ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
Permanent URI for this community
A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
www.esesjcluny.pt/Browse
Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de competências especializadas: No cuidado ao doente crítico politraumatizado na emergência, urgência e cuidados intensivosPublication . Vieira, Cátia; Pestana, Cristina Bárbara
- Cuidar da pessoa em situação crítica da urgência aos cuidados diferenciados : Prevenção da úlcera por pressãoPublication . Sousa, Cláudia; Santos, Maria LuísaO presente relatório insere-se no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e pretende demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa em situação crítica. Relata o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica através de uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas nos estágios I – Urgência, II – Cuidados Intensivos, III – Opção, que decorreram no Serviço de Urgência e no Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e na Unidade de Cuidado Intensivos Polivalente da Urgência do Centro Hospitalar de São João, respetivamente. Suportado numa metodologia descritiva, apresenta o espírito crítico-reflexivo que impulsiona um percurso de aprendizagem especializada focado na prevenção das úlceras por pressão na pessoa em situação crítica. O relatório mostra o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, éticodeontológicas e humanas diferenciadas em contextos formativos de referência. Enfatiza a importância da intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na prevenção das úlceras por pressão, foco relevante na prevenção de complicações em clientes com instabilidade hemodinâmica e/ou falência multiorgânica. Como resultado e sob um olhar especializado apresenta um plano de cuidados de enfermagem dirigido ao risco de úlceras por pressão na pessoa em situação crítica.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica: Da abordagem pré-hospitalar à unidade de queimadosPublication . Vieira, Sofia; Santos, Maria LuísaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, correspondendo ao culminar de um processo de aprendizagem no cuidar da pessoa em situação crítica. Nele se demonstra e enfatiza o percurso da aquisição e desenvolvimento de competências especializadas para cuidar da pessoa em situação crítica e /ou falência orgânica, experiênciado ao longo de três unidades curriculares de ensino clínico, Estágio I- Serviço Emergência Médica Regional e Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça - SESARAM,EPE; Estágio II- Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e Estágio III- Unidade de Queimados do Hospital da Prelada. Demonstra o processo de desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, particularmente no cuidar da pessoa com lesão tecidular por queimadura, desde a abordagem pré-hospitalar, aos cuidados em unidade de queimados, assim como, descreve e reflete sobre as atividades desenvolvidas e as estratégias que contribuíram para a aquisição de saberes à luz das competências comuns e específicas requeridas ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, apresenta o perfil de competências construído numa prática baseada na evidência científica, e desenvolvida em contextos formativos de referência. Reflete as habilidades pessoais e profissionais, atitudes, valores e comportamentos intrínsecos à prestação de cuidados especializados na área da enfermagem médico-cirúrgica, com enfoque no cuidar do cliente com lesão tecidular por queimadura numa dimensão sistémica. Conclui que as competências adquiridas incitaram o incremento do pensamento crítico-reflexivo na ação e para a ação, e concludentemente à segurança e à qualidade dos cuidados prestados e consequentemente foram responsáveis por uma intervenção de enfermagem especializada.
- Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra-HospitalarPublication . Abreu, Ingrid Yoleida; Santos, Maria Luísa; Pimenta, NoéliaA realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, no referente ano letivo 2015-2017 e a sua apresentação e discussão pública visa a conclusão do 2º ciclo do ensino superior conducente ao grau de mestre. Com o tema, Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra Hospitalar, este trabalho descreve todo o percurso realizado, que vai desde a prática clínica em contexto de serviço de urgência e cuidados intensivos, até a prática de opção no pré-hospitalar e incide nas competências comuns e nas específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Considerando que o saber profissional de enfermagem resulta de um processo de construção, assente numa prática implicada e refletida, o objetivo norteador é evidenciar a mestria em enfermagem médico-cirúrgica, através da descrição, análise e reflexão das intervenções desempenhadas e competências desenvolvidas durante as práticas clínicas, realizando a confrontação do conhecimento científico com as situações práticas experienciadas. Estas práticas foram desenvolvidas no Serviço de Urgência e no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente do SESARAM, E.P.E e no SEMER que integra a EMIR, do Serviço Regional de Proteção Civil, IP- RAM. O primeiro e último no Estágio I e o segundo no Estágio II respetivamente. Por sua vez o Estágio III – Opção decorreu no Instituto Nacional de Emergência Médica na Delegação Sul, em Lisboa, de modo a desenvolver competências no âmbito pré-hospitalar, uma vez que a pessoa em situação crítica muitas vezes desenvolve o seu processo de doença em ambiente extra-hospitalar. De forma conclusiva, desenvolvi as competências comuns do enfermeiro especialista e as seguintes competências específicas especializadas: “Cuida da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica”, “Dinamiza a resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima, da concepção à acção”; “Maximiza a intervenção na prevenção e controlo da infecção perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica”; “Cuida de pessoas com doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares” e “Estabelece relação terapêutica com pessoas com doença crónica incapacitante e terminal, com os seus cuidadores e familiares”.
- Cuidados especializados à pessoa em situação crítica: das situações de urgência aos cuidados intensivos coronáriosPublication . Teixeira, Gisela; Bettencourt, MeríciaA função do enfermeiro na equipa multidisciplinar é imprescindível, sendo o profissional de saúde que acompanha o doente desde o acolhimento até após a alta. Em contextos em que o doente crítico é uma realidade diária, espera-se que cada enfermeiro mobilize conhecimentos e habilidades múltiplas para responder em tempo útil e de forma holística às necessidades e problema dos doentes e suas famílias, detetando precocemente situações potencialmente críticas e que carecem de uma intervenção rápida para o melhor prognóstico possível. O desenvolvimento deste relatório surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, sendo que a sua execução servirá para dar visibilidade ao percurso efetuado, através do relato do processo de aquisição das competências comuns e específicas nos estágios efetuados, adicionadas às competências desenvolvidas no exercício da minha atividade profissional, também ela em contexto de atendimento ao doente crítico. Portanto, o seu objetivo principal é evidenciar o processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. A metodologia utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, estabelecendo um paralelo entre as atividades realizadas e competências desenvolvidas. Concluindo, o objetivo foi alcançado, no sentido de que hoje as competências de especialista e mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica são por mim assumidas e fazem parte do meu pensar e agir como enfermeira. Ser enfermeira promotora de cuidados especializados, conduz não só à evolução de cada profissional, mas também a cuidados de excelência, como têm direito os doentes e as suas famílias, e reforça a nossa importância e o nosso lugar na equipa de saúde.
- A pessoa em situação crítica: Cuidados de enfermagem especializados intra e pré-hospitalaresPublication . Correia, Andreia; Santos, Maria Luísa; Pimenta, Noélia
- Cuidados integrais à pessoa em situação crítica : dos cuidados emergentes aos cuidados ao doente submetido a cirurgia cardíacaPublication . Ponte, Carla; Bettencourt, MeríciaEm contexto do 1º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, sistematiza-se, no presente relatório, todo o processo desenvolvido para a aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica constituí o foco do cuidar do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. A transição, a passagem, a mudança de um estado estável para outro estado instável na dicotomia do processo saúde-doença infligem, na pessoa e na família, sentimentos de dor, medo, ansiedade, desespero, dúvidas, para além das múltiplas disfunções dos órgãos e sistemas. Estes sentimentos e disfunções traduzem-se em focos de atenção do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica em prol da prestação de um cuidado humanizado, digno e promotor da recuperação do doente. Perante os focos de atenção, o enfermeiro especialista direciona e fundamenta a sua intervenção assente nos princípios éticos e deontológicos que orientam a profissão em busca de uma transição saudável. Este relatório pretende descrever o processo evolutivo de aquisição de competências, através de uma prática baseada na evidência e na sequência das experiências vivenciadas nos contextos de estágio do Hospital Dr. Nélio Mendonça (serviços de urgência e medicina intensiva) e do Hospital Royal Brompton do Reino Unido (serviço de medicina intensiva de cirurgia cardiotorácica), no cuidado à pessoa em situação crítica. Os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica são cuidados altamente qualificados prestados de forma contínua à pessoa com uma ou mais funções vitais em risco imediato. O desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista culminaram no desenvolvimento de um saber competente, altruísta, dinâmico e incisivo na promoção de uma prática competente capaz de prever e detetar precocemente complicações, de assegurar uma intervenção precisa, concreta, eficiente e em tempo útil, perante cenários de doença critica e /ou em situações de emergência multivítima. A análise crítica do desenvolvimento experienciado, permitiu iniciar um projeto de intervenção na área da dor, da pessoa internada na unidade de cirurgia cardiotorácica do hospital Royal Brompton NHS.
- Cuidar da pessoa em situação crítica por trauma: Um percurso de formação avançada em enfermagem especializadaPublication . Ribeiro, Norberto; Santos, Maria LuísaA pessoa em situação crítica por trauma continua a ser uma significativa causa de mortalidade e morbilidade em todo o mundo. Na Região Autónoma da Madeira, entre 2010 e 2015 foram prestados cuidados de enfermagem a 1259 pessoas com trauma. As respostas da pessoa em situação crítica por trauma constituem focos de atenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. O foco do cuidar em contexto de emergência tem como principais objetivos preservar a vida e promover o processo de transição de saúde. O cuidar da pessoa em situação crítica por trauma requer, assim, uma resposta rápida, eficaz e estruturada, no conhecimento e na evidência científica. Com este relatório pretendemos descrever o percurso de aprendizagem especializada em enfermagem médico-cirúrgica desenvolvido nos serviços de SMI do HNM, no SEMER da RAM e no SUC do HSM. Assim, compreende uma análise reflexiva do desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica adquiridas e desenvolvidas, fundamentais para a obtenção do grau de mestre em enfermagem médico-cirúrgica. Neste contexto, verificou-se a aquisição e desenvolvimento de competências nos diversos domínios, nomeadamente: na responsabilidade profissional, ética e legal; na prestação da melhoria contínua da qualidade; na gestão dos cuidados; no desenvolvimento das aprendizagens profissionais; no conhecimento da dinamização das respostas a situações de emergência e multi-vítimas; na maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção da pessoa e família em situação crítica; e no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica. O mestrado em enfermagem médico-cirúrgica assume, assim, uma importância crucial no seio da ciência e da profissão. A formação avançada em enfermagem médico-cirúrgica permite atualizar o perfil profissional e desenvolver condições para responder às necessidades de saúde da pessoa família e comunidade.
- Perspectiva especializada em enfermagem na abordagem ao doente crítico : da urgência aos cuidados intensivos cardiotorácicosPublication . Rabim, Fátima Dalina; Bettencourt, MeríciaEm contexto do 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny, o presente relatório sistematiza todo o percurso desenvolvido ao longo dos estágios efetuados com o objetivo de adquirir as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em EMC, com base nos diferentes contextos da prática para a prestação de cuidados de qualidade. Neste processo de aprendizagem, integrei uma metodologia descritiva e analítica fundamentada na evidência científica, para dar visibilidade às diferentes atividades desenvolvidas ao longo dos estágios nos diferentes domínios de competências na abordagem ao doente crítico. Este relatório incide sobre os estágios desenvolvidos no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM) e no Serviço de Emergência Médica Regional - estágio I, na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do HNM - estágio II e na Unidade de Cuidados Intensivos CardioTorácica do Hospital S. João - estágio III. Procurando a excelência do exercício profissional e em processo de desenvolvimento de competências específicas, o fio condutor ao longo dos estágios realizados assentou na identificação de sinais de instabilidade e na antecipação de cuidados ao doente crítico, visando garantir a sua segurança e minimizar os potenciais riscos. Assim sendo, o estágio I permitiu-me desenvolver competências específicas, capacidade de julgamento clínico e tomada de decisão no estabelecimento de prioridades no cuidar do doente crítico em situação urgente/emergente. O estágio II possibilitou-me mobilizar conhecimentos específicos e adquirir competências na antecipação da instabilidade e do risco de falência orgânica. O estágio III proporcionou-me o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados especializados aos doentes submetidos a cirurgia cardíaca no pós-operatório imediato, na prevenção e reconhecimento precoce de complicações, visando a estabilidade hemodinâmica. Estes contextos de estágio permitiram desenvolver as competências do enfermeiro especialista e puder vir adquirir o grau de Mestre em EMC com base num conhecimento aprofundado no domínio especializado da área Médico-Cirúrgica.