IPS - ESCE - BIBLIOTECA
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESCE - BIBLIOTECA by Title
Now showing 1 - 10 of 744
Results Per Page
Sort Options
- O Absentismo dos Enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde ArrábidaPublication . Candeias, Zélia Cristina Godinho Torres; Santos, José Rebelo dosEste estudo tem como tema “O Absentismo dos enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida ” sendo a pergunta de partida “Quais os principais fatores que levam ao absentismo dos profissionais de enfermagem?” O objetivo é analisar o absentismo dos profissionais de Enfermagem no ACeSA, para identificar os principais fatores que levam ao absentismo. Especificamente pretende-se: Identificar os tipos de absentismo dos profissionais de enfermagem; Identificar as variáveis sociodemográficas dos profissionais de enfermagem; Identificar a relação entre as variáveis sociodemográficas dos profissionais de enfermagem e o absentismo; Identificar a relação entre a satisfação no trabalho e o absentismo nos profissionais de enfermagem; Identificar a relação entre o clima organizacional e o absentismo nos profissionais de enfermagem; Identificar a relação entre o burnout e o absentismo. A metodologia tem como base o inquérito por questionário a aplicar aos enfermeiros do ACeSA. Os questionários validados foram 76 sendo 96% dos respondentes do sexo feminino; a média etária é de 46,4 anos; 67.1% têm mais de 20 anos de profissão. Referem ter restrições de saúde 44,7%, em média faltaram 16,21 dias em 2017. Quanto à satisfação com o trabalho, clima organizacional e Burnout não se evidencia relação com o absentismo.
- Acidentes de trabalho de enfermeiros em contexto hospitalar: estudo epidemiológicoPublication . Jorge, Gonçalo; Pereira, MarianaOs Acidentes de Trabalho (AT) constituem um enorme problema, secundário a qualquer atividade profissional. As instituições de saúde não são exceção. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mencionados por Freitas (2011) todos os anos morrem cerca de dois milhões de pessoas como consequência de AT e de doenças profissionais. Estes valores são resultantes dos 270 milhões de AT e 160 milhões de doenças profissionais declaradas anualmente a nível mundial. Ainda de acordo com o mesmo autor estes números traduzem-se financeiramente em 4% do produto interno bruto, em custos diretos e indiretos como por exemplo horas de trabalho perdidas, custos com reabilitação, indeminizações entre outros. Segundo Martins (2014) relativamente aos acidentes de trabalho ocorridos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 2010 ocorreram 11 906 acidentes de trabalho em instituições de saúde publicas dos quais 10 985 foram verificados em instituições hospitalares. Salienta-se as diferentes situações de risco a que os profissionais de saúde se encontram expostos em ambiente hospitalar, aliado aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que confirmam que no ano de 2014 metade dos hospitais eram tutelados pelo estado e que nos últimos 10 anos as consultas médicas e atos complementares de diagnóstico e terapêutica aumentaram. Em 2012 foram realizados mais de 1 milhão de internamentos e 16,5 milhões de consultas médicas externas. Deste modo impera a necessidade efetiva de compreender as circunstâncias em que estes acidentes de trabalho ocorrem. Acrescentando aos dados mencionados o facto de que o número de Enfermeiros a trabalhar em instituições hospitalares reduziu de 37 000 para 33 861 em 2015, resultado das políticas do SNS, tendo ainda assim, o número de hospitais sido mantido desde 2012. Tal poderá ter contribuído para o aumento do número da sinistralidade em contexto hospitalar, sinistralidade essa que se torna essencial estudar. Todos estes indicadores tornam relevante o estudo epidemiológico dos AT ocorridos, com a expectável eliminação ou mitigação dos riscos associados aos mesmos, resultando numa redução destes, com benefícios pessoais, profissionais, institucionais e económicos. Os resultados obtidos durante o período em estudo, entre 2010 e 2014, com 150 ocorrências, demostram que o grupo etário mais afetado foi entre os 22-31 anos (36,8%), o sexo feminino (85,9%), a maior ocorrência de AT foi entre profissionais com mais ou 10 anos de serviço (58,6%), a ocorrência mais verificada foi a picada com agulha (42,3%) e o local mais afetado foram as mãos (53,6%).
- Activos intangíveis nas sociedades anónimas desportivas: o caso dos jogadores de futebolPublication . Barroso, José; Soares, Maria Helena Silva dos Santos AlãoEste trabalho aborda a problemática dos Activos Intangíveis nas Sociedades Anónimas Desportivas, mais propriamente, a contabilização dos jogadores de futebol, bem como a importância destes nos seus activos. O futebol deixou de ser uma actividade de mero entretenimento, onde os clubes eram geridos pelos associados, passando a ser uma actividade com finalidades económicas, onde se exige organização, suportes jurídico e contabilístico próprios, passando a gestão destes a ser feita por profissionais especializados. Durante essa transição é criada a figura jurídica da Sociedade Anónima Desportiva. Os jogadores de futebol são cada vez mais importantes para o património dos clubes, pelo que a forma de contabilização dos mesmos torna-se um aspecto relevante nas demonstrações financeiras das Sociedades Anónimas Desportivas. A compra e venda dos jogadores envolvendo, por vezes, milhões de euros, bem como a formação interna destes, contribuem, de uma forma relevante, para o valor dos activos das Sociedades Anónimas Desportivas. O objectivo deste trabalho, é aprofundar o estudo sobre a contabilização dos direitos dos jogadores, bem como indagar o peso destes nos activos das SADs. Para a concretização deste objectivo foram analisados os relatórios e contas dos três maiores clubes portugueses, das épocas 2003/2004 à época 2008/2009, com vista a averiguar o tratamento contabilístico dos jogadores, tanto os que são adquiridos a entidades externas, como os que são formados internamente. Verificou-se que com a adopção das IFRS, por parte das SADs aumentou significativamente a comparabilidade da informação financeira, mas continua a não ser referido o tratamento dado aos jogadores formados internamente. Com excepção dos jogadores formados internamente, pode-se concluir que a contabilização e mensuração dos direitos desportivos estão em conformidade com os normativos contabilísticos. Fica também demonstrado que a importância dos jogadores de futebol nos activos das SADs, tem vindo a aumentar significativamente nas últimas épocas desportivas, com excepção da SAD do Sporting, onde esse valor diminuiu. Essa diminuição deve-se à aposta nos jogadores formados internamente, por parte da SAD.
- A adoção das IPSAS pela 1ª vez no Setor Público Português: estudo de caso: distrito de LisboaPublication . Rodrigues, Carla Susana Ferreira; Alves, Maria TeresaPara que possa existir harmonização dos sistemas contabilísticos, de acordo com as International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), torna-se necessária a adoção de um conjunto de normas de contabilidade com base no acréscimo em todos os níveis da Administração Pública. O International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) tem vindo a desenvolver esforços com vista à harmonização mundial da contabilidade para o setor público. A União Europeia (UE) tem manifestado o apoio a esta iniciativa, tendo já emitido orientações para que os Estados membros adaptem a contabilidade do setor público às IPSAS. O objetivo do presente estudo consiste na verificação do eventual impacto da aplicação das IPSAS no Setor Público Português. Analisa-se as alterações ao nível dos ativos fixos tangíveis, especificamente, dos Bens de Domino Público (BDP) pelo peso significativo que detêm no ativo da maioria das entidades públicas. Aborda-se as alterações que advêm desta implementação e os reflexos nas demonstrações financeiras dos organismos. Adota-se o método do estudo de caso descritivo, uma vez que são descritas e analisadas as demonstrações financeiras da entidade em estudo. Utiliza-se como técnica de investigação a entrevista semiestruturada. Verifica-se que os resultados obtidos coincidem com a literatura (por exemplo, Teixeira e Mata, 2013) analisada, onde se verifica que os BDP detêm um peso muito significativo na maioria dos organismos públicos em Portugal, apontam ainda para o facto de as IPSAS não poderem ser simplesmente aplicadas tal como estão a toda a Administração Pública e que, no entanto, constituem uma referência incontornável para o estabelecimento das contas harmonizadas no Setor Público.
- A adoção de uma estratégia de retalho omnicanal: estudo de caso DIA Supermercados de PortugalPublication . Pires, Carolina Castanho; Alves, Ana Rolo; Coelho, Dulce MatosO e-commerce evoluiu muito nos últimos anos, e junto deste segmento de negócio, vimos crescer também as exigências do consumidor, na medida em que estes procuram cada vez mais experiências diferenciadas, agilidade e rapidez no relacionamento com as empresas. Através de uma estratégia omnicanal, que consiste em oferecer a mesma experiência ao consumidor em todos os pontos de contato, é possível dar respostas que satisfaçam os interesses e necessidades dos clientes, através de uma interligação de todos os canais, sejam eles online ou offline. O futuro do retalho passa pela reinvenção, pelo que se torna indispensável abandonar as estratégias tradicionais, e trabalhar para uma perspetiva de interação omnicanal em que as experiências assumem um papel importante. O cenário do retalho tem vindo a alterar-se ao longo dos anos com a ascensão do canal online, do canal mobile e da crescente inovação tecnológica, incitando a alteração do modelo de negócio por parte das empresas. O omnicanal surge como um modelo de gestão de canais para dar resposta a esta mudança de cenários. A abordagem omnicanal significa proporcionar uma experiência de compra por meio de vários canais totalmente integrados, transmitindo uma sensação de continuidade. Os clientes esperam a integração dos canais online-offline, onde possam combiná-los de acordo com as suas necessidades. No entanto, a implementação do omnicanal pressupõe não só uma transformação ao nível da experiência de compra do cliente, mas sobretudo uma mudança empresarial que afeta todas as áreas. Não obstante, o conceito omnicanal ainda é pouco explorado e, por esse motivo, carece de aprofundamento. A presente investigação teve como objetivo compreender o processo de implementação de um modelo omnicanal numa empresa nacional na área do retalho. Tendo em conta o objetivo, foi adotada uma metodologia qualitativa, de estudo de caso, com recurso a entrevistas semiestruturadas, realizadas a quatro colaboradores dos quadros superiores, de forma a entender: de que forma percecionam as mudanças nos hábitos de compra do consumidor e que desenvolvimentos a insígnia em estudo teve que realizar para suportar a estratégia atual; qual a sua perceção e motivação para que a empresa trabalhe sobre um modelo de gestão omnicanal; como pode ser feita a potenciação da experiência do cliente; e o que requer a implementação do conceito omnicanal no modelo de gestão atual.Através deste estudo, foi possível descrever a importância do modelo omnicanal, uma vez que se torna o modelo vencedor para o retalho, na medida em que o mundo físico e o mundo digital se complementam. Para vir a trabalhar com este modelo a empresa em estudo terá de definir uma estratégia inicial e passar por um período de transição que irá provocar mudanças na organização, na cultura, no modelo de gestão atual, no marketing e na utilização de recursos. A estratégia omnicanal irá requerer um alinhamento global da marca, um bom serviço de e-commerce, criação de parcerias e aquisição de inovações digitais, como aplicações e plataformas tecnológicas, que potenciem a experiência do cliente e o envolvimento com a marca.
- Análise ao setor de transporte rodoviário em PortugalPublication . Abreu, Vítor Alexandre Mamede Coelho; Pinho, Tiago
- Análise às ruturas de stock em produtos de campanhas temáticasPublication . Silva e Sousa, Ana Rita Martins da; Pinho, Tiago; Simões, DavidA rutura de stocks impacta negativamente a imagem dos retalhistas, pois o cliente perceciona que o produto desejado não se encontra disponível. Esta temática tem vindo a ser estudada desde 1968 e a literatura indica que a principal causa de ruturas advém da ineficiência das operações em loja. Pelo facto desta problemática acarretar perdas de vendas anuais superiores a 130 biliões de dólares em todo o mundo e diminuir a lealdade do consumidor, o presente caso de estudo é baseado na análise do resultado das auditorias externas realizadas pela Direção Cliente da Sonae MC às campanhas temáticas de 80% das lojas da insígnia Continente Modelo e tem como objetivo analisar e entender a relação existente entre as ruturas identificadas, cujo stock existia no armazém da lojas, e as variáveis internas e externas ao negócio, bem como, explorar estratégias que permitam reduzir as ruturas de stock percecionadas pelos clientes. A experiência de compra é hoje essencial à jornada de compra dos consumidores e, sendo bem sucedida, leva a que sejam compartilhadas experiências entre família e amigos, o que aumenta a probabilidade de sucesso das empresas. Para garantir a satisfação dos clientes e aumentar o seu valor, os retalhistas precisam de se adaptar à realidade atual, reajustando as suas lojas físicas e inovando nas suas estratégias omnicanal.
- Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privadoPublication . Alberto, Ana Margarida Ruas; Bucha, Agostinho InácioA presente dissertação transpõe uma investigação no âmbito do Mestrado de Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal. A investigação tem como foco a educação pré-escolar e pretende fazer uma análise da gestão da mesma no ensino público e no ensino privado. Deste modo a investigação da temática é realizada em duas instituições escolares da mesma cidade, ambas com o ensino pré- escolar inserido e sendo uma de carácter público e a outra de carácter privado. Irá ser alvo de estudo os tipos de gestão das duas escolas, com foco no pré-escolar, e a perceção que os educadores de infância e os encarregados de educação têm dessa gestão. Assim sendo, o objetivo neste estudo é analisar a gestão escolar do pré- escolar numa escola pública e numa escola privada. O principal intuito é comparar a gestão escolar do pré-escolar numa escola pública e numa escola privada, identificando como é feita essa gestão em ambas as escolas através da realização de entrevistas a elementos da gestão escolar e recolhendo dados através de questionários junto dos educadores e encarregados de educação acerca do assunto. Passando posteriormente à análise dos dados recolhidos e após reflexão dos mesmos para concluir acerca da gestão nos dois tipos de ensino.
- Análise comparativa do transporte de mercadorias da China para PortugalPublication . Freitas, Marisa Alexandra Marinho; Caldeirinha, Vítor; Pinho, TiagoO presente estudo tem como objetivo analisar as principais vantagens e desvantagens do transporte marítimo e ferroviário no comércio internacional entre a China e Portugal. Será realizada uma análise comparativa entre o transporte marítimo e ferroviário, considerando as variáveis transit time, custo de transporte e a sustentabilidade de cada modalidade. Além disso, será avaliado o impacto geopolítico do transporte ferroviário de mercadorias entre a China e Portugal, considerando a rota da seda. Para realizar essa análise comparativa, foram recolhidos dados e informações relevantes sobre o transporte marítimo e ferroviário entre os dois países, incluindo estatísticas de volumes de carga movimentada, tempos de trânsito médios, custos operacionais e padrões de sustentabilidade adotados por cada modalidade. A análise da sustentabilidade de cada modalidade de transporte é crucial para entender o impacto ambiental geral e a contribuição para as metas de redução de emissões globais. Além disso, ao considerar o impacto geopolítico do transporte ferroviário de mercadorias entre a China e Portugal, é examinado o contexto da rota da seda e sua influência histórica e económica nas relações comerciais entre esses países. Também são identificados os desafios ou oportunidades adicionais que o transporte ferroviário possa trazer para o cenário geopolítico da região. No final deste estudo, obteve-se uma visão abrangente e fundamentada sobre as vantagens e desvantagens do transporte marítimo e ferroviário no comércio entre a China e Portugal, permitindo que se compreenda melhor as implicações e sendo possível efetuar escolhas informadas sobre a melhor forma de conduzir as operações logísticas e comerciais. Com esta dissertação conclui-se que o transporte ferroviário entre a China e Portugal, é uma solução competitiva emergente, uma opção vantajosa em termos de tempo de trânsito e de sustentabilidade, comparativamente ao transporte marítimo, mas ainda com alguns desafios a serem enfrentados para que se torne mais viável e eficiente
- A análise da divulgação de informação nos relatórios intercalares e sua relação com a performance financeira: o caso dos relatórios semestrais das instituições não financeiras do PSI 20Publication . Nkano, António Augusto; Pardal, PedroA divulgação da informação financeira é um fator chave para a tomada de decisão dos diferentes stakeholders, sendo de importância acrescida em empresas cotadas. Desta forma, diferentes entidades reguladoras têm exigido, que as empresas relatarem a sua atividade de forma mais tempestiva junto dos investidores e ao público em geral. Neste âmbito, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar o nível de divulgação da informação financeira intercalar e analisar a possível relação com um conjunto de indicadores, essencialmente ao nível da performance financeira (rendibilidade dos ativos, rendibilidade dos capitais próprios, nível de endividamento, grau de internacionalização e dimensão da empresa). Efetuou-se uma análise de conteúdo aos relatórios e contas semestrais das empresas cotadas no PSI 20 no ano de 2015 e adaptou-se o índice de Santos e Martins (2016) para avaliar o nível de divulgação de informação. Os resultados obtidos apontam que as empresas estudadas possuem, em média, um nível de divulgação de 39,67% e as mesmas atribuem mais importância à divulgação de informações relacionadas com a categoria 2 “Histórico dos resultados”, categoria 1 “Informações gerais” e categoria 5 “gestão da empresa: discussão e análise” (71,11%, 46,06% e 42,67%, respetivamente). Enquanto que, os CTT e a Teixeira Duarte apresentam os maiores índices de divulgação intercalar (IDI) (63,41% e 56,10%, respetivamente), liderando o grupo de empresas do “nível 1”, a EDP Renováveis e a Impresa possuem o nível mais reduzido (17,07% e 14,63%, respetivamente). Adicionalmente, constatou-se que as empresas com um IDI acima da média, “nível 1”, possuem, em média, uma maior rendibilidade dos capitais próprios, nível de endividamento (incluindo a ótica do passivo remunerado) e uma dimensão superior, do que as empresas com menor divulgação (“nível 2”).