ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
Permanent URI for this community
A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
www.esesjcluny.pt/Browse
Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
- Saúde mental e espiritualidade organizacional: um estudo sobre os técnicos superiores de um instituto do setor social na área da saúde mentalPublication . Lisete Vieira da Paixão Nunes; Lourenço, TâniaIntrodução: diante da crescente complexidade do mundo de trabalho e do aumento dos problemas de saúde mental, a espiritualidade organizacional emerge como uma abordagem promissora para promover um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado. No entanto, verifica-se que existem poucos estudos explorando a interseção entre saúde mental e espiritualidade organizacional em profissionais de saúde. Objetivo: analisar a relação entre a espiritualidade organizacional e a saúde mental dos técnicos superiores de um instituto do setor social na área da saúde mental. Materiais e métodos: estudo multicêntrico transversal, descritivo-correlacional. Foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência de técnicos superiores de um instituto do setor social na área da saúde mental. A colheita de dados ocorreu entre fevereiro e abril de 2024 com recurso a questionário on-line, contendo: dados sociodemográficos; Inventário de Saúde Mental (α=0,964) e o Questionário de Avaliação da Espiritualidade Organizacional (α=0,946). Os dados foram tratados com recurso ao Software SPSS versão 29, através da estatística descritiva e inferencial. O estudo obteve o parecer favorável da Comissão de Ética. Resultados: a amostra do estudo foi composta por 112 participantes, com uma idade média de 38,15 anos. Dos participantes, 75% eram do género feminino, 42,9% eram enfermeiros, e 61,1% trabalha na Instituição há mais de cinco anos. Os participantes apresentaram um score médio de 4,63 na subescala de Distress psicológico (Ansiedade, Depressão, Perda de controlo emocional/ comportamental), e de 4,21 na subescala de Bem Estar Psicológico (Afeto positivo e Laços Emocionais). Na escala da Espiritualidade Organizacional a média global foi de 24,38+3,84, sendo a dimensão “Sentido de préstimo à Comunidade” que obteve valores mais elevados. Existe uma correlação positiva moderada, entre a Espiritualidade Organizacional e a Saúde Mental dos participantes (rho=0,393; p=0,01). Conclusões: os resultados sugerem que maiores níveis de espiritualidade organizacional estão associados a melhores indicadores de saúde mental. Nesse contexto, a intervenção do enfermeiro especialista em saúde mental é crucial, pois ele pode implementar práticas que integrem a espiritualidade organizacional no trabalho. Embora os resultados sejam promissores, sugere-se pesquisas futuras com amostras maiores e em diferentes contextos.
- Desenvolvimento de competências especializadas: No cuidado ao doente crítico politraumatizado na emergência, urgência e cuidados intensivosPublication . Vieira, Cátia; Pestana, Cristina Bárbara
- Cuidar da pessoa em situação crítica da urgência aos cuidados diferenciados : Prevenção da úlcera por pressãoPublication . Sousa, Cláudia; Santos, Maria LuísaO presente relatório insere-se no 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e pretende demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa em situação crítica. Relata o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica através de uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas nos estágios I – Urgência, II – Cuidados Intensivos, III – Opção, que decorreram no Serviço de Urgência e no Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e na Unidade de Cuidado Intensivos Polivalente da Urgência do Centro Hospitalar de São João, respetivamente. Suportado numa metodologia descritiva, apresenta o espírito crítico-reflexivo que impulsiona um percurso de aprendizagem especializada focado na prevenção das úlceras por pressão na pessoa em situação crítica. O relatório mostra o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, éticodeontológicas e humanas diferenciadas em contextos formativos de referência. Enfatiza a importância da intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na prevenção das úlceras por pressão, foco relevante na prevenção de complicações em clientes com instabilidade hemodinâmica e/ou falência multiorgânica. Como resultado e sob um olhar especializado apresenta um plano de cuidados de enfermagem dirigido ao risco de úlceras por pressão na pessoa em situação crítica.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica: Da abordagem pré-hospitalar à unidade de queimadosPublication . Vieira, Sofia; Santos, Maria LuísaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, correspondendo ao culminar de um processo de aprendizagem no cuidar da pessoa em situação crítica. Nele se demonstra e enfatiza o percurso da aquisição e desenvolvimento de competências especializadas para cuidar da pessoa em situação crítica e /ou falência orgânica, experiênciado ao longo de três unidades curriculares de ensino clínico, Estágio I- Serviço Emergência Médica Regional e Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça - SESARAM,EPE; Estágio II- Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e Estágio III- Unidade de Queimados do Hospital da Prelada. Demonstra o processo de desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, particularmente no cuidar da pessoa com lesão tecidular por queimadura, desde a abordagem pré-hospitalar, aos cuidados em unidade de queimados, assim como, descreve e reflete sobre as atividades desenvolvidas e as estratégias que contribuíram para a aquisição de saberes à luz das competências comuns e específicas requeridas ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, apresenta o perfil de competências construído numa prática baseada na evidência científica, e desenvolvida em contextos formativos de referência. Reflete as habilidades pessoais e profissionais, atitudes, valores e comportamentos intrínsecos à prestação de cuidados especializados na área da enfermagem médico-cirúrgica, com enfoque no cuidar do cliente com lesão tecidular por queimadura numa dimensão sistémica. Conclui que as competências adquiridas incitaram o incremento do pensamento crítico-reflexivo na ação e para a ação, e concludentemente à segurança e à qualidade dos cuidados prestados e consequentemente foram responsáveis por uma intervenção de enfermagem especializada.
- Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra-HospitalarPublication . Abreu, Ingrid Yoleida; Santos, Maria Luísa; Pimenta, NoéliaA realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, no referente ano letivo 2015-2017 e a sua apresentação e discussão pública visa a conclusão do 2º ciclo do ensino superior conducente ao grau de mestre. Com o tema, Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra Hospitalar, este trabalho descreve todo o percurso realizado, que vai desde a prática clínica em contexto de serviço de urgência e cuidados intensivos, até a prática de opção no pré-hospitalar e incide nas competências comuns e nas específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Considerando que o saber profissional de enfermagem resulta de um processo de construção, assente numa prática implicada e refletida, o objetivo norteador é evidenciar a mestria em enfermagem médico-cirúrgica, através da descrição, análise e reflexão das intervenções desempenhadas e competências desenvolvidas durante as práticas clínicas, realizando a confrontação do conhecimento científico com as situações práticas experienciadas. Estas práticas foram desenvolvidas no Serviço de Urgência e no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente do SESARAM, E.P.E e no SEMER que integra a EMIR, do Serviço Regional de Proteção Civil, IP- RAM. O primeiro e último no Estágio I e o segundo no Estágio II respetivamente. Por sua vez o Estágio III – Opção decorreu no Instituto Nacional de Emergência Médica na Delegação Sul, em Lisboa, de modo a desenvolver competências no âmbito pré-hospitalar, uma vez que a pessoa em situação crítica muitas vezes desenvolve o seu processo de doença em ambiente extra-hospitalar. De forma conclusiva, desenvolvi as competências comuns do enfermeiro especialista e as seguintes competências específicas especializadas: “Cuida da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica”, “Dinamiza a resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima, da concepção à acção”; “Maximiza a intervenção na prevenção e controlo da infecção perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica”; “Cuida de pessoas com doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares” e “Estabelece relação terapêutica com pessoas com doença crónica incapacitante e terminal, com os seus cuidadores e familiares”.
- Cuidados especializados à pessoa em situação crítica: das situações de urgência aos cuidados intensivos coronáriosPublication . Teixeira, Gisela; Bettencourt, MeríciaA função do enfermeiro na equipa multidisciplinar é imprescindível, sendo o profissional de saúde que acompanha o doente desde o acolhimento até após a alta. Em contextos em que o doente crítico é uma realidade diária, espera-se que cada enfermeiro mobilize conhecimentos e habilidades múltiplas para responder em tempo útil e de forma holística às necessidades e problema dos doentes e suas famílias, detetando precocemente situações potencialmente críticas e que carecem de uma intervenção rápida para o melhor prognóstico possível. O desenvolvimento deste relatório surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, sendo que a sua execução servirá para dar visibilidade ao percurso efetuado, através do relato do processo de aquisição das competências comuns e específicas nos estágios efetuados, adicionadas às competências desenvolvidas no exercício da minha atividade profissional, também ela em contexto de atendimento ao doente crítico. Portanto, o seu objetivo principal é evidenciar o processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. A metodologia utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, estabelecendo um paralelo entre as atividades realizadas e competências desenvolvidas. Concluindo, o objetivo foi alcançado, no sentido de que hoje as competências de especialista e mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica são por mim assumidas e fazem parte do meu pensar e agir como enfermeira. Ser enfermeira promotora de cuidados especializados, conduz não só à evolução de cada profissional, mas também a cuidados de excelência, como têm direito os doentes e as suas famílias, e reforça a nossa importância e o nosso lugar na equipa de saúde.
- A pessoa em situação crítica: Cuidados de enfermagem especializados intra e pré-hospitalaresPublication . Correia, Andreia; Santos, Maria Luísa; Pimenta, Noélia
- Cuidados integrais à pessoa em situação crítica : dos cuidados emergentes aos cuidados ao doente submetido a cirurgia cardíacaPublication . Ponte, Carla; Bettencourt, MeríciaEm contexto do 1º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, sistematiza-se, no presente relatório, todo o processo desenvolvido para a aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica constituí o foco do cuidar do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. A transição, a passagem, a mudança de um estado estável para outro estado instável na dicotomia do processo saúde-doença infligem, na pessoa e na família, sentimentos de dor, medo, ansiedade, desespero, dúvidas, para além das múltiplas disfunções dos órgãos e sistemas. Estes sentimentos e disfunções traduzem-se em focos de atenção do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica em prol da prestação de um cuidado humanizado, digno e promotor da recuperação do doente. Perante os focos de atenção, o enfermeiro especialista direciona e fundamenta a sua intervenção assente nos princípios éticos e deontológicos que orientam a profissão em busca de uma transição saudável. Este relatório pretende descrever o processo evolutivo de aquisição de competências, através de uma prática baseada na evidência e na sequência das experiências vivenciadas nos contextos de estágio do Hospital Dr. Nélio Mendonça (serviços de urgência e medicina intensiva) e do Hospital Royal Brompton do Reino Unido (serviço de medicina intensiva de cirurgia cardiotorácica), no cuidado à pessoa em situação crítica. Os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica são cuidados altamente qualificados prestados de forma contínua à pessoa com uma ou mais funções vitais em risco imediato. O desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista culminaram no desenvolvimento de um saber competente, altruísta, dinâmico e incisivo na promoção de uma prática competente capaz de prever e detetar precocemente complicações, de assegurar uma intervenção precisa, concreta, eficiente e em tempo útil, perante cenários de doença critica e /ou em situações de emergência multivítima. A análise crítica do desenvolvimento experienciado, permitiu iniciar um projeto de intervenção na área da dor, da pessoa internada na unidade de cirurgia cardiotorácica do hospital Royal Brompton NHS.
- Cuidar da pessoa em situação crítica por trauma: Um percurso de formação avançada em enfermagem especializadaPublication . Ribeiro, Norberto; Santos, Maria LuísaA pessoa em situação crítica por trauma continua a ser uma significativa causa de mortalidade e morbilidade em todo o mundo. Na Região Autónoma da Madeira, entre 2010 e 2015 foram prestados cuidados de enfermagem a 1259 pessoas com trauma. As respostas da pessoa em situação crítica por trauma constituem focos de atenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. O foco do cuidar em contexto de emergência tem como principais objetivos preservar a vida e promover o processo de transição de saúde. O cuidar da pessoa em situação crítica por trauma requer, assim, uma resposta rápida, eficaz e estruturada, no conhecimento e na evidência científica. Com este relatório pretendemos descrever o percurso de aprendizagem especializada em enfermagem médico-cirúrgica desenvolvido nos serviços de SMI do HNM, no SEMER da RAM e no SUC do HSM. Assim, compreende uma análise reflexiva do desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica adquiridas e desenvolvidas, fundamentais para a obtenção do grau de mestre em enfermagem médico-cirúrgica. Neste contexto, verificou-se a aquisição e desenvolvimento de competências nos diversos domínios, nomeadamente: na responsabilidade profissional, ética e legal; na prestação da melhoria contínua da qualidade; na gestão dos cuidados; no desenvolvimento das aprendizagens profissionais; no conhecimento da dinamização das respostas a situações de emergência e multi-vítimas; na maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção da pessoa e família em situação crítica; e no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica. O mestrado em enfermagem médico-cirúrgica assume, assim, uma importância crucial no seio da ciência e da profissão. A formação avançada em enfermagem médico-cirúrgica permite atualizar o perfil profissional e desenvolver condições para responder às necessidades de saúde da pessoa família e comunidade.