Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-03"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Aptidão Aeróbica e Força: Relação com a Capacidade Funcional em Clientes Alvo de Cuidados em Enfermagem de Reabilitação em Rede Regional de Cuidados Continuados do Serviço de Saúde da RAMPublication . Figueira, Fátima Engrácia; Gouveia, BrunaOs eventos agudos de doença com consequente hospitalização, constituem um grande risco de comprometimento na aptidão aeróbica, força e capacidade funcional, afetando negativamente o desempenho das atividades de vida diárias. Este estudo teve como objetivos os seguintes: (1) investigar os níveis de aptidão aeróbica, força e a capacidade funcional em função do género, e (2) analisar as associações entre as variáveis anteriores e a capacidade funcional em clientes internados na Rede Regional de Cuidados Continuados do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-correlacional. A população é constituída por 34 clientes (11 homens e 23 mulheres), com 65.7 ±13.2 anos de idade, respetivamente. Todos os elementos da população foram alvo de cuidados por parte do enfermeiro especialista em enfermagem de Reabilitação, no dia 5 de junho, de 2019. A caracterização sociodemográfica e a capacidade funcional foram avaliadas a partir de questionários. A aptidão aeróbica e a força muscular foram avaliadas com recurso a testes físicos. Nas análises estatísticas recorreram-se aos testes de Mann-Whitney U e correlações de spearman (Rho). Verificaram-se diferenças significativas entre homens e mulheres apenas na força muscular (p=.019). Quanto aos níveis do Índice de Barthel (IB), 54.5% dos homens e 39.1% mulheres são independentes, enquanto que, 39.1% dos homens e mulheres apresentam ligeira independência. A associação entre a aptidão aeróbica e a força muscular foi positiva e forte (Rho=0.50, p=.016). Ambas as componentes, aptidão aeróbica e força muscular apresentaram uma correlação moderada e positiva com o IB (.39 >Rho <0.47; ps<.027). Os homens apresentaram melhores resultados na força muscular comparativamente às mulheres. A aptidão aeróbica e a força muscular estão associadas a níveis elevados de independência funcional, no contexto de doença aguda durante o internamento.
- Formação do investigador criminal: da exigência processual à permanente capacitação de competênciasPublication . Amorim, Cláudia Raquel Rodrigues; Elias, Luís Manuel André; Pimentel, LourençoA atividade de investigação criminal implica que qualquer profissional desta área tenha de possuir um verdadeiro espírito técnico-científico, o qual pressupõe o domínio de conhecimentos e técnicas que são absolutamente indispensáveis à produção de resultados credíveis e fiáveis. Dada a especificidade desta atividade e as suas exigências processuais, os investigadores criminais não podem ficar imunes às alterações fruto da própria dinâmica social e, por isso, devem manter uma constante atualização de conhecimentos e competências. Desta forma, na Polícia de Segurança Pública, onde a formação se define como um processo ao longo do qual se adquire e/ou desenvolve competências, conhecimentos e atitudes, é imprescindível ministrar formação adequada às necessidades reais do investigador criminal, capacitando-o a dar uma resposta eficiente às diferentes solicitações que a nova criminalidade impõe. O objetivo geral do presente estudo passa por perceber se a Polícia de Segurança Pública disponibiliza formação adequada aos investigadores criminais para o correto desempenho de funções. Para que tal fosse exequível, foi aplicado um inquérito por questionário a todos os investigadores criminais das Esquadras de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Polícia de Lisboa. Os resultados sugerem que grande parte dos investigadores criminais concordam na desadequação da formação às exigências da função, nomeadamente em aspetos como a utilidade, aplicabilidade e quantidade de formações.
- Postingestive Modulation of Food Seeking Depends on Vagus-Mediated Dopamine Neuron ActivityPublication . Fernandes, Ana B.; Alves da Silva, Joaquim; Almeida, Joana; Cui, Guohong; Gerfen, Charles R.; Costa, Rui M.; Oliveira-Maia, Albino J.Postingestive nutrient sensing can induce food preferences. However, much less is known about the ability of postingestive signals to modulate food-seeking behaviors. Here we report a causal connection between postingestive sucrose sensing and vagus-mediated dopamine neuron activity in the ventral tegmental area (VTA), supporting food seeking. The activity of VTA dopamine neurons increases significantly after administration of intragastric sucrose, and deletion of the NMDA receptor in these neurons, which affects bursting and plasticity, abolishes lever pressing for postingestive sucrose delivery. Furthermore, lesions of the hepatic branch of the vagus nerve significantly impair postingestive-dependent VTA dopamine neuron activity and food seeking, whereas optogenetic stimulation of left vagus nerve neurons significantly increases VTA dopamine neuron activity. These data establish a necessary role of vagus-mediated dopamine neuron activity in postingestive-dependent food seeking, which is independent of taste signaling.
- Da atividade das polícias municipais: a solicitação para o desempenho de funções exclusivas dos órgãos de polícia criminal no comando metropolitano de LisboaPublication . Mendonça, Nuno Fabrício Catanho; Fernandes, José J. Antunes; Dias, Eurico J. GomesO nosso trabalho procurou entender de que forma é desenvolvida a atividade das Polícias Municipais (PM) nos Municípios, a frequência e tipologia de ocorrências com que solicitam o auxílio da força de segurança (FS) territorialmente competente, para o desempenho de funções exclusivas dos Órgãos de Polícia Criminal (OPC), bem como as respetivas reações dos polícias da Polícia de Segurança Pública (PSP). Para a concretização destes objetivos, recorremos aos métodos qualitativos e quantitativos, realizando entrevistas estruturadas a informantes com funções de comando em várias PM, e aplicando de um inquérito por questionário aos polícias do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS). Como principais resultados, constatamos que ao longo dos anos foram atribuídas novas e maiores atribuições aos Municípios, cuja execução compete à PM. Revelou também o papel fundamental das PM no urbanismo e segurança urbana, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança, bem como para a qualidade de vida das populações. Constatamos, igualmente, que por falta de estatuto legal, as PM não têm autonomia para concluir algumas ocorrências que surgem na prossecução das suas competências, e ainda, que existe uma desigualdade entre os regimes de PM em vigor. Como consequência, são frequentes as solicitações por parte das PM à FS territorialmente competente, para o desempenho de funções exclusivas dos OPC, levadas a cabo através de procedimentos desajustados.
- A PSP perante o fenómeno do bullyng: da identificação à intervençãoPublication . Janeiro, Daniela Bernardo Morgado; Machado, Paulo; Guinote, HugoAs escolas são um lugar privilegiado onde os alunos se desenvolvem intelectualmente e socialmente. Dada a importância do seu papel é essencial que a escola se constitua um lugar seguro. Contudo, tal facto nem sempre se verifica, sendo que são inúmeras as alusões relativas a casos de bullying em contexto escolar. À Polícia de Segurança Pública (PSP) cabe-lhe, em concertação com outras entidades, garantir a segurança escolar dentro da sua área de competência territorial, tendo também ela um papel relevante na atuação perante este fenómeno. Desta forma, como é essencial que os polícias adstritos ao Programa Escola Segura (PES) saibam intervir eficazmente em situações desta natureza, a presente dissertação tem como fim compreender o fenómeno do bullying escolar, definir os comportamentos adotados pelos bullies e criar um modelo de atuação policial. A investigação encontra-se dividida em duas partes basilares, uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica realiza-se um enquadramento temático e conceptual sobre o bullying em contexto escolar e discorre-se sobre o papel da PSP, em concreto das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), perante o fenómeno. Na parte prática, como se optou pela utilização do método quantitativo e do método qualitativo, efetua-se uma análise a dados recolhidos no âmbito do PES e são aplicadas entrevistas a polícias e psicólogos. Foi possível concluir que o bullying escolar é um fenómeno que não se reduz a uma tipologia única e que existe uma pluralidade de formas de o praticar. Dada a complexidade do bullying escolar, a intervenção no fenómeno requer uma multiplicidade de entidades, das quais se destaca a PSP. Esta tem um papel essencial, devendo adotar medidas amplas que permitam resolver o problema, atuando na sua origem.
- Body-Worn Cameras: perceção dos polícias com funções operacionais da divisão policial da AmadoraPublication . Albardeiro, Nuno Miguel Espadinha; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Elias, Luís Manuel AndréAs Body-Worn Cameras (BWC) são câmaras portáteis instaladas nas fardas dos polícias, que filmam as ocorrências nas quais estão envolvidos. Amplamente utilizadas, a literatura demonstra os seus benefícios para a atividade policial (por exemplo, a capacidade de melhorar a conduta dos cidadãos ou aumentar a legitimidade policial) e limitações à sua utilização. A implementação das BWC nas Forças de Segurança é, segundo a literatura existente, facilitada quando nesse processo há um envolvimento ativo dos polícias e a sua opinião é considerada. Com base na convicção de que serão implementadas em Portugal, o objetivo do estudo é apurar qual a perceção dos polícias, que no futuro as poderão utilizar. Por forma a alcança-lo, recorreu-se a um estudo empírico inferencial, com aplicação de um inquérito por questionário aos polícias com funções operacionais da Divisão Policial da Amadora. Desta forma, foi possível apurar que estes têm uma opinião, na generalidade, positiva. Os resultados também revelaram que os Chefes de Polícia têm uma opinião mais cética sobre a utilização das BWC, mas os polícias mais velhos, com um nível de escolaridade superior e ainda aqueles que já foram punidos disciplinarmente, são mais favoráveis à sua implementação e utilização. Por último, constata-se que os questionados acreditam que estas irão melhorar o comportamento dos cidadãos, que lhes darão um maior sentimento de segurança e reduzirão as queixas contra eles apresentadas. Com esta dinâmica, as conclusões possibilitam a sustentação de uma estratégia concertada na implementação e na sua utilização, porquanto é aceite e ambicionada pelos polícias. da Divisão Policial da Amadora.