Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-14"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- CO-LIVING: UMA MODALIDADE PARA REABILITAR A CIDADE CONSOLIDADA DO PORTOPublication . Schneider, Juliana Gonçalves de Mendonça Clark; Marcolin, PaoloEste trabalho tem como objetivo, analisar a Reabilitação de dois edifícios históricos do séc. XIX, adaptando a um novo uso para Co-Living, identificando os principais elementos identitários, preservando-os, ou seja, permanecendo intactos mediante a essa nova projeção ao longo dos tempos. Neste sentido, teve-se como alvo de estudo duas antigas moradias burguesas, que funcionam atualmente como escola no centro histórico do Porto e que serviram como objeto para o desenvolvimento de uma experimentação de um projeto de Reabilitação com mudança de uso, e que a principal intenção e ponto de partida é identificar para preservar os elementos fundamentais de uma construção burguesa do séc. XIX, e a partir disso, inserir nessa histórica construção, o projeto de Co-Living, que vem com novas soluções muito mais pensadas e planejadas para as habitações surgidas pelo mundo moderno, pensando nos dias atuais e futuros. Neste âmbito, desenvolveu-se um estudo de pesquisa profundo relativamente a história do Porto e da “casa” burguesa portuense dos séculos XVIII/XIX, investigando o seu sistema construtivo, onde se verifica a presença de padrões idênticos nas antigas edificações e que foram preservados durante séculos, deste modo, a partir do conhecimento de um pequeno combinado de materiais, técnicas e elementos construtivos é possível perceber a composição das edificações e o seu comportamento. É crescida uma análise de casos de estudo demonstrando as experiências em coabitações ao redor do mundo. O projeto que foi alvo de investigação, vem a finalizar o presente trabalho, sendo onde se põe em prática toda a pesquisa desenvolvida no presente estudo.
- Transformacións urbanas no sudoeste de vigo. 1940-2019Publication . Gomez, Alexandra Fernández; Sousa, Goreti; Guerreiro, PauloAs intensas transformações urbanas de Vigo nas últimas décadas resultaram numa forma urbana híbrida e complexa, especialmente nas zonas de transição entre diferentes períodos de urbanização e nas zonas periféricas. No entanto, a habitual invisibilização destes espaços fez com que, com algumas excepções, os estudos urbanos tendessem a concentrar-se nas áreas onde as categorias de cidade compacta e cidade difusa são mais claramente expressas. Para além do facto de estas zonas intermédias não terem sido objecto de estudo preferencial, outras limitações à compreensão da evolução da forma urbana nestas áreas são as múltiplas camadas que actuaram neste espaço e a falta de cartografia que ajuda a compreender como os diferentes processos de urbanização tiveram impacto na forma urbana resultante. Por esta razão, a reconstrução da cartografia em diferentes períodos é uma base essencial para analisar a transformação da forma urbana. Neste trabalho reconstruímos, pela primeira vez, a forma urbana década a década, desde os anos 40 até ao presente, da zona sudoeste da cidade, permitindo-nos assim analisar as transformações urbanas do sudoeste de Vigo nos últimos oitenta anos, os processos generativos e os padrões da forma urbana. A análise é realizada recorrendo ao repertório teórico dos estudos de raíz morfogenética, que entendem a forma urbana como uma dimensão em que diferentes aspectos são sintetizados. Com base neste quadro teórico, são identificados os principais aspectos socioeconómicos e de planeamento para cada período estudado, e são analisados os principais aspectos da forma urbana resultante, estabelecendo-se a relação entre os factores que impulsionam os processos e a forma resultante. As principais conclusões retiradas da investigação são, por um lado, o papel fundamental desempenhado pelo planeamento no processo de peri-urbanização de baixa densidade; a identificação de três fases caracterizadas por diferentes estratégias e formas de compreender a periferia e o seu papel no conjunto urbano; e, finalmente, como a forma urbana actual é o resultado de tudo o anterior.
- CENTRO RESIDENCIAL PARA PERSONAS MAYORES EN PONTEVEDRA.Publication . Enriquez Gallego, Guillermo Javier; Alcindor, Mónica; Sousa, GoretiEn las últimas décadas la sociedad ha experimentado grandes cambios sociales, culturales y económicos. La familia tradicional nuclear ha dado paso a nuevos modelos de familia donde en muchos casos la persona mayor termina envejeciendo sola. Sin embargo, el aumento en la esperanza de vida ha permitido a las personas mayores, en estos años de vida adicionales, emprender nuevas actividades, como estudios o antiguas aficiones, sin dejar de hacer aportaciones de gran valor a su familia y su comunidad. A pesar de ello, hay un factor que condiciona en gran medida las posibilidades de realizar estas actividades: la salud En la actualidad el concepto de envejecimiento saludable que propone la Organización Mundial de la Salud para el siglo XXI ha sido el de Envejecimiento Activo, que considera no solo los indicadores de salud física, sino también los aspectos psicológicos y sociales, adquiriendo una especial relevancia el entorno en el que vive la persona mayor. El modelo residencial actual en la comunidad autónoma de Galicia está aún lejos de las tendencias internacionales en diseño de residencias centradas en el envejecimiento activo o de éxito. La creación de un entorno favorecedor parece ofrecer respuestas a algunas de las cuestiones planteadas, siendo el diseño arquitectónico una herramienta favorecedora del envejecimiento activo en sus tres vertientes: físicas, cognitivas y sociales. La presente investigación se centrará en dos objetivos principales. El primero de ellos será determinar las estrategias de diseño arquitectónico para la mejora de la vida en los centros residenciales para personas mayores y el segundo establecer soluciones proyectuales que favorezcan el envejecimiento activo en un centro residencial para personas mayores en Pontevedra. Para llevar a cabo la investigación se parte de un análisis documental centrado en la investigación teórica. Posteriormente se utilizará la técnica de estudio de caso múltiple, analizando tres casos de centros residenciales para personas mayores seleccionados en el continente europeo. En base a diferentes categorías analíticas e indicadores se buscará dar respuesta al primer objetivo de la investigación y así poder establecer las bases para el desarrollo del proyecto de arquitectura como segundo objetivo. Las conclusiones obtenidas muestran las preferencias espaciales y materiales respecto al entorno construido y a su habitabilidad, la autonomía e independencia del residente, así como aquellos elementos de diseño que favorecen el envejecimiento activo en sus tres vertientes, física, cognitiva y social, como son los diferentes recorridos, las unidades de convivencia o los espacios para la socialización. Estas conclusiones serán implantadas en el proyecto de Centro Residencial para Personas Mayores en el Polígono do Vao, en Pontevedra.
- Intervención a través de Conocimiento Constructivo en Ferrol Vello, GaliciaPublication . Guevara, Helena Margarita Gomollon; Alcindor, Mónica; Rouco, CésarA arquitectura anónima constitui um património de elevada relevância no contexto nacional, sobretudo pela sua presença predominante em sítios históricos. Os edifícios que os constituem, têm características construtivas específicas e são um testemunho significativo das culturas construtivas. É grande a falta de atenção a este tipo de arquitetura, bem como a falta de uma posição concreta sobre a sua salvaguarda. Esta situação coloca em risco a sua preservação e conservação. A estes problemas junta-se o abandono e a falta de manutenção, de que resulta que qualquer intervenção que tire os edifícios do seu estado de ruína seja socialmente aceite como benéfica. Este fator marca as intervenções a que estes edifícios estão vinculados e, dominam as abordagens que levam consigo uma forte descaracterização e perda de valores culturais e construtivos. Este fator constitui os objetivos da presente investigação. A primeira é o estudo das diferentes etapas que constituem o processo de intervenção através dos diferentes métodos, juntamente com a análise dos valores e significados que estabelecem os princípios de intervenção nas identidades construtivas que constituem a tipologia de habitação. A dissertação tem como objetivo verificar a relevância da preservação do conhecimento construtivo em relação às diferentes diretrizes de atuação baseadas nas teorias da Conservação, que ajudam a evitar a descaracterização de sítios históricos. A metodologia utilizada vai desde a revisão da história e das teorias da conservação e restauração, até os estudos de caso de natureza qualitativa. O primeiro deles centra-se no campo teórico, base desta investigação que permite contribuir para estabelecer pilares rígidos, a partir dos quais se estabelecem e esclarecem conceitos-chave que marcam as diferentes fases que constituem as etapas da intervenção. O segundo método é utilizado como método de análise do processo de atuação de casos exemplares de boas práticas. A procura de diferentes decisões de ação em relação à condição e significado das identidades construtivas, permite a conclusão numa análise comparativa e a reflexão sobre os princípios e critérios obtidos. A investigação prossegue estabelecendo um caso exemplar de atuação no complexo histórico de Ferrol Vello. Através da análise contextual construtiva histórica, identifica-se a materialidade e técnica das identidades construtivas do edifício 29 localizado entre a Rúa Castro e Benito Vicetto. Pelos pontos estratégicos e pelas conclusões tiradas após a observação com base na identidade construtiva obtida, bem como a consideração do Plano Especial de Reabilitação e Conservação; é estabelecido o programa e a estratégia de intervenção no referido edifício.
