Browsing by Issue Date, starting with "2011-02"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Autarquias e turismoPublication . Lourenço, Elsa Catarina Petinga; Figueira, Luís MotaVolvidos que estão 100 anos após a institucionalização do turismo em Portugal, esta dissertação pretendeu enquadrar o envolvimento e implicações dos Municípios na política turística e cultural da actualidade, particularizando com o caso de estudo da Golegã. Sendo nosso objectivo principal compreender as estratégias e a programação levadas a cabo pelo Município no sentido de gerar desenvolvimento, demos a conhecer um Concelho, detentor de um excelente património com séculos de existência e outro recentemente edificado, e que soube ao longo da última década manter a sua tradição, a sua identidade, aliando-a à modernidade, fomentando paralelamente o turismo. Concluímos, que com o devido planeamento, articulação com restantes políticas sectoriais de valorização dos recursos e património locais, com a participação da comunidade local, com programas de promoção turística a desenvolver, mas que protejam e valorizem as características do património natural e cultural, o turismo cultural e o turismo equestre, enquanto modalidade deste, bem como o turismo de natureza têm potencialidades para apoiar as dinâmicas de desenvolvimento local.
- Turismo militar como segmento do turismo culturalPublication . Coelho, João Frederico Pinto; Figueira, Luís MotaA Cultura é um dos recursos de manifestação mais visível na actualidade do panorama turístico internacional e estamos cientes de que a História e a Cultura Portuguesa representam os principais recursos de diferenciação no panorama turístico nacional, tal como enunciado nas linhas orientadoras do Plano Estratégico Nacional do Turismo. Neste contexto, apresentamos este trabalho com o principal objectivo de conceptualizar o Turismo Militar e as suas possíveis formas de manifestação e de atractividade. Reconhecendo que o resultado deste trabalho reúne condições para se desenvolver e ser aprofundado em acções futuras – técnicas, científicas ou políticas – desenvolvemos ao longo do documento os elementos comuns presentes nas linhas estratégicas das instituições e dos grupos profissionais passíveis de se identificarem com a designação de Turismo Militar. No intuito de desencadear o sentido de pertença aos mais variados níveis de dimensão territorial face à história e cultura militar nacional, direccionámos a nossa pesquisa para a região do Médio Tejo, tendo como objectos de estudo, nomeadamente, o concelho de Vila Nova da Barquinha e a Escola de Tropas Pára-quedistas. Atribuímos a este trabalho uma componente prática e elucidativa sobre o processo de desenvolvimento deste segmento do produto de turismo cultural.
- Os eventos culturais e criativos poderão ou não contribuir para uma imagem diferenciadora do destino turístico maduro?Publication . Carvalho, Rui Miguel Ferreira; Ferreira, Ana Maria Alves; Figueira, Luís MotaA pergunta de partida foi baseada numa ampla revisão da literatura e assente na relação entre as variáveis identificadas para o estudo (turismo cultural, turismo criativo, processo de formação da imagem de um destino turístico e eventos e seus impactes), tendo culminado num processo conceptual moroso. A investigação incidiu na oferta o que permitiu verificar a adopção de novas medidas culturais e políticas de desenvolvimento e regeneração urbana, evidenciadas na revisão bibliográfica e investigação empírica. Mais que estudar os impactes tradicionais dos eventos, interessaram-nos as políticas culturais em contexto de planeamento e regeneração urbana das cidades e as suas implicações na imagem do destino. Formulou-se a hipótese se os eventos de cariz cultural e criativo poderiam influenciar a formação de uma imagem verdadeiramente diferenciadora do destino turístico maduro. A escolha do método e técnicas de investigação ajudou a verificar esta hipótese. Da análise de conteúdo ao estudo de caso, passando pelas entrevistas realizadas foi possível identificar o evento Festival MED em Loulé como objecto do nosso estudo. Das entrevistas realizadas verificou-se que apesar de Loulé possuir um “discurso criativo” ainda não reúne todas as condições a fim de ser considerada criativa e o Festival MED, embora seja reconhecido como a alavanca do processo de revitalização do centro histórico da cidade de Loulé, um evento por si só não é suficientemente forte para criar uma imagem diferenciadora extensiva à totalidade do destino maduro do Algarve.
- Patrimonialização do sobreiroPublication . Melo, Filipe Eiró de Queiroz e; Duarte, Carlos Manuel Coelho; Queirós, António Manuel de Almeida dos SantosEsta dissertação pretende avaliar as potencialidades do Montado de Sobro (recurso natural singular e notório a nível mundial) como fonte de conteúdos para Contextos de Destino, facilitando relações entre Turistas e Comunidades Locais em reforço da identidade destas últimas. Procuramos comparar os níveis de satisfação dos visitantes do Alentejo face a outros destinos turísticos nacionais alternativos e identificar factores de atractividade a partir de um questionário realizado a visitantes. Aproveitamos para contribuir para o debate das potencialidades do Montado de Sobro como ícone alentejano. A realização destes objectivos obriga a uma reflexão sobre o turismo como uma actividade com elevado potencial para estimular as economias regionais, destacando a sua relação directa com as despesas realizadas pelos visitantes nos destinos. Uma forma de incrementar os contributos do turismo numa região é segmentar o mercado de acordo com os seus consumos no destino e verificar as diferenças existentes entre esses segmentos. Esta caracterização permitirá definir estratégias de desenvolvimento que estimulem o contributo do turismo na região.
- Cultura imaterial e ativação do património no concelho do EntroncamentoPublication . Neves, Aida Maria Martins; Figueira, Luís MotaEste estudo procura analisar a cultura imaterial e activação do património no concelho do Entroncamento, através de um evento que valorize a temática, “Fenómenos do Entroncamento”, como testemunho da cultura singular local e que tem estado adormecida na prática cultural local, sem esquecer a génese do concelho, ou seja o caminho-de-ferro. Como tal, a intenção, é resgatar e activar este património intangível e dar-lhe materialidade para os nossos dias. A celebração do Festival dos Fenómenos pretende ser um segmento importante da marca Entroncamento: a promoção da cidade numa perspectiva turística e a sua afirmação na competitividade regional, sendo que numa fase mais evoluída e com o amadurecimento do evento, se pretenda aumentar a sua capacidade de atracção turística. O objectivo deste estudo é o de contribuir para o desenvolvimento turístico/ cultural do concelho do Entroncamento.
- Portugal e as missões militares internacionaisPublication . Santo, Gabriel Augusto EspíritoTendo em conta uma grande diversidade de factos recentes relacionados com a actuação da força militar organizada em missões de paz e as questões que se estão a levantar no seio das decisões políticas e das opiniões públicas, parece-me oportuno e coerente deixar uma reflexão sobre a utilização das Forças Armadas em missões de reconstrução de sociedades e as crescentes e diferentes dúvidas sobre essa utilização.
- NATO’s operational mentor and liaison team : contributo para o desenvolvimento das Forças Armadas do AfeganistãoPublication . Pires, Nuno Coreia Barrento de LemosQuando se fala de contra-subversão, ou de contra-insurgência (counter-insurgency) há conceitos chave que todos reconhecemos, um deles, relaciona-se com o papel fundamental desenvolvido pelas forças armadas e de segurança do país afectado. Se o país vive num clima de insurgência então podemos concluir que as próprias forças de segurança e defesa não estão capazes de, por si só, resolverem o problema. É necessária ajuda a todos os níveis e particularmente no apoio às forças de segurança e defesa.
- As novas tecnologias e o ensino da contabilidade: Estudo de casoPublication . Silva, Susana; Aleixo, Maria da Conceição; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado
- Os Indicadores de desempenho utilizados nos municípios do distrito de SetúbalPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Pardal, Pedro; Teixeira, NunoA aplicação do POCAL deverá permitir a obtenção de indicadores de diversa ordem, nomeadamente, orçamentais, patrimoniais e de custos. Estes deverão possibilitar a análise de desempenho das autarquias locais medindo níveis de economia, eficiência e eficácia, e que sirvam de apoio à gestão autárquica. O objectivo do presente estudo centra-se na caracterização da informação sobre o desempenho dos municípios do distrito de Setúbal, com base no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses e nos indicadores apresentados no Relatório de Gestão. Os resultados demonstram que os municípios apresentam fundamentalmente indicadores de carácter orçamental e/ou patrimonial, facto justificado pela fraca implementação da contabilidade de custos. Nos Relatórios de Gestão foram identificados 159 indicadores diferentes, sendo 115 de carácter orçamental e 44 económicos e/ou patrimoniais. Através da elaboração de um ranking de desempenho para o distrito de Setúbal confirmámos que os municípios melhores posicionados são os de Alcácer do Sal, Almada e Grândola.
- A contabilidade e o ambiente: o caso portuguêsPublication . Carreira, Francisco José Alegria; Mata, Carlos; Pereira, FernandoO desenvolvimento económico ocorrido pós segunda guerra mundial conduziu a um aumento do comércio à escala mundial e com uma crescente intensidade. Assistiu-se à consolidação dos mercados de bens, de serviços, de capitais e de trabalho, ao mesmo tempo que se colocava em causa o modelo económico por via dos danos causado ao ambiente. Paralelamente a nova Sociedade partilha informação e valores a nível global e em tempo real, resultado das novas tecnologias da informação e conhecimento, pelo que se passou a valorizar uma estratégia sustentada de desenvolvimento, a qual comporta os vectores económico, ambiental e social. Os movimentos ambientalistas, as diversas conferências sobre ambiente e desenvolvimento promovidas pela ONU, o contributo das Organizações Não Governamentais, comunidade científica e o papel da comunicação social contribuíram, decisivamente, para alertar para a sustentabilidade do planeta, para a produção legislativa na defesa do ambiente e para inserir esta temática na estratégia empresarial. Neste contexto, surge a nível contabilístico um conjunto de orientações, através do relato financeiro, de modo a elucidar os stakeholders sobre o comportamento ambiental da empresa e o modo como afecta a posição financeira e desempenho da empresa. Esta investigação apresenta o caso português, que culminou na emissão de duas normas contabilística sobre as matérias ambientais, nas quais se definem o reconhecimento, a mensuração, a apresentação e divulgação dos dispêndios de carácter ambiental. Assim, analisou-se o comportamento de uma amostra de empresas portuguesas cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa, nos sectores que mais impacto têm no ambiente, em termos do denominado relato ambiental e elaborou-se um índice de divulgação ambiental, nos anos de 2002, 2004 e 2007. Concluímos que o relato financeiro, através do Relatório de Gestão, do Balanço e do Anexo, proporciona aos stakeholders informação sobre o ambiente e que no período em estudo se assistiu a um aumento do grau de divulgação ambiental.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »