regulator (MUSMAR) control algorithm that adjusts its gains to every plant dynamic change, including parameters, is tested. Although the mentioned control concepts are applied considering the flow as the only manipulated variable, the combination of the latter with the radiation flux reflected by the heliostat field is also studied through PI control. The solar tower electrical power production has a maximum for a given outlet temperature that changes with plant parameters and disturbances. The improvement of production levels is conducted by adjusting the temperature reference with a static optimization procedure.
- O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infânciaPublication . Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues; Lemos, ÂngelaO presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças.
- A relação creche/jardim-de-infância com a famíliaPublication . Paulino, Margarida Maria Fernandes Loureiro; Pires, Ana Luísa de OliveiraO presente Relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar centra-se na temática da relação da Creche e Jardim-de-infância com as Famílias, destacando, entre outros, a diversidade de conceitos e tipologias que enquadram essa relação. Assente no paradigma de investigação qualitativa e na Investigação-Ação, pretende-se compreender a diversidade de práticas de participação das famílias, tanto do ponto de vista teórico como nos contextos empíricos do estudo, nomeadamente, através de técnicas como a observação participante, de inquérito por questionário às educadoras e da análise de vários documentos, e ainda encontrar respostas adequadas no sentido da melhoria dessas práticas. No decorrer deste estudo procurou-se compreender de que forma as educadoras cooperantes promoviam a participação das famílias nos dois contextos e as suas conceções sobre o tema. Através deste estudo, é possível concluir que a relação entre as famílias e os contextos educativos, é valorizada pelas educadoras, no entanto está mais relacionada ao nível de envolvimento e colaboração do que na participação e na tomada de decisões.
- Aprender a resolver problemas: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridadePublication . Sousa, Cristina de Jesus Cardoso; Mendes, FátimaEste estudo centra-se na temática da resolução de problemas, tendo como objetivo principal compreender o modo como os alunos do 2.º ano de escolaridade resolvem problemas. Mais concretamente pretende identificar as estratégias usadas pelos alunos para resolver os problemas, as etapas de resolução de problemas de Pólya por que passam e as dificuldades que manifestam. A fundamentação teórica apresenta essencialmente os seguintes tópicos: a importância da resolução de problemas; a resolução de problemas na aula de Matemática; caracterização de problema, etapas e estratégias de resolução; e, por fim, a resolução de problemas nas orientações curriculares. O estudo segue uma abordagem qualitativa e insere-se no paradigma interpretativo. Nele participaram vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos quatro alunos para uma análise mais aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados decorreu durante cinco semanas e um dia após o final do estágio, e foi conseguida através da observação participante e da recolha documental. Os seis problemas propostos foram construídos ou adaptados por mim, tendo subjacente uma estratégia de resolução de problemas diferente. O seu trabalho em sala de aula baseou-se numa prática de ensino exploratório. As conclusões deste estudo evidenciam que: (i) os alunos recorrem a diversas estratégias para resolver problemas; (ii) nos problemas propostos verifica-se a preferência pela estratégia “fazer uma simulação/dramatização/experimentação”; (iii) as principais dificuldades apresentadas relacionam-se com a compreensão dos enunciados, o uso da estratégia “trabalhar do fim para o princípio”, a interpretação do resultado obtido e a justificação do raciocínio usando a expressão escrita ou oral; (iv) os alunos percorrem essencialmente as três etapas “compreender o problema”, “escolher um plano” e “realizar o plano” durante a sua resolução.
- Resolução de problemas envolvendo áreas e perímetrosPublication . Nunes, Lauriana Maria Pires; Boavida, Ana MariaO presente trabalho incide num projeto de investigação desenvolvido, no ano letivo 2014/2015, no âmbito da unidade curricular Estágio no 2.º Ciclo do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. O objetivo principal deste projeto é compreender de que modo alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem problemas que envolvem os conceitos de área e de perímetro de figuras geométricas planas. Em particular, pretende-se perceber como é que interpretam os problemas, que estratégias utilizam para os resolver e que dificuldades experienciam. No enquadramento teórico do estudo, foca-se, nomeadamente o significado de grandezas e medidas, aborda-se a aprendizagem do processo de medição e apresentam-se ideias consideradas relevantes para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de perímetro e de área. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e enquadra-se no paradigma interpretativo. Neste âmbito, foi realizada uma intervenção pedagógica em que foram propostas tarefas envolvendo os conceitos de área e de perímetro. Visando aprofundar a compreensão sobre o modo como os alunos resolvem problemas envolvendo estes conceitos, foram realizados dois estudos de caso. Os dados empíricos foram recolhidos através da observação participante, da recolha documental e de entrevistas clínicas realizadas aos alunos caso. Estes dados foram objeto de uma análise de conteúdo orientada por categorias temáticas. O estudo ilustra que os alunos caso compreendem, em geral, os enunciados dos problemas propostos. Em relação às estratégias de resolução, constata-se que no início da intervenção pedagógica recorriam, sobretudo, ao desenho e à contagem e que após esta intervenção a estratégia de resolução predominante foi a utilização de fórmulas de cálculo. Ao nível das dificuldades foi possível identificar que os alunos confundem, frequentemente, os conceitos de área e de perímetro. Estas dificuldades manifestam-se tanto no que se refere ao significado destes conceitos como no que diz respeito aos procedimentos de cálculo que devem usar para determinar a área e o perímetro de figuras planas, destacando-se o caso do cálculo da área de triângulos. Paralelamente, por vezes, não compreendem as imagens apresentadas no enunciado dos problemas.
- A disciplina na creche e no jardim-de-infânciaPublication . Batista, Nânci Zara Pereira; Pinheiro, AugustoO presente relatório de investigação intitulado de “ A disciplina na creche e no jardim-de-infância – educar sem castigos e sem recompensas” tem como objetivo compreender o modo como as educadoras podem adotar uma prática pedagógica que desenvolva a construção da disciplina sem recorrer aos castigos e às recompensas. Pretende por isso compreender as suas conceções acerca do tema e a forma como intervêm em situações de indisciplina. O projeto desenvolvido enquadra-se no paradigma interpretativo da investigação qualitativa que tem como abordagem a investigação-ação que tem como finalidade a interpretação da informação recolhida nos contextos de estágio de Creche e Jardim-de-Infância integrados no plano de estudos do Mestrado em Pré-escolar. Inicialmente é feita uma abordagem teórica relacionada com a temática em estudo e articulada com as vivências decorrentes dos contextos de estágio. Deste modo o relatório apresenta ainda uma constituinte interventiva que tem como objetivo uma análise refletida sobre as intervenções desenvolvidas no âmbito da disciplina sem castigos e sem recompensas. Os dispositivos de recolha de informação assentam na observação participante, nas notas de campo, na análise documental dos projetos pedagógicos, na utilização de fotografias e na implementação de um inquérito por questionário. Por fim é realizada a análise e a reflexão da informação recolhida a partir das práticas e das conceções das educadoras cooperantes e apresentadas as considerações finais.