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- Estratégias de Internacionalização e Oportunidades de Benchmarking. Estudo de caso: ZaraPublication . Melo, Madalena Pargana de; Rosado, DavidA internacionalização é um tema presente na grande maioria das organizações empresariais da atualidade. Num contexto tão globalizado, dificilmente uma empresa consegue crescer e atingir os seus objetivos evitando os desafios da internacionalização. Até por isso, são vários os fatores a considerar nessa decisão e, na verdade, são assim várias as missivas resultantes dessa opção. Nesse sentido, a presente dissertação pretende apresentar os principais fatores de decisão de internacionalização, bem como compreender de que modo as empresas podem expandir as suas operações além-fronteiras e quais são os métodos mais adequados. Para tais desideratos, foi feita uma análise ao processo de internacionalização da marca Zara, adstrita ao grupo Inditex. Foram analisados vários trabalhos, artigos e obras no âmbito da gestão de empresas internacionais, das estratégias de internacionalização e também modos de entrada em mercados estrangeiros, além do modelo de gestão da Zara e do impacto desse modelo na criação da sua cadeia internacional. Por conseguinte, retiraram-se conclusões relativas às lições que as empresas podem retirar do processo de internacionalização protagonizado pela Zara e ao modo como essas lições se aplicam a diferentes indústrias e contextos.
- Os eventos na promoção e comunicação da gastronomia & vinhos : o caso TAP Wine TourPublication . Fernandes, Daniela Filipa Rodrigues; Reis, João António dosOs eventos têm demonstrado a sua relevância no contexto turístico nos últimos anos. O turista moderno não viaja apenas com o objetivo de conhecer novos lugares, mas principalmente para alcançar novas vivências e experiências. Os eventos assumem-se como fundamentais neste contexto, pela sua capacidade de proporcionar uma perspetiva diferente e inovadora de um determinado destino e produto turístico. Os eventos tornaram-se, assim, uma motivação de viagem, podendo contribuir para a atração de turistas e para a sua fidelização. De modo a se conseguir alcançar o potencial dos eventos é fulcral que existam ações que permitam melhorar a imagem do destino e produto turístico, através de uma comunicação adequada. O presente estudo pretende analisar o impacto do evento TAP Wine Tour, em ambas as edições (2017 e 2019) nas regiões vinícolas visitadas, designadamente, Vinho Verde, Dão, Douro, Tejo, Península de Setúbal e Alentejo. Pretende-se perceber de que forma esta iniciativa contribuiu para a promoção do produto turístico Gastronomia & Vinhos nas regiões em análise. É dada especial relevância aos fatores de sucesso de um evento e ao modo como o mesmo pode interferir na imagem de um produto turístico nos destinos, ao nível da satisfação dos visitantes, através da perceção dos inquiridos no que concerne às caraterísticas que avaliam a qualidade do evento em estudo. Além disso, pretende-se, também, compreender a importância deste tipo de eventos e o que acrescentam às regiões, de forma a poderem criar valor, como propulsores do turismo regional. Neste contexto, apresenta-se a caraterização do setor dos eventos e da sua importância no âmbito turístico, sendo desenvolvida uma investigação empírica, suportada na aplicação de instrumentos de medida para auscultar os organizadores, parceiros e participantes do evento. Este estudo permitiu concluir que o TAP Wine Tour teve um impacto positivo nas regiões analisadas, por ter possibilitado a sua promoção nacional e internacional através de diversas notícias geradas. A gastronomia e os vinhos portugueses foram comunicados de forma estratégica, alcançando os principais mercados turísticos para Portugal.
- Análise do ciclo de vida dos ativos da fábrica Pastelaria São Silvestre, Lda.Publication . Pereira, João André Dias; Raposo, Hugo David Nogueira; Farinha, José Manuel TorresA gestão de ativos de uma organização deve traduzir os objetivos organizacionais que estão subjacentes às decisões de carácter técnico e financeiro, incluindo os respetivos planos e medidas táticas, vertidos nos seus planos de atividade. Muitas organizações tomam decisões isoladas, por reação a acontecimentos, isto é, cada decisão é tomada e implementada, por vezes por empirismo, sem que seja feita uma análise sobre o impacto que essa decisão vai ter na organização. Questões simples, como custos, riscos e desempenho não são tomadas em consideração, podendo uma decisão que era simples para a solução de um determinado problema tornar-se uma má decisão para a organização como um todo. É característico, em muitas organizações, que a gestão de topo tome decisões estratégicas da organização longe da realidade dos ativos da empresa. O estudo e acompanhamento do ciclo de vida dos ativos implica abordar temas, tais como a eficiência energética, a substituição de ativos físicos, designadamente o momento mais adequado para substituir um determinado equipamento, bem como desenvolver uma relação relevante entre o seu ciclo de vida e a implementação de ferramentas inerentes à filosofia Lean. Neste contexto, os conceitos de Energia e Eficiência Energéticas são, hoje em dia, bastante utilizados no meio industrial e no meio científico. Antes de aferir que uma determinada empresa é energeticamente eficiente, é necessário realizar um levantamento da situação atual da empresa. Posto isto, poderá ser necessário passar pela implementação de medidas de melhoria de eficiência energética, bem como decidir qual o investimento a efetuar, e ainda realizar auditorias energéticas, de forma a avaliar e sua eficiência. Neste projeto são abordados os ativos físicos em serviço de uma empresa do ramo da panificação, nos quais a sua substituição prematura ou tardia implica que a organização tenha perdas financeiras; deste modo, é necessário calcular a melhor altura para substituir um equipamento, ou seja, aplicar métodos que possam indicar qual o melhor momento para a sua substituição. Nesta perspetiva, o tempo de substituição de um ativo físico pode ser avaliado através de métodos, tais como o da “vida económica”; os modelos que lhe estão subjacentes são fortemente discutidos ao longo deste projeto, utilizando dados reais da organização atrás referida, para a sua validação. Neste relatório de projeto serão abordados três métodos de depreciação de ativos físicos, nomeadamente: o Método Linear de Depreciação; o Método da Soma dos Dígitos e o Método Exponencial. Foram também usados métodos para a determinação do Ciclo Económico de substituição dos ativos físicos, sendo que os mais comuns são os seguintes: Método da Renda Anual Uniforme (MRAU); Método da Minimização do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra iii Custo Médio Total (MCMT); e o Método MCMT com redução do valor presente (MCMT-RVP). Os equipamentos usados para este estudo foram os fornos de padaria, com fontes energéticas diferentes: gás; e eletricidade. Neste projeto também foi possível implementar e avaliar uma ferramenta Lean, a metodologia 5S; a implementação deste tipo de ferramentas é uma tarefa que envolve algum esforço, pois os colaboradores apresentam sempre alguma resistência à mudança; por esta razão, estes devem ser envolvidos na sua concretização e motivados a cumprir as diversas regras e tarefas, de forma a sentirem o compromisso com o sucesso da sua implementação.
