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Authors
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Abstract(s)
A pergunta de partida foi baseada numa ampla revisão da literatura e assente na
relação entre as variáveis identificadas para o estudo (turismo cultural, turismo criativo,
processo de formação da imagem de um destino turístico e eventos e seus impactes), tendo
culminado num processo conceptual moroso. A investigação incidiu na oferta o que
permitiu verificar a adopção de novas medidas culturais e políticas de desenvolvimento e
regeneração urbana, evidenciadas na revisão bibliográfica e investigação empírica. Mais
que estudar os impactes tradicionais dos eventos, interessaram-nos as políticas culturais em
contexto de planeamento e regeneração urbana das cidades e as suas implicações na
imagem do destino.
Formulou-se a hipótese se os eventos de cariz cultural e criativo poderiam
influenciar a formação de uma imagem verdadeiramente diferenciadora do destino turístico
maduro. A escolha do método e técnicas de investigação ajudou a verificar esta hipótese.
Da análise de conteúdo ao estudo de caso, passando pelas entrevistas realizadas foi
possível identificar o evento Festival MED em Loulé como objecto do nosso estudo.
Das entrevistas realizadas verificou-se que apesar de Loulé possuir um “discurso
criativo” ainda não reúne todas as condições a fim de ser considerada criativa e o Festival
MED, embora seja reconhecido como a alavanca do processo de revitalização do centro
histórico da cidade de Loulé, um evento por si só não é suficientemente forte para criar
uma imagem diferenciadora extensiva à totalidade do destino maduro do Algarve.
Description
Keywords
Turismo cultural Turismo criativo Eventos Imagem do destino turístico Algarve