Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar da pessoa em situação crítica por trauma: Um percurso de formação avançada em enfermagem especializadaPublication . Ribeiro, Norberto; Santos, Maria LuísaA pessoa em situação crítica por trauma continua a ser uma significativa causa de mortalidade e morbilidade em todo o mundo. Na Região Autónoma da Madeira, entre 2010 e 2015 foram prestados cuidados de enfermagem a 1259 pessoas com trauma. As respostas da pessoa em situação crítica por trauma constituem focos de atenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. O foco do cuidar em contexto de emergência tem como principais objetivos preservar a vida e promover o processo de transição de saúde. O cuidar da pessoa em situação crítica por trauma requer, assim, uma resposta rápida, eficaz e estruturada, no conhecimento e na evidência científica. Com este relatório pretendemos descrever o percurso de aprendizagem especializada em enfermagem médico-cirúrgica desenvolvido nos serviços de SMI do HNM, no SEMER da RAM e no SUC do HSM. Assim, compreende uma análise reflexiva do desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica adquiridas e desenvolvidas, fundamentais para a obtenção do grau de mestre em enfermagem médico-cirúrgica. Neste contexto, verificou-se a aquisição e desenvolvimento de competências nos diversos domínios, nomeadamente: na responsabilidade profissional, ética e legal; na prestação da melhoria contínua da qualidade; na gestão dos cuidados; no desenvolvimento das aprendizagens profissionais; no conhecimento da dinamização das respostas a situações de emergência e multi-vítimas; na maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção da pessoa e família em situação crítica; e no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica. O mestrado em enfermagem médico-cirúrgica assume, assim, uma importância crucial no seio da ciência e da profissão. A formação avançada em enfermagem médico-cirúrgica permite atualizar o perfil profissional e desenvolver condições para responder às necessidades de saúde da pessoa família e comunidade.
- Perspectiva especializada em enfermagem na abordagem ao doente crítico : da urgência aos cuidados intensivos cardiotorácicosPublication . Rabim, Fátima Dalina; Bettencourt, MeríciaEm contexto do 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny, o presente relatório sistematiza todo o percurso desenvolvido ao longo dos estágios efetuados com o objetivo de adquirir as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em EMC, com base nos diferentes contextos da prática para a prestação de cuidados de qualidade. Neste processo de aprendizagem, integrei uma metodologia descritiva e analítica fundamentada na evidência científica, para dar visibilidade às diferentes atividades desenvolvidas ao longo dos estágios nos diferentes domínios de competências na abordagem ao doente crítico. Este relatório incide sobre os estágios desenvolvidos no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM) e no Serviço de Emergência Médica Regional - estágio I, na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do HNM - estágio II e na Unidade de Cuidados Intensivos CardioTorácica do Hospital S. João - estágio III. Procurando a excelência do exercício profissional e em processo de desenvolvimento de competências específicas, o fio condutor ao longo dos estágios realizados assentou na identificação de sinais de instabilidade e na antecipação de cuidados ao doente crítico, visando garantir a sua segurança e minimizar os potenciais riscos. Assim sendo, o estágio I permitiu-me desenvolver competências específicas, capacidade de julgamento clínico e tomada de decisão no estabelecimento de prioridades no cuidar do doente crítico em situação urgente/emergente. O estágio II possibilitou-me mobilizar conhecimentos específicos e adquirir competências na antecipação da instabilidade e do risco de falência orgânica. O estágio III proporcionou-me o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados especializados aos doentes submetidos a cirurgia cardíaca no pós-operatório imediato, na prevenção e reconhecimento precoce de complicações, visando a estabilidade hemodinâmica. Estes contextos de estágio permitiram desenvolver as competências do enfermeiro especialista e puder vir adquirir o grau de Mestre em EMC com base num conhecimento aprofundado no domínio especializado da área Médico-Cirúrgica.
- Otimização de procedimentos potenciando a melhoria das medidas de proteção radiológica em tomografia computorizadaPublication . Pires, Filipa Simões; Santos, Joana; Alves, Francisco; Patrão, TiagoObjetivo: Considerando a frequência de realização de exames de Tomografia Computorizada (TC), o objetivo deste estudo foi a otimização da prática em TC com vista à melhoria das medidas de proteção radiológica do doente. Material e Métodos: A metodologia aplicada foi dividida em 4 fases: (1) criação de Níveis de Referência de Diagnóstico (NRD) locais, através do percentil 75 do valor de CTDIvol (mGy) e DLP (mGy.cm) e análise das práticas/protocolos de rotina; (2) realização de testes experimentais com um fantoma antropomórfico (PBU-60); (3) atualização dos NRD após implementação de estratégias de otimização e (4) avaliação da qualidade de imagem pré e pós otimização. Resultados: De uma forma geral, os NRD obtidos na fase 1 eram superiores aos identificados em guidelines europeias e recomendações internacionais. Após a implementação de medidas de otimização foram atualizados os NRD obtidos (CTDIvol – mGy; DLP - mGy.cm): TC CE (97; 1313), TC coluna lombar (40; 1045), TC abdominal (16; 1832) e TC tórax (14; 843). Foram obtidas diferenças estatisticamente significativas entre a fase 1 e 3 para os exames de TC CE e TC coluna lombar. A avaliação da qualidade de imagem realizada revelou um aumento mínimo de ruído nas imagens otimizadas. Conclusão: Através da revisão das práticas e atualização dos protocolos de rotina, foram alcançadas reduções de dose para a maioria dos procedimentos. Em termos de CTDIvol foram obtidas diminuições de 10% para TC CE, 18% para TC coluna lombar, 6% para TC abdominal e 22% para TC tórax. Para o valor de DLP houve redução de 16% para TC CE, 29% para TC coluna lombar e 11% para TC abdominal. Contudo, não houve comprometimento da acuidade diagnóstica, não tendo sido identificadas diferenças significativas na qualidade de imagem após a implementação das medidas de otimização, sendo atualmente utilizados na prática diária os protocolos otimizados.
- $\Delta$(1232) Dalitz decay in proton-proton collisions at T=1.25 GeV measured with HADES at GSIPublication . HADES collaboration (119 authors); Blanco, A.; Bordalo, P.; Fonte, P.; Franco, C.; Lopes, L.; Mangiarotti, A.; Ramos, S.; Silva, L.We report on the investigation of Δ(1232) production and decay in proton-proton collisions at a kinetic energy of 1.25 GeV measured with HADES. Exclusive dilepton decay channels ppe+e− and ppe+e−γ have been studied and compared with the partial-wave analysis of the hadronic ppπ0 channel. They allow to access both Δ+→pπ0(e+e−γ) and Δ+→pe+e− Dalitz decay channels. The perfect reconstruction of the well-known π0 Dalitz decay serves as a proof of the consistency of the analysis. The Δ Dalitz decay is identified for the first time and the sensitivity to N-Δ transition form factors is tested. The Δ(1232) Dalitz decay branching ratio is also determined for the first time; our result is (4.19 ± 0.62 syst. ± 0.34 stat.) ×10−5, albeit with some model dependence.