Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação da marca PãorelhoPublication . Fonseca, Viviane Coelho RodriguesO plano de comunicação é visto como algo de imensa variedade de propósitos, recorrendo a um amplo leque de meios para os atingir. Assim sendo, a comunicação pode ajudar na venda de produtos específicos da empresa e/ou promover a sua imagem global, aumentando a sua notoriedade no mercado. A criação deste projeto surgiu após ter começado a trabalho na empresa Padaria Paifi, reconhecendo o quanto é importante para uma empresa a sua marca e a maneira como é feita a sua gestão, para que esta se afirme no mercado de uma forma competitiva, com os seus produtos, concretamente o Pãorelho. Daqui resulta a importância de um estudo diagnóstico para perceber a notoriedade da marca Pãorelho junto dos seus consumidores no mercado de Oliveira do Hospital. Identificando o seu problema, a falta de conhecimento da marca Pãorelho por parte dos consumidores, procurou-se a elaboração de um plano de comunicação a fim de obter resultados satisfatórios – a notoriedade da marca no mercado, atraindo novos clientes e fidelizar os já existentes. Deste modo, o presente projeto teve como âmbito a análise do perfil do consumidor, através de um inquérito, a fim de obter conclusões úteis para as diretrizes da elaboração do plano de comunicação. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um plano de comunicação para a marca Pãorelho, assim como, as tácticas exequíveis de forma a que, com os recursos limitados e um orçamento reduzido, se demonstre que é possível atingir um crescimento sustentável e adaptado às necessidades existentes
- Instrumentação otimizada de uma ortótese rígida tornozelo-péPublication . Fonseca, Tiago Filipe Almeida da; Moita, Fernando Domingues; Roseiro, Luís Manuel FerreiraAs ortóteses do tipo tornozelo-pé (AFO - Ankle Foot Orthosis), são produtos de apoio frequentemente prescritos a pacientes com hemiparesia espástica, tendo como objetivo o controlo mecânico da espasticidade, do enfraquecimento muscular e da instabilidade articular na ligação tornozelo pé, permitindo, desta forma, uma melhoria no padrão de marcha destes indivíduos. Sendo um componente mecânico, a informação do comportamento estrutural da AFO pode ser recolhida e utilizada, de modo a interpretar um conjunto de parâmetros associados à marcha espástica. Tendo como base esta ideia, o presente trabalho de projeto envolve a implementação de um conjunto de sensores que podem ser implementados em contexto real de utilização de uma AFO. Assim, tendo como ponto de partida uma AFO habitualmente utilizada por este tipo de pacientes, foi criado o seu modelo 3D e desenvolvido um modelo numérico por elementos finitos para a simulação do seu comportamento estrutural. Uma primeira instrumentação da AFO permitiu recolher experimentalmente o campo de deformações em diversas zonas, e em especial a correspondente à parte inferior de contacto com a perna. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar a melhor localização para implementação dos sensores. Assim, posteriormente, a AFO foi instrumentada de modo otimizado. Através de diversos ensaios experimentais efetuados em contexto de laboratório, foram recolhidos dados que permitiram a programação de uma rede neuronal, com a finalidade de classificar o tipo de movimento da AFO em situação de utilização. As análises aos testes implementados apontam para a viabilidade dos resultados obtidos.
- A Utillização da Aplicação Simply Piano no Curso Básico de MúsicaPublication . Fábio Santos Guia; Andrade, AlexandreAtualmente, o ensino e a partilha de conhecimento são um desafio para qualquer professor. Estimular um aluno a interessar-se pelo estudo de uma matéria pode tornar-se uma tarefa árdua para um profissional. Nestas situações, as novas tecnologias podem tornar-se o mais forte aliado de quem pretende captar a atenção juvenil. Com este intuito, a JoyTunes enquanto empresa privada que se dedica à implementação de softwares de aprendizagem musical, desenvolveu a aplicação Simply Piano que visa auxiliar não só o ensino como também o estudo individual dos alunos. Assim, como tema de Relatório Final no âmbito do mestrado em Ensino da Música no ramo de Instrumento – Piano, propõe-se a apresentação de um estudo de três meses da exploração desta ferramenta. Para pôr em prática a investigação, selecionou-se um grupo de alunos e dividiu-se em três grupos: um que apenas teve aulas com o professor, outro que teve aulas com o professor complementadas com o uso da aplicação, e outro que apenas teve aprendizagem através do uso da aplicação. Neste documento é apresentada a evolução da relação entre o ensino da música – em particular do piano, e as novas tecnologias. Conclui-se que, apesar das novas tecnologias serem um excelente complemento ao ensino, não se podem ainda considerar como um potencial substituto de um docente na sala de aula.