- Aplicação da metodologia Lean, parao aumento de produtividadePublication . Marques, Carina IsabelO contínuo crescimento de mercado obriga as empresas a procurarem novas soluções, de modo a manterem-se competitivas e conseguirem responder às necessidades da sociedade atual. A metodologia Lean é um apoio à gestão que tem como objetivo a melhoria contínua através da redução de desperdícios. A metodologia Lean revela-se, neste contexto, uma solução bastante positiva na mudança de hábitos de uma empresa, promovendo a melhoria contínua de forma eficiente para o aumento da produtividade. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido, em contexto laboral, na empresa Irmãos Leite - Comércio de Veículos Automóveis SA., onde o objetivo principal era a melhoria do processo produtivo em departamentos pilotos, que através da implementação da metodologia 5S, pretendia-se criar um posto de trabalho mais limpo, organizado e eficiente, e reduzir os desperdícios que acarretam custos para qualquer empresa.
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Moita, Alexandra; Andrade, Brian; Lopes, Carlos; Anjo, Duarte; Batista, Maria; Simões, Rafael; Antunes, Sara; Cabral, Sérgio; Tomás, Beatriz; Ferreira, Inês; Lopes, Diogo; Rosa, Joana; Soares, Diogo; Leite, Nazaré Pinto; Gabriela, Helena; Mourão, Nuno; Neves, JoanaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 15 de Janeiro de 2020 no MUSEU NACIONAL DA MÚSICA em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Price, Händel, Byrd, Mozart, Ibert e Ligeti. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- O Processo individual de coaching executivo como exponencial das competências de liderança- Estudo de Caso numa amostra de chefias intermédias grande empresaPublication . JORGE VICENTE GOMES ROSEIRA, MARIA JJOSÉ; Dias Rouco, Prof. Dr.(Tcor)José carlosO objetivo geral deste estudo é verificar se existe desenvolvimento das competências de liderança através do Processo Individual de Coaching Executivo em chefias intermédias de uma grande empresa. Para tal, formulou-se a pergunta de partida onde se questiona se são avaliadas pelos liderados e pelos líderes alterações nas competências de liderança dos segundos decorrentes da sua participação no Processo Individual de Coaching Executivo. A metodologia do estudo corresponde a um case study quantitativo e implicou numa primeira etapa a revisão de literatura sobre liderança e coaching executivo enquadrando a matéria em análise e numa segunda etapa a aplicação de dois questionários Roseira et al (2016) e Rouco (2012), em dois momentos distintos - antes e depois de Processo Individual de Coaching Executivo - a uma amostra constituída por 10 líderes e respetivas equipas constituídas por 113 liderados. O tratamento dos dados recolhidos foi realizado com recurso à análise estatística descritiva e ao teste de hipóteses t-student. Os resultados evidenciaram que existem para as autoavaliações dos líderes diferenças estatisticamente significativas nas competências ‘Relações interpessoais’ e ‘Competências técnicas e profissionais’ não se verificando diferenças estatisticamente significativas para a avaliação dos líderes pelos liderados. As implicações práticas integram o alargamento a mais áreas da empresa com uma amostra mais representativa, um segundo momento de aplicação dos questionários três meses depois do processo de coaching, e uma terceira aplicação que evidenciasse entre outras variáveis, a permanência ou surgimento da eventual alteração de comportamentos. Dos resultados analisados e das presentes conclusões, sugere-se também investir em formação nos estilos de comunicação para os líderes e promover team coaching às equipas bem como a integração nos protocolos de coaching executivo em utilização, de questionários ou outra medida de registo e avaliação de forma a poder gerir e controlar os resultados obtidos. Como propostas para futuras investigações sugere-se aprofundar o papel da idade e da antiguidade na empresa para se compreender melhor como reagem à liderança, bem como xiii entender o papel das habilitações literárias na avaliação da liderança e ainda identificar e detalhar o valor do feedback para cada género e qual o papel das competências de liderança relativamente às diferentes áreas funcionais e às categorias profissionais: