Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-01"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Tuning rheology and aggregation behaviour of TEMPO-oxidised cellulose nanofibrils aqueous suspensions by addition of different acidsPublication . Alves, L.; Ferraz, Eduardo; Lourenço, A. F.; Ferreira, P. J.; Rasteiro, M. G.; Gamelas, J. A. F.The present work intends to study the variations in the rheological properties and aggregation behaviour of TEMPO-oxidised cellulose nanofibrils (CNF) aqueous suspensions, as a function of changes in concentration and systematic changes in the pH, by addition of acids with different anions. It was found that CNF suspensions form strong gels at mass fractions higher than 0.35 % and the gel point is ca. 0.18 %. On the other hand, aggregation is enhanced at acidic pH conditions due to lower charge repulsion among fibrils, leading to an increase of the suspension viscosity. However, distinct rheological behaviours were presented by CNF suspensions as different acids were applied. It was found that phosphate ions resulted in significant aggregation leading to formation of particles of large size and very strong gels, at pH 2.3; distinctly, the presence of acetate ions resulted in lower aggregation, lower particle size and weaker gels, at the same pH value.
- Atividade física, independência funcional e desempenho cognitivo: Ujm estudo descritivo correlacional em clientes idosos alovo dos cuidados de enfermagem de realibitação na RAMPublication . Da Mata, Tina; Gouveia, BrunaEste estudo em clientes idosos alvo dos cuidados de enfermagem em reabilitação, teve por objetivos os seguintes: (1) caraterizar esta população no que respeita às variáveis sociodemográficas e perfil de necessidades; (2) analisar diferenças associadas ao género na atividade física (AF), independência funcional e desempenho cognitivo; e (3) analisar as relações entre as variáveis anteriores. Este estudo transversal, de natureza quantitativa, descritivo e correlacional, analisou uma amostra de 131 idosos, com idades compreendidas entre 65,4 e os 92,3 anos, que foram alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação na RAM no dia 5 junho de 2019. As variáveis sociodemográficas, a AF, a independência física e a função cognitiva foram avaliadas a partir de instrumentos validados para a população portuguesa. A amostra foi constituída, maioritariamente, por indivíduos do sexo feminino, residentes no domicílio familiar, casados ou em união de facto, com o 1º Ciclo do Ensino Básico, reformados/inválidos e com dificuldades na mobilidade. Não foram identificadas diferenças associadas ao género nas variáveis estudadas, à exceção das atividades domésticas (favorecendo as mulheres). Verificou-se uma correlação significativa moderada e positiva entre a AF Total e o Índice de Barthel (Rho=.322, p<.001), e o desempenho cognitivo (Rho=.385, p<.001). Os cuidados de enfermagem em reabilitação devem considerar as especificidades sociodemográficas, assim como o perfil de necessidades dos clientes no planeamento dos cuidados. A manutenção de níveis mais elevados de AF, em particular as atividades domésticas, têm uma correlação positiva com os níveis de independência e desempenho cognitivo.
- Função cognitiva global e independência funcional da população com traumatismo crânio-encefálico e acidente vascular cerebral alvo de cudados de enfermagem de reabilitação na região autónoma da Madeira: Um estudo descritivo-correlacionalPublication . Quintal, Blandina; Gouveia, BrunaENQUADRAMENTO: O traumatismo crânio-encefálico (TCE) e o acidente vascular cerebral (AVC) são as duas principais causas de incapacidade adquirida nos adultos face, especialmente, às alterações nas funções cognitivas que afetam a capacidade de viver independente. OBJETIVOS: Caracterizar os clientes com TCE ou AVC, alvo dos cuidados de Enfermagem de Reabilitação na Região Autónoma da Madeira (RAM), em relação à função cognitiva global (Montreal Cognitive Assessment - MoCA) e à independência funcional (Índice de Barthel) e analisar a relação existente entre estas variáveis. DESENHO DO ESTUDO: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. RESULTADOS: 12 clientes com TCE e 55 clientes com AVC participaram neste estudo. Mais da metade dos participantes revelou défice cognitivo e estes apresentaram elevados níveis de défice na maioria dos domínios cognitivos, com maior défice na “função executiva”. A maioria dos participantes com TCE (66.7%) e AVC (61.8%) encontrava-se moderadamente a totalmente dependente. No grupo com TCE, apenas a “orientação” revelou uma grande correlação positiva com a independência funcional (rho = .652, n = 10, p = .041). No grupo com AVC, para além da função cognitiva global ter demonstrado uma grande correlação positiva com a independência funcional (r = .596, n = 40, p ˂ .001), a “função executiva” (r = .560, n = 40, p ˂ .001), a “capacidade visuo-espacial” (r = .599, n = 40, p ˂ .001) e a “atenção, concentração e memória de trabalho” (r = .538, n = 40, p ˂ .001) também revelaram uma grande correlação positiva com a independência funcional e a “orientação” (r = .370, n = 40, p = .019), uma correlação média positiva. CONCLUSÃO: O presente estudo reforça a relação existente entre a função cognitiva e a independência funcional. Os resultados justificam a pertinência do rastreio cognitivo aos clientes com TCE e AVC, assim como, a implementação de intervenções específicas e dirigidas a estas duas dimensões.
- The MOVE.TE Falls Prevention and Management Program: lessons learnt in the Portuguese contextPublication . Barbosa, Pedro Maciel; Martins, Anabela C; Santos, Paula C; Dias, Ricardo; Pereira, Paulo; Pinto, Bernardo; Moniz, Rubina; Casaca, Ana C; Silva, Rita; Melo, Cristina; Silva, Ana L; Bigode, Maria J; Mendes, Hugo; da Silva, Madalena GomesMOVE.TE is a non-profit participatory physiotherapy platform that aims at translating knowledge in the field of physiotherapy and developing freely available evidence-based physiotherapy programmes targeting the primary care services of the Portuguese National Health service. A group of volunteer academics and clinicians collaborated at different stages and time points to create the first ever falls prevention and management programme and guidance for Physiotherapy in primary care, in Portugal. This report describes this seven-step process. In spite of many challenges, this project constitutes an example of advocacy in physiotherapy for the promotion of better healthcare for older adults.
- Perceção do Cliente Quanto ao Planeamento do Regresso a Casa pelo Enfermeiro de Reabilitação e Nível de DependênciaPublication . Nunes, Tânia; Bettencourt, MeríciaO regresso a casa após um período de internamento é um momento de transição, com influência no processo de reabilitação e reintegração do cliente na comunidade. O conhecimento da perceção que os clientes possuem sobre o planeamento do seu regresso a casa, permite que os enfermeiros, especialistas em reabilitação, conheçam as reais necessidades dos seus clientes, contribuindo assim, para um planeamento adequado e consequente maior satisfação dos clientes pelos cuidados recebidos. Este estudo teve como objetivo avaliar o grau de dependência dos clientes alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação e a sua perceção sobre o planeamento do seu regresso a casa pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação. Realizámos um estudo transversal, exploratório, descritivo e quantitativo, cuja colheita de dados ocorreu nos vários centros de saúde da Região Autónoma da Madeira e em que participaram 37 clientes que tinham regressado a casa no último mês antes da colheita de dados. Para a obtenção de dados optou-se por um questionário de caracterização dos participantes, pela aplicação do Índice de Barthel e pelo questionário de planeamento da alta (PREPARED). Quanto à dependência, constatámos que 43,2% dos clientes eram independentes na realização das atividades de vida diárias, 27% ligeiramente dependentes, enquanto apenas 10,8% eram totalmente dependentes. As atividades de vida diárias com maior dependência foram o banho (51,4%) a higiene corporal (29,7%) e o uso sanitário (18,9%). No domínio do mover-se, destacaram-se o subir e descer escadas, a deambulação e a transferência cadeira-cama, com 32,4%, 18,9% e 10,8% de dependência respetivamente. No que diz respeito às informações fornecidas no planeamento do regresso a casa, sobre a realização das atividades de vida diárias, a maioria dos participantes (56,3%) percecionou-as como “as necessárias”. O mesmo aconteceu relativamente à medicação (62,5%). No entanto, 50% dos participantes referiu não ter recebido informação sobre os seus efeitos secundários. De relevo o facto de 68,8% afirmar sentir preocupação com a execução das atividades de vida diárias e 59,4% dos participantes não referir confiança na realização das tarefas diárias em casa. Pelos resultados obtidos e apesar dos participantes percecionarem que receberam informação necessária durante o planeamento do regresso a casa, a maioria revela preocupação e falta de confiança nesta transição, pelo que estes aspetos deverão ser alvo de futuras investigações.
- A venda de falsos estupefacientes e substâncias psicotrópicas: a qualificação jurídico-penalPublication . Domingues, João Diogo Mendes; Palma, Maria Fernanda; Pereira, Rui CarlosA venda de substâncias lícitas como se de produto estupefaciente se tratasse, vulgarmente conhecido como falso tráfico de droga, é de facto uma prática capaz de lesar bens jurídicos e cada vez mais assídua nas cidades portuguesas. A polícia e, por inerência, os elementos policiais, no desempenho das suas funções, debatem-se com um problema legal, pois, uma vez que as substâncias referidas não têm natureza estupefaciente ou psicotrópica, a sua venda não parece consubstanciar um tipo de ilícito criminal, pelo que não têm legitimidade para proceder a detenções. Na falta de enquadramento legal que criminalize esse comportamento, a solução encontrada pelas autoridades competentes para tentar combatê-lo, foi o seu enquadramento como ilícito de mera ordenação social de venda ambulante sem licença, que embora não crie condições para colocar os seus autores na prisão, permite fazer pressão. No sentido de se perceber de que forma deverá o falso tráfico de droga ser punida no sistema jurídico português, é necessário analisar o ordenamento jurídico português, para saber se o comportamento em apreço preenche os elementos objetivos e subjetivos de algum tipo de crime ou contraordenação previsto e punido na legislação portuguesa. Destarte, com o suporte da Doutrina e Jurisprudência procura-se responder ao problema exposto, nomeadamente através da tipificação num ilícito já existente ou constatando-se que não existe, na realidade, uma norma que o puna devidamente. De forma a dar um contributo maior à investigação, seria ainda objeto deste estudo a análise de Direito Comparado.
- O processo de seleção e recrutamento de candidatos para o ingresso na polícia da República de Moçambique (2014-2018)Publication . Januário, Sérgio Joaquim; Machado, Artur da RochaNeste trabalho abordamos sobre os diferentes conceitos das práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH), no que concerne ao processo de seleção e recrutamento de candidatos para o ingresso na Polícia da República de Moçambique. pretendíamos com o tema, arrolar sobre as formas, técnicas e tipos de seleção e recrutamento em geral e em vigor na PRM, no que diz respeito a metodologia, foi realizada a revisão da literatura através de busca de artigos na Internet e livros procurando ler o que já foi feito e interpretar a sua aplicação na Polícia da República de Moçambique. Foi aplicado para este trabalho o método quantitativo, através do inquérito por questionário. Quanto ao tratamento e análise estatística dos dados foram efetuados com recursos ao Software Excel e word do Microsoft Office 365. O pré-teste foi aplicado a 5 Polícias da PRM estudantes neste Instituto (ISCPSI) e verificou-se que os níveis de dificuldade das respostas eram baixos. Os inquiridos responderam ao questionário num intervalo de tempo entre 4 e 6 minutos. O questionário final foi dividido em duas partes. Sendo a primeira parte com 7 questões contendo 6 perguntas fechadas de escolha múltipla e uma aberta, com o objetivo de caraterizar os inquiridos em termos sociodemográficos. A segunda parte do questionário foi composta por 24 questões de resposta fechadas com duas ou mais opções de resposta. Identificamos como universo ou população para o nosso estudo, o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique, sem considerar as suas zonas de origem, tendo em conta que o CGPRM abrange o efetivo de todo o país, o questionário foi respondido por 254 Polícias, com um peso percentual de 77,91%.
- Fenotipagem de Germoplasma, de milho (Zea mays L.), Português e Húngaro e Respetivos Cruzamentos em Sistemas de Produção Biológica e Convencional.Publication . Ferreira, Emanuel Filipe do Amaral; Moreira, Pedro Manuel Reis MendesA seleção de novas variedades, a escolha de combinações para a realização de cruzamentos, a comparação de desempenho, o desenvolvimento de híbridos, sob diferentes condições agroecológicas, e a adaptabilidade ao longo de uma vasta gama de condições ambientais são uma necessidade no mercado das sementes.No âmbito do Projeto SOLIBAM, entre 2012 e 2013, foram efetuados em três ambientes diferentes, em Portugal e na Hungria, ensaios com várias populações portuguesas e húngaras de milho (Zea mays, L.), e respetivos cruzamentos, em melhoramento participativo e sob diferentes modos de produção agrícola: Biológico e Convencional.A caraterização fenotípica e sua avaliação foi efetuada com recurso ao método HUNTERS, a um conjunto de medições entre datas de florações e às características associadas à produção e à espiga. Os resultados foram analisados estatisticamente tendo, por base, correlações, ANOVA e comparações múltiplas de médias, interação Genótipo x Ambiente.A fenotipagem dos genótipos portugueses destaca-se da dos húngaros por apresentarem, em média, florações, femininas e masculinas, mais precoces, maior altura da primeira espiga, uma maior ramificação da bandeira, uniformidade do talhão ligeiramente superior, maior índice de prolificidade e menor relação carolo/espiga. A fenotipagem, dos genótipos húngaros apresentou, em média, maior valor de produtividade, maior altura da planta, um ângulo da folha superior e menor percentagem de plantas partidas e acamadas. Na interação genótipo x ambiente foram observadas diferenças significativas nas características Fi, Mi, N, R, StandPlotha, NEha, Prol, CW/EW e Yield. O sucesso da seleção e pré-avaliação dos genótipos foi comprovado pelos resultados da heterozigocidade. Todos os cruzamentos obtiveram ganhos na produtividade e na prolificidade, demonstraram também uma diminuição do número de dias das florações e de plantas partidas. Destacaram-se os cruzamentos 10 x 6 (hun x pt) , 10 x 11 (hun x pt) e 10 x 8 (hun x pt) que, em média, registaram as melhores produtividades por local ,assim como, os melhores valores de heterozigocidade nas restantes características avaliadas.
- Fenotipagem de Germoplasma, de milho (Zea mays L.), Português e Húngaro e Respetivos Cruzamentos em Sistemas de Produção Biológica e ConvencionalPublication . Ferreira, Emanuel Filipe do Amaral; Moreira, Pedro Manuel Reis MendesA seleção de novas variedades, a escolha de combinações para a realização de cruzamentos, a comparação de desempenho, o desenvolvimento de híbridos, sob diferentes condições agroecológicas, e a adaptabilidade ao longo de uma vasta gama de condições ambientais são uma necessidade no mercado das sementes.No âmbito do Projeto SOLIBAM, entre 2012 e 2013, foram efetuados em três ambientes diferentes, em Portugal e na Hungria, ensaios com várias populações portuguesas e húngaras de milho (Zea mays, L.), e respetivos cruzamentos, em melhoramento participativo e sob diferentes modos de produção agrícola: Biológico e Convencional.A caraterização fenotípica e sua avaliação foi efetuada com recurso ao método HUNTERS, a um conjunto de medições entre datas de florações e às características associadas à produção e à espiga. Os resultados foram analisados estatisticamente tendo, por base, correlações, ANOVA e comparações múltiplas de médias, interação Genótipo x Ambiente.A fenotipagem dos genótipos portugueses destaca-se da dos húngaros por apresentarem, em média, florações, femininas e masculinas, mais precoces, maior altura da primeira espiga, uma maior ramificação da bandeira, uniformidade do talhão ligeiramente superior, maior índice de prolificidade e menor relação carolo/espiga. A fenotipagem, dos genótipos húngaros apresentou, em média, maior valor de produtividade, maior altura da planta, um ângulo da folha superior e menor percentagem de plantas partidas e acamadas. Na interação genótipo x ambiente foram observadas diferenças significativas nas características Fi, Mi, N, R, StandPlotha, NEha, Prol, CW/EW e Yield. O sucesso da seleção e pré-avaliação dos genótipos foi comprovado pelos resultados da heterozigocidade. Todos os cruzamentos obtiveram ganhos na produtividade e na prolificidade, demonstraram também uma diminuição do número de dias das florações e de plantas partidas. Destacaram-se os cruzamentos 10 x 6 (hun x pt) , 10 x 11 (hun x pt) e 10 x 8 (hun x pt) que, em média, registaram as melhores produtividades por local ,assim como, os melhores valores de heterozigocidade nas restantes características avaliadas.
- Crise de Autoridade? Estudo das ocorrências de resistência e coação sobre funcionárioPublication . Catarina Cardoso Monteiro; Machado, PauloNas sociedades democráticas contemporâneas, a Polícia, enquanto representante do Estado, esforça-se por revestir o poder (que lhe é atribuído) de autoridade, assente nos princípios de legitimidade e legalidade. Porém, como resultado das transformações sociais ocorridas ao longo dos anos, é visível a desinstitucionalização galopante e a desregulação crescente da vida social, o que acarreta uma (aparente) crise de autoridade, que afeta não só a Polícia, como as restantes instituições de controlo social formal e informal. Propusemo-nos estudar o crime de resistência e coação sobre funcionário (RCSF), encarado como um indicador, ainda que indireto, do esbatimento das regulações sociais e, particularmente, dos sistemas de controlo social formal. Neste contexto, o ilícito criminal é entendido enquanto conduta suscetível de evidenciar manifestações de desregulação social nas sociedades contemporâneas, pelo que procuramos perceber se é possível estabelecer um padrão nas ocorrências de RCSF que permita prevenir e atuar sobre este problema social, recorrendo a uma análise tripartida (macro, meso e microssistémica). Com a pretensão de estudar o crime de RCSF, segundo estes três níveis de análise, para averiguar a existência ou não de regularidades sociais, optamos por uma abordagem mista, onde concorrem, simultaneamente, duas dimensões: uma quantitativa (que se evidencia) e uma qualitativa. Deste modo, do ponto de vista metodológico, recorremos a um método misto através da combinação de tendências estatísticas com análise documental, proporcionando, assim, um melhor entendimento do problema de investigação. Os resultados alcançados permitem observar a existência de diversidades, nomeadamente nos âmbitos geográfico, comportamental e situacional. Contudo, essa diversidade revelou um conjunto de padrões transgressores associados a perfis sociais, contribuindo, efetivamente, para clarificar a ilicitude como expressão de uma regularidade social, i.e., como uma soma de acontecimentos. De destacar que, com os dados obtidos no decorrer da presente investigação, refutamos a ideia de que a ocorrência do crime de RCSF (e dos crimes contra a autoridades pública) está indelével e quase exclusivamente associada às grandes cidades e aos espaços urbanos.