- Reordenación y revitalización del frente marítimo del casco urbano de Bueu, Galícia.Publication . Fueyo, Susana Garcia; Florentino, Rui; Valle, Daniel CasasAs frentes marítimas urbanas situadas em povoações de média e pequena dimensão com porto convivem talvez de uma forma mais direta com as dinâmicas e as infraestruturas desta atividade -de carácter mais industrial-, do que as frentes urbano-portuárias de maior relevo, onde a relação porto-cidade está geralmente mais estudada e organizada. A evolução do funcionamento da cidade e do porto num mesmo espaço e tempo, com dinâmicas e interesses muito diferentes, resulta com frequência, nestas povoações portuárias de menor dimensão, num espaço público desarticulado e fragmentado. O primeiro objetivo deste trabalho é a identificação das dinâmicas geradoras da desarticulação e fragmentação do âmbito marítimo-portuário de povoações de média e pequena dimensão, tomando como exemplo a frente marítima de Bueu, onde as infraestruturas portuárias se situam no centro, gerando uma barreira que desequilibra o espaço neste contexto. A partir do resultado do estudo dessas dinâmicas, estabelecem-se umas bases para o ordenamento e o planeamento urbano, sendo refletidos no segundo objetivo deste trabalho, através da elaboração de uma proposta projetual para o reordenamento e a revitalização da frente marítima de Bueu, de forma a alcançar-se um funcionamento equilibrado entre a cidade e o porto. Para atingir estes objetivos seguiu-se uma metodologia de trabalho que permitisse adquirir conhecimento sobre o município de Bueu, para o qual se consultaram livros e artigos de autores locais, teses e estudos sobre o concelho, se realizaram encontros com autoridades locais e entidades portuárias e se mantiveram conversações com bibliotecários e escritores de publicações locais. As visitas ao lugar, o estudo e a análise ‘in situ’, a observação, a tomada de apontamentos e a realização de fotografias foram uma tarefa contínua durante dias, horas e momentos diferentes ao longo de todos estos meses de trabalho. Todo o processo permitiu identificar e entender as dificuldades e a complexidade da convivência das diferentes atividades que ocorrem diariamente nas frentes marítimas de média e pequena dimensão, que além disso são urbanas e portuárias, que não deveriam de ser esquecidas ou sentenciadas a projetos sem planeamento, sem pensamento nem gosto, elaborados por pura burocracia económica, administrativa e política. Este trabalho completa-se com um projeto de urbanismo para a intervenção na frente marítima urbano-portuária de Bueu, dominada agora por veículos y por um urbanismo abandonado, em resultado de sucessivas intervenções desconexas. A proposta pretende transformar este lugar numa frente para as pessoas, que poderão desfrutar deste espaço para atividades de ócio, reunião, passeio, encontros desportivos, culturais e sociais, com o som do mar como cenário de fundo. De igual modo, a intervenção permite dar continuidade ao passeio ao longo da costa, para além da própria área de intervenção. Espera-se que este trabalho sirva para destacar o interesse e a inquietude por estos lugares, e que o projeto desenvolvido possa servir de estímulo para eventuais intervenções a realizar em povoações de características semelhantes.
- A Cultura Organizacional como Antecedente da Inovação: o Caso do Hotel Selina GerêsPublication . Neves, Patrícia SantosCom a necessidade de se reinventarem, as organizações passaram a olhar para a inovação como parte integrante da sua estratégia e a base para a sustentação de uma vantagem competitiva através da diferenciação (Moreira, 2010). Enquanto potencializadora de oportunidades, a inovação exerce um papel preponderante quando aliada à função do marketing, na medida em que permite às empresas serem proativas. Nos dias de hoje, o foco dos estudos sobre inovação está cada vez mais direcionado para os fatores relacionados com as pessoas e os comportamentos, ou seja, na importância do papel da cultura organizacional enquanto fator estimulador da inovação ou que pode restringir a mesma e, portanto, afetar o desempenho da empresa (Jiménez-Jiménez, Naranjo-Valencia & Sanz-Valle, 2016). Posto isto, o seguinte trabalho pretende contribuir para a compreensão desta relação entre cultura organizacional e inovação, numa vertente de aprendizagem teórica e prática, tendo como alvo de estudo uma unidade do Grupo Selina. Este consiste numa start-up centrada num modelo de negócio inovador, integrado na categoria de hospitalidade, combinando as viagens com o trabalho através de espaços de cowork. O seu conceito de hotel aliado às novas tendências levou a que este grupo hoteleiro se destacasse pelo seu formato inovador direcionado para uma estadia baseada na experiência, tendo por base uma filosofia nómada. Este estudo, de carácter qualitativo e exploratório, visa identificar as características da cultura organizacional que facilitam e impulsionam a prática de um serviço inovador do Selina Gerês, fornecendo um conhecimento específico sobre as variáveis culturais que proporcionam a criação de valor num contexto real, através da inovação.
- Comunicação Interna e o Impacto da COVID-19 no Desempenho Individual do Colaborador em Contexto de TrabalhoPublication . Lourenço, Patrícia Alexandra Tavares; Gomes, Daniel Jorge Roque MartinsO principal objetivo do presente estudo consiste em avaliar o impacto da Comunicação Interna (CI) das Organizações junto da qualidade da relação indivíduo-organização, especificamente, no que toca aos efeitos gerados junto do desempenho Individual (DI) num quadro pandémico. Neste sentido, o estudo pretende avaliar os efeitos da CI no DI do colaborador, tendo como mediador o Suporte Organizacional Percebido (SOP). De forma a concretizar os objetivos mencionados, preparou-se um estudo quantitativo de carácter cross-sectional, cuja recolha de dados foi realizada em período de confinamento que ocorreu ente 9 de fevereiro e 15 de março de 2021. Participaram no estudo 340 indivíduos de ambos os sexos (67,6% de sexo feminino; 32,4% de sexo masculino), com idades que oscilam entre os 25 anos e mais de 61 anos, oriundos profissionalmente de todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas. Os principais resultados obtidos mostram que a CI se encontra positivamente e significativamente correlacionada com o SOP e também com o DI, e que existe igualmente um efeito de mediação total do SOP junto da relação entre CI e DI. Depreende-se, face ao contexto pandémico, a relevância deste estudo uma vez que o mesmo abre reflexões sobre o efeito da CI junto da relação entre organização e colaborador, sendo este um tema que têm sido prevalente no estudo organizacional.
- Temporomandibular joint arterial variabilityPublication . Ângelo, David Faustino; Nogueira, Jonatas; Pinheiro, Carolina; Alves, Gonçalo; Cardoso, Henrique JoséThe study aimed to investigate temporomandibular joint (TMJ) arterial variability. In this prospective study, the vasculature variability was studied using a 3D volume rendering CT angiography including random patients at two hospitals. A 16-quadrant (A1-D4) evaluation grid was developed using the Frankfurt plan as main reference. For each quadrant, the number of arterial ramus or branches was scored as clearly visible (2), partially visible (1), or not visible (0). A total of 50 patients were enrolled (mean age of 62.9 ± 16.0); 21 (42%) were men, and 29 (58%) were women. The authors observed bilaterally higher arterial density in the posterior aspect of the ascending ramus of the mandible (p < 0.0001), corresponding to quadrants B2 (5.92 ± 2.27 and 6.14 ± 2.56), B3 (9.76 ± 2.97 and 11.18 ± 2.86) and B4 (7.38 ± 2.78 and 8.10 ± 2.42). A strong correlation was found between the number of vessels and the variability of the region (r ¼ 0.87, p ¼ 0.00001). No differences were observed between men and women. Within the limitations of the study, arterial variability was observed in the TMJ territory. The posterior zone of the condyle and ramus is the most vascularized area, with great variability, representing an increased risk for surgical bleeding. Therefore, this knowledge seems to be particularly relevant for surgeons dedicated to TMJ and other facial surgery or facial/cerebral radiologic interventions. The authors encourage future studies to include larger samples and to identify thoroughly the arterial branches in this area.
- Contributos para o desenvolvimento de um plano de negócios para as agências imobiliáriasPublication . Santos, Emanuel; Vilaça, AbílioO presente Trabalho de Projeto reporta um estudo que pretende responder a uma necessidade real dos franqueados da CENTURY 21 Portugal, gestora de franquias do setor imobiliário, que consiste na criação de uma ferramenta para a elaboração do Plano de Negócio. Criada em 1971, nos Estados Unidos, a marca CENTURY 21 é a maior rede imobiliária do mundo. Presente em Portugal desde 2005, a CENTURY 21 gere atualmente uma rede com mais de 190 agências, apoiadas por uma equipa com mais de 3500 consultores, de norte a sul e ilhas. Dotar os seus franqueados de um novo suporte técnico e, consequentemente, melhorar o desempenho das suas empresas, surge a necessidade da criação de uma ferramenta para a elaboração do Plano de Negócio. É neste contexto que o presente projeto visa colmatar esta necessidade. Assim, foram analisados vários indicadores fundamentais do negócio que contribuem para a rentabilidade das Agências para que, com a criação de uma nova ferramenta, permitirá tratar os dados com maior fiabilidade, qualidade e rigor, bem como, a possibilidade de simulação de vários cenários, tendo em conta as possíveis performances das agências.
- Inter and intra-raters reproducibility of flow-mediated slowing using local estimates of brachial artery pulse wave velocityPublication . Silvestre, Tiago Miguel Monteiro; Castanheira, Pedro XavierINTRODUÇÃO: A desaceleração mediada pelo fluxo (DMF) mede de forma não invasiva a função endotelial braquial por meio de alterações na velocidade da onda de pulso (VOP) induzidas por uma hiperemia reativa, e é sugerido para mitigar as limitações bem conhecidas da dilatação mediada por fluxo (DMF), incluindo a reprodutibilidade subotima e a alta dependência da experiência do operador. No entanto, os poucos estudos que examinaram a reprodutibilidade da DMF mostraram resultados controversos, e usaram apenas medições regionais de VOP efetuadas por um único avaliador. Tal pode não refletir verdadeiramente as respostas exatas da rigidez da artéria braquial à hiperemia reativa e a sua aplicabilidade clínica. No presente trabalho avaliámos a reprodutibilidade inter- e intra- avaliadores das análises off-line do DMF através dos sinais brutos de distensibilidade arterial obtidos do procedimento DMF. MÉTODOS: Vinte e quatro participantes saudáveis do sexo masculino com idades entre 23-75 anos, foram examinados por 2 avaliadores, em dois dias separados, para avaliar a reprodutibilidade inter- e intra-dias. As alterações na rigidez beta braquial e na VOP beta (DMF) induzidas pela hiperemia reativa foram calculadas de acordo com as fórmulas do fabricante através da utilização de um script R personalizado. A reprodutibilidade inter- e intra- avaliador foi examinada com coeficiente de correlação intraclasse (ICC), coeficiente de variação (CV) e gráficos Bland-Altman. RESULTADOS: A reprodutibilidade inter- avaliador da DMS mostrou uma boa reprodutibilidade para as análises intra (bias: -0.12%; ICC: 0.84; 95% CI: 0.57 to 0.94; CV: 19%) e inter- dia (bias: -0.25%; ICC: 0.82; 95% CI: 0.57 to 0.92; CV: 16%). A reprodutibilidade intra avaliador mostrou uma reprodutibilidade moderada a boa para a análise inter- dia (1º Avaliador: bias: 0.39%; ICC: 0.78; 95% CI: 0.51 to 0.91; CV: 21%; 2º Avaliador: bias:0.14%; ICC: 0.53; 95% CI: -0.07 to 0.80; CV: 36%). CONCLUSÕES: As análises off-line do DMS através dos sinais brutos de ultrassonografia são reprodutíveis entre diferentes avaliadores.