ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
Permanent URI for this community
A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
www.esesjcluny.pt/Browse
Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by Title
Results Per Page
Sort Options
- Adaptación y validación al español de la escala de Bienestar Psicológico EMMBEP en estudiantes de EnfermeríaPublication . Sáez Alvarez, Enrique Jesús; Lourenço, Tânia; Pestana, C. B.; Charepe, Zaida; Rabiais, Isabel; Martínez Riera, José Ramón
- Adesão ao Tratamento Medicamentoso e Risco de Quedas em Idosos na ComunidadePublication . Santos, Maria; Lourenço, Tânia; Sousa, Maria; Andrade, Kelly; Santos, Mónica; Moreira, Daniela; Novita, Ricardo; Teixeira, NunoIntrodução: O envelhecimento da população é uma realidade mundial e nacional que acarreta novos desafios para a saúde. A ocorrência de quedas está diretamente relacionada a circunstâncias multifactoriais, intrínsecas e extrínsecas, sendo o uso de medicamentos, várias vezes mencionado pelos autores, como sendo um fator de risco de quedas preponderante nos idosos. Contudo, a adesão à terapêutica também pode ser considerada como um fator protetor das quedas. Objetivos: identificar a adesão ao regime medicamentoso e o risco de quedas dos idosos na comunidade; analisar a relação entre a adesão ao regime medicamentoso e o risco de quedas dos idosos na comunidade. Material & Métodos: Estudo transversal descrito-correlacional e de natureza quantitativa, com uma amostra não probabilista por conivência de 127 idosos inscritos nos Centros de Dia de um Concelho da Região Autónoma da Madeira. Utilizou-se a Escala de Medida de Adesão ao Tratamento (MAT) e a Escala de Risco de Quedas (ERQ). Os dados foram tratados com recurso à estatística descritiva e inferencial através do SPSS. Resultados & Discussão: Dos idosos estudados, 86,6% era do género feminino, sendo a idade média de 74,23+/-7,9 anos, e 73,2% pertenciam à classe social média baixa. Tomam em média 6,81 (+/-4,43) comprimidos por dia, e apresentam uma elevada taxa de adesão ao regime medicamentoso com média de 37,7+/-4,3 na MAT (12-42). Apresentam um baixo risco de queda, associado a uma elevada confiança, com média de 78+/-18,7 na ERQ (12-100), sendo o número mediano de quedas no último ano 0. Verificou-se uma ausência de correlação entre a MAT e a ERQ (rho=0,03; p=0,740), e uma corelação fraca não estatisticamente significativa entre o número de medicamento tomados e o número de quedas (rho=0,114; p=0,206). Conclusão: Os idosos aderem à medicação prescrita e apresentam baixo risco de queda, não sendo possível identificar a associação significativa entre eles. Sugerimos outros estudos de forma a melhor conhecer estes fenómenos e prestar melhores cuidados de saúde a esta população vulnerável.
- Ansiedade relacionada à morte em cuidados paliativos: validação do diagnóstico de enfermagemPublication . Abreu-Figueiredo, R.; Sá, Luís; Lourenço, Tânia; Almeida, Sandra Sofia Barbosa Pinto deObjetivo: Identificar a prevalência do diagnóstico de enfermagem ansiedade relacionada à morte da NANDA-I em cuidadores familiares de doentes paliativos; e validar as características definidoras associadas. Métodos: Estudo transversal, exploratório e descritivo utilizando o Modelo de Validação Clínica de Fehring, em uma amostra de 111 cuidadores familiares de doentes paliativos. Foi calculada a sensibilidade, especificidade e valor preditivo das características definidoras. As questões formuladas para operacionalizar as características definidoras foram validadas por um painel de peritos. Resultados: A prevalência do diagnóstico foi de 38,7% na amostra estudada. Foram alvo de validação clínica 17 características definidoras, oito delas emergiram de uma prévia revisão da literatura. Nove características foram classificadas como principais e oito secundárias. Conclusão: O diagnóstico foi validado em cuidadores familiares de doentes paliativos. A validação clínica de novas características definidoras confirmou a necessidade da sua revisão de modo a estar adequado à clínica. A prevalência do diagnóstico na amostra estudada, indica que este é um fenômeno relevante a que os profissionais devem estar particularmente atentos, de modo a implementar intervenções específicas para minimizar a ansiedade relacionada à morte dos cuidadores familiares de doentes paliativos.
- Aptidão Aeróbica e Força: Relação com a Capacidade Funcional em Clientes Alvo de Cuidados em Enfermagem de Reabilitação em Rede Regional de Cuidados Continuados do Serviço de Saúde da RAMPublication . Figueira, Fátima Engrácia; Gouveia, BrunaOs eventos agudos de doença com consequente hospitalização, constituem um grande risco de comprometimento na aptidão aeróbica, força e capacidade funcional, afetando negativamente o desempenho das atividades de vida diárias. Este estudo teve como objetivos os seguintes: (1) investigar os níveis de aptidão aeróbica, força e a capacidade funcional em função do género, e (2) analisar as associações entre as variáveis anteriores e a capacidade funcional em clientes internados na Rede Regional de Cuidados Continuados do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-correlacional. A população é constituída por 34 clientes (11 homens e 23 mulheres), com 65.7 ±13.2 anos de idade, respetivamente. Todos os elementos da população foram alvo de cuidados por parte do enfermeiro especialista em enfermagem de Reabilitação, no dia 5 de junho, de 2019. A caracterização sociodemográfica e a capacidade funcional foram avaliadas a partir de questionários. A aptidão aeróbica e a força muscular foram avaliadas com recurso a testes físicos. Nas análises estatísticas recorreram-se aos testes de Mann-Whitney U e correlações de spearman (Rho). Verificaram-se diferenças significativas entre homens e mulheres apenas na força muscular (p=.019). Quanto aos níveis do Índice de Barthel (IB), 54.5% dos homens e 39.1% mulheres são independentes, enquanto que, 39.1% dos homens e mulheres apresentam ligeira independência. A associação entre a aptidão aeróbica e a força muscular foi positiva e forte (Rho=0.50, p=.016). Ambas as componentes, aptidão aeróbica e força muscular apresentaram uma correlação moderada e positiva com o IB (.39 >Rho <0.47; ps<.027). Os homens apresentaram melhores resultados na força muscular comparativamente às mulheres. A aptidão aeróbica e a força muscular estão associadas a níveis elevados de independência funcional, no contexto de doença aguda durante o internamento.
- Are the physical activity habits of healthcare professionals associated with their physical activity promotion and counselling?: A systematic reviewPublication . Borges, Margarida D.; Ribeiro, Tiago; Peralta, Miguel; Gouveia, Bruna; Marques, AdilsonObjective: Healthcare professionals (HCPs) play an important role in conducting brief physical activity counselling during consultations, representing one of the population's most cost-effective interventions for its promotion. Despite this, their clinical practice often falls short in addressing physical activity with the necessary depth and frequency. This study aimed to synthesise the literature concerning the association between the physical activity habits of HCPs and their attitudes toward physical activity promotion and counselling. Methods: The systematic review followed PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses) guidelines. Its protocol was registered in PROSPERO under ID: CRD42023408302. In March 2023, a comprehensive search was conducted using key terms related to physical activity levels and HCPs counselling practices across the Web of Science, Scopus, PubMed, SPORTDiscus, APA PsycInfo, and CINAHL databases. Registered HCPs classified under the International Standard Classification of Occupations (ISCO) were included. The Newcastle-Ottawa Scale was used for assessing articles quality. Results: The search yielded 6618 articles, with 51 meeting the inclusion criteria after filtering and crossreferencing. Predominantly cross-sectional studies were included, mainly involving HCPs responding to questionnaires regarding their physical activity habits and promotion and counselling practices. Heterogeneous results were found. Conclusion: High-quality studies mainly concluded that higher physical activity levels among HCPs were associated with more physical activity promotion and counselling practices. These findings are an important contribution to the relevance of the physical activity practice by HCPs and highlighting the importance of promoting its counselling in clinical practice.
- Ativação da via verde coronária na Região Autónoma da Madeira: Estudo de COORTEPublication . Orenlas, Sílvia; Abreu, Lara; Vale, Sandra; Pestana, C. B.Introdução: As doenças cardiovasculares afetam cerca de 60 milhões de cidadãos na União Europeia, correspondendo a cerca de 20% do número de mortes até aos 65 anos (Koo, M.2023). A Intervenção Coronária Percutânea Primaria (ICPp) é a forma de tratamento mais eficaz para a redução da mortalidade e complicações (Soleimani et al., 2020). Objetivo: caracterizar a população da RAM, submetida a ICPp, sob ativação da Via Verde Coronária (VVC), por um enfermeiro desde o pré-hospitalar até ao serviço de hemodinâmica. Metodologia: Estudo exploratório de coorte analítico retrospetivo, com os seguintes critérios de inclusão: adultos submetidos a ICPp, com ativação da VVC, desde janeiro de 2020 a dezembro de 2022. Resultados/discussão: A afluência ao SU nos últimos três anos aumentou paulatinamente, 81 168 entradas no ano de 2020, 100 636 em 2021 e 121 576 em 2022, sendo proporcional a ativação das VCC. Esta, é ativada, em média, 1,59% do número total de doentes; contudo não se traduz no aumento de doentes submetidos a ICPp. Identificou-se os turnos da manhã como sendo os de maior número de ativações, tendo como principal sintoma a dor torácica; do total de ativações, 73% foram homens, sendo estes mais jovens que a média de idade das mulheres em 7,5 anos
- Atividade Física e Qualidade de Vida dos Enfermeiros Especialistas em Reabilitação: Um Estudo Descritivo e Correlacional na Região Autónoma da MadeiraPublication . Freitas, Válter; Gouveia, BrunaA atividade física está associada a melhores níveis de qualidade de vida em vários grupos etários, tendo um grande impacto para a saúde. Os estudos das relações entre a atividade física e a qualidade de vida em enfermeiros especialistas de reabilitação são escassos. Os objetivos deste estudo foram: (1) caracterizar o nível de atividade física e de qualidade de vida dos enfermeiros especialistas em reabilitação da Região Autónoma da Madeira em função do seu contexto de prática laboral; (2) investigar as diferenças na atividade física e na qualidade de vida associadas ao género e à idade; e (3) investigar as associações entre a atividade física e a qualidade de vida. A amostra foi composta por 114 enfermeiros especialistas em reabilitação que desempenhavam funções no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. A caracterização geral dos enfermeiros especialistas em reabilitação foi obtida através de um questionário geral. A atividade física e a qualidade de vida foram avaliadas por questionários validados para a população portuguesa. Os resultados indicaram que 65,8 % dos enfermeiros especialistas em reabilitação praticam algum tipo de atividade física. Não foram identificadas diferenças no score da atividade física em função dos contextos de prática laboral. No que respeita à qualidade de vida, os enfermeiros especialistas em reabilitação dos cuidados de saúde primários reportaram scores na função física mais baixos comparativamente aos restantes contextos. Por outro lado, os enfermeiros especialistas em reabilitação das Unidade de Internamento de Longa Duração apresentaram scores mais baixos no desempenho emocional. Os enfermeiros especialistas em reabilitação masculinos são mais ativos (p<0,010) e apresentam scores mais elevados na função física da qualidade de vida (p=0,002). Não foram encontradas diferenças associadas à idade na atividade física nem qualidade de vida entre os enfermeiros especialistas em reabilitação. Finalmente, verificou-se uma correlação positiva entre o score total de atividade física e a qualidade de vida nas componentes física e mental (0,191> r <0,214; p<0,005). A prática de atividade física entre os enfermeiros especialistas em reabilitação é elevada, particularmente no género masculino. O desempenho emocional e a função física da qualidade de vida variam em função do contexto laboral. Este estudo em enfermeiros especialistas em reabilitação comprova a relação positiva que existe entre a atividade física e a qualidade de vida.
- Atividade física, independência funcional e desempenho cognitivo: Ujm estudo descritivo correlacional em clientes idosos alovo dos cuidados de enfermagem de realibitação na RAMPublication . Da Mata, Tina; Gouveia, BrunaEste estudo em clientes idosos alvo dos cuidados de enfermagem em reabilitação, teve por objetivos os seguintes: (1) caraterizar esta população no que respeita às variáveis sociodemográficas e perfil de necessidades; (2) analisar diferenças associadas ao género na atividade física (AF), independência funcional e desempenho cognitivo; e (3) analisar as relações entre as variáveis anteriores. Este estudo transversal, de natureza quantitativa, descritivo e correlacional, analisou uma amostra de 131 idosos, com idades compreendidas entre 65,4 e os 92,3 anos, que foram alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação na RAM no dia 5 junho de 2019. As variáveis sociodemográficas, a AF, a independência física e a função cognitiva foram avaliadas a partir de instrumentos validados para a população portuguesa. A amostra foi constituída, maioritariamente, por indivíduos do sexo feminino, residentes no domicílio familiar, casados ou em união de facto, com o 1º Ciclo do Ensino Básico, reformados/inválidos e com dificuldades na mobilidade. Não foram identificadas diferenças associadas ao género nas variáveis estudadas, à exceção das atividades domésticas (favorecendo as mulheres). Verificou-se uma correlação significativa moderada e positiva entre a AF Total e o Índice de Barthel (Rho=.322, p<.001), e o desempenho cognitivo (Rho=.385, p<.001). Os cuidados de enfermagem em reabilitação devem considerar as especificidades sociodemográficas, assim como o perfil de necessidades dos clientes no planeamento dos cuidados. A manutenção de níveis mais elevados de AF, em particular as atividades domésticas, têm uma correlação positiva com os níveis de independência e desempenho cognitivo.
- Capacitação dos pais para a promoção da autoestima dos adolescentes: Intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátricaPublication . Eduarda Maciel Moura; Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães; de Meneses, Tânia Cristina VasconcelosO presente relatório pretende incorporar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se na capacitação dos pais para o aumento da autoestima dos adolescentes, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis, na Parceria de Cuidados de Anne Casey e no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: Demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de ensino clínico; Descrever as abordagens promotoras da capacitação dos pais para a promoção da autoestima encontradas na literatura científica, que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos cuidados de saúde primários e diferenciados. No processo formativo saliento a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultado do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade, permitiu também reconhecer o contributo dos pais na promoção da autoestima dos filhos, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco na formação da autoestima e responder adequadamente às suas necessidades específicas com práticas parentais positivas. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva apoiada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança/jovem e família, fundamentada numa revisão integrativa da literatura em artigos, livros, trabalhos académicos, motor de pesquisa google académico e bases de dados científicos (EBSCO, RCAAP, Pubmed, Scielo, Researchgate e UpToDate).
- Clinical validation of the NANDA-I "caregiver role strain" nursing diagnosis in the context of palliative carePublication . Lourenço, Tânia; Abreu-Figueiredo, R.; Sá, LuísObjective: to clinically validate the defining characteristics of the “Caregiver Role Strain” Nursing diagnosis for caregivers of people in a palliative care situation. Method: a cross-sectional, quantitative, descriptive and analytical study. It was developed based on Fehring’s Clinical Validation Model and on the diagnostic accuracy measures (sensitivity, specificity, predictive values and Receiver Operating Characteristic curve). The data collection instrument used was a form, applied in 2017 by two nurses to a sample of 111 caregivers of people in a palliative care situation, in Portugal. The caregivers were divided into two groups (with and without the diagnosis), being identified by the simultaneity of three criteria, namely: Zarit Burden Interview values greater than 56; agreement of two nurses about the diagnosis; and caregiver’s perception of the presence of signs and symptoms. The defining characteristics were classified as major, secondary and irrelevant, according to the models used. Results: the prevalence of diagnosis was 42.3%. Of the 29 characteristics subjected to the validation process, 9 were considered major, 13 secondary and 7 irrelevant. Ineffective coping, depressive mood, frustration, worsening of previous diseases, stress and fatigue were the characteristics which proved to be more associated with the diagnosis in both analyses. The overall score of the diagnosis was 0.68. Conclusion: the study results contribute to the improvement of the diagnosis, making it more accurate. In addition, they enable better clinical decision in Nursing, allowing nurses to make a diagnostic judgment supported by scientific evidence