Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os eventos culturais e criativos poderão ou não contribuir para uma imagem diferenciadora do destino turístico maduro?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
subcapa.pdf166.67 KBAdobe PDF Download
trabalho final.pdf1.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A pergunta de partida foi baseada numa ampla revisão da literatura e assente na relação entre as variáveis identificadas para o estudo (turismo cultural, turismo criativo, processo de formação da imagem de um destino turístico e eventos e seus impactes), tendo culminado num processo conceptual moroso. A investigação incidiu na oferta o que permitiu verificar a adopção de novas medidas culturais e políticas de desenvolvimento e regeneração urbana, evidenciadas na revisão bibliográfica e investigação empírica. Mais que estudar os impactes tradicionais dos eventos, interessaram-nos as políticas culturais em contexto de planeamento e regeneração urbana das cidades e as suas implicações na imagem do destino. Formulou-se a hipótese se os eventos de cariz cultural e criativo poderiam influenciar a formação de uma imagem verdadeiramente diferenciadora do destino turístico maduro. A escolha do método e técnicas de investigação ajudou a verificar esta hipótese. Da análise de conteúdo ao estudo de caso, passando pelas entrevistas realizadas foi possível identificar o evento Festival MED em Loulé como objecto do nosso estudo. Das entrevistas realizadas verificou-se que apesar de Loulé possuir um “discurso criativo” ainda não reúne todas as condições a fim de ser considerada criativa e o Festival MED, embora seja reconhecido como a alavanca do processo de revitalização do centro histórico da cidade de Loulé, um evento por si só não é suficientemente forte para criar uma imagem diferenciadora extensiva à totalidade do destino maduro do Algarve.

Description

Keywords

Turismo cultural Turismo criativo Eventos Imagem do destino turístico Algarve

